Como resolver vazamento em box de banheiro? Descubra!

    Por estar em contato com constante umidade, o vazamento em box de banheiro é mais comum do que você imagina. Saiba como resolver por definitivo!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão2 meses atrás

    Por estar em contato com constante umidade, o vazamento em box de banheiro é mais comum do que você imagina. Estar suscetível a problemas hidráulicos pode fazer com que surjam muitas dores de cabeça, já que esse tipo de problema pode danificar estruturas, prejudicar a estética, aumentar o consumo de água e até causar acidentes.

    A boa notícia é que, uma vez identificado, o vazamento em box de banheiro pode ser consertado de forma simples. Alguns procedimentos exigem a intervenção de um profissional, ainda assim, com cuidado e paciência, é possível que você mesmo resolva os problemas conhecendo os métodos mais confiáveis e eficazes.

    Quer saber como fazer isso? Leia o post!

    Como descobrir se há vazamento em box de banheiro?

    Muitas vezes os vazamentos não são percebidos de forma fácil. Ainda assim, é possível você saber se está passando por esse tipo de problema. Veja o que deve ser observado:

    • manchas na pintura da parede;
    • tinta com bolhas ou descascando;
    • sinais de bolor;
    • rejunte saindo com facilidade, como ao passar o dedo;
    • som oco onde passa a tubulação do banheiro;
    • piso descolando.

    Agora que você já sabe que o problema existe, fica mais fácil resolvê-lo e decidir se você chamará um profissional ou se arriscará no mundo da construção e do encanamento.

    Como resolver o problema?

    Calafetagem

    Uma das causas do vazamento em box pode ser calafetagem malfeita ou gasta. Se for o caso, você mesmo pode resolver o problema.

    Antes de tudo, é preciso que você retire toda a calafetagem que já existe. Você pode usar uma faca para auxiliar nesse trabalho. Se preferir, utilize um removedor, que é vendido em lojas especializadas. Depois disso, limpe bem os resíduos que ficaram e espere a área secar por pelo menos um dia. Isso garante que o seu trabalho terá resultados.

    Use uma fita adesiva para marcar uma margem de cerca de meio centímetro a partir do vão no qual será aplicada a calafetagem. Cuide para que a linha fique reta e não comprometa o acabamento.

    Agora, você deverá aplicar o silicone de maneira uniforme, em toda a fenda. Use seu dedo para pressionar o produto e dar um acabamento melhor. É preciso deixar secar a área por pelo menos um dia até que seja retirada a fita adesiva.

    Argamassa polimérica

    As argamassas poliméricas são materiais produzidos com cimento especial e aditivos impermeabilizantes. São os produtos mais utilizados para sanar problemas de vazamento em cozinhas e banheiros. Embora seja mais complexo, já que exige e retirada de pisos e azulejos, esse método também é bastante eficiente para acabar com os problemas no box do seu banheiro.

    A aplicação deve ser feita com a superfície completamente limpa. Pode ser utilizada esponja de aço para retirar resíduos e sinais de umidade ou oleosidade.

    Depois disso, é importante se certificar de que haja uma pequena inclinação no sentido do ralo, caso o problema esteja no chão do box. A formação de pequenas poças contribui para o aparecimento de problemas hidráulicos.

    Feito isso, é importante aplicar o impermeabilizante em toda a área e de maneira uniforme. É preciso esperar cerca de seis horas para, então, repetir a aplicação no sentido oposto ao já feito.

    Mantas de impermeabilização

    Outra forma bastante eficaz de acabar com o vazamento em box de banheiro é com o uso de mantas de impermeabilização. Esse produto é facilmente achado em lojas de materiais de construção, mas também é mais indicado que seja feito por um profissional capacitado e com experiência. É mais indicado para vedação do ralo do box.

    Assim como o método anterior, é necessário que toda a área seja limpa e esteja livre de graxas, resíduos e umidade. Após isso, a manta de impermeabilização deve ser aplicada de duas a quatro vezes, em sentidos cruzados, para garantir a eficácia. Dê um intervalo de pelo menos seis horas entre cada aplicação.

    É preciso que, após a aplicação, sejam utilizadas telas estruturantes, que impedem a movimentação do produto, e deixar tudo livre de umidade por pelo menos 24 horas.

    Selante de silicone impermeabilizante

    Este é um dos métodos mais simples para consertar vazamento em box de banheiro. Entretanto, caso o problema seja a caída da água no ralo, como mencionado, o silicone funcionará de forma temporária.

    Você deverá comprar o produto em lojas especializadas ou de materiais de construção. Normalmente ele já vem com aplicador mas, em alguns casos, será necessário adquirir também uma pequena pistola. Fique atento para comprar um produto de qualidade. Alguns não são resistentes e podem ressecar e quebrar, aumentando os problemas a serem resolvidos.

    Para resolver o problema de vazamento, limpe a área e remova o selante antigo, caso haja. Você pode utilizar um pano seco ou um aspirador de pó para retirar pequenas partículas invisíveis. A limpeza total é essencial para a eficácia do método.

    Agora, prepare a pistola de aplicação encaixando o cartucho do selante com o bico já aberto. Pressione o gatilho até que você perceba que o conteúdo está saindo de forma constante.

    Comece aplicando o selante em toda a área. Depois de se certificar de que o produto foi aplicado em cada centímetro, dê o acabamento com uma colher de plástico úmida. Basta pressionar contra a superfície para deixá-la uniforme.

    Nivelou? Então espere 72 horas para o produto secar e o problema estará resolvido. Se preferir, isole a área para que os outros moradores, caso houver, não usem o chuveiro antes do tempo para secagem. Esse intervalo é essencial para garantir a eficácia do produto.

    Vazamentos costumam desesperar os moradores que, muitas vezes, acreditam que o problema comprometerá grande parte do orçamento. O ideal, no entanto, é identificar o problema o quanto antes, para evitar que as estruturas sejam danificadas e que mais soluções sejam necessárias.

    Viu como vazamento em box de banheiro pode ter soluções mais simples do que você imaginava? Que tal conhecer mais soluções e, de quebra, ler conteúdos sobre decoração, paisagismo e mercado imobiliário? Basta nos seguir nas redes sociais e ter acesso a todos os nossos textos. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Google+!

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.