5.007

Imóveis para alugar em Curitiba - PR

Como encontrar imóveis para alugar em Curitiba

Para encontrar imóveis para alugar em Curitiba é preciso pesquisar e ter em mente os fatores determinantes nessa escolha. Por exemplo, o que é mais importante para você: o tamanho do apartamento ou o valor do aluguel? Ou você quer mesmo morar em uma casa, mas que seja perto de algum parque? Ou o tamanho não é o fator principal, e sim a localização mais central? 

Enfim, são diversas questões a serem analisadas antes de escolher um imóvel para alugar. Independente de todos esses aspectos, Curitiba é uma cidade maravilhosa para se morar. É destaque nacional em mobilidade urbana, um dos fatores que lhe renderam o prêmio de melhor cidade do Brasil em 2015. A altitude também é algo que lhe dá o posto de capital mais fria do país, uma de suas características mais marcantes. 

Mesmo sem praias, a capital oferece muitos atrativos que podem ser levados em consideração por quem deseja alugar um imóvel em Curitiba. Os parques são a diversão de quem gosta de relaxar perto de ar puro e muito verde. Morar próximo a um deles é, com certeza, um privilégio. Além disso, Curitiba possui diversas opções gastronômicas e culturais, quem valoriza a ida a museus, teatros e shows, vai gostar das alternativas de apartamentos em bairros como Batel, Bigorrilho, Bacacheri ou mesmo nas proximidades do Centro. Portanto, veja alguns aspectos que podem ser considerados para que você procure e ache o imóvel ideal para alugar em Curitiba

Tamanho

A grande vantagem de procurar imóveis para alugar em Curitiba e em grandes cidades é a variedade de opções. Se a família é grande, com certeza o tamanho influenciará bastante na escolha do imóvel. Em Curitiba, é possível encontrar imóveis de locação do tipo apartamento, casa ou sobrado com muito espaço, entre três e quatro quartos, quintal e, no caso de apartamento, área de lazer bem equipada. 

Ainda vamos falar mais sobre localização, mas vale lembrar que há determinadas regiões da cidade que possuem mais diversidade de imóveis maiores para alugar, como Pinheirinho, Xaxim, Portão, Capão Raso e Água Verde, neste último, inclusive, há muitas construções novas de apartamentos de dois ou três quartos. Vale a pena dar uma olhada nessa região, pois é um local bastante valorizado e cheio de vantagens para os moradores.

Já se a sua necessidade por espaço é menor, as opções são ainda mais numerosas, pois é uma tendência do mercado a construção de imóveis de um ou dois quartos, para famílias menores. No Umbará, CIC e Sitio Cercado, por exemplo, há oferta de casas menores para alugar, em bairros que possuem ótima infraestrutura. Claro que não podemos esquecer o Centro da cidade, uma boa opção para jovens solteiros ou casais sem filhos que optam por espaços reduzidos. Há studios e kitnets para alugar a preços acessíveis e próximos de praticamente tudo!

Os tamanhos e a localização vão variar de acordo com a sua necessidade, mas, com certeza é possível encontrar aquele que se adequará ao seu gosto e bolso.

Localização

Um dos bons motivos para escolher imóveis para alugar em Curitiba é a localização. A cidade dos parques atrai multidões de turistas que se encantam com a limpeza, organização e beleza da capital curitibana. Em geral, para famílias grandes, com filhos, é interessante estar perto de áreas verdes e opções de lazer, portanto, o leque de opções se abre ainda mais.

Há boa oferta de apartamentos para alugar em áreas como a dos bairros Bom Retiro, Ahú e Vista Alegre, próximos do Bosque do Papa e Memorial Polonês, que ganhou esse nome depois da visita do Papa João Paulo II por Curitiba, em junho de 1980, e também do Museu Oscar Niemeyer, um dos símbolos de Curitiba e ótima opção de lazer para crianças e adultos, principalmente nos fins de semana, quando o gramado do parcão do Museu fica lotado com cães e seus humanos para aproveitar o ar puro do Bosque que fica bem atrás do Museu. 

Além disso, esses bairros ficam próximos também do Bosque Alemão, um parque encantador que possui biblioteca infantil e uma trilha na mata que conta a história de João e Maria pelo caminho, além de um memorial em homenagem a cultura e tradição alemã, parte da construção de Curitiba. O parque São Lourenço é outro que fica bem perto desses bairros, principalmente do Bom Retiro e Vista Alegre, perfeito para casais com filhos que querem alternativas de lazer ao ar livre. É um dos maiores parques do capital, com 204m², com pista para carrinhos de rolimã, ciclovia, cancha de vôlei, churrasqueiras e parque infantil, ou seja, é um ótimo lugar para levar a criançada para descarregar as energias!

