Anuncie

O melhor do Rebouças e o que tem para fazer

O melhor do Rebouças em Curitiba e o que tem para fazer de cultura e lazer, educação e saúde, comércio e serviços e muito mais!

O melhor do Rebouças e o que tem para fazer

O bairro Rebouças possui área de 2,98 km², população de 15.618 habitantes sendo 52,37 hab/km².

O nome é uma homenagem aos irmãos e engenheiros Antônio Pereira Rebouças Filho e André Rebouças que construíram a ferrovia que liga Curitiba e Paranaguá.

Portanto isso explica o fato de uma das principais ruas do bairro se chamar Engenheiros Rebouças.

Antônio Pereira Rebouças Filho chegou a Curitiba em julho de 1864, quando assumiu o cargo de engenheiro chefe da Estrada da Graciosa.

Entretanto André Rebouças, um dos maiores cientistas da época, foi qualificado por Euclides da Cunha em sua obra “Os Sertões”, como um homem de “mentalidade rara”.

Mas André e Antônio Rebouças, associados a um grupo de capitalistas do Rio de Janeiro, foram os responsáveis pela fundação da primeira indústria madeireira do Estado do Paraná, a Companhia Florestal Paranaense.

O bairro está historicamente ligado à industrialização da cidade, pois até a criação da Cidade Industrial (início da década de 1970), era ali o “antigo” setor industrial, com as principais indústrias da cidade, tais como: Matte Leão, Matte Real, Swedish Match (antiga Fiat Lux), Ambev (antiga fábrica da Brahma), entre outras.

O Rebouças tem uma das menores áreas verdes da capital – 0,95 m² por habitante.

Mas ainda ganha dos vizinhos Parolin, Água Verde, Guaíra e Capão Raso.

As suas extensas calçadas de paralelepípedos dão lugar a bares e restaurantes que simbolizam a história da região e que guardam suas origens de construção, muitos sendo referências de bares em Curitiba.

Transporte no Rebouças

O Rebouças é um bairro de fácil acesso e mobilidade, algumas ruas são largas e muito bem cuidadas o que facilita para quem prefere se locomover com carro de passeio.

Já para quem utiliza o transporte público coletivo, também é um bairro bem servido, pois possui diversos pontos de ônibus espalhados pelas ruas, as principais linhas que passam por ele são: Interbairros I, Juvevê / Água Verde, Cabral / Portão, Colombo / CIC, Santa Cândida / Pinheirinho, entre outros.

A Estação Tubo da Praça Eufrásio Correia é uma dos mais importantes tubos de ônibus na cidade de Curitiba.

Conhecida como estação símbolo do transporte biarticulado por tubos da cidade ela está localizada no bairro Rebouças, quase em frente ao Shopping Estação.

O tubo Eufrásio Correia é ponto central das principais linhas de biarticulados como o Centenário / Campo Cumprido, Santa Cândida / Capão Raso e Boqueirão, além disso, a estação também é conhecida por ligar Curitiba a algumas regiões metropolitanas, como Pinhais com o biarticulado Pinhais / Rui Barbosa.

Cultura e Lazer no Rebouças

Como quase todos os bairros curitibanos, o Rebouças também tem a sua praça de referência.

Além disso outros pontos culturais que podem ser aproveitados para lazer e convívio familiar.

Confira algumas opções!

Praça Ouvidor Pardinho

Com vegetação bem cuidada e uma área verde privilegiada.

Reconhecida por abrigar um dos Centros de Atividades para Idosos (CATI) de Curitiba.

Além disso, a praça dispõe de espaço para alguns esportes, como o gateball, bastante praticado inclusive por idosos.

Fundação Cultural de Curitiba

As antigas instalações de um moinho desativado há 30 anos transformaram-se, a partir de 2006, em uma sede administrativa da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas o espaço foi doado ao município por meio de leis que incentivam a preservação do patrimônio histórico da cidade.

Por isso por mais de duas décadas a administração da FCC ocupou outro prédio histórico, o Palacete Wolf, na Praça Garibaldi.

Mas o espaço já não suportava mais o crescimento da Fundação Cultural.

Por isso a mudança para o bairro Rebouças, que recebeu um novo tipo de atividade, contribuiu para melhorar o perfil de ocupação desta região da cidade.

