Conheça o Bairro Atuba

    O Atuba faz divisa com o Santa Cândida, Tingui e Bairro Alto. Com área de 4,27km², foi a região que recebeu os primeiros moradores e fundadores de Curitiba.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Bairro Atuba

    O Bairro Atuba faz divisa com os bairros Santa Cândida, Tingui e Bairro Alto. Localizado na região nordeste da capital paranaense, com área total de 4,27 km² e população de cerca de 12.632 habitantes, seus principais pontos de referencia são o Parque Atuba e o Rio, de mesmo nome.

    Segundo historiadores, a região do Atuba foi a que recebeu os primeiros moradores e fundadores da capital paranaense.

    Pois foi ali, às margens do Rio, que os portugueses, vindos do Paraguai, instalaram-se.

    Como não encontraram o ouro que procuravam, migraram então para a região em que hoje localiza-se a praça Tiradentes, fundando assim a Vila Nossa Senhora da Luz, que posteriormente se chamaria Curitiba.

    Sendo assim, é possível considerar que o Atuba tem grande participação na construção da cidade.

    O nome Atuba vem do idioma Tupi Guarani, pois, antes da instalação dos portugueses, quem residia ali às margens do Rio eram os índios.

    Porém, quando se trata do significado não há uma concordância, pois em alguns lugares é dito que o significado do nome vem a ser “Chácara com arvores cheias de frutas” e segundo o Dicionário Tupi de Orlando Bordoni, Atuba significa nuca, ou a parte elevada da cabeça.

    Por mais que pareça que o bairro Atuba é consideravelmente distante do centro, estando a cerca de 20 minutos do centro da cidade.

    Suas principais vias são a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a Avenida Monteiro Tourinho, Estrada da Ribeira, a Rodovia Régis Bittencourt e a Estrada da Graciosa.

    Quanto ao transporte público, dois ônibus fazem a ligação do bairro com o centro de Curitiba, ambos saindo do terminal do Guadalupe e passando por diversos pontos importantes da cidade, como por exemplo o 27º batalhão, o Estádio Couto Pereira e o Colégio Estadual do Paraná.

    Os principais pontos de interesse do bairro são o Parque do Atuba e o Rio Atuba. O Parque, com cerca de 173 mil metros quadrados, foi implantado com o objetivo principal de preservação à uma região existente na divisa com Colombo e viabilizar a ocupação ordenada da área, conservando a margem do rio e proporcionando um local de lazer para os moradores.

    Também na área do parque há um espaço reservado para a implantação da assim conhecida “Vila de Madeira”, que visa conservar e apresentar a arquitetura típica da cidade de Curitiba, tendo a primeira casa construída em 1947 no Bairro Alto e remontada na área seguindo os planos originais de construção.

    O Parque localiza-se na rua Pintor Ricardo Krueger esquina com a Arnoldo Wolf Gaensly e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda no Atuba.