O Melhor do Bairro Mercês e o que Tem para Fazer

O melhor do bairro Mercês em Curitiba e o que tem para fazer de cultura e lazer, educação e saúde, comércio e serviços.

O Melhor do Bairro Mercês e o que Tem para Fazer

Neste artigo você vai aprender o melhor do bairro Mercês em Curitiba.

Por apresentar uma região extensa, a cidade de Curitiba oferece diversas opções de bairros para se morar.

Porém, se você procura por um que, além de bem localizado, comporte ótimas opções gastronômicas, noturnas e de lazer, uma de nossas melhores recomendações é o bairro Mercês.

Contemplando charme e história ao mesmo tempo, a região é uma das mais disputadas e privilegiadas da capital paranaense por suas boas opções de residências e comércio.

Dados gerais

De acordo com documento do Instituo de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o bairro Mercês apresenta 3,59km² de extensão, o que representa 0,83% da área total de Curitiba.

Possui cerca de 13mil habitantes, 5.407 domicílios e sua economia é gerida, principalmente, pelo setor de serviços (53,81%).

Para completar, comporta 957,42mil m² de áreas verdes, o que representa 29,23% de todo o espaço ocupado pelo bairro.

O Mercês pertence à regional da Matriz e faz divisa com os bairros Bigorrilho, Bom Retiro, Cascatinha, Centro, São Francisco e Vista Alegre.    

História

Segundo documentos da Paróquia de Curitiba e requerimentos das atas das sessões da Câmara, o bairro, antigamente, era conhecido como Quarteirão de Nossa Senhora das Mercês.

No início, era uma região amplamente habitada por imigrantes. As primeiras levas migratórias aconteceram por volta de 1830, quando chegaram os alemães (1836 – 1840), que formaram chácaras com lavouras e deram vida a profissionais artesãos, como ferreiros e carpinteiros.

Mais tarde, em 1871, foi a vez dos poloneses chegarem ao local, desenvolvendo atividades relacionadas à agricultura.

O que deu base para a chegada dos italianos, no início do século XX, que contribuíram ainda mais com as práticas, mas que também mudaram um pouco o panorama do lugar, com a abertura de estabelecimentos comerciais.

Por fim, em 1921, se estabeleceram também por ali os frades capuchinhos, responsáveis pela integração comunitária dos diferentes grupos étnicos por meio da evangelização.

O bairro teve seu nome alterado para “Mercês” (do latim, “graça” ou “proteção”) pelos seus próprios moradores, que realizavam procissões em homenagem à Nossa Senhora das Mercês.   

Transporte

Por ser um bairro próximo á região central de Curitiba, o bairro Mercês apresenta fácil acesso tanto via transporte particular como via transporte público.

Para esta segunda opção, o local conta com alimentação de linhas tradicionais, como “ligeirinhos” e “interbairros”.

Eis algumas linhas que param próximo ao Mercês:

  • 010 Interbairros 1
  • 150 C. Música / V. Alegre
  • 304 Pinhais / Campo Comprido
  • 901 Sta. Felicidade

Cultura e lazer

A paróquia Nossa Senhora das Mercês, concluída em 1929, é um dos pontos mais emblemáticos da cidade, com milhares de visitas todos os anos.

No começo do ano, inclusive, os frades capuchinhos se reúnem em frente ao local para benzer os carros de quem passa pela rua.

Uma das práticas mais tradicionais e conhecidas da capital paranaense.

Porém, a região oferece muito mais quando o assunto é cultura e lazer.

Que tal, por exemplo, ter uma vista linda de 360º da cidade de Curitiba? É só comparecer à Torre Panorâmica.

Prefere esportes?

Conheça a Praça 29 de março, lar de diversas quadras e espaços verdes para famílias e amigos passarem ótimos momentos.

Além disso, o bairro também abriga pontos como o Canal da Música, a RPC – Globo de Curitiba (maior grupo de comunicação do estado do Paraná) e a Casa Cristiano Osternack, considerada um dos mais importantes patrimônios históricos do Paraná.  

Gastronomia e vida noturna

Na área de gastronomia, o bairro também é contemplado com opções variadas para paladares distintos.

