Anuncie

7 Dicas Para Comprar Apartamento Na Planta

Estudar o projeto e entender o memorial descritivo são dicas essenciais para não errar ao comprar um apartamento na planta. Saiba mais!

7 Dicas Para Comprar Apartamento Na Planta

Comprar um apartamento na planta tem muitas vantagens se comparado à aquisição de um imóvel pronto: ele chega a ser 20 a 25% mais barato, valoriza com o tempo, e tem menos burocracias. Entretanto, por outro lado, com este é um bem que você ainda não pode ver ou visitar, às vezes pode parecer um tiro no escuro fazer essa negociação, não é?

Como garantir que você, de fato, vai receber o que comprou?

Para isso, existem algumas dicas essenciais na hora de adquirir um apartamento na planta. Confira!

7 dicas para comprar apartamento na planta

Se a ideia de comprar um apartamento na planta te traz insegurança, então você precisa ver as recomendações a seguir. Tomar esses cuidados vai te dar muito mais confiança na hora de realizar o seu sonho de ter a sua casa do jeitinho que sempre sonhou!

1. Entenda o que você está comprando

Antes de mais nada, é fundamental que você entenda exatamente o que significa comprar um imóvel na planta. 

Esse é um investimento a longo prazo, para quem não tem pressa de fazer a mudança. Nesse caso, você estará financiando a construção do seu futuro lar. Ou seja: o apartamento ainda não está pronto e você irá pagar para a construtora realizar as obras.

Normalmente, o prazo de entrega varia entre 18 a 36 meses, dependendo do tipo do imóvel e das áreas de lazer que ele terá.

2. Verifique as suas opções de pagamento

Ao decidir comprar um imóvel, são poucas as pessoas que têm o dinheiro necessário para o fazer à vista. Por este motivo, a maioria recorre aos financiamentos e, com o apartamento na planta não é diferente. Entretanto, ele tem algumas particularidades.

Primeiramente, o financiamento de imóveis na planta é dividido em duas fases:

  • pré-chaves: este é a etapa de construção do apartamento. Nesse período, o comprador paga os valores de entrada — que costumam ser mais altos em imóveis na planta, uma vez que corresponde ao valor necessário para tocar as obras — e as parcelas iniciais. Esse pagamento é feito diretamente para a construtora;
  • pós-chaves: este é o momento depois da entrega do imóvel, quando ele já está pronto. Normalmente, ainda resta algum montante a ser pago, que o proprietário pode escolher quitar à vista ou parcelar. Na segunda opção, que é a mais comum, recorre-se ao banco para financiar o que falta. 

Além disso, outro ponto que merece atenção na hora de calcular o financiamento é o INPC (Índice de Preços ao Consumidor), indicativo que mede a variação dos preços de materiais e mão de obra da construção civil. 

Ele incide sobre as parcelas que são pagas no período pré-chaves, o que pode alterar bastante o valor inicial. Logo, o montante final do apartamento pode não ser o mesmo do momento da compra e isso precisa estar no seu radar.

Por esse motivo, faça simulações de financiamento e procure a melhor para você, considerando:

  • percentual a ser pago como entrada;
  • valor das parcelas;
  • prazo de financiamento;
  • taxa de juros. 

3. Escolha uma construtora de confiança

A compra de um apartamento na planta é, em grande parte, uma questão de confiança na construtora contratada. Isso porque você, enquanto comprador, está financiando uma obra que ainda será feita e entregue futuramente. 

Portanto, para sair do jeitinho exato que você sonhou e no tempo certo, a empresa precisa ser séria e ter credibilidade no mercado. Por este motivo, vale fazer uma investigação antes de assinar qualquer contrato. 

Nossa dica é que você faça um levantamento histórico, avaliando:

  • a opinião de outros clientes;
  • a qualidade de obras já entregues (se possível, faça visitas a esses lugares);
  • a reputação da organização no mercado;
  • a saúde financeira do negócio (para entender se eles podem cumprir com o prometido).

