Comprar um imóvel com dívida pode ser um bom negócio!

    A primeira vista a ideia de comprar um imóvel com dívida parece absurda e fora de cogitação, porém você precisa saber que essa pode ser uma grande oportunidade de adquirir um bem com valor inferior ao de mercado.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Comprar um imóvel com dívida

    A primeira vista a ideia de comprar um imóvel com dívida parece absurda e fora de cogitação, porém você precisa saber que essa pode ser uma grande oportunidade de adquirir um bem com valor inferior ao de mercado.

    Confira alguns pontos importantes que nós, do Portal Chaves na Mão, separamos para que você possa fazer negócios sem preocupação.

    Identifique e analise as dívidas do imóvel

    O primeiro passo antes de comprar um imóvel com dívidas não poderia ser outro: identificar quais são elas.

    Faça um levantamento de quais são os débitos pendentes, o montante e qual a sua origem.

    As dívidas imobiliárias se dividem em dois tipos, podendo estar relacionadas ao próprio imóvel podendo ser negociadas mais facilmente, por dizerem respeito ao IPTU ou condomínio ou ao proprietário pendências mais complexas, que podem envolver processos de falência ou disputa judicial.

    O ideal é que, independentemente de onde venha a dívida, o valor dela não ultrapasse 25% do valor total do imóvel.

    Negocie o imóvel com dívida

    Após identificar todas as dívidas é hora de partir para as negociações e acordos.

    Normalmente o comprador se compromete em quitar as dívidas do imóvel, que depois será abatido no valor do imóvel.

    Além disso, depois pode-se negociar outro abatimento, dessa vez do valor total do bem, uma vez que o número de pessoas que se dispõe a comprar um imóvel nessas condições é bem reduzido.

    Assim que comprador e vendedor chegarem em um acordo, a negociação deve ser formalizada através de um compromisso prévio de compra e venda de imóvel, registrado em cartório.

    Feito isso, o comprador precisará de um instrumento de procuração do vendedor, para que possa quitar todas as dívidas e só então reunir todas as certidões negativas necessárias.

    Só depois de tudo isso que a escritura definitiva poderá ser assinada.

    O pagamento deve ser feito à vista

    Quem se dispõe a comprar um imóvel com dívidas deve ter em mente que provavelmente precisará pagá-lo a vista.

    Isso porque dificilmente será possível financiá-lo ou pagá-lo através do saque de seu FGTS, pois instituições financeiras raramente permitem esse tipo de transação.

    Dependendo do tipo e da quantidade de dívidas que o imóvel escolhido tenha pode levar um tempo até que todos os débitos identificados sejam quitados a ponto de regularizar a situação.

    No entanto pode valer muito a pena ter paciência e esperar, uma vez que imóveis com dívida significam imóveis com preços inferiores aos de mercado.

    Bom negócio!

    Então, aproveite a visita ao nosso blog e saiba qual a documentação para compra de imóveis.