Além disso, essa região também fica próxima do Centro Cívico, onde ficam as sedes dos poderes municipal e estadual, e da Universidade Livre do Meio Ambiente, Unilivre, no Pilarzinho, um lugar lindo e bastante preservado. Essas são algumas alternativas na hora de procurar apartamentos que tenham opções de lazer por perto e são áreas bem valorizadas da cidade.

Outro bairro interessante onde há apartamentos menores, mas aconchegantes, é o Hauer. Como o bairro não é muito grande, tudo acaba ficando muito próximo, o que facilita o deslocamento e as possibilidades que o local oferece em termos de moradia. No bairro há um Detran, grandes supermercados, shopping, é próximo de três terminais de ônibus, do Hauer, Carmo e Boqueirão, a vinte minutos do Centro e acesso rápido a Linha Verde. Além disso, a avenida Marechal Floriano Peixoto, que corta todo o bairro, dá acesso direto ao aeroporto Afonso Pena e ainda conta com vários restaurantes e cafés. 

E claro, o bairro possui ainda um bosque, o Reinhard Maack, com trilha ecológica e extensa área verde com araucárias e equipamentos para as crianças se divertirem e soltarem a imaginação nas trilhas de aventura. O bosque é limitado pelas ruas Raggi Izzar, Waldemar Kost e Oswaldo Aranha. A maioria dos apartamentos no Hauer variam entre 50 e 70 m², que pode ser perfeito para família de três ou mesmo quatro pessoas, onde se pode resolver praticamente tudo sem sair dos limites do bairro. É uma boa opção a se considerar ao procurar apartamentos para alugar.

Casa ou apartamento?

Esta dúvida pode ser sanada se levarmos em consideração alguns fatores. Um deles é o mais óbvio: o preço. Em geral, casas ou sobrados, que são casas de dois andares, por exemplo, tem um aluguel mais elevado pelo tamanho do imóvel, mas isso não é regra. Com pesquisa, encontram-se casas boas com alugueis justos, do mesmo valor ou até de valores menores do que de apartamentos. 

Algumas casas para alugar em Curitiba são, muitas vezes, casas de fundo, por exemplo, quando o proprietário divide ou constrói uma casa para alugar nos fundos da sua. Então, é preciso considerar que isso pode tirar um pouco da privacidade, principalmente se comparado com o apartamento, mas, por outro lado, geralmente é possível lidar diretamente com o proprietário, o que aumento o poder de negociação e a flexibilidade. 

Há ainda casas em condomínio, que dão maior sensação de segurança e também um “ar” de vizinhança entre os moradores. Há vários tipos de imóveis assim e as taxas de condomínio, em geral, são bem baixas. Esse tipo de imóvel também tende a ser mais seguro do que uma casa na rua, por exemplo, ideal para quem viaja muito.

O que nos leva a uma desvantagem sobre os apartamentos, em que as taxas de condomínios sempre existirão. Claro que há taxas justas por aquilo que o condomínio oferece, como elevador, área de lazer, academia, pista de corrida, garagem coberta etc. A vantagem de ter isso disponível é que num dia de sol, por exemplo, se você não quiser, não precisa sair de casa, enfrentar trânsito e parques lotados para curtir o fim de semana ou feriado, pois pode aproveitar no conforto o seu condomínio, fazendo um churrasco na área gourmet ou tomando banho de piscina. Há condomínios que tem salas de cinema! Isso é não só comodidade, mas também economia e segurança.

Leve em conta todos esses fatores apontados e escolha o imóvel que se adapte a sua rotina, seu estilo de vida, a localização próxima do trabalho ou da escola dos filhos, além do seu potencial financeiro e também do tamanho da sua família. Esteja aberto a fazer concessões, pois, pode ser que o imóvel ideal não seja aquele em frente ao seu trabalho, mas aquele que se adequou melhor as suas condições de pagamento. Assim, com certeza, você encontrará um imóvel para alugar em Curitiba

Investimento vantajoso

O aluguel de apartamentos é um negócio muito vantajoso. Quanto mais bem conservado e melhor localizado for o seu imóvel, menos tempo disponível ele ficará. Para quem quer investir nesse empreendimento, o aluguel de studios e kitnets em Curitiba é bem indicado.

