Checklist de vistoria de imóveis Proteja seu contrato de locação ou compra com
o checklist de vistoria mais completo da internet

9 Utilize nosso checklist para guiar a vistoria ao imóvel antes de assinar o contrato de locação ou antes de comprar um imóvel.

Evite cobranças injustas

Quem aluga deverá entregar o imóvel, no final do período de locação, com as mesmas condições de conservação quando o contrato iniciou. Ou seja, a pintura deverá ser a mesma, as furações nas paredes devem ser cobertas, e alterações estruturais devem ser observadas. A vistoria é um documento importante no contrato de locação, e é o item que costuma trazer diversos problemas para inquilinos, proprietários e imobiliárias.

Para isso preparamos o Checklist de Vistoria Chaves na Mão, para conferir todos os detalhes relevantes durante a avaliação das condições de um imóvel. Seja bastante detalhista na vistoria, evitando termos genéricos como “em bom estado”. Generalizações como essa abrem margem para interpretações e podem gerar conflitos entre as partes que assinam o contrato de locação ou venda.

Atenção: o inquilino tem o direito de solicitar vistoria, e é dever da imobiliária ou do proprietário providenciá-la. Se a imobiliária quiser cobrar uma taxa de vistoria, é ilegal!

Baixe o Checklist de Vistoria em PDF

Nosso Checklist serve também para quem está comprando um imóvel pronto ou na planta. Você precisa ter certeza de que recebeu o imóvel que comprou!

Prepare-se antes da vistoria

Procure visitar o imóvel em um dia ensolarado, para verificar sua iluminação natural. Tire fotos ou filme os defeitos encontrados, é a melhor forma de poder cobrar a qualidade dos reparos.

  • Lâmpada para testar luminárias e bocais
  • Trena ou fita métrica
  • Balde para testar o escoamento de pisos
  • Papel e caneta
  • Nível
  • Chave de testes ou equipamento como carregador de celular ou barbeador elétrico para testar as tomadas
  • Câmera fotográfica, filmadora ou celular com câmera (e com bateria cheia!)

Estrutura

ÁREA PRIVATIVA

Com a trena, meça o tamanho dos cômodos e calcule a área total do imóvel. Confira se corresponde com a área total do imóvel que você negociou. No caso de compra, se a área for menor, você terá direito a indenizações.

GARAGEM

Confira a garagem, se tem a quantidade de vagas que está no contrato, e se possui alguma irregularidade no espaço.

Pintura

COR E CONSERVAÇÃO

Verifique a pintura das paredes, portas e janelas, especificando a cor (se possível com o código do fabricante) e o tipo de tinta. Qual é o estado de conservação dessa pintura?

ACABAMENTOS

Os espelhos elétricos também estão pintados? Analise a pintura no topo e embaixo das portas, e nos detalhes como dobradiças, batentes e rodapés.

Imóvel conservado Pintando a parede

TETO

Verifique o teto em busca de manchas, que podem indicar infiltração. Atenção especial para tetos rebaixados em gesso, que possuem um maior custo de reparos.
problemas possíveis: pintura com defeitos, buracos, imperfeições.

Hidráulica

TORNEIRAS E RALOS

As torneiras estão funcionando corretamente? Verifique também a saída de água dos chuveiros, o escoamento das pias, tanques e ralos, além do estado de conservação e funcionamento dos registros do imóvel.

Procure por vazamentos nas torneiras e registros, bem como o encaixes dos acabamentos, que podem estar soltos ou frouxos.

SIFÃO E PIA

Sifão e pia

Confira o sifão, debaixo da pia da cozinha e do tanque. Veja se tem vazamentos, ou se há acúmulo de água ou umidade excessiva dentro do móvel.

VASO SANITÁRIO

Teste a descarga dos vasos sanitários, confira se a água escoa rapidamente e com força. Procure por vazamentos no registro da descarga e também atrás do vaso. No caso de peças cerâmicas, verifique se há trincados ou partes quebradas, especialmente no encaixe de parafusos com o piso. Verifique também o estado do rejunte de vedação da louça com o piso e parede.

METAIS

Verifique se os metais (torneiras, registros, ralos, pias e puxadores) apresentam manchas de oxidação ou causadas por produtos químicos.

BOX

Se o banheiro tiver box, teste as portas e avalie o acabamento. Está vedado com silicone em todos os cantos? Veja se as portas estão bambas ou mal encaixadas.
problemas possíveis: torneira obstruída, torneira espanada (gira sem fim), torneira com vazamento, ralo entupido.

Revestimentos

ESTADO DO PISO

Verifique o estado dos pisos, carpes e laminados. Veja se estão bem encaixados, uniformes e se há pontas soltas ou descoladas. No caso de azulejos e pisos cerâmicos, procure por peças soltas ou que foram colocadas com pouca argamassa. Nesses casos elas ficam fazendo um barulho oco quando você pisa ou bate nas peças com algum objeto. As placas ocas podem se soltar e cair.

PISOS MANCHADOS

Procure por manchas que não saem, e marcas de oxidação ou corrosão pelo tempo ou produtos químicos.

