Como comprar um imóvel à vista?

    Comprar um imóvel à vista e a realização de um sonho, seja individual ou da família toda e, também, o resultado de muito tempo de economia e trabalho duro.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Confira as dicas de como comprar um imóvel à vista

    A decisão de compra de um imóvel deve ser tomada em cima de muita pesquisa e fundamentada em certezas.

    Em grande parte das vezes, comprar um imóvel é a realização de um sonho, seja individual ou da família toda e, quando essa aquisição é feita à vista, é também a realização de muito tempo de economia e trabalho duro.

    Foto: Shutterstock

    A vantagem de comprar um imóvel à vista é óbvia: ao invés de pagar juros durante anos de financiamento, além de ter rendido o dinheiro aplicado no decorrer dos anos, você não terá nenhuma dívida após instalado em seu novo lar.

    Isso sem falar do acesso à negociação que você terá com o dinheiro todo em mãos.

    Profissionais podem te ajudar a comprar um imóvel à vista

    Em qualquer tipo de negócio é importante contar com a ajuda de profissionais competentes e acostumados ao cenário em questão.

    Com os negócios imobiliários não é diferente, portanto, um corretor de imóveis ou um advogado especializado na área poderão lhe orientar para o fim desejado, ajudando a encontrar a melhor opção de imóvel e também no processo de negociação, incluindo a parte contratual e análise de documentação.

    Como escolher o melhor imóvel para comprar à vista

    Contando com o suporte de um profissional especializado, a segunda coisa que você precisa fazer é definir o orçamento que você possui disponível para comprar o seu imóvel à vista.

    Tenha em mente que, além do valor do imóvel, você precisa considerar o pagamento do ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis –, que gira em torno de 2%, além dos honorários do cartório.

    Lembre-se também de considerar o custo com mudança, eventuais reformas e mobília.

    Planejamento financeiro e o autocontrole são essenciais nesse momento, pois é comum encontrar imóveis que vão além do seu orçamento e ser tentado a se endividar para adquiri-lo.

    Portanto, tome muito cuidado, afinal, você economizou para não precisar fazer nenhum financiamento.

    Descubra qual é o melhor bairro para você e sua família viver, avaliando a infraestrutura do mesmo e pesquisando sobre o comércio e serviços disponíveis na região, além de conhecer a vizinhança.

    Fechamento e assinatura do contrato de compra de um imóvel à vista

    Tenha toda a documentação que será necessária em mãos, já durante o processo de busca do imóvel, para dinamizar o fechamento do negócio.

    Outra dica é, depois de escolhido o imóvel, ter sempre duas propostas em mão, pois mesmo que o proprietário afirme não haver possibilidades de desconto, não custa nada tentar.

    Após chegar à um valor final, ambas as partes devem assinar uma “Promessa de Compra e Venda de Imóveis à Vista com Recibo de Sinal”, para que o pagamento do sinal seja feito a seguir, reservando o imóvel.

    Após o pagamento, o proprietário deverá retirar todos os anúncios do imóvel do mercado e começar a providenciar a documentação necessária.

    Então, aproveite a visita ao nosso blog e saiba como financiar um imóvel em 6 passos.