No local, é possível encontrar desde redes de fast food, como o McDonalds, até restaurantes mais requintados, rodízios e pontos com gastronomia internacional, que abrangem, principalmente, as cozinhas italiana e alemã.

Lanchonetes de rua também cercam o local, como o Josias Hot Dog, um dos pontos de cachorro quente mais conhecidos da cidade.

Confeitarias como Bomfati e Pastel de Belém também são ótimas pedidas para quem não abre mão de um cafezinho acompanhado de bolos, doces e salgados.

Já quando o tópico é vida noturna, a mesma variedade se estende.

Baladas e barzinhos povoam algumas partes do bairro, que abriga tanto programas mais alternativos quanto mais tradicionais.

Para ser mais específico, se você procura por festas agitadas para passar a noite dançando, há opções, como o V.U. Bar, que toca indie rock, pop e funk, por exemplo.

Por outro lado, se você busca locais para conversar, comer e beber de forma tranquila na companhia de amigos, também irá encontrar.

Educação e saúde

O Mercês também é cercado de hospitais e centros de saúde, caso necessário.

O maior e mais conhecido hospital do local é Hospital Nossa Senhora da Graças, que atende diferentes áreas da saúde.

O Centro de Diabetes de Curitiba também fica na região.

Escolas também fazem parte do catálogo da localidade, que apresenta muitas instituições de ensino voltadas para o ensino infantil, como a Escola Vicentina Nossa Senhora das Mercês e a Escola Infantil Educare.

Porém, também possui escolas estaduais, como a Escola Estadual São Francisco de Assis, e alternativas, como de inglês (Wizard) e gastronomia (La Mia Cucina).

Ou seja, ensino completo tanto para crianças quanto para jovens e adultos.

Comércio e serviços

Por abrigar um bom número de residência e habitantes, o bairro Mercês possui uma economia muito ativa por meio, principalmente, da indústria (10,98%), do comércio (34,24%) e do setor de serviços (53,81%).

São diversos pontos essenciais para o dia a dia, como mercados e postos de combustíveis, por exemplo, espalhados por toda a extensão do bairro.

E, por ser um bairro relativamente pequeno, apresenta vantagem de não oferecer grandes trajetos entre um estabelecimento e outro.

Ou seja, é possível realizar suas atividades sem grandes desgastes ou gastos.

Em suma, o bairro é perfeito para quem procura comodidade, boa localização e diferentes opções de serviços e lazer.

Sua diversidade proporciona vidas confortáveis e interessantes tanto para famílias quanto para solteiros.

Porém, devido a todas essas vantagens, os preços para moradias no Mercês podem variar um pouco.

Pesquise com bastante antecedência antes de realizar a sua escolha.

O Chaves na Mão possui diversas opções de imóveis para alugar ou vender no bairro Mercês. Confira!

5 Parques para andar de bicicleta em Curitiba

A capital paranaense é uma cidade muito conhecida por contar com inúmeros pontos turísticos e um dos atrativos da cidade, sem dúvida, são os parques para andar de bicicleta em Curitiba. Só para exemplificar, o município conta com mais de 200 km de ciclovias distribuídas por toda a cidade. e além do mais, a meta […]

Continuar lendo
5 Parques para andar de bicicleta em Curitiba

O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Capital Parananense oferece diversas atrações culturais e pontos turísticos para toda a família! Curitiba é certamente conhecida como uma cidade que possui diversos pontos turísticos, museus e lugares para se divertir, independente do dia da semana. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para você que procura o que fazer em Curitiba. Parques e Zoológicos Jardim Botânico […]

Continuar lendo
O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Conheça o bairro Centro Cívico

Bairro Centro Cívico. O Centro Cívico, conhecido por concentrar os três poderes do Paraná – Legislativo, Executivo e Judiciário –, surgiu como proposta no Plano Agache, na década de 1940, planejada pelo urbanista francês Alfred Agache, convocado para dar à cidade os mesmos ares de evolução que outros municípios vinham recebendo. Idealizada como uma área […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Centro Cívico

Curitiba, a capital da qualidade de vida

Curitiba, graças à sua grande rede hoteleira e gastronômica, é conhecida como a capital brasileira do turismo de negócios. Contando com novos e numerosos centros de exposições, Curitiba também atrai muitos turistas que vêm para apenas visitar a cidade ou participar de eventos, assim como gente que busca assinar contratos de negócios e estabelecer moradia […]