4. Veja o projeto e os materiais de divulgação

Depois de analisar essas informações mais macro, é hora de olhar no micro do seu projeto. 

A compra de um apartamento na planta exige um pouco de imaginação e, hoje, existem diversos recursos para ajudar nisso, como os projetos em 3D e até mesmo os apartamentos decorados, que servem como um protótipo. 

Para que você tenha uma ideia exata do que vai receber ao fim do período de obras, estude esses materiais com atenção: visite o decorado, peça metragens, veja a posição do sol, entre outras coisas que forem importantes para você.

5. Leia o memorial descritivo

Além de analisar o projeto gráfico e visual, também é importante avaliar o planejamento de execução da construtora. O memorial descritivo é esse documento obrigatório que detalhe cada etapa da realização da obra, entre eles:

  • as fases de construção;
  • os prazos de entrega;
  • as descrições das áreas do impovel;
  • a listagem de materiais que serão utilizados;
  • a autorização da prefeitura para a empreitada;
  • entre outras informações que comprovam a regularidade do negócio.

6. Visite a região do imóvel em diferentes dias e horários

Ao contrário de um imóvel pronto, no qual você pode entrar e fazer diversas visitas, um imóvel da planta ainda não existe.

Mas isso não impede que você visite a região do empreendimento, ou mesmo o estande de vendas e o apartamento decorado, quantas vezes você quiser, em diferentes ocasiões, horários e dias da semana.

Isso ajudará você a conhecer a rotina da região, o que é fundamental para o processo de definição do negócio a ser fechado.

7. Registre toda a negociação

Atitudes simples podem evitar dores de cabeça futuras enormes, e uma delas é manter todo o processo de negociação registrado.

Tudo o que for definido oralmente, confirme posteriormente via e-mail. Além disso, guarde todos os folders e folhetos do empreendimento e tire fotos da maquete. Dessa forma, você ficará mais tranquilo e resguardado.

Outra dica, importantíssima, e que muita gente não segue é: leia o contrato, nos mínimos detalhes. Entenda as cláusulas que falam sobre:

  • tolerância de atraso;
  • consequências em caso de desistência;
  • garantia de segurança estrutural;
  • multas e penalidades em caso de descumprimento do estabelecido. 

Esse documento é a sua maior segurança e você deve se agarrar nele, tendo consciência de todos os seus direitos como comprador.

Um apartamento é, possivelmente, o maior investimento da sua vida. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de tomar essa decisão de compra. E, seguindo essas dicas acima, você vai garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. 
Agora, se você está procurando oportunidade de imóveis em fase de lançamento para comprar, confira as opções disponíveis no portal Chaves na Mão!

Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Confira as melhores ideias de decoração de cozinha para uma reforma rápida e fácil! Decorar sua cozinha é muito importante, afinal o cômodo é o coração da casa. No entanto, a cozinha não é apenas um espaço para as rotinas diárias, mas também um espaço inspirador e aconchegante para se reunir com amigos e familiares. […]

Continuar lendo
Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Divisão de ambientes – 6 Inspirações Para Fazer De Maneira Simples

Dicas para você otimizar o espaço com divisórias de ambiente.

Continuar lendo
Divisão de ambientes – 6 Inspirações Para Fazer De Maneira Simples

Como resolver vazamento em box de banheiro? Descubra!

Por estar em contato com constante umidade, o vazamento em box de banheiro é mais comum do que você imagina. Saiba como resolver por definitivo!

Continuar lendo
Como resolver vazamento em box de banheiro? Descubra!

