Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Confira aqui o que é a quebra de contrato de aluguel, como ela funciona, suas regras e qual é o valor que deve ser pago de multa!

Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Se você mora de aluguel ou é um locatário, é importantíssimo entender o que é e como funciona uma quebra do contrato de aluguel.

Afinal, é neste documento que estarão especificadas todas as regras, tempos de locação, direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do locatário.

Caso alguma das regras sejam descumpridas, é necessário fazer a quebra de contrato de aluguel, que basicamente, seria um cancelamento do contrato.

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue acompanhando este artigo, pois aqui, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a quebra do contrato de aluguel!

O que é e como funciona a quebra de contrato de aluguel?

Em resumo, a quebra do contrato de aluguel é o cancelamento do documento por alguma das partes envolvidas.

Essa quebra pode acontecer por diversos motivos, seja pela desistência do locador ou locatário, por falta de pagamento, falta de cuidado do imóvel por parte do inquilino entre muitos outros motivos.

Além disso, vale ressaltar que a grande maioria dos contratos de aluguel possuem multas caso sejam descumpridos.

Porém, os valores e os motivos das multas devem estar especificados para ambas as partes.

Lembrando que grande parte das regras da quebra de contrato de aluguel são determinadas pela Lei N° 8.245, conhecida como Lei do Inquilinato, ainda sim, podem existir normas estabelecidas pela legislação do próprio município.

Lei do Inquilinato

A Lei do Inquilinato é, sem dúvidas, a lei mais importante quando o assunto é aluguel de imóveis residenciais e comerciais no Brasil.

Ela define e ajuda a garantir os direitos e deveres tanto do locador quanto do locatário, por isso, a assinatura de um contrato de locação é essencial.

Para os inquilinos, a lei garante que o mesmo possa morar em um imóvel enquanto o contrato estiver em vigência.

Além disso, a mesma lei também diz que o inquilino deve receber o imóvel em perfeitas condições de moradia, que ele tem preferência de compra e que outros tipos de despesas não devem ser cobradas do locador do imóvel.

Já o locador possui diversos direitos garantidos por essa lei, como por exemplo, o recebimento do valor do aluguel, que o imóvel seja devolvido no mesmo estado em que foi entregue, que ele seja usado apenas para moradia, entre outros.

Quando pode pedir o cancelamento do contrato de aluguel?

Antes de mais nada, é importante ter em mente que existem regras diferentes para pedir a quebra de contrato de aluguel para inquilinos e para locatários.

Por exemplo, o dono do imóvel não pode pedir o cancelamento sem motivo algum, já o locatário pode.

Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre a quebra de contrato de aluguel para inquilinos e proprietários.

Quebra de contrato pelo locatário

Como falamos acima, o proprietário do imóvel só pode cancelar um contrato de aluguel caso tenha um motivo.

Alguns dos casos mais comuns para cancelamento são:

Inadimplência do inquilino, ou seja, falta de pagamento do aluguel;

Quebra na cláusula de contrato por parte do inquilino;

Para realizar reformas urgentes que não podem ser feitas com o inquilino morando no imóvel;

Caso o imóvel esteja sendo usado para alguma ação não especificada no contrato ou para atividades ilegais.

Caso o imóvel residencial esteja sendo usado como imóvel comercial.

Segundo a Lei do Inquilinato, esses e outros casos são passíveis de quebra do contrato de aluguel sem pagamento de multa por parte do proprietário.

Quebra de contrato pelo inquilino

Segundo a mesma Lei do Inquilinato, o inquilino pode pedir a quebra de contrato do aluguel sem maiores justificativas.

Desta forma, o locatário não precisa ter um motivo específico para pedir o cancelamento, mas ainda sim, existem algumas regras.

Uma das principais regras é que o cancelamento geralmente acarreta em uma multa, que é referente ao tempo que falta para o término do contrato.

Vale lembrar que a multa pelo cancelamento deve estar determinada no contrato.

Outra regra muito importante é que o inquilino deve avisar sobre a desistência do aluguel com pelo menos 30 dias de antecedência.

Isso serve para ajudar o proprietário a se programar e até mesmo para que ele encontre outra pessoa para alugar o imóvel com mais facilidade.

Existe isenção na multa de quebra de contrato?

Apesar de não ser tão comum, pode existir sim a isenção na multa da quebra de contrato por parte do inquilino.

A lei do inquilinato garante a isenção da multa caso o locador precise se mudar por conta do emprego.

Apesar de ser a única exceção garantida por lei, o inquilino e o proprietário ainda podem adicionar outras isenções no contrato de aluguel, porém, ambas as partes devem estar de acordo.

Como faço para pedir o cancelamento do contrato?

O cancelamento do contrato de aluguel deve ser formalizado através de um carta, e-mail ou mensagem para o proprietário ou responsável pelo aluguel.

Lembrando que o pedido deve feito em um prazo de no mínimo 30 dias antes da mudança do inquilino.

Depois de pedir o cancelamento, é necessário calcular o valor da multa da quebra de contrato.

Além disso, é importante lembrar que o inquilino deve deixar o imóvel da mesma maneira que recebeu, por isso, é necessário fazer uma boa limpeza e uma pintura das paredes.

Caso o imóvel apresente danos e outros problemas, o proprietário pode exigir que o inquilino arque com os custos de indenização pelos danos.

Qual é o valor da multa por quebra de contrato de aluguel?

Na maioria dos casos, o valor da multa por cancelamento do aluguel varia conforme o contrato que foi assinado.

Ainda sim, o mais comum é que o valor da multa seja referente ao tempo que falta para o fim do período de locação informado no contrato.

