Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

Aprenda a importância da avaliação de imóveis com essas dicas valiosas e descubra como isso pode garantir uma negociação bem-sucedida.

Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

Se você está procurando comprar ou vender uma casa ou apartamento, é extremamente importante fazer uma avaliação de imóveis.

Essa ação tem como objetivo avaliar e descobrir o valor real de um imóvel, e, com isso, nenhuma das partes envolvidas na negociação sairá perdendo.

Alguns pontos devem ser considerados na hora de fazer uma boa avaliação de imóveis, como por exemplo, a idade, tamanho, localização, condições da parte elétrica e hidráulica, entre outros.

Portanto, se você quiser conhecer mais sobre o assunto, continue acompanhando esse artigo!

Aqui, vamos te explicar mais sobre como uma avaliação de imóveis pode ser útil para você em diversos pontos.

O que é uma avaliação de imóveis?

Avaliação de imóveis tem um nome bem auto-explicativo, não é mesmo?

Essa ação consiste na análise de diversos pontos de uma casa ou apartamento feita por um profissional do mercado imobiliário.

O objetivo dessa ação é descobrir o valor real de um imóvel, e esse passo é essencial para quem está procurando imóveis para comprar ou vender.

Aliás, lembre-se de que a avaliação de imóveis requer tempo e atenção, e não deve ser realizada de maneira apressada ou negligente.

A qualidade do serviço é garantida por meio da adoção de diversas normas e procedimentos técnicos como base.

No entanto, a avaliação não se limita a isso, pois os avaliadores também utilizam algumas características do imóvel como parâmetro, como, por exemplo, a arquitetura e a localização.

Ao concluir a avaliação, é emitido um documento denominado “laudo de avaliação de imóvel”, que apresenta o valor total do imóvel.

Essa documentação é essencial em casos de compra, venda, financiamento e partilha de bens recebidos de herança.

Quando fazer uma avaliação de imóveis?

Não existe um momento específico para fazer uma avaliação de imóveis, porém, o recomendado é sempre a realizar quando você pretender negociar um imóvel.

Geralmente, quem está vendendo uma casa ou apartamento já realiza essa ação para ter uma noção do preço do imóvel que está vendendo e também para receber o laudo de avaliação de imóvel.

Agora, você também pode fazer uma avaliação caso queira comprar um imóvel, mas, ressaltamos que essa ação não é tão comum.

Como já citado acima, é possível que o vendedor do imóvel já tenha realizado uma avaliação.

Nesse caso, refazê-la tende a ser desnecessário.

Porém, caso ela ainda não tenha sido feita ou você desconfia que o preço do imóvel está muito acima do que imagina, é possível fazer uma avaliação, desde que o proprietário do imóvel e a imobiliária estejam de acordo.

Quem faz uma avaliação de imóveis?

Para que a sua avaliação de imóveis seja feita da maneira correta, é necessário que um profissional da área realize ela.

Essa norma existe por conta do laudo de avaliação, pois apenas pessoas capacitadas têm o conhecimento e a autorização para preencher esse documento da maneira correta.

Lembrando que, alguns dos profissionais que podem fazer um laudo de avaliação são arquitetos e engenheiros.

Aliás, vale ressaltar que os corretores de imóveis também podem fazer essa avaliação, mas, para isso, devem ter a capacitação de avaliador.

Além disso, eles precisam estar registrados em órgãos como o CRECI, CNAI, CREA ou CAU.

Quais são os critérios considerados em uma avaliação de imóveis?

Para avaliar o preço real de um imóvel, muitos pontos são levados em consideração, e isso deve ser feito para entender qual é a realidade em que o imóvel se encontra.

Imagine que uma pessoa colocou um imóvel de luxo para vender, porém, ele está em uma região de difícil acesso a serviços como mercados, escolas, entre outros.

Além disso, a região onde o imóvel está localizado é conhecida por ser pouco segura e apresenta altos níveis de ruído.

Com isso, a casa pode até ser luxuosa e muito bem planejada, mas, se outras características dela forem negativas, muito provavelmente seu valor de mercado será menor.

Lembrando que, é necessário considerar alguns pontos ao avaliar um imóvel.

Se você está a fim de saber mais sobre, continue acompanhando aqui, pois falaremos sobre eles abaixo.

