5 dicas para comprar um apartamento na planta

    Se você ainda tem dúvidas sobre a compra de um apartamento na planta, pode ficar tranquilo, pois nós estamos aqui para esclarecer todas elas.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Comprar um apartamento na planta

    Chegou o momento com o qual você e sua família tanto sonharam: comprar um apartamento próprio, e na planta, para garantir que ele fique perfeito e do jeito que você sempre sonhou.

    Mas se você ainda tem alguma dúvida sobre a negociação, pois ouviu dizer que a compra de um apartamento na planta envolve riscos, pode ficar tranquilo, porque nós, do Portal Chaves na Mão, estamos aqui para esclarecer todas elas.

    Saiba exatamente o que você está comprando

    Um imóvel na planta é um investimento a longo prazo, para quem não tem pressa de fazer a mudança.

    Comprar um apartamento na planta significa financiar a construção do seu futuro lar. Ou seja: o apartamento ainda não está pronto e você irá pagar para a construtora realizar as obras.

    O prazo de entrega varia muito, geralmente de 18 à 36 meses, dependendo do tipo do imóvel e das áreas de lazer que ele terá.

    Tenha em mente o que você pode ou quer gastar

    Muitas pessoas buscam por um apartamento para comprar sem ter ideia de quanto realmente podem pagar.

    E esse é um fator fundamental que deve ser feito desde antes de iniciar as buscas pelo imóvel.

    Saber qual o valor limite permite que você seja realista e evite dores de cabeça futuras.

    Portanto, busque fazer uma simulação de crédito imobiliário para descobrir o valor que você pode assumir das parcelas e qual o limite que o banco libera para o seu financiamento.

    E não se esqueça do INCC – Índice Nacional de Custos da Construção –, índice que mede a variação de preços de materiais, mão-de-obra e matéria prima da construção civil, e que pode encarecer suas parcelas no decorrer do pagamento delas, e da decoração e mobília do apartamento, claro, que também tem custos,

    Visite a região do imóvel em diferentes dias e horários

    Ao contrário de um imóvel pronto, no qual você pode entrar e fazer diversas visitas, um imóvel da planta ainda não existe.

    Mas isso não impede que você visite a região do empreendimento, ou mesmo o estande de vendas e o apartamento decorado, quantas vezes você quiser, em diferentes ocasiões, horários e dias da semana.

    Isso ajudará você a conhecer a rotina da região, o que é fundamental para o processo de definição do negócio a ser fechado.

    Evite aborrecimentos futuros

    Atitudes simples podem evitar dores de cabeça futuras enormes, e uma delas é manter todo o processo de negociação registrado.

    Tudo o que for definido oralmente, confirme posteriormente via e-mail.

    Além disso, guarde todos os folders e folhetos do empreendimento e tire fotos da maquete. Dessa forma, você ficará mais tranquilo.

    Outra dica, importantíssima, e que muita gente não segue é: leia o contrato, nos mínimos detalhes.

    O contrato é a sua maior segurança e você deve se agarrar nele, tendo consciência de todos os seus direitos como comprador.

    Garanta a segurança do seu investimento

    Faça muitas perguntas, todas as que você desejar e mais um pouco. Tire todas as suas dúvidas, desde a voltagem das tomadas até questões estruturais sobre as áreas comuns do empreendimento.

    Pesquise também o histórico da construtora e os possíveis problemas que ela tenha tido em projetos anteriores, sobre a qualidade dos materiais que ela usa, e sobre como os eventuais problemas foram resolvidos.

    Um apartamento é, possivelmente, o maior investimento da sua vida.

    E seguindo essas dicas acima, você vai garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. Boa compra!

    Confira em nosso site as oportunidades de lançamentos de imóveis.