Como Evitar Enchentes nas Grandes Cidades

Apesar de parecer difícil, é possível evitar enchentes nas grandes cidades com soluções simples, tanto do governo quanto da população!

Como Evitar Enchentes nas Grandes Cidades

Saber como evitar enchentes nas grandes cidades é algo essencial e este trabalho pode ser feito tanto pelo governo quanto pela população.

Em maio de 2024, fortes chuvas inundaram diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul.

Além de destruir estruturas urbanas, casas, comércios e carros, a tragédia deixou mais de meio milhão de pessoas desabrigadas e tirou muitas vidas.

Embora seja difícil evitar totalmente as enchentes, algumas práticas podem reduzir seus danos.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre formas eficientes de como evitar enchentes nas grandes cidades.

Acompanhe.

Quais são as causas das enchentes?

Em primeiro lugar, antes de falarmos sobre como evitar, vamos abordar um pouco quais são as principais causas das enchentes.

Inúmeros fatores e causas levam às enchentes, mas soluções relativamente simples evitam grande parte desse problema.

Lembrando que esses fatores podem acontecer por causas naturais ou por causas humanas.

Abaixo, você pode conferir algumas das causas mais comuns das enchentes, ressaltando que elas não estão em ordem de importância.

Má preservação do meio ambiente

Sem dúvida, o nosso meio ambiente tem um papel fundamental na hora de amenizar e até mesmo evitar enchentes nas grandes cidades.

Vale ressaltar que quando falamos em meio ambiente estamos nos referindo a florestas, áreas úmidas, manguezais, entre outros espaços.

Estes ecossistemas funcionam como uma forma de “esponja natural” e retém grandes volumes de água que caem durante as chuvas.

Como o desmatamento e a destruição dessas áreas, o solo e os ecossistemas não funcionam como filtros e inundações começam a ser recorrentes.

Poluição

Certamente, a poluição é um dos maiores problemas dos governos atuais, e apesar de muitas pessoas não acharem, ela afeta diretamente as enchentes que acontecem nas cidades.

Caso a cidade tenha um sistema de coleta de lixo ineficiente, a poluição fica acumulada nos sistemas de drenagem, esgotos, bueiros e escoamento do município.

Com isso, a água da chuva não tem por onde sair, o que gera enchentes e problemas nesses sistemas, que podem entrar em colapso e levar meses para serem consertados.

Problemas com planejamento urbano

Quando as grandes cidades do Brasil começaram a ser construídas, poucos arquitetos e urbanistas imaginavam que, no futuro, existiria um crescimento desenfreado na população das cidades.

Por isso, os sistemas de drenagem não acompanharam o crescimento das cidades, o que pode causar enchentes em diversas regiões.

Vale ressaltar que muitos municípios investiram pesado na manutenção e ampliação dos sistemas de drenagem das cidades, o que ajudou a amenizar enchentes.

Ainda falando sobre planejamento urbano, não é raro encontrar pessoas que moram em ocupações e áreas irregulares próximas a rios e córregos.

Por serem áreas não regulamentadas pela prefeitura e pelo governo, as mesmas não possuem a infraestrutura necessária e, com isso, podem sofrer com enchentes e inundações recorrentes.

Asfalto e pavimentação em áreas verdes

Outro grande problema é que é até considerado um dos maiores causadores das inundações é a construção de asfalto e pavimentação em áreas verdes.

O asfalto não é um material que absorve a água da chuva, e com isso, o solo fica fechado, impossibilitando a drenagem natural de água.

Com isso, a água acaba indo diretamente para os rios, que tem um aumento no volume da água e, desta forma, causam inundações.

Como evitar enchentes nas grandes cidades?

Agora que você já sabe quais são as causas das enchentes, chegou a hora de ver como é possível evitá-las nas grandes cidades.

Vale ressaltar que, apesar da ajuda da população, grande parte das ações feitas para evitar enchentes é e deve ser realizada pelo governo.