Continuar lendo
Curitiba, a capital da qualidade de vida

Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Arquitetura em Curitiba A cidade conta com uma diversidade incrível de estilos arquitetônicos, antigos e modernos, enriquecendo sua paisagem urbana e representando um patrimônio cultural muito amplo. A arquitetura encontrada em Curitiba é reflexo da forte influência trazida pelos imigrantes, oriundos de diversos países, principalmente europeus. São prédios com arquitetura eclética, neoclássica, colonial, bizantina, oriental e […]

Continuar lendo
Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Conheça o bairro Pinheirinho

Bairro Pinheirinho O bairro Pinheirinho é um dos maiores bairros de Curitiba, localizado na região Sul da cidade – fazendo divisa com os bairros Capão Raso, Xaxim, Sítio Cercado, Tatuquara e Cidade Industrial – e considerado um dos principais centros de comércio popular, concentrado especialmente na Av. Winston Churchill, principal via do bairro. Localizado próximo […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Pinheirinho

Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

Linha de turismo em Curitiba Turisticamente falando, em Curitiba, os bairros não possuem identidade própria, exceto Santa Felicidade, por isso, é difícil fazer um roteiro bairro a bairro, a fim de explorar cada região da cidade, como é possível fazer em São Paulo, por exemplo. Portanto, quando estiver na cidade, o seu itinerário turístico será […]

Continuar lendo
Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

TOP 10: Hamburguerias em Curitiba

Pelo fato do hambúrguer ser um lanche popular entre muitos moradores de Curitiba, o número de hamburguerias na cidade é grande e a cada ano são abertos novos estabelecimentos desse segmento. Por ser um dos lanches mais famosos do mundo, o hambúrguer tem um lugar muito especial no coração dos curitibanos. Além disso, outro ponto […]

Continuar lendo
TOP 10: Hamburguerias em Curitiba

Conheça o Bairro Ecoville

Bairro Ecoville Até algum tempo atrás, pouco se ouvia falar no nome Ecoville, em Curitiba. Porém, com o superaquecimento do mercado imobiliário e do setor da construção civil, desde 2006, o nome tornou-se sinônimo de bom lugar para se morar. E não é para menos, afinal, a região – que engloba parte dos bairros Mossunguê, […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Ecoville

Bairros de Curitiba crescem com a chegada de grandes condomínios

Depois do sul e do oeste de Curitiba, agora é a vez da região norte da cidade despontar como o novo setor de crescimento imobiliário de Curitiba. O grande número de lançamentos verticais e a ampliação na oferta de serviços, demonstram que bairros como o Boa Vista, Atuba e Santa Cândida passam por uma nova […]

Continuar lendo
Bairros de Curitiba crescem com a chegada de grandes condomínios

Aluguel social em Curitiba, pode fazer prédios abandonados voltarem à vida

Aluguel social em Curitiba Você já se perguntou por que os imóveis abandonados em Curitiba não são utilizados para abrigar famílias que estão nas ruas, em condições de risco? Pois saiba que muitos também já se questionaram sobre isso, e a realidade atual da cidade confirma que esse projeto tem tudo para dar certo, já […]

Continuar lendo
Aluguel social em Curitiba, pode fazer prédios abandonados voltarem à vida

Conheça o Bairro Santo Inácio

Bairro Santo Inácio. Quem visita o Parque Barigui, o mais famoso e frequentado parque de Curitiba, pode não fazer nem ideia de que está no bairro Santo Inácio. Localizado a 5,5 km do marco zero de Curitiba – na Praça Tiradentes –, o Santo Inácio é um bairro residencial de terreno íngreme e que faz […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Santo Inácio

Conheça o Bairro Atuba

Bairro Atuba O Bairro Atuba faz divisa com os bairros Santa Cândida, Tingui e Bairro Alto. Localizado na região nordeste da capital paranaense, com área total de 4,27 km² e população de cerca de 12.632 habitantes, seus principais pontos de referencia são o Parque Atuba e o Rio, de mesmo nome. Segundo historiadores, a região […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Atuba
Mais notícias de Curitiba