Dicas de follow-up na negociação do corretor de imóveis
Corretor de imóveis, para ter um relacionamento saudável com o seu cliente e garantir boas negociações, o follow-up na negociação é uma grande estratégia!
Corretor de imóveis, para ter um relacionamento saudável com o seu cliente e garantir boas negociações, o follow-up pode ser uma grande estratégia!
Corretor de imóveis, você já ouvir falar do termo “follow-up”?
Saiba que ele é fundamental para ter um controle das etapas de negociação para a venda de imóvel, ou seja, desde o primeiro momento em que o cliente entra em contato com você, até o final do seu ciclo de vendas, quando ele compra ou aluga um imóvel.
Mas por que você deve fazer todo este acompanhamento? Simples, todo mundo gosta de atenção, inclusive os seus clientes.
No caso deles, o que está em jogo é a realização de um de seus maiores sonhos que é a aquisição do imóvel, por isso a atenção deve ser redobrada.
Sem contar que, existem outros muitos corretores que querem vender para o mesmo cliente, e em um mercado de exclusividade, é preciso dar o máximo de atenção!
Você precisa estar com a consciência limpa de que está fazendo um bom atendimento ao seu cliente.
Para ter um relacionamento saudável com o seu cliente, é preciso estabelecer alguns prazos de follow-up.
Para isso, você precisa levar em consideração que não adianta ficar muito em cima do cliente para não parecer “chato”, mas também não pode ficar muito distante para não dar a sensação de que não está dando a atenção necessária.
Se você falou com o seu cliente nos últimos 30 dias, está tudo bem! É um sinal de que ele está sendo cuidado.
Agora, se faz mais de 30 dias que você não mantém contato com o seu cliente, é preciso ter muita atenção.
Ele precisa de cuidados. Saiba que o seu cliente não pode ficar sem cuidados por mais de dois meses!
Agora, se o caso do seu cliente é a locação, o prazo médio é de 30 dias. Passando disso, ele precisa urgente de alguma atenção!
Para fazer o follow-up, você têm alguns meios disponíveis. Confira:
Telefone
A boa e velha ligadinha pode ser o mais eficiente dependendo do caso do seu cliente. O que pode acontecer é a indisponibilidade do seu cliente para atender aos seus telefonemas.
Além disso, o objetivo do telefonema pode não ser somente para saber se ele está disponível para ir a uma reunião ou visita.
É possivel dar uma ligadinha somente para desejar uma boa semana, por exemplo. São pequenas atitudes como esta que te aproximam do seu cliente. Ou então, caso saiba do dia do aniversário dele, pode dar uma ligadinha para desejar um feliz aniversário!
Você pode usar o e-mail para repassar conteúdos que sejam do interesse do seu cliente, por exemplo.
Isso envolve uma foto do andamento da obra, uma matéria informando sobre a redução da taxa de juros, novas oportunidades e outras questões que envolvem o universo da negociação com o seu cliente.
Lembre-se que o conteúdo deve realmente ser relevante e tome cuidado para não ser chato e mandar e-mail todos os dias.
Presencialmente
Uma das formas mais difíceis de se fazer presente, pois nem sempre conhecemos profundamente todos os clientes e também fazer isso com todos, fica complicado.
Mas, se você tem aqueles clientes mais quentes, que já visitaram o imóvel com você e você tem certeza de que ele vai comprar, será que não vale um café com ele? Seja no consultório ou escritório dele, ou na imobiliária.
Enfim, aqui vale até se encontrar com ele “por acaso” na padaria, no supermercado, na caminhada, etc. Lembre-se: o objetivo é estar na mente do seu cliente e ser lembrado.
Nas redes sociais
Viu algum conteúdo relevante no facebook que interfere na negociação do imóvel? Você pode marcar o seu cliente.
Com relação as outras ferramentas das redes sociais é preciso ter cautela para não parecer um corretor de imóveis puxa-saco.
Sair curtindo tudo o que ele posta, comentar em todos os posts, talvez não seja uma ótima estratégia.
Segunda Voz
A segunda-voz serve para quebrar o gelo caso você perceba que o seu cliente não consegue se abrir muito com você. Além disso, tira um pouco da formalidade de “estou conversando com o (a) corretor (a) de imóveis”.
Envolva uma segunda pessoa nesta estratégia para interagir com o seu cliente!
Uma boa opção é contar com a ajuda de outro profissional do ramo ou outro colaborador da empresa, que tenha boa desenvoltura e tenha facilidade para deixar outras pessoas mais confortáveis.
Deixe sempre tudo registrado
Você, corretor (a) de imóveis, certamente está envolvido em diferentes negociações e atende diferentes clientes.
Por este motivo, fica difícil guardar na memória todas as informações que foram disponibilizadas para cada cliente.
Então, ter um histórico com tudo registrado pode garantir um bom alinhamento com o seu cliente!
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