O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

Marketing Imobiliário: Estratégias e técnicas que promovem imóveis, atraindo compradores e vendedores, impulsionando o mercado imobiliário.

O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

A internet tem um papel importantíssimo na nossa vida, e quando falamos sobre o mercado imobiliário, o marketing digital se tornou algo essencial para aqueles que querem melhorar os seus negócios.

Tendo em vista que grande parte das pessoas procura imóveis ou até mesmo investimentos na internet, ter uma boa presença online pode fazer todo o diferencial.

E não estamos falando só de vendas, pois o chamado marketing imobiliário pode agregar muito em diversos setores.

Foi pensando nisso que nós do Chaves na Mão decidimos fazer um artigo para te mostrar como o marketing digital pode ajudar a sua vida dentro do mercado imobiliário.

Acompanhe e siga as nossas dicas para maximizar as suas vendas e melhorar a sua comunicação com os clientes!

Mas afinal, o que é marketing imobiliário?

O Marketing imobiliário nada mais é do que estratégias que você pode usar em seus negócios para melhorar a qualidade do seu serviço e atrair mais clientes.

Ao usar estratégias bem desenvolvidas a sua empresa terá um ranqueamento melhor dentro de plataformas como o Google.

Desta forma, seus imóveis chamarão a atenção de mais clientes e, com isso, as suas vendas tendem a aumentar.

Lembrando que essas estratégias podem levar um certo tempo até darem resultados satisfatórios.

Portanto, é preciso que você tenha paciência e que sempre esteja por dentro das melhores estratégias.

Abaixo, vamos deixar para você algumas das ações mais usadas e que podem te auxiliar na hora de criar uma boa estratégia de marketing imobiliário:

Por que criar uma estratégia de marketing imobiliário?

Quando falamos sobre o mercado imobiliário uma coisa é certa: ninguém que trabalha na área quer ficar atrás da concorrência, principalmente em tempos em que a disputa é grande.

Por isso, é necessário ter em mente que as maiores imobiliárias do mundo utilizam estratégias de marketing para estar sempre em alta.

Com o advento da internet e das redes sociais, o mundo dos negócios acabou ficando cada vez mais competitivo.

É por esse motivo que você deve pensar em uma boa estratégia de marketing, afinal, se esse for um ponto fraco da sua empresa, a chance dos seus negócios não avançarem pode ser alta.

Além disso, o relacionamento com o cliente é algo extremamente essencial nos dias de hoje.

Ao ter uma ação de marketing pensada diretamente para o seu público, você cria uma boa conexão e uma boa influência da sua marca.

Aliás, ao ter uma boa relação com os clientes, a chance de sua empresa receber indicações também aumenta, juntamente com o número de possíveis compradores.

O que preciso saber antes de criar minha estratégia de marketing imobiliário?

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância do marketing imobiliário, chegou a hora de saber como criar uma estratégia.

Para isso, você deve pensar em alguns pontos importantes, que iremos citar abaixo.

Conheça o seu público

Como você já deve ter percebido, um dos principais pontos do marketing imobiliário é o relacionamento com o público.

Portanto, é ideal que a sua estratégia seja pensada em vários pontos, porém, o foco deve ser sempre no cliente.

“E como criar uma estratégia se eu não sei qual é o meu público?”

É aí que entra a primeira parte do seu planejamento: fazer uma pesquisa e conhecer o seu público!

Ao conhecer mais sobre a faixa etária, renda, onde moram e outros pontos sobre os seus clientes, as estratégias podem ser formadas com mais facilidade.

Com isso, você terá uma noção do que esses consumidores procuram e quais são as suas necessidades e pode começar a explorar esses aspectos com o intuito de oferecer o que os seus clientes querem.

Foque em fornecer um bom atendimento

Depois de conhecer o seu público, chegou a hora de criar um atendimento personalizado para eles.

Para isso, você deve escolher quais serão os principais canais para contato, como por exemplo, email, redes sociais, telefone, entre outros.

Com os canais de contato escolhidos, chegou a hora de montar a sua estrutura de atendimento.

Para ter um bom atendimento, o ideal é contratar um funcionário ou uma equipe, dependendo da demanda de contato que sua empresa recebe.

Além disso, é importante que as mensagens sejam respondidas o mais rápido possível, afinal, ninguém gosta de ficar esperando, não é mesmo?

Também não deixe de priorizar a qualidade e responder as dúvidas do seu cliente, pois nada adianta responder rapidamente se você não vai ajudar o seu público.

Não se esqueça que o atendimento afetará muito a experiência do cliente com a sua empresa, portanto, não deixe de medir esforços para oferecer uma boa comunicação com seus clientes.

Conheça o mercado

Não basta apenas conhecer o seu cliente, você também deve entender como o mercado funciona.

E quando falamos sobre isso, você não deve levar em conta apenas os tipos de imóveis mais vendidos atualmente.

É necessário que você conheça sobre documentação, direito imobiliário, variações de preço, tendências para o futuro, entre outros pontos sobre o mercado imobiliário.

Ao conhecer as principais características do ramo, a sua chance de fazer bons negócios e de evitar problemas antes, durante e depois deles aumentará.