Fachada do imóvel

A fachada é a primeira coisa que vemos quando passamos na frente de uma casa.

Ter uma frente bonita, moderna e que não apresenta nenhum tipo de problema pode ajudar muito na valorização do seu imóvel!

Pintura

Tanto a pintura interna quanto a pintura externa devem estar bem apresentadas, para que assim o imóvel ainda tenha uma beleza a mais.

Aliás, um bom atrativo na hora da venda é apresentar um imóvel recém-pintado e com uma boa paleta de cores.

Espaço do imóvel

Quanto maior a área total do imóvel, maior será o seu valor.

Além disso, se a casa tiver uma área útil sem uso, ela pode valorizar mais ainda, tendo em vista que o novo comprador poderá reformar ou construir algo no espaço.

Localização

Sem dúvida, a localização é um dos pontos mais importantes para quem está pensando em investir em uma nova casa.

Se você possui um imóvel localizado em um bom bairro com opções de comércio e serviço nas proximidades, a tendência é que seu preço final aumente.

Infraestrutura e acabamento do imóvel

Se o imóvel que está sendo negociado oferece um bom acabamento interno, com revestimentos de qualidade, é provável que seu valor seja maior.

Além disso, é importantíssimo que a parte elétrica e hidráulica estejam em dia, pois, caso existam problemas, o valor final do imóvel será menor, tendo em vista as reformas que deverão ser feitas.

Documentação

Sem dúvida, a documentação é um dos pontos mais importantes quando falamos sobre avaliação de imóveis.

Isso acontece, pois todos os documentos do imóvel devem estar em dia e sem nenhuma irregularidade, caso contrário, é bem possível aconteçam problemas durante a negociação.

Barulho

Sem dúvida, barulhos em excesso atrapalham a vida de qualquer pessoa.

Com isso, imóveis que estão localizados em espaços com muita poluição sonora tendem a sofrer uma desvalorização na hora da avaliação.

Segurança

Outro ponto extremamente importante para avaliar um imóvel da maneira correta é checar a segurança do bairro.

Casas e apartamentos construídos em localizações seguras geralmente custam mais e sofrem um aumento no seu valor total durante a avaliação.

Formas de avaliação

Existem três métodos de avaliação de imóveis: o método comparativo, o método evolutivo e o método involutivo.

Vamos explicar um pouco mais sobre cada uma das 3 abaixo.

Método comparativo

O método comparativo é provavelmente o mais comum e mais usado entre os três. 

Como já diz o nome, essa forma de avaliação compara o imóvel em questão com dados de outros imóveis já disponíveis no mercado.

Alguns dos pontos usados como comparativo são a área total do imóvel, bairro, número de cômodos, entre outros.

Método evolutivo

Esse método funciona via um cálculo do valor geral do terreno somado com as melhorias feitas no imóvel.

Ele é geralmente feito em casas que passaram por muitas mudanças e reformas com o tempo.

Método Involutivo

Geralmente usados em terrenos, o método involutivo procura estudar a área para ver se é possível criar um empreendimento no espaço.

Para isso, é preciso realizar uma análise técnica e econômica detalhada, tanto do terreno em si quanto da região em que está situado.

Conclusão

Sem dúvida, a avaliação de imóveis é um ponto muito importante quando falamos sobre negociações imobiliárias.

É através dela que é feito o laudo de avaliação de imóveis, documento essencial para qualquer negociação do mercado imobiliário.

É só através da avaliação feita por um profissional qualificado que você terá uma noção de qual é o valor real de um imóvel.

Com isso, ficará muito mais fácil vendê-lo ou comprá-lo por um preço que não seja nem abaixo do mercado, nem muito acima da média.

Por fim, se você está pensando em vender a sua casa, não pense duas vezes antes de fazer uma avaliação imobiliária para ter ideia do quanto ela vale!

Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

As inteligências artificiais já são uma realidade e estão bombando e automatizando vários processos no dia a dia das empresas de todo o mundo. Apesar de ser uma tendência, nós do Chaves na Mão estamos nadando contra a correnteza e ao invés da automatização, oferecemos um dos melhores atendimentos humanizados do Brasil! Apesar de terem […]

Continuar lendo
Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Imagina que você está vendo o anúncio de um produto caro e que fará total diferença na sua vida, porém, a página não oferece muitos dados, ou pior: possui informações erradas. Com toda a certeza, isso é bem frustrante, certo? Mas você já parou para pensar que isso é ruim tanto para quem compra quanto […]

Continuar lendo
Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Se você mora de aluguel ou é um locatário, é importantíssimo entender o que é e como funciona uma quebra do contrato de aluguel. Afinal, é neste documento que estarão especificadas todas as regras, tempos de locação, direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do locatário. Caso alguma das regras sejam descumpridas, é necessário fazer […]

Continuar lendo
Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Com toda a certeza, o Minha Casa Minha Vida é um dos projetos de habitação mais importantes já implementados no Brasil. O seu principal objetivo é garantir o acesso a compra de imóveis para famílias de baixa e média renda. Com isso, ganha o consumidor, que realizará o sonho da casa própria, e ganha o […]

Continuar lendo
Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

Com o início do segundo trimestre do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com o temido leão do IR, mas afinal, você sabe como declarar o aluguel no seu imposto de renda? Pode até não parecer, mas muitos não sabem que o aluguel deve sim ser declarado no imposto de renda, e, além disso, […]

Continuar lendo
Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Se você acompanha o mercado imobiliário, provavelmente já deve ter ouvido falar no INCC, mas você sabe o que ele é? O INCC nada mais é do que a sigla para “Índice Nacional de Custo da Construção”, usado para medir os gastos totais de uma obra que ainda está na planta. Por conta disto, este […]

Continuar lendo
INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Casa Verde e Amarela: Mudanças, Vantagens e Como Funcionava!

Apesar de já ter mudado de nome, o programa federal “Casa Verde e Amarela” ainda é muito comentado e algumas pessoas têm dúvida sobre ele. Por ser um projeto que ajudava e facilitava o acesso de financiamento para moradia, muitas pessoas procuraram e conseguiram acesso a esse benefício. Esse é um dos motivos que faz […]

Continuar lendo

Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Escolher um imóvel não é como escolher uma peça de roupa, uma refeição diferente ou trocar de aparelho celular. Sem dúvida, é um processo de tomada de decisão bem mais complexo. Além de ser um investimento de custo alto, o imóvel é uma aquisição muito importante, pois estamos falando de um lugar que se tornará […]

Continuar lendo
Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Você sabe quais são os maiores prédios de Curitiba? Como você já deve saber, a capital do Paraná é muito conhecida por suas belezas, tanto naturais quanto arquitetônicas. Por conta disso, alguns prédios de Curitiba têm a fama de serem bem maiores do que os convencionais e tendo um design muito interessante. Quer conhecer mais […]

Continuar lendo
Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Se você está pensando em investir em imóveis, é importante ter em mente que a gestão imobiliária é fundamental para o sucesso desse investimento. Ela envolve a administração de propriedades, sejam elas comerciais ou residenciais, com o objetivo de mantê-las em boas condições e gerar lucro por meio do aluguel ou venda. Neste artigo, você […]

Continuar lendo
Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

Se você está procurando comprar ou vender uma casa ou apartamento, é extremamente importante fazer uma avaliação de imóveis. Essa ação tem como objetivo avaliar e descobrir o valor real de um imóvel, e, com isso, nenhuma das partes envolvidas na negociação sairá perdendo. Alguns pontos devem ser considerados na hora de fazer uma boa […]

Continuar lendo
Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

A internet tem um papel importantíssimo na nossa vida, e quando falamos sobre o mercado imobiliário, o marketing digital se tornou algo essencial para aqueles que querem melhorar os seus negócios. Tendo em vista que grande parte das pessoas procura imóveis ou até mesmo investimentos na internet, ter uma boa presença online pode fazer todo […]

Continuar lendo
O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

Golpes imobiliários: Como Evitá-los

Hoje em dia os golpes virtuais são cada vez mais comuns, principalmente quando falamos sobre investimentos de alto valor, com isso, os golpes imobiliários se tornam algo cada vez mais comuns. Se você está para comprar um imóvel, é extremamente importante estar sempre atento a diversos pontos, como, por exemplo, a documentação, quem está vendendo […]

Continuar lendo
Golpes imobiliários: Como Evitá-los
Mais notícias de Mercado Imobiliário