Conheça o Bairro Alto Boqueirão

    Com construções baixas, bastante área verde e comércio local intenso, o forte do bairro Alto Boqueirão está localizado no Zoológico Municipal de Curitiba.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Bairro Alto Boqueirão

    A primeira impressão que se tem do bairro Alto Boqueirão, localizado na periferia de Curitiba, na divisa com o município de São José dos Pinhais, é que ele não passa de uma simples cidade do interior do estado.

    Com construções baixas, bastante área verde e comércio local intenso, o forte da região está localizado no Parque Municipal do Iguaçu, que conta com diversos setores com entrada gratuita ao público, incluindo o Zoológico Municipal de Curitiba.

    Mas o bairro, que antigamente tinha muito mais áreas verdes do que hoje e abrigava diversas fazendas, hoje vai muito além do Parque Iguaçu.

    Com mais de 12 mil km² e população de aproximadamente 53 mil pessoas, o bairro Alto Boqueirão ocupa a 7ª posição entre os bairros mais populosos de Curitiba, de acordo com o Censo de 2010.

    E, pela infraestrutura da região, é possível perceber que a maior parte dessa população é humilde, mas que essa é uma situação que vem melhorando muito nos últimos anos.

    Hoje, a população do bairro Alto Boqueirão depende quase que exclusivamente do apoio da prefeitura e de estruturas como o Armazém e Sacolão da Família, local onde as famílias cadastradas podem fazer compras com 30% de desconto.

    Além disso, há um número razoável de unidades de saúde, creches e escolas municipais concentrados na região, apesar de isso não ser sinônimo de qualidade graças a falta de estrutura e remédios, no caso das unidades de saúde, e falta de verba, no caso das escolas.

    O principal problema do bairro Alto Boqueirão, definitivamente, é a violência e os altos índices de criminalidade.

    Como a mão de obra de muitas áreas é pouco valorizada, o baixo salário faz com que muitas pessoas optem pelo caminho do crime.

    Para melhorar o cenário, não apenas no bairro Alto Boqueirão, mas em toda a cidade de Curitiba, é imprescindível aumentar os investimentos na educação e aumentar o piso salarial de áreas pouco valorizadas como essa.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis no alto boqueirão.