Sem contar que, você também estará preparado para qualquer mudança drástica que acontecer dentro do setor.

Quais estratégias posso usar?

Se você tem uma boa noção do seu público/clientes, já conhece o mercado e pode oferecer um bom atendimento, chegou a hora de pensar nas estratégias.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não existe uma receita certa para o sucesso das suas campanhas de marketing.

Os bons resultados dependem de inúmeros fatores, porém, uma coisa é certa: as estratégias não vão te deixar piorar os seus resultados, e sim melhorá-los.

Abaixo, vamos passar para vocês algumas das melhores estratégias para o marketing imobiliário.

Faça conteúdo relevante

Ao fazer um conteúdo relevante e prático para o seu público, você ganha autoridade sobre o assunto.

Junto com isso, a visibilidade e a confiabilidade da sua empresa tendem a aumentar.

Atualmente, é difícil encontrar pessoas que procuram por imóveis e não buscam nenhuma informação na internet.

Portanto, pense no conteúdo como uma forma de abranger mais pessoas, tirar suas dúvidas e, principalmente, atrair clientes.

Lembrando que você pode criar conteúdos fazendo posts para redes sociais, blogs, vídeos, podcasts, entre outros.

Apresente seus imóveis com vídeos

Sem dúvida, quem está procurando por imóveis quer dar uma olhada no empreendimento, e antes de marcar uma visita, o futuro cliente procura por mais fotos e vídeos na internet.

Com isso, os vídeos de apresentações de imóveis tem muito a agregar no seu serviço.

Imagine que uma pessoa mora em São Paulo, porém, conseguiu um emprego presencial em Curitiba e já está em busca de um apartamento.

Pode ter certeza que se a imobiliária tiver vídeos apresentando os seus empreendimentos, esse lead terá mais interesse em conhecer os seus serviços.

Depois de conhecer mais sobre o apartamento, essa pessoa pode marcar uma visita presencial quando estiver pela cidade, e no futuro, comprá-lo.

Portanto, também invista em bons equipamentos para ter boas gravações dos seu imóveis, pois assim você poderá alavancar sua visibilidade e suas vendas.

Responda com velocidade e qualidade

Temos certeza que você não quer perder o seu cliente para a concorrência, e para que isso não aconteça, é ideal que você responda o mais rápido possível.

Mas não é só isso que importa, você também deve responder todas as dúvidas dos seus clientes de forma clara, para que eles não fiquem ainda mais confusos.

E essa ação não deve ser exclusiva apenas para possíveis clientes, pois quem já está no processo de compra também quer ser respondido com rapidez.

Portanto, não deixe de ver sua caixa de mensagens, email e, se necessário, contrate um funcionário ou uma equipe para fazer o atendimento do cliente.

Use suas redes sociais estrategicamente

Com toda a certeza, as redes sociais possuem um papel extremamente significativo nos dias atuais.

Tendo em vista que bilhões de pessoas acessam essas redes diariamente, elas podem ser essenciais para captar público e gerar leads.

Como você viu acima, é possível criar um conteúdo relevante dentro das redes sociais, e isso vai te ajudar muitas nas estratégias de marketing.

Até porque, ao fazer isso, você pode se tornar autoridade no assunto e atrair um público mais amplo.

Portais imobiliários

Nos dias de hoje, é muito importante anunciar os seus imóveis em plataformas e portais imobiliários que geram resultados.

Além de gerar bons leads, portais como o Chaves na Mão podem aumentar a visibilidade da sua marca no meio digital.

Aliás, muitos desses contatos já estão prontos para comprar, o que garante uma facilidade e agilidade no processo de venda.

Portanto, não pense duas vezes antes de investir em portais de anúncios de imóveis e, caso esteja procurando uma plataforma, temos certeza que o Chaves na Mão é a opção perfeita para você!

Análise de resultados

Por último, mas não menos importante, não deixe de analisar os seus resultados, pois só assim você vai saber se suas estratégias estão sendo bem utilizadas.

Por exemplo, se você criou uma newsletter que está gerando bons leads para a sua imobiliária, o ideal é continuar com ela e tentar entender em quais pontos você está acertando.

Agora, se você tem um blog e o mesmo não está dando muito resultados, talvez seja hora de repaginá-lo e ver porque o mesmo não está dando bons frutos.

Lembrando que, existem diversas métricas e formas de analisar os seus resultados, e o ideal é escolher a que mais se encaixa com os objetivos de suas estratégias.

Além disso, você deve observar os dados por um bom período de tempo, até porque, o recolhimento dessas informações pode levar um tempo para serem medidos da maneira correta.

Conclusão

Sem dúvidas, o marketing imobiliário é muito importante nos dias de hoje, tendo em vista que grande parte da população brasileira procura imóveis para comprar na internet.

Além de gerar leads qualificados e dar mais visibilidade para a sua marca, uma estratégia de marketing bem feita pode aumentar consideravelmente o número das suas vendas.

Mas, para que isso aconteça, você precisa ter um bom planejamento e usar as melhores ferramentas disponíveis no mercado.

