Luminária: descubra 5 melhores formas de usá-la na decoração

    As luminárias ganham destaque devido às infinitas possibilidades de utilização nos mais variados ambientes. Confira as dicas e fotos em ambientes decorados.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão2 meses atrás

    Difícil imaginar um ambiente agradável sem um ponto de iluminação. A luz é o elemento que dá vida ao local e aos objetos selecionados para ocupar aquele espaço. Para isso, entretanto, ela precisa partir de pontos estratégicos. Quando se pensa nisso, a luminária ganha destaque devido às infinitas possibilidades de utilização nos mais variados ambientes.

    Curioso sobre toda essa versatilidade? Vem com a gente conferir as 5 melhores maneiras de usar uma luminária para potencializar a sua decoração!

    1. Luminária spot embutida

    Neste caso, a luminária fica embutida em tetos com forro de gesso. Logo, o primeiro detalhe que chama a atenção para esse tipo de luminária é a discrição. Até porque as luzes costumam ser pequenas e instaladas em série, uma ao lado da outra. Desse modo, garante-se uma iluminação bem distribuída por todo o ambiente.

    2. Luminária spot em trilho

    Por ficarem dispostas ao longo de um trilho, essas luminárias perdem um pouco da discrição anterior. Em compensação, elas conferem um ar mais underground. Caso não seja essa a intenção, você ainda pode recorrer a trilhos que tenham a mesma cor ou uma tonalidade parecida com a do teto.

    Pinterest Casa Abril

    Além disso, existem diferentes tipos de trilhos. Você pode, por exemplo, posicionar algumas poucas luminárias (4 ou 5) em um trilho entre o sofá e a TV. De acordo com as dimensões da sala, basta colocar outros trilhos idênticos ao longo do ambiente. Nem é preciso alinhá-los exatamente na mesma posição.

    Mais versátil, esse tipo de luminária pode ser ajustado manualmente. Isso significa que você pode apontar cada uma delas para locais específicos, conforme desejar. Alguns modelos são excelentes para salas de vídeo, dando aquele ar de estúdio fotográfico.

    3. Lustres

    Outra luminária de teto importante para realçar a beleza de um ambiente é o tradicional lustre. Atualmente, existem muitos modelos distintos de lustres, que vão do mais clássico ao essencialmente moderno.

    O importante é notar que a iluminação é indireta, o que cumpre a função de deixar os ambientes mais intimistas. Isso quer dizer que os lustres dialogam melhor com halls de entrada e salas de jantar ou estar.

    Seja qual for o lustre escolhido, tenha a certeza de que ele proporcionará um toque refinado e único ao ambiente. O melhor modelo será aquele que estiver em plena harmonia com tudo o que compuser aquele espaço.

    4. Arandela

    Que tal imprimir um toque ainda mais sofisticado? Isso é possível mediante o uso das belas arandelas. Elas são aquelas luminárias fixadas às paredes. Você usá-las das mais criativas formas. Uma delas é o aproveitamento da luminosidade para favorecer os detalhes — os quadros são bem valorizados com a presença de arandelas.

    Em ambientes externos, as arandelas fornecem um ar charmoso e especial a varandas ou jardins. Esse belo efeito se amplia ainda mais se as lâmpadas tiverem luz amarelada.

    5. Abajur

    Quando se quer adicionar um tom intimista, os abajures são uma das peças mais usadas. Assim como as outras luminárias, você encontrará centenas de modelos disponíveis. Mais uma vez, o que norteará a escolha é o estilo da decoração de cada ambiente. Seja qual for o abajur, ele não pode faltar no seu quarto, principalmente na hora de uma leitura noturna.

    Pinterest Casa Abril

    Você acaba de conhecer as melhores dicas de iluminação com luminárias. Lembre-se de considerar os itens fundamentais de qualquer luminária, como:

    • qualidade do material de fabricação;
    • segurança;
    • eficácia da iluminação oferecida.

    Quer saber mais sobre design e decoração de ambientes? Curta nossa página no Facebook e se mantenha sempre atualizado!

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.