5 Passos Para Financiar Um Imóvel — Um Guia Completo Para Conquistar A Casa Própria

Fazer simulações e solicitar análise de crédito são alguns passos para financiar um imóvel. Veja tudo o que para conseguir um empréstimo!

5 Passos Para Financiar Um Imóvel — Um Guia Completo Para Conquistar A Casa Própria

A casa própria é o sonho da maior parte dos brasileiros. Afinal, quem não deseja ter o seu cantinho e sair do aluguel? Se faz parte desse grupo de pessoas, saber os passos para financiar um imóvel pode te levar para mais perto da sua aspiração. 

Apesar da maioria querer um lugar para chamar de seu, pouca gente consegue arcar com os custos desse objetivo à vista. Por isso, o parcelamento é uma excelente opção. Entretanto, as burocracias envolvidas no processo podem desmotivar até os mais ambiciosos. 

Para que esses processos não sejam um empecilho no seu caminho, nós, da Chaves na Mão, fizemos esse guia completo com todos os passos para financiar um imóvel. Confira!

Como funciona um financiamento de imóvel?

Em um financiamento de imóvel, o banco “empresta” dinheiro para que você faça a aquisição. Dessa forma, ele quita o valor da casa ou do apartamento junto ao atual proprietário enquanto você pode ir pagando ao banco aos poucos, em prestações.

Essas parcelas de financiamento imobiliário são divididas em algumas fatias:

Todas essas despesas que envolvem o financiamento, mas não são relacionadas aos juros e à amortização, são conhecidas como Custo Efetivo Total. 

Além disso, é interessante que você saiba que existem duas modalidades de pagamento: a SAC e a Price. Elas são duas possibilidades diferentes de pagar a sua dívida no longo prazo.

O que o banco exige para financiar um imóvel?

Para fazer esse empréstimo, as instituições financeiras têm algumas exigências. Elas podem variar de acordo com o banco escolhido para o financiamento, mas costumam ser as seguintes:

Para garantir que essas determinações sejam cumpridas, a aprovação de crédito depende de fatores como:

5 passos para financiar um imóvel

Sabendo dessas informações básicas sobre empréstimos, você já pode entender quais são os primeiros passos para financiar um imóvel. 

1. Faça um planejamento financeiro

Pode parecer clichê, mas não há como falar sobre os passos para financiar um imóvel sem começar pelo seu orçamento financeiro para comprar casa ou apartamento. Ele deve ser o seu ponto de partida porque vai influenciar não só o valor da entrada e das parcelas, mas até mesmo a escolha da casa ou apartamento. 

Por isso, faça um fluxo de caixa, entenda quais são as suas despesas fixas e variáveis, quais dívidas podem ser quitadas e qual é a sua projeção de ganho para os anos seguintes. Dessa forma, você vai entender quanto pode cobrir de entrada no imóvel e qual deve ser o limite das parcelas. 

2. Simule financiamentos em diferentes bancos

Depois que tiver essa noção mais completa do seu próprio orçamento, faça simulações de financiamento em diferentes bancos. É muito importante que você teste possibilidades em instituições distintas para entender qual é a mais vantajosa no seu caso.

Neste momento, fique atento não só às taxas de juros oferecidas, mas também ao CET, que envolvem outros custos.  

3. Solicite uma análise de crédito

Assim que fizer simulações de financiamento, algumas instituições vão se mostrar mais vantajosas do que outras. Selecione essas opções e solicite uma análise de crédito. 

Para isso, primeiramente, você deve enviar uma proposta online pelo próprio site do banco e dar algumas informações. Em seguida, eles devem entrar em contato com você, solicitando alguns documentos necessários para a compra de imóveis.

Normalmente, é exigido o envio de:

Nessa etapa, a instituição já define o tipo de financiamento, os prazos e os valores. Assim, você pode comparar e escolher o banco que tem a melhor proposta.

