Conheça o Bairro Santo Inácio

    Quem visita o Parque Barigui pode não ter ideia de que está no Bairro Santo Inácio, cenário de união frente às dificuldades urbanas e sociais de Curitiba.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Bairro Santo Inácio.

    Quem visita o Parque Barigui, o mais famoso e frequentado parque de Curitiba, pode não fazer nem ideia de que está no bairro Santo Inácio. Localizado a 5,5 km do marco zero de Curitiba – na Praça Tiradentes –, o Santo Inácio é um bairro residencial de terreno íngreme e que faz parte da região administrativa de Santa Felicidade.

    Mais do que isso, o bairro é cenário de união frente às dificuldades urbanas e sociais da população.

    Delimitado ao sul pela BR-277 e ao norte pela Av. Cândido Hartmann, o bairro tem como extremidades o Parque Barigui e o conjunto residencial Saturno.

    De acordo com o censo de 2010 do IBGE, o bairro Santo Inácio conta com mais de 6.000 habitantes, dentre os quais a maioria é branca, católica e de classe média.

    E, ainda, segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, mais de 80% das famílias ganha mais de 3 salários mínimos.

    História do Bairro Santo Inácio

    A origem do Bairro Santo Inácio está ligada à colônia Santo Inácio, criada em 1876 visando à formação de um cinturão verde ao redor de Curitiba, com a implantação de vários núcleos coloniais.

    A colônia, assim como muitas outras da região oeste de Curitiba, era polonesa e, por isso, em 1892, para facilitar a administração dessa região, a Câmara Municipal decretou a região como o Distrito Municipal de Nova Polônia.

    Em 1938 este foi extinto e seu território dividido em duas novas regiões: Ferraria – em Campo Largo – e Campo Comprido – em Curitiba.

    Em 1938 o referido distrito foi extinto e, finalmente, em 1975, a antiga localidade de Santo Inácio foi aprovada como um dos bairros de Curitiba, estabelecendo seus limites administrativos.

    Atrações do Bairro Santo Inácio

    O ponto principal do bairro Santo Inácio é, sem dúvidas, o Parque Barigui, que atrai desde frequentadores curitibanos até turistas internacionais.

    Seu famoso lago ajuda a conter as cheias do Rio Barigui e possibilita um ambiente para caminhar e realizar atividades físicas.

    No parque também são realizadas diversas atividades gratuitas como aulas de Yoga e Tai Chi Chuan, academia ao ar livre e rodas de leitura.

    Há também, na região, duas instituições de ensino superior: a Faculdade Integrada Espírita e a Universidade Tuiuti do Paraná, ambas de fácil acesso através do transporte público, que possui várias linhas de ônibus no local.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda no Santo inácio.