Como falamos acima, muitas vezes a infraestrutura da cidade não suporta a quantidade de água que cai das chuvas, e para isso, é necessário reformar ou ampliar estes sistemas.

Apesar disso, a população também pode tomar ações e práticas diárias que podem evitar enchentes, e pode até não parecer, mas elas são bem simples.

Portanto, você pode conferir abaixo quais são as formas mais eficazes de evitar enchentes nas grandes cidades!

Melhorias, reformas e ampliação dos sistemas de drenagem

O crescimento desenfreado das cidades fez com os sistemas de esgoto, luz, água e drenagem precisassem de melhorias, reformas e ampliações.

Com a construção de áreas residenciais em áreas onde inundações são comuns, o governo se viu obrigado a ampliar esses sistemas.

Apesar de uma boa parte das grandes cidades do Brasil já terem aumentado os sistemas de drenagem, muitas regiões ainda estão com os sistemas bem precários.

Portanto, é papel do estado pensar em estratégias que possam melhorar estes sistemas e evitar o número de enchentes.

Apesar dos altos gastos e tempo para as reformas, o município gastará menos com as reformas do que com enchentes grandes que podem assolar diversas áreas da cidade.

Coleta adequada de lixo

O acúmulo de lixo, principalmente nas ruas, é um dos grandes causadores de enchentes nas grandes cidades.

Isso acontece pois todo o lixo descartado de maneira incorreta pode parar nas redes de esgoto e drenagem da cidade.

Com o aumento das chuvas, os canais de escoamento desses sistemas entopem, e com isso, a água não tem para onde ir, causando as enchentes.

Com isso, o estado deve apresentar alternativas eficazes de coleta e projetos de incentivo para que as pessoas descartem o lixo corretamente.

Além disso,vale destacar que este lixo que falamos pode ser desde embalagens plásticas até móveis e eletrodomésticos.

Preservação de áreas verdes

Como falamos acima, as áreas verdes e o meio ambiente em geral servem como esponjas naturais da água da chuva.

Com a destruição dessas áreas, as chances de enchentes aumentam e é por este e outros motivos que é necessário que esses ambientes sejam preservados.

Aliás, além de preservar essas áreas verdes, também é possível construir ambientes de preservação natural.

Essas áreas precisam ter árvores, plantas, muita grama e, principalmente, um solo permeável que possa absorver a água da chuva.

Além disso, essas áreas não precisam ser necessariamente espaços muito grandes, também podem ser áreas no meio das cidades.

Inclusive, algumas prefeituras fazem parcerias com a iniciativa privada para criar e preservar alguns ambientes como esses. 

Sistemas de captação de água

Por fim, um sistema de captação de água da chuva também é uma ótima forma de evitar enchentes.

E não para por aí: a água captada pelo sistema pode ser reaproveitada de diversas formas, seja para regar plantas, limpar ruas e calçadas, entre outras funções.

Esses sistemas de captação podem ser construídos em campos, casas, prédios ou condomínios.

Aliás, por conta desta dupla funcionalidade, os sistemas de captação de água são usados por muitas pessoas e muitos governos incentivam a prática.

Gostou do artigo? Então clique aqui e confira essa e outras notícias sobre o mercado imobiliário brasileiro!

Como Evitar Enchentes nas Grandes Cidades

Saber como evitar enchentes nas grandes cidades é algo essencial e este trabalho pode ser feito tanto pelo governo quanto pela população. Em maio de 2024, fortes chuvas inundaram diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul. Além de destruir estruturas urbanas, casas, comércios e carros, a tragédia deixou mais de meio milhão de […]

Continuar lendo
Como Evitar Enchentes nas Grandes Cidades

Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

As inteligências artificiais já são uma realidade e estão bombando e automatizando vários processos no dia a dia das empresas de todo o mundo. Apesar de ser uma tendência, nós do Chaves na Mão estamos nadando contra a correnteza e ao invés da automatização, oferecemos um dos melhores atendimentos humanizados do Brasil! Apesar de terem […]