O aluguel desse tipo de imóvel perto de campus de universidades e no Centro é retorno certo. Há muitas ofertas e dificilmente o local ficará desocupado por muito tempo, já que há um público grande a procura de imóveis desse estilo, com preço justo e que ofereçam infraestrutura de transporte público próximo, restaurantes, bares e tudo mais que se precisa para resolver a vida sem necessitar de um carro, já que a maioria desses apartamentos não oferece garagem.

Outra dica de investimento é em imóveis em bairros residenciais e próximos da região metropolitana, como o Tatuquara, por exemplo. Como a tendência é o crescimento das cidades e nas áreas próximas ao Centro costumam estar a maior aglomeração de pessoas, os bairros periféricos crescem em demanda por moradia. No Tatuquara a maioria dos empreendimentos é de apartamentos para alugar entre 50 e 70 m², que foca em um público de classe média, expandindo ainda mais a possibilidade de aluguel. 

O bairro, apesar de afastado do Centro, possui infraestrutura completa com supermercados, lojas, bancos, rua da cidadania, postos de saúde, armazéns e sacolão da família, várias escolas municipais e estaduais, e postos de saúde. É nesse bairro também onde fica a maior reserva natural de Curitiba, a Reserva Parque do Bugio. Ou seja, há boas opções de investimentos também nos arredores da capital.

Imobiliárias em Curitiba

A vantagem de se negociar com imobiliária ao invés de diretamente com o proprietário do imóvel, no caso de aluguel de apartamentos, é a segurança envolvida nessa negociação. Não é aconselhado fazer apenas um acordo verbal, mesmo que o aluguel seja discutido diretamente com o proprietário, é preciso ter um contrato que especifique em detalhes a transação, os direitos e responsabilidades das duas partes.

Apesar de algumas pessoas acharem burocrático o precoce de locação de um imóvel por imobiliária, isso garante segurança para ambas as partes. O mais comum é que a imobiliária peça um fiador, o que não é muito fácil de conseguir, mas não impossível. Há também a caução, valor de três alugueis pago pelo inquilino no inicio do contrato e que é devolvido ao final dele, essa é uma boa opção para quem tem um dinheiro guardado. Se nenhuma das outras duas alternativas for possível, há o seguro fiança, um serviço oferecido por seguradoras contratadas pelo inquilino, em que ele paga um valor mensal para assegurar ao locatário que as despesas serão pagas caso não haja pagamento de aluguel

É uma boa forma de agilizar os trâmites do contrato de locação, trazendo segurança aos envolvidos e facilitando a forma de pagamento para o inquilino, pois o seguro fiança varia entre um e três alugueis, podendo ser divididos durante o contrato de aluguel. Além disso, há boas imobiliárias no mercado, basta pesquisar, comparar e escolher as que têm mais credibilidade no mercado. 

Um bom corretor de imóveis também se torna fundamental na hora de escolher apartamento para alugar em imobiliárias em Curitiba. Ele terá todo o conhecimento não só dos imóveis específicos que irá apresentar, mas também de outras opções que, muitas vezes, as pessoas nunca pensaram em visitar e podem acabar gostando. O know-how e experiência desse profissional podem ajudar muito na escolha de um imóvel para alugar.


Continue pesquisando no Chaves na Mão e confira as milhares ofertas de imóveis Curitiba

Compare o preço de Imóveis para alugar em Curitiba

IMÓVEL BAIRRO VALOR
Apartamento com 1 quarto Centro R$950
Casa/Sobrado com 3 quartos Jardim das Américas R$2.950
Apartamento com 1 quarto Centro R$550
Sala comercial com 2 salas Bigorrilho R$1.198
Casa/Sobrado com 2 quartos Jardim das Américas R$700
Sala comercial Centro Cívico R$1.700
Apartamento com 2 quartos Cidade Industrial R$620
Casa/Sobrado com 3 quartos Santa Cândida R$980
Casa/Sobrado com 3 quartos Santa Felicidade R$1.260
Sala comercial Bigorrilho R$1.300
Sala comercial Água Verde R$1.300
Apartamento com 1 quarto Bigorrilho R$1.500
Sala comercial Batel R$1.550
Sala comercial Centro R$3.200
Casa/Sobrado com 3 quartos Jardim das Américas R$2.200
Sala comercial com 2 salas Bigorrilho R$1.578
Kitnet/Stúdio com 1 quarto Centro R$1.200
Casa em condomínio com 2 quartos Uberaba R$1.640
Kitnet/Stúdio Centro R$750
Apartamento com 2 quartos São Braz R$1.250

Filtros aplicados

Curitiba/PR
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10