Conheça o bairro Pinheirinho

    O bairro Pinheirinho é um dos maiores bairros de Curitiba, localizado na região Sul da cidade e considerado um dos principais centros de comércio popular.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Bairro Pinheirinho

    O bairro Pinheirinho é um dos maiores bairros de Curitiba, localizado na região Sul da cidade – fazendo divisa com os bairros Capão Raso, Xaxim, Sítio Cercado, Tatuquara e Cidade Industrial – e considerado um dos principais centros de comércio popular, concentrado especialmente na Av. Winston Churchill, principal via do bairro.

    Localizado próximo ao CICCidade Industrial de Curitiba –, o bairro Pinheirinho permanece em constante desenvolvimento comercial, e hoje conta com ampla rede de serviços e comércio, oferecendo à sua população acesso à agências bancarias, redes de supermercados, postos de saúde e uma das maiores Ruas da Cidadania de Curitiba.

    O bairro Pinheirinho destaca-se, também, graças à sua produção de bens de alta tecnologia, possuindo a Vila das Indústrias, uma área dedicada exclusivamente à atividade industrial.

    Considerado um dos bairros mais antigos de Curitiba, o bairro Pinheirinho formou-se a partir do início do século XIX, como região de passagem e pouso de viajantes e tropeiros que transitavam pelas estradas que ligavam os campos de Curitiba e sua região Sul.

    Na época – anos 1.800 – o local ainda era conhecido como Capão do Alto, e nos seus arredores começaram a ser construídos armazéns, hotéis e restaurantes, os quais contribuíram para o início do desenvolvimento do bairro.

    A origem do nome do bairro Pinheirinho resultou dos inúmeros pinheiros agrupados na entrada de uma das principais fazendas da região, assim como nas divisas que demarcavam os terrenos.

    Entre as ferrarias, armazéns, barricarias, hotéis e outros, formaram-se na região como ponto de referência da época, a Fábrica de Vinho Tinto Pinheirinho, o Posto Santo Antônio, a Churrascaria Gaúcha, o CTG – Centro de Tradições Gaúchas, o Cruzeiro, armazém de secos e molhados.

    O Quartel do Pinheirinho tornou-se a sede das antigas instalações da Quinta Região Militar, situada anteriormente na praça Rui Barbosa e que veio a ocupar a região que era usada como treinamento de tropas e invernada de animais.

    Em 1966, através da lei estadual nº 5409, foi criado o Distrito do Pinheirinho.

    Em 1975 o Decreto nº 774 aprovou a atual delimitação administrativa do Pinheirinho, conforme o seguinte: Ponto inicial na confluência da Marginal da BR-116 com divisa do Jardim Urano, Arroio Pinheirinho, Ribeirão dos Padilhas, Arroio Cercado, divisa Sul da Vila Santo Antonio, Rua Nicola Pellanda, divisa Sul do jardim San Carlo, Ribeirão Passo dos França, Marginal da BR-116, Estrada sem nome ( divisa Min. do Exército ), Ribeirão Passo dos França, Córrego Capão Raso, Arroio sem nome, Ruas Olindo Sequinel, André Ferreira Barbosa, Francisco Raitani, Ipiranga, Marginal da BR-116, até o ponto inicial.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda no Pinheirinho.