REJUNTAMENTOS

Anote o estado dos rejuntes, se estão limpos, manchados ou até desgastados. Detalhe a cor dos pisos e rejuntes, se puder anote também o tipo das pedras utilizadas (granito, mármore, ardósia etc).

Piso instalado Vistoria do piso

CAIMENTO DO PISO

Se você planeja trocar o revestimento ou cobrir com um porcelanato, verifique o nível do piso para ver se o caimento está bem feito. Caso não esteja, solicite o nivelamento para a imobiliária.

Na cozinha e no banheiro, verifique se o piso tem um caimento natural até o ralo. Jogue um balde d’água e veja para onde ela cai!
problemas possíveis: piso vinílico com pontas soltas nos cantos da sala. Rejuntes com desgaste aparente. Azulejos manchados e com diversos furos ao longo das paredes da cozinha.

Elétrica

SEM LUZ?

Se o imóvel ainda não tiver energia elétrica instalada, informe no contrato que após a ligação da energia elétrica deverá ser realizada nova vistoria.

ESTADO DAS LÂMPADAS

As luzes estão funcionando adequadamente? Se o imóvel foi entregue com lâmpadas e luminárias instaladas, verifique se todas estão funcionando, fique atento para chiados e lâmpadas que esquentam demais ou que ficam piscando. Verifique também se os interruptores esquentam quando estão acionados.

SITUAÇÃO DAS TOMADAS

Leve consigo um carregador de celular ou uma chave de testes (encontrada em qualquer loja de materiais de construção) para checar se as tomadas estão funcionando corretamente.

Tomadas

Com a chave de testes é possível verificar também se a tensão das tomadas é 110V ou 220V. Se for 110V, a luz indicativa da chave de testes acenderá em somente um dos pinos (fase + neutro). Se a luz acender nos dois pinos, a tomada é 220V (fase + fase). Uma outra forma é levar na vistoria um soquete com lâmpada incandescente 220V: se ela acender com baixa intensidade, a tomada é 110V, se não é 220V.

QUADRO DE FORÇA

Verifique também a caixa de disjuntores. Veja se os disjuntores realmente controlam o que está descrito em sua identificação. Procure sinais de curtos-circuitos, como manchas pretas ou aspecto de queimado - se houver, solicite uma revisão da parte elétrica.

FIOS SOLTOS

Há fiação exposta nas tomadas, na caixa de energia ou caindo do teto?

INTERFONES E CAMPAINHA

Teste todos os interfones do imóvel, tanto a comunicação com a portaria ou parte externa, como o funcionamento de códigos para abrir portões, se houver. Teste a campainha!

CHUVEIRO

Se tiver chuveiro elétrico instalado, ligue-o e veja se o disjuntor cai. Se isso acontecer, há problemas no quadro de força.
problemas possíveis: fiação aparente nas tomadas da sala, luzes queimadas na cozinha.

Portas e janelas

CHAVES E FECHADURAS

Portas funcionando

As fechaduras e trincos estão funcionando adequadamente? Quantas cópias de cada chave você recebeu?

DESNÍVEL

Abra a porta e veja se ela se fecha sozinha. Se isso acontecer, é porque tem desnível - solicite o reparo!

ESTADOS DOS VIDROS

Verifique se todas as janelas estão abrindo e fechando sem obstrução, se os trincos e fechaduras delas estão firmes e se funcionam. Confira também a fixação dos vidros e procure por rachaduras, trincados e imperfeições. Ao fechar as janelas, veja se estão adequadamente vedadas. O vento não pode entrar!

PERSIANAS OU CORTINAS

Abra e feche as persianas à procura de obstruções. No caso de cortinas, verifique se o suporte está inteiro.

GOTEIRAS NAS JANELAS

Nos cantos das janelas, veja se há rastros de goteiras ou vazamentos, que podem indicar má vedação da janela com a parede.

CONTROLE ELETRÔNICO

Verifique também se o controle do portão eletrônico, está funcionando adequadamente, e se você recebeu a quantidade de cópias informada.
vocabulário: janela com defeito, janela não trava, ruído ao fechar e abrir a janela, vazamento detectado, vidros quebrados ou rachados, janelas com sinais de corrosão e ferrugem.

Móveis

PORTAS E GAVETAS

Se o imóvel tem armários embutidos, prateleiras e estantes, confira o funcionamento de todas as portas e gavetas, bem como a firmeza das fixações.

Gavetas e puxadores

PUXADORES

Confira se os puxadores das gavetas estão firmes, e verifique o estado de conservação dos revestimentos desses móveis.

CUPIM E DANOS NA MADEIRA

Procure por sinais de cupins (bata levemente na madeira e veja se cai algum pó), compensados inchados por umidade ou encharcamento (especialmente na cozinha e banheiro) e sinais de mofo.

Para evitar dores de cabeça e garantir um contrato de locação justo para ambas as partes, é preciso ter rigor na vistoria, observando com cuidados os elementos do imóvel e tomando nota sobre seu estado de conservação.

Baixe o Checklist de Vistoria em PDF