Gastronomia e Vida Noturna no Rebouças

Assim como muita cultura e lazer, existem também diversas opções para comer bem e se divertir no bairro Rebouças, seja para curtir com a família ou até mesmo aproveitar um barzinho.

Confira algumas das opções disponíveis!

Mercearia do Português

A Mercearia do Português guarda o clima da década de 40. Baldes e vassouras penduradas nas paredes remetem à origem do bar, aberto em 2001.

No cardápio, destaques para os tradicionais bolinhos de bacalhau, cuja receita é herança de família.

Mas há também pratos típicos portugueses.

Para beber, é servido chope Brahma, destilados e vinhos.

Também serve petiscos, saladas, porções, sopas e doces portugueses.

Boteco de Sampa

Como o nome denuncia, visa fazer com que seus clientes se sintam em um típico bar paulista.

As paredes são decoradas com porta-cervejas de todo o mundo.

A casa possui a segunda maior coleção de latinhas do Paraná (cinco mil exemplares).

Para beber, destaque para os chopes Brahma claro e black.

Mas também servem as cervejas Original, Serramalte, Brahma, Quilmes e Stella Artois, entre outras.

Para comer, vale provar as carnes feitas na chapa e a carne-de-onça preparada na mesa do cliente.

A partir das 20h, são apresentadas músicas ao vivo no mezanino – sempre MPB, tocada na base de voz e violão.

Informações: (41) 3332-6441 / (41) 3016-6486.

Barbarium Pub

Um pub sem frescura.

Desde 2012, o Barbarium procura se destacar na rota de bares de Curitiba.

No bar, as cervejas jorram pelas 22 torneiras e pelas mais de 50 opções de garrafas, nos mais diversos estilos, além de doses, drinks e whiskys que fazem parte do cardápio.

Os petiscos são todos feitos na casa, com destaques para o Conan Onion Rings, que são grandes braceletes de cebola, empanados em massa de cerveja e o Heart Attack Burguer com carne suína de 180g recheada com cubos de bacon, queijo coalho na chapa, agrião, cebola roxa, honey mustard, fatias de bacon, acompanhado de torremos em cubos.

No som ambiente e no palco, o rock domina nas mais diversas vertentes, que vão do underground ao mainstream.

Informações: (41) 3408-5216.

Layout 80

A Layout 80 é uma casa noturna muito badalada e bem frequentada que tem como diferencial a temática e as músicas dos anos 80 e 90.

A casa que tem capacidade para 400 pessoas, busca oferecer a melhor experiência de atendimento e produtos para os seus clientes, o resultado costuma ser uma noite inesquecível de muita dança e diversão.

São dois ambientes, uma pista de dança com modernos equipamentos de som e iluminação com músicas que vão proporcionar uma viagem aos anos 80, 90 e 2000.

Mas o outro ambiente é um lounge onde as pessoas que desejam aproveitar uma noite mais tranquila podem reservar mesas.

Por isso é uma ótima opção para quem deseja se divertir com segurança.

Educação e Saúde no Rebouças

Além de possuir algumas escolas e um centro universitário, o bairro Rebouças também conta com locais de assistência a saúde que podem ser facilmente acessadas quando necessário.

Unicuritiba

O Unicuritiba é um Centro Universitário que visa formar e capacitar pessoas comprometidas com o desenvolvimento social.

O Câmpus Milton Vianna Filho, localizado na Rua Chile, 1.678 – Rebouças, possui diversos laboratórios com equipamentos de tecnologia avançada de acordo com a demanda de cada curso, além de uma ampla biblioteca com um acervo diversificado composto por livros, jornais diários, fitas de vídeo, DVDs e enciclopédias, tudo relacionado aos cursos oferecidos pela Instituição.

OPET

O OPET é um grupo educacional completo fundado há mais de 40 anos que atualmente possui uma grade robusta onde inclui Colégio, Faculdade, Pós-Graduação, Opetwork Escola de Profissão, além de Educação a distância e Instituto de Educação e Cidadania.

Com uma sede no bairro Rebouças localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 892, um dos grandes diferenciais do grupo é fazer parcerias com empresas, instituições públicas, estágios, e agências para capacitar o aluno e dessa forma, mesmo antes de se formar, ele já esteja sintonizado com a realidade da sua profissão.

