O melhor do Alto da Glória e o que tem para fazer

O melhor do Alto da Glória em Curitiba e o que tem para fazer de cultura e lazer, educação e saúde, comércio e serviços, opinião dos moradores e muito mais!

Chaves na MãoPor : Chaves na Mão2 meses atrás

Pertencente à Matriz, subprefeitura de Curitiba, o bairro Alto da Glória é um dos bairros de menor extensão de Curitiba e amplamente conhecido pelo seu teor residencial.

Ainda sim, apresenta muitas opções de serviços e áreas verdes para os habitantes da região, que também encontram opções de lazer e de cultura no local.

O Estádio Major Antônio Couto Pereira, ou apenas Couto Pereira, como é mais conhecido (lar do Coritiba Foot Ball Club), e a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, são dois exemplos.

Conheça mais sobre o bairro abaixo!

Dados gerais

De acordo com documento do Instituo de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o bairro Alto da Glória apresenta 0,88km² de extensão, o que representa 0,20% da área total de Curitiba, que é de 436,67m².

Possui cerca de 5.500 habitantes, 2.800 domicílios e sua economia é gerida, principalmente, pelo setor de serviços (62,94%).

A média de idade dos moradores do local é de 40 anos, o que indica o perfil mais tranquilo dos habitantes do bairro, composto, na sua maioria, por famílias e casais.

Para completar, comporta 108,19mil m² de áreas verdes, o que representa 12,27% de todo o espaço ocupado pelo bairro e 0,11% do total dos espaços ecológicos de Curitiba.

O Alto da Glória faz divisa com os bairros Alto da XV, Centro, Centro Cívico e Juvevê.

Algumas de suas principais vias são as avenidas João Gualberto e Agostinho Leão Júnior.

História

De acordo com relatos históricos de Francisco Negrão, o bairro ganhou seu nome devido à localização da “Chácara da Glória” que, antigamente, ficava situada no local.

Todavia, não foi denominado “Alto da Glória” logo de cara. Em meados de 1850, era chamado apenas de “Glória” e era referência para pedidos em carta de foro, requerimentos de terras em “braças quadras” e outros registros oficiais.

Um pouco mais à frente, em 1880, algumas mudanças influenciaram o local.

A antiga Avenida João Gualberto, por exemplo, era repleta de engenhos de mate e fazendas, que conferiram um ar rural à região.

Outra referência importante era a Capela da Glória que, um pouco mais tarde, com a chegada dos padres redentoristas, se transformou em um santuário de devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Por fim, como a região era vista e retratada por suas maiores altitudes em comparação com o Centro de Curitiba, passou a ser conhecida como “Alto da Glória”.    

Transporte

O bairro Alto da Glória apresenta fácil acesso para quem precisa de transporte público ou transportes particulares.

É alimentado por linhas de ônibus convencionais e expresso e liga-se com bairros chave da capital paranaense, que também apresentam variadas opções de transporte.

As estações de ônibus mais próximas do Alto da Glória são:

Os ônibus que passam ou se aproximam da região são:

203 STA. CÂNDIDA / CAPÃO RASO
– 373 ALTO TARUMÃ
– 374 HUGO LANGE
– C72 CTBA / V. PALMITAL (VIA CONJ. ATUBA)
– N70 CTBA / CAMPINA GRANDE DO SUL

Cultura e lazer

Os dois principais marcos culturais e de lazer do bairro Alto da Glória são o Estádio Major Antônio Couto Pereira e a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O primeiro, mais conhecido apenas como Couto Pereira, é a casa do time paranaense de futebol Coritiba Foot Ball Club. Recebe jogos nacionais (e até internacionais, dependendo da competição) durante todo o ano, bem como jogos de futebol americano e, eventualmente, shows e espetáculos.

Já a Igreja é um dos locais históricos mais importantes da região e recebe fiéis de toda a capital.

Também promove novenas todas às quartas-feiras de hora em hora.

Detalhe: um ponto fica logo em frente ao outro.

Além disso, o bairro também abriga o Cemitério Evangélico Luterano, a Praça Goethe e a Praça Portugal.       

Gastronomia e vida noturna

Na área de gastronomia, o bairro é contemplado com opções diversas, uma vez que a área de serviços é um de seus pontos mais fortes.

Churrascarias, lanchonetes gourmet, pastelarias, restaurantes japoneses, de fast food e mais podem ser facilmente encontrados na região.

Ou seja, opções que podem saciar, praticamente, qualquer paladar.

E, o melhor: todas muito próximas.

No quesito vida noturna, não há muitas opções no bairro, exceto por alguns barzinhos para comer, beber e papear com a família ou amigos.

O que se encaixa mais com o público mais velho e familiar que habita o bairro.

Entretanto, há alternativas nos bairros vizinhos, que não apresentam grandes distâncias.

Educação e saúde

Quando o assunto é saúde, o bairro Alto da Glória não fica para trás.

Desde hospitais até clínicas especializadas, o local apresenta diferentes centros de saúde para os mais variados tratamentos e necessidades.

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Hospital Oswaldo Cruz, por exemplo, são duas das instituições médicas presentes na região.

Na parte de educação, o bairro também se mostra bem versátil, com escolas que abrangem tanto a educação infantil, como a Escola Infantil Faz de Conta, como o ensino médio, por meio do colégio SESI.

Portanto, se você tem filhos, não precisará se preocupar com falta de alternativas.

Comércio e serviços

Por abrigar um número razoável de residência e habitantes, o bairro Alto da Glória possui uma economia muito ativa por meio, principalmente, da indústria (7,31%), do comércio (28,82%) e do setor de serviços (62,94%).

São diversos pontos essenciais para o dia a dia, como mercados e postos de combustíveis, por exemplo, espalhados por toda a extensão do bairro.

O bairro é, portanto, ideal para quem procura comodidade, sossego e diferentes opções de serviços.

Porém, seu perfil se encaixa mais para famílias e casais que buscam tranqüilidade e trajetos próximos.

Porém, devido a todas essas vantagens, os preços para moradias no Alto da Glória podem variar um pouco.

Pesquise com bastante antecedência antes de realizar a sua escolha.

O Chaves na Mão possui diversas opções de imóveis para alugar ou vender no bairro.

Confira!

Relacionadas

Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.