Além disso, para que sua estratégia de marketing imobiliário dê certo, você precisa investir, seja em profissionais capacitados, tecnologias inovadoras ou plataformas de gestão de resultados.

Portanto, faça um orçamento e já tenha em média qual o valor você pretende investir na área.

Por fim, agora que você entende mais sobre o assunto, compartilhe esse artigo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam a importância do marketing imobiliário!

Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Imagina que você está vendo o anúncio de um produto caro e que fará total diferença na sua vida, porém, a página não oferece muitos dados, ou pior: possui informações erradas. Com toda a certeza, isso é bem frustrante, certo? Mas você já parou para pensar que isso é ruim tanto para quem compra quanto […]

Continuar lendo
Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Se você mora de aluguel ou é um locatário, é importantíssimo entender o que é e como funciona uma quebra do contrato de aluguel. Afinal, é neste documento que estarão especificadas todas as regras, tempos de locação, direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do locatário. Caso alguma das regras sejam descumpridas, é necessário fazer […]

Continuar lendo
Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Com toda a certeza, o Minha Casa Minha Vida é um dos projetos de habitação mais importantes já implementados no Brasil. O seu principal objetivo é garantir o acesso a compra de imóveis para famílias de baixa e média renda. Com isso, ganha o consumidor, que realizará o sonho da casa própria, e ganha o […]

Continuar lendo
Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

Com o início do segundo trimestre do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com o temido leão do IR, mas afinal, você sabe como declarar o aluguel no seu imposto de renda? Pode até não parecer, mas muitos não sabem que o aluguel deve sim ser declarado no imposto de renda, e, além disso, […]

Continuar lendo
Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Se você acompanha o mercado imobiliário, provavelmente já deve ter ouvido falar no INCC, mas você sabe o que ele é? O INCC nada mais é do que a sigla para “Índice Nacional de Custo da Construção”, usado para medir os gastos totais de uma obra que ainda está na planta. Por conta disto, este […]

Continuar lendo
INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Casa Verde e Amarela: Mudanças, Vantagens e Como Funcionava!

Apesar de já ter mudado de nome, o programa federal “Casa Verde e Amarela” ainda é muito comentado e algumas pessoas têm dúvida sobre ele. Por ser um projeto que ajudava e facilitava o acesso de financiamento para moradia, muitas pessoas procuraram e conseguiram acesso a esse benefício. Esse é um dos motivos que faz […]

Continuar lendo

Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Escolher um imóvel não é como escolher uma peça de roupa, uma refeição diferente ou trocar de aparelho celular. Sem dúvida, é um processo de tomada de decisão bem mais complexo. Além de ser um investimento de custo alto, o imóvel é uma aquisição muito importante, pois estamos falando de um lugar que se tornará […]

Continuar lendo
Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Você sabe quais são os maiores prédios de Curitiba? Como você já deve saber, a capital do Paraná é muito conhecida por suas belezas, tanto naturais quanto arquitetônicas. Por conta disso, alguns prédios de Curitiba têm a fama de serem bem maiores do que os convencionais e tendo um design muito interessante. Quer conhecer mais […]

Continuar lendo
Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Se você está pensando em investir em imóveis, é importante ter em mente que a gestão imobiliária é fundamental para o sucesso desse investimento. Ela envolve a administração de propriedades, sejam elas comerciais ou residenciais, com o objetivo de mantê-las em boas condições e gerar lucro por meio do aluguel ou venda. Neste artigo, você […]

Continuar lendo
Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

Se você está procurando comprar ou vender uma casa ou apartamento, é extremamente importante fazer uma avaliação de imóveis. Essa ação tem como objetivo avaliar e descobrir o valor real de um imóvel, e, com isso, nenhuma das partes envolvidas na negociação sairá perdendo. Alguns pontos devem ser considerados na hora de fazer uma boa […]

Continuar lendo
Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

A internet tem um papel importantíssimo na nossa vida, e quando falamos sobre o mercado imobiliário, o marketing digital se tornou algo essencial para aqueles que querem melhorar os seus negócios. Tendo em vista que grande parte das pessoas procura imóveis ou até mesmo investimentos na internet, ter uma boa presença online pode fazer todo […]

Continuar lendo
O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

Golpes imobiliários: Como Evitá-los

Hoje em dia os golpes virtuais são cada vez mais comuns, principalmente quando falamos sobre investimentos de alto valor, com isso, os golpes imobiliários se tornam algo cada vez mais comuns. Se você está para comprar um imóvel, é extremamente importante estar sempre atento a diversos pontos, como, por exemplo, a documentação, quem está vendendo […]

Continuar lendo
Golpes imobiliários: Como Evitá-los

Confira Quais São as 31 Maiores Imobiliárias do Mundo

Sempre teve interesse em conhecer algumas das maiores imobiliárias do mundo? Então você está no lugar certo! O setor imobiliário movimenta trilhões de dólares todo o ano, seja com a negociação de imóveis de alto padrão até os mais simples. Além disso, com a globalização e a urbanização crescendo a cada dia, essas empresas estão […]

Continuar lendo
Confira Quais São as 31 Maiores Imobiliárias do Mundo
Mais notícias de Mercado Imobiliário