Porém, na grande maioria das vezes, o acordo firmado no contrato é que o inquilino deve pagar um valor de dois ou três meses de aluguel caso quebre o contrato.

Lembrando que a Lei do Inquilinato não estipula uma quantia específica para o pagamento das multas caso o contrato de aluguel seja cancelado antes do fim do prazo.

Conclusão

Apesar de não parecer, a quebra de contrato de aluguel é algo bem simples e fácil de ser entendido.

O cancelamento pode ser feito pelas duas partes, porém, em grande parte dos casos, a quebra de contrato pode gerar uma multa.

Antes de assinar um contrato de aluguel, converse bastante com a pessoa com quem você assinará o contrato e esteja sempre disposto a negociar, desde que nenhuma das partes saia prejudicadas.

Além disso, esteja sempre ciente quanto ao valor da multa e quais os motivos podem levar a quebra de contrato do aluguel.

Por fim, agora que você entende mais sobre o assunto, acesse o nosso site e confira diversas opções de imóveis para alugar em todo o Brasil!

Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

As inteligências artificiais já são uma realidade e estão bombando e automatizando vários processos no dia a dia das empresas de todo o mundo. Apesar de ser uma tendência, nós do Chaves na Mão estamos nadando contra a correnteza e ao invés da automatização, oferecemos um dos melhores atendimentos humanizados do Brasil! Apesar de terem […]

Continuar lendo
Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Imagina que você está vendo o anúncio de um produto caro e que fará total diferença na sua vida, porém, a página não oferece muitos dados, ou pior: possui informações erradas. Com toda a certeza, isso é bem frustrante, certo? Mas você já parou para pensar que isso é ruim tanto para quem compra quanto […]

Continuar lendo
Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Se você mora de aluguel ou é um locatário, é importantíssimo entender o que é e como funciona uma quebra do contrato de aluguel. Afinal, é neste documento que estarão especificadas todas as regras, tempos de locação, direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do locatário. Caso alguma das regras sejam descumpridas, é necessário fazer […]

Continuar lendo
Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Com toda a certeza, o Minha Casa Minha Vida é um dos projetos de habitação mais importantes já implementados no Brasil. O seu principal objetivo é garantir o acesso a compra de imóveis para famílias de baixa e média renda. Com isso, ganha o consumidor, que realizará o sonho da casa própria, e ganha o […]

Continuar lendo
Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

Com o início do segundo trimestre do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com o temido leão do IR, mas afinal, você sabe como declarar o aluguel no seu imposto de renda? Pode até não parecer, mas muitos não sabem que o aluguel deve sim ser declarado no imposto de renda, e, além disso, […]

Continuar lendo
Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Se você acompanha o mercado imobiliário, provavelmente já deve ter ouvido falar no INCC, mas você sabe o que ele é? O INCC nada mais é do que a sigla para “Índice Nacional de Custo da Construção”, usado para medir os gastos totais de uma obra que ainda está na planta. Por conta disto, este […]

Continuar lendo
INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Casa Verde e Amarela: Mudanças, Vantagens e Como Funcionava!

Apesar de já ter mudado de nome, o programa federal “Casa Verde e Amarela” ainda é muito comentado e algumas pessoas têm dúvida sobre ele. Por ser um projeto que ajudava e facilitava o acesso de financiamento para moradia, muitas pessoas procuraram e conseguiram acesso a esse benefício. Esse é um dos motivos que faz […]

Continuar lendo

Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Escolher um imóvel não é como escolher uma peça de roupa, uma refeição diferente ou trocar de aparelho celular. Sem dúvida, é um processo de tomada de decisão bem mais complexo. Além de ser um investimento de custo alto, o imóvel é uma aquisição muito importante, pois estamos falando de um lugar que se tornará […]

Continuar lendo
Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Você sabe quais são os maiores prédios de Curitiba? Como você já deve saber, a capital do Paraná é muito conhecida por suas belezas, tanto naturais quanto arquitetônicas. Por conta disso, alguns prédios de Curitiba têm a fama de serem bem maiores do que os convencionais e tendo um design muito interessante. Quer conhecer mais […]

Continuar lendo
Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Se você está pensando em investir em imóveis, é importante ter em mente que a gestão imobiliária é fundamental para o sucesso desse investimento. Ela envolve a administração de propriedades, sejam elas comerciais ou residenciais, com o objetivo de mantê-las em boas condições e gerar lucro por meio do aluguel ou venda. Neste artigo, você […]

Continuar lendo
Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

Se você está procurando comprar ou vender uma casa ou apartamento, é extremamente importante fazer uma avaliação de imóveis. Essa ação tem como objetivo avaliar e descobrir o valor real de um imóvel, e, com isso, nenhuma das partes envolvidas na negociação sairá perdendo. Alguns pontos devem ser considerados na hora de fazer uma boa […]

Continuar lendo
Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

A internet tem um papel importantíssimo na nossa vida, e quando falamos sobre o mercado imobiliário, o marketing digital se tornou algo essencial para aqueles que querem melhorar os seus negócios. Tendo em vista que grande parte das pessoas procura imóveis ou até mesmo investimentos na internet, ter uma boa presença online pode fazer todo […]

Continuar lendo
O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

Golpes imobiliários: Como Evitá-los

Hoje em dia os golpes virtuais são cada vez mais comuns, principalmente quando falamos sobre investimentos de alto valor, com isso, os golpes imobiliários se tornam algo cada vez mais comuns. Se você está para comprar um imóvel, é extremamente importante estar sempre atento a diversos pontos, como, por exemplo, a documentação, quem está vendendo […]

Continuar lendo
Golpes imobiliários: Como Evitá-los
Mais notícias de Mercado Imobiliário