Unidade Municipal de Saúde – Ouvidor Pardinho

Atende a população, através de consultas com médicos generalistas atendimento odontológico e de enfermagem.

Oferece, ainda, serviços de inalação, vacinas, curativos e marcação de consultas especializadas.

Oferece também terapia de apoio em parceria com a Universidade Tuiuti (nutrição, hidroterapia, oficina da voz, enfermagem e terapia ocupacional) e serviço de fisioterapia preventiva no subsolo.

Mas também são desenvolvidas atividades de educação física e hidroginástica em parceria, além de atividades educativas e lúdicas para a população que é atendida pela Unidade de Saúde.

O local dispõe da Farmácia Curitibana. Endereço: Rua 24 de Maio, Rebouças. Informações: (41)3321-2745.

Centro de Atividades para Idosos (CATI)

No CATI as pessoas idosas encontram ambiente propício para realizar atividades físicas, recreativas, cognitivas e de lazer.

As atividades reforçam as oportunidades de convivência entre pessoas idosas, com as famílias e junto à comunidade.

As práticas oferecidas no local são: ginástica, hidroginástica, caminhada orientada e alongamentos.

O cadastro para participar do grupo deve ser feito no Núcleo Regional Matriz. Informações: (41)3321-2701.

Pé no Palco – Centro de Atividades Artísticas

Mas para os amantes do teatro, o centro de atividades artísticas Pé no Palco conta com quatro segmentos de atividades: Cursos Livres de Teatro, Círculo de Encenação e Pesquisa, Ação em Valores Humanos e Workshop/Cursos Especiais.

Informações: (41) 3029- 6860.

Comércio e Serviços no Rebouças

O bairro Rebouças abriga mais de 12,3 mil estabelecimentos comerciais e está ao lado do maior espaço urbano da capital, o Centro.

É apontado como um dos 10 bairros com mais abertura de estabelecimentos comerciais na capital. Corresponde a 1,4% do comércio da cidade.

Possui 18 bancos, 22 centros de saúde, 11 farmácias e nove supermercados.

Nas ruas também é comum encontrar bancas de revistas e jornais, além de padarias.

Shopping Estação

O maior centro comercial do bairro é, sem dúvidas, o Shopping Estação, com diversas lojas, praça de alimentação, cinema, teatro, estacionamento próprio, entre outros serviços.

Uma fachada da antiga Estação de Trem, onde hoje é o shopping, ainda resiste ao tempo e serve de espaço para o Museu Ferroviário, com mobiliários e peças que colaboram para o resgate histórico da memória ferroviária do Estado, que se iniciou em 1885 com a inauguração do trecho entre Paranaguá e Curitiba.

Encontre ofertas de imóveis no Rebouças

O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Capital Parananense oferece diversas atrações culturais e pontos turísticos para toda a família! Curitiba é certamente conhecida como uma cidade que possui diversos pontos turísticos, museus e lugares para se divertir, independente do dia da semana. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para você que procura o que fazer em Curitiba. Parques e Zoológicos Jardim Botânico […]

Continuar lendo
O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Os 7 pontos turísticos mais visitados de Curitiba

Toda cidade tem aqueles pontos turísticos que todo mundo deve visitar pelo menos uma vez na vida. Em Curitiba, isso não é diferente, e são várias as paradas obrigatórias para aqueles que vêm à capital para passear ou que já têm um imóvel na cidade. Uma dica é você embarcar na Linha Turismo, uma linha […]

Continuar lendo
Os 7 pontos turísticos mais visitados de Curitiba

Os 7 melhores parques para passear com a família em Curitiba

Melhores parques para passear em Curitiba De acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba, a cidade conta com incríveis 17 milhões de metros quadrados de parques e praças. É área verde que não acaba mais! Com tantas opções, fica difícil eleger o preferido para um fim de semana ensolarado. Se preferir, você pode utilizar a […]

Continuar lendo
Os 7 melhores parques para passear com a família em Curitiba

Confira o ranking dos bairros mais seguros de Curitiba

Escolher o bairro certo para a compra ou aluguel de um imóvel em Curitiba exige cautela, planejamento e algum estudo. Além de ser necessário adequar a localização às suas necessidades, é imprescindível que você se informe a respeito de aspectos que impactam diretamente na sua qualidade de vida, como a segurança. Para ajudar você, preparamos […]