Continuar lendo
Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Imagina que você está vendo o anúncio de um produto caro e que fará total diferença na sua vida, porém, a página não oferece muitos dados, ou pior: possui informações erradas. Com toda a certeza, isso é bem frustrante, certo? Mas você já parou para pensar que isso é ruim tanto para quem compra quanto […]

Continuar lendo
Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Se você mora de aluguel ou é um locatário, é importantíssimo entender o que é e como funciona uma quebra do contrato de aluguel. Afinal, é neste documento que estarão especificadas todas as regras, tempos de locação, direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do locatário. Caso alguma das regras sejam descumpridas, é necessário fazer […]

Continuar lendo
Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Com toda a certeza, o Minha Casa Minha Vida é um dos projetos de habitação mais importantes já implementados no Brasil. O seu principal objetivo é garantir o acesso a compra de imóveis para famílias de baixa e média renda. Com isso, ganha o consumidor, que realizará o sonho da casa própria, e ganha o […]

Continuar lendo
Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

Com o início do segundo trimestre do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com o temido leão do IR, mas afinal, você sabe como declarar o aluguel no seu imposto de renda? Pode até não parecer, mas muitos não sabem que o aluguel deve sim ser declarado no imposto de renda, e, além disso, […]

Continuar lendo
Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Se você acompanha o mercado imobiliário, provavelmente já deve ter ouvido falar no INCC, mas você sabe o que ele é? O INCC nada mais é do que a sigla para “Índice Nacional de Custo da Construção”, usado para medir os gastos totais de uma obra que ainda está na planta. Por conta disto, este […]

Continuar lendo
INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Casa Verde e Amarela: Mudanças, Vantagens e Como Funcionava!

Apesar de já ter mudado de nome, o programa federal “Casa Verde e Amarela” ainda é muito comentado e algumas pessoas têm dúvida sobre ele. Por ser um projeto que ajudava e facilitava o acesso de financiamento para moradia, muitas pessoas procuraram e conseguiram acesso a esse benefício. Esse é um dos motivos que faz […]

Continuar lendo

Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Escolher um imóvel não é como escolher uma peça de roupa, uma refeição diferente ou trocar de aparelho celular. Sem dúvida, é um processo de tomada de decisão bem mais complexo. Além de ser um investimento de custo alto, o imóvel é uma aquisição muito importante, pois estamos falando de um lugar que se tornará […]

Continuar lendo
Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Você sabe quais são os maiores prédios de Curitiba? Como você já deve saber, a capital do Paraná é muito conhecida por suas belezas, tanto naturais quanto arquitetônicas. Por conta disso, alguns prédios de Curitiba têm a fama de serem bem maiores do que os convencionais e tendo um design muito interessante. Quer conhecer mais […]

Continuar lendo
Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Se você está pensando em investir em imóveis, é importante ter em mente que a gestão imobiliária é fundamental para o sucesso desse investimento. Ela envolve a administração de propriedades, sejam elas comerciais ou residenciais, com o objetivo de mantê-las em boas condições e gerar lucro por meio do aluguel ou venda. Neste artigo, você […]

Continuar lendo
Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

Se você está procurando comprar ou vender uma casa ou apartamento, é extremamente importante fazer uma avaliação de imóveis. Essa ação tem como objetivo avaliar e descobrir o valor real de um imóvel, e, com isso, nenhuma das partes envolvidas na negociação sairá perdendo. Alguns pontos devem ser considerados na hora de fazer uma boa […]

Continuar lendo
Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

A internet tem um papel importantíssimo na nossa vida, e quando falamos sobre o mercado imobiliário, o marketing digital se tornou algo essencial para aqueles que querem melhorar os seus negócios. Tendo em vista que grande parte das pessoas procura imóveis ou até mesmo investimentos na internet, ter uma boa presença online pode fazer todo […]

Continuar lendo
O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?
Mais notícias de Mercado Imobiliário