Em quais estágios que posso comprar um imóvel?

    Com o grande volume de lançamentos imobiliários, o comprador tem acesso à diversas formas de adquirir um imóvel. Confira os 4 principais estágios da compra.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Com o grande volume de lançamentos imobiliários e novos edifícios que vem sendo construídos no Brasil, hoje, além dos imóveis já prontos disponíveis à venda, o comprador tem acesso à diversas formas de adquirir um imóvel, independente de seu orçamento ou urgência de se mudar para a casa nova.

    Pensando nessa gama de possibilidades, nós, do Portal Chaves na Mão, separamos nesse post quais os 4 principais estágios em que um imóvel pode se encontrar no momento da compra.

    Comprar um Imóvel na Planta

    Um imóvel na planta é um investimento a longo prazo, para quem não tem pressa de fazer a mudança.

    Comprar um imóvel na planta significa financiar a construção do seu futuro lar, ou seja: o imóvel ainda não está pronto e você irá pagar para a construtora realizar as obras.

    Por isto é muito importante conferir o histórico da construtora com a qual você está negociando e avaliar bem suas datas, multas, juros, taxas e condições para que você não tenha dores de cabeça futuras.

    Comprar neste estágio rende bons valores para negociação, e é considerado o melhor momento para compra com objetivo de investimento, pois geralmente o valor de uma unidade “na planta” é relativamente menor que o valor que ele terá quando o empreendimento estiver finalizado.

    Caso você ainda queira saber mais sobre o assunto, confira esse post que fizemos com 5 dicas para comprar um apartamento na planta.

    Comprar um Imóvel em construção

    Comprar um imóvel em construção significa comprar um imóvel na planta, porém, com a diferença de que nessa etapa as obras já terão sido iniciadas quando você fechar o negócio.

    Os cuidados nesse caso são os mesmos que no caso anterior e, geralmente nesta etapa, já existe no local do empreendimento um plantão de vendas com corretores e um apartamento decorado de um ou mais tipos de unidade.

    Comprar um Imóvel novo

    Um imóvel novo é aquele que está pronto para morar, mas nunca teve nenhum dono além da própria construtora. Nesse caso o prazo de entrega das chaves, para que você possa fazer sua mudança, varia de acordo com o andamento das negociações, indo de 30 à 60 dias.

    A desvantagem com relação à compra do imóvel na planta é que, nessa etapa, o valor do imóvel já é superior ao inicial.

    Comprar um Imóvel usado

    Ao comprar um imóvel usado, de outro proprietário, é importante tomar alguns cuidados, especialmente com relação à conservação do bem e documentação, tanto do imóvel quanto do proprietário.

    Nesse caso, é essencial contar com a ajuda de um corretor de imóveis, pois podem haver pendências financeiras ou impedimentos jurídicos envolvendo o imóvel ou seus donos, o que pode impedir a venda, mesmo depois de você já ter efetuado algum tipo de pagamento.

    As condições de conservação do imóvel também deve ser analisadas para que os gastos com reformas e reparos sejam incluídos em seu orçamento e para que você possa negociar o valor do imóvel tendo isto em vista.

    Nessa etapa, comprar um imóvel com dívida pode ser um bom negócio, acredita? Já falamos sobre isso aqui no blog, e você pode conferir o post completo aqui

    Na hora de decidir qual é a melhor fase de um imóvel para que você possa compra-lo, a melhor coisa a ser feita é, depois de observar o fator local e tipo do imóvel, determinar o “quando quero ir para lá”.

    Ninguém melhor que você para definir o tempo e urgência para tal. Por isto preste atenção nas condições do negócio – em relação à regularização do imóvel; no prazo de entrega; na reputação da construtora; e na sua capacidade financeira para dar entrada no financiamento.

    E não deixe de dar uma olhada, também nessas 7 dicas para quem vai comprar o seu primeiro imóvel e em quais são as principais despesas na compra de um imóvel.

    Feito isso, boa compra!

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.