4. Espere a vistoria do local

Após fechar negócio com o banco, alguns passos para financiar um imóvel ainda devem ser cumpridos para oficializar o empréstimo. Depois de analisar o comprador, é necessário avaliar o vendedor e o produto e entender se tudo está dentro da legalidade. 

Neste momento, é preciso entregar a certidão negativa de débito do imóvel e o certificado negativo do IPTU. 

Além disso, o banco ainda vai solicitar um laudo de vistoria do imóvel, realizado por uma empresa especializada, a fim de garantir que ele vale mesmo o valor cobrado.  

5. Assine e registre o contrato

Agora, a burocracia está quase no fim. Quando todas essas questões anteriores forem resolvidas, é hora de oficializar a venda!

O contrato precisa ser assinado pelo antigo proprietário, pelo novo dono do imóvel e por um representante da instituição financeira. Em seguida, ele é registrado em cartório e levado ao banco novamente. 

É importante lembrar também que, neste primeiro momento, o comprador não leva a escritura da casa ou apartamento. Durante o período de amortização, a propriedade fica vinculada ao banco. 

Deu para entender como funciona um empréstimo para compra de casas e apartamentos? A burocracia não é todo um bicho de sete cabeças! Com esses passos para financiar um imóvel, seu sonho fica mais fácil de se realizar.

Encontre o lar ideal com o Chaves na Mão

Agora que você sabe quais são os passos para financiar um imóvel, já pode começar a se planejar para adquirir o seu. 

No portal Chaves na Mão, você encontra inúmeras opções de casas e apartamentos em todo o Brasil para transformar no seu lar. Confira!

Vantagens e Desvantagens de Morar em uma Kitnet

Certamente, existem diversas vantagens de morar em uma kitnet, seja pela economia, facilidade de limpeza e a facilidade de decorar. Aliás, para quem não sabe, a kitnet é um tipo de apartamento que tem ganhado cada vez mais popularidade, e isso acontece pelos inúmeros pontos positivos que esse imóvel traz para quem mora nele. Apesar […]

Continuar lendo
Vantagens e Desvantagens de Morar em uma Kitnet

Como Escolher o Melhor Tipo de Imóvel para Solteiros

Certamente, morar sozinho é uma das maiores conquistas na vida de qualquer pessoa, porém, por muitas vezes pode ser difícil escolher um imóvel para solteiros. A independência e a liberdade são características que atraem muitos solteiros que desejam ter um espaço só seu. Antes de comprar ou alugar um imóvel, é preciso levar em conta […]

Continuar lendo
Como Escolher o Melhor Tipo de Imóvel para Solteiros

As Vantagens de ter um Imóvel Próprio

Com toda a certeza, existem diversas vantagens de ter um imóvel próprio. Um imóvel próprio garante que você tenha uma moradia fixa, sem se preocupar com contratos e valor do aluguel. Além disso, essa também pode ser uma boa forma de investimento, tendo em vista que a região a qual você comprou a sua casa […]

Continuar lendo
As Vantagens de ter um Imóvel Próprio

Como Avaliar a Infraestrutura de um Bairro Antes de Comprar um Imóvel

Antes de se mudar para um novo lar, é extremamente importante saber como avaliar a Infraestrutura de um bairro para viver na melhor região possível. Com toda a certeza, morar em um bom bairro com serviços, acesso a transporte público e segurança é o desejo de muitas pessoas. Mas como saber se o bairro escolhido […]

Continuar lendo
Como Avaliar a Infraestrutura de um Bairro Antes de Comprar um Imóvel

Como Escolher o Melhor Imóvel para Famílias com Crianças

Sem dúvida, é muito importante pensar em alguns pontos antes de investir em um imóvel para famílias com crianças. Ao ter filhos, a escolha da casa ideal se torna ainda mais importante, pois é preciso considerar diversos fatores para garantir a segurança, o conforto e o bem-estar de todos. Para escolher o melhor tipo de […]