Continuar lendo
Confira o ranking dos bairros mais seguros de Curitiba

Portas que contam histórias de Curitiba

Portas que contam histórias: Arquitetura que encanta em Curitiba Portas que contam histórias: Se você parar e observar, muitas casas de Curitiba contam com uma arquitetura histórica que encantam com a beleza e sofisticação. Um elemento da arquitetura que chama a atenção são as portas, sendo a maioria feita de madeira ou de metal, com […]

Continuar lendo
Portas que contam histórias de Curitiba

Comer fora de casa com as crianças em Curitiba

Comer fora de casa com as crianças Comer fora de casa com as crianças nem sempre é uma experiência positiva. “O que meu filho vai comer?”, pensa a mãe, que logo trata de colocar na bolsa uma papinha industrializada, uma banana, um biscoito – só para garantir. Também há a opção de ceder ao menu […]

Continuar lendo
Comer fora de casa com as crianças em Curitiba

Conheça o bairro Centro Cívico

Bairro Centro Cívico. O Centro Cívico, conhecido por concentrar os três poderes do Paraná – Legislativo, Executivo e Judiciário –, surgiu como proposta no Plano Agache, na década de 1940, planejada pelo urbanista francês Alfred Agache, convocado para dar à cidade os mesmos ares de evolução que outros municípios vinham recebendo. Idealizada como uma área […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Centro Cívico

Curitiba, a capital da qualidade de vida

Curitiba, graças à sua grande rede hoteleira e gastronômica, é conhecida como a capital brasileira do turismo de negócios. Contando com novos e numerosos centros de exposições, Curitiba também atrai muitos turistas que vêm para apenas visitar a cidade ou participar de eventos, assim como gente que busca assinar contratos de negócios e estabelecer moradia […]

Continuar lendo
Curitiba, a capital da qualidade de vida

Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Arquitetura em Curitiba A cidade conta com uma diversidade incrível de estilos arquitetônicos, antigos e modernos, enriquecendo sua paisagem urbana e representando um patrimônio cultural muito amplo. A arquitetura encontrada em Curitiba é reflexo da forte influência trazida pelos imigrantes, oriundos de diversos países, principalmente europeus. São prédios com arquitetura eclética, neoclássica, colonial, bizantina, oriental e […]

Continuar lendo
Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Conheça o bairro Pinheirinho

Bairro Pinheirinho O bairro Pinheirinho é um dos maiores bairros de Curitiba, localizado na região Sul da cidade – fazendo divisa com os bairros Capão Raso, Xaxim, Sítio Cercado, Tatuquara e Cidade Industrial – e considerado um dos principais centros de comércio popular, concentrado especialmente na Av. Winston Churchill, principal via do bairro. Localizado próximo […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Pinheirinho

Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

Linha de turismo em Curitiba Turisticamente falando, em Curitiba, os bairros não possuem identidade própria, exceto Santa Felicidade, por isso, é difícil fazer um roteiro bairro a bairro, a fim de explorar cada região da cidade, como é possível fazer em São Paulo, por exemplo. Portanto, quando estiver na cidade, o seu itinerário turístico será […]

Continuar lendo
Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

Conheça o Bairro Jardim das Américas

Bairro Jardim das Américas Localizado entre os bairros Jardim Botânico, Guabirotuba e Uberaba, o Jardim das Américas é um bairro de Curitiba, onde se encontram o Centro Politécnico – importante campus da Universidade Federal do Paraná – e a Escola Técnica da UFPR. O nome do bairro se deve à intenção dos vereadores municipais de […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Jardim das Américas

TOP 5: Hamburguerias em Curitiba

Hamburguerias em Curitiba Hamburguerias em Curitiba: O hambúrguer é uma carne temperada de acordo com a sua imaginação – normalmente com cebola, salsa, mostarda, etc –, moldada em formato circular e frita, para então formar sanduíches incríveis, onde vêm acompanhadas de outros ingredientes. Um dos sanduíches mais populares do mundo, o hambúrguer tem um lugar […]

Continuar lendo
TOP 5: Hamburguerias em Curitiba
Mais notícias de Curitiba