Como Fazer Orçamento De Reforma Residencial? — 8 Dicas

Confira nossos conselhos práticos e muito úteis para economizar e muito em quaisquer tipos de reformas residenciais! Neste mercado imobiliário maluco, mais compradores estão pensando seriamente em como fazer orçamento de reforma residencial. Afinal, é reformar ou se contentar com propriedades que podem não ter tudo o que querem ou precisam desde o dia em […]

Continuar lendo
Como Fazer Orçamento De Reforma Residencial? — 8 Dicas

Revestimentos decorativos que vão valorizar seu ap

Usando o material certo, é possível ter uma boa valorização do imóvel e facilitar uma futura revenda do apartamento! A escolha do revestimento de parede é uma das fases mais emocionantes na decoração de interiores. Antes mesmo de pensar na mobília ou nos artigos decorativos certos, a maioria das pessoas começa logo a definir qual […]

Continuar lendo
Revestimentos decorativos que vão valorizar seu ap

Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

Saiba quais são as vantagens de ter instalação elétrica aparente em casa, veja dicas para adotar o sistema e descubra alguns cuidados que não podem faltar.

Continuar lendo
Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Neste texto, vamos esclarecer alguns importantes segredos não revelados sobre organização de ambientes. Afinal, você sabe de que forma as práticas de como organizar a casa podem influenciar as decoração de interiores?  Isso mesmo, pensar sobre esta questão é algo que precisa ser feito desde o início da concepção do projeto. Essa decisão deve alterar […]

Continuar lendo
Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Dicas para cuidar das plantas de sua casa

E torná-las mais felizes e satisfeitas por estarem ao seu lado Há muitas maneiras de cuidar das plantas dos seus terrenos em Curitiba.  A seguir, acompanhe 9 dicas para mantê-las mais saudáveis ​​e felizes. 1. Escolha o local onde as plantas ficarão baseando-se na luz em seu espaçoVerifique a direção em que suas janelas estão […]

Continuar lendo
Dicas para cuidar das plantas de sua casa

Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

8 atitudes inteligentes a ser tomadas antes de alugar uma casa ou um apartamento. Quando o assunto é imóveis para alugar, você sempre precisa estar atento, principalmente porque o verdadeiro dono do local não é você.  É por isso que, além de ter que poder garantir que nenhum dano irá acontecer à propriedade, você também […]

Continuar lendo
Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

Vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis?

Diante das mudanças que o mercado tem presenciado, a influência digital tem sido cada vez maior e isso sem contar com a necessidade de um bom planejamento de vendas. É justamente por isso que vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis. O marketing imobiliário consiste em diferentes técnicas de apresentação, […]

Continuar lendo
Vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis?

Tudo sobre serviço de caça vazamento

Caça vazamento é uma atividade de empresas e profissionais especializados, que consistem em investigar e restaurar a origem dos vazamentos que acontecem repentinamente sem alguma razão. Essas empresas de caça vazamento, utilizam equipamentos especializados e muitas técnicas, para não danificar mais o local onde foi encontrado o vazamento, fazendo a sua localização sem precisar quebrar […]

Continuar lendo
Tudo sobre serviço de caça vazamento

Um arraiá particular: dicas para quem deseja criar uma festa junina perfeita em casa

Quem resiste ao sabor de uma canjica ou aos encantos das bandeirinhas que se espalham pelas festas juninas de todo o Brasil? Em cada cantinho do país a festividade pode apresentar características diferentes, com comidas típicas de dar água na boca, mas uma coisa é certa: as festas juninas sempre reúnem uma grande quantidade de […]

Continuar lendo
Um arraiá particular: dicas para quem deseja criar uma festa junina perfeita em casa

Saiba como transformar sua casa em uma casa inteligente

A vida nos tempos atuais é uma constante oportunidade para a admiração. Afinal de contas, a revolução digital fora implacável ao transformar o cotidiano das pessoas com os smartphones. Mas e se disséssemos que o futuro reserva uma integração ainda maior entre os indivíduos e suas residências? Pois bem, isso acontecerá devido à popularização da […]

Continuar lendo
Saiba como transformar sua casa em uma casa inteligente
Mais notícias de Dicas e Reformas