Continuar lendo
Como Escolher o Melhor Imóvel para Famílias com Crianças

Os Benefícios de Investir em um Imóvel para Locação Comercial

Investir em um imóvel para locação comercial pode ser uma ótima maneira de aumentar sua renda e garantir um retorno financeiro a longo prazo. É uma oportunidade de investimento que pode oferecer muitos benefícios e vantagens em relação a outras opções disponíveis no mercado. No entanto, é importante lembrar que investir em imóveis requer planejamento […]

Continuar lendo
Os Benefícios de Investir em um Imóvel para Locação Comercial

O que é Certidão Vintenária de Imóveis e Para Que Ela Serve?

Você sabe o que é a Certidão Vintenária? Essa certidão é um documento emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis que comprova a situação jurídica do imóvel nos últimos 20 anos. É um documento fundamental para quem quer comprar, vender, ou até mesmo regularizar a documentação de sua propriedade. Ao adquirir um imóvel, é importante […]

Continuar lendo
O que é Certidão Vintenária de Imóveis e Para Que Ela Serve?

5 Passos Para Financiar Um Imóvel — Um Guia Completo Para Conquistar A Casa Própria

Descubra quais são os passos para financiar um imóvel e saiba como conquistar o sonho de ter a sua casa própria sem se enrolar nas finanças!

Continuar lendo
5 Passos Para Financiar Um Imóvel — Um Guia Completo Para Conquistar A Casa Própria

Conheça os 4 erros na compra de imóvel que você deve evitar

A felicidade na aquisição da casa própria é um tema importante aos futuros proprietários. Afinal de contas, trata-se de um momento carregado de entusiasmo e celebração: a fórmula perfeita para equívocos! Assim, sempre reforçamos aos nossos leitores para que recobrem a seriedade durante suas decisões, evitando os principais erros na compra de imóveis! Por isso, […]

Continuar lendo
Conheça os 4 erros na compra de imóvel que você deve evitar

Guia prático sobre Leilão de imóveis

Como é habitual, o mercado imobiliário brasileiro segue em alta e repleto de opções. Além disso, a recessão econômica adicionou um elemento extra ao longo dos últimos anos, com uma enxurrada de oportunidades aos especuladores e adeptos do leilão de imóveis. Isso aconteceu porque a estagnação econômica do país refletiu na inadimplência de inúmeros consumidores, […]

Continuar lendo
Guia prático sobre Leilão de imóveis

Descubra como comprar um imóvel usando carta de crédito

O mercado imobiliário sempre foi um setor movimentado no Brasil. Antigamente, a especulação era bastante comum, em que se compravam imóveis pressupondo sua valorização no longo prazo. Já hoje em dia, o segmento é predominado pelos consumidores utilitários, aqueles que pretendem residir nos imóveis comprados, concretizando o sonho da casa própria. E essa é a […]

Continuar lendo
Descubra como comprar um imóvel usando carta de crédito

Afinal, qual a importância do habite-se na residência?

O mercado imobiliário é repleto de burocracias pertinentes aos futuros proprietários. Contudo, a maioria das pessoas desconhece esses detalhes. Afinal de contas, não é todo dia em que se compra um imóvel, não é mesmo? E esta é uma razão fundamental do blog Chaves na Mão: contribuir para a conscientização de consumidores em todo o […]

Continuar lendo
Afinal, qual a importância do habite-se na residência?

Qual o melhor momento para fazer uma proposta de compra de imóvel?

Uma das etapas da vida que mais exige planejamento financeiro é a compra de um imóvel. Seja a primeira ou oitava aquisição, é necessário ter os pés no chão e um bom planejamento para evitar futuras decepções. O momento que precede esta etapa, a proposta de compra de imóvel, exige cautela redobrada para boas tomadas […]

Continuar lendo
Qual o melhor momento para fazer uma proposta de compra de imóvel?
Mais notícias de Guia de Compra