Conheça os bairros de Curitiba
O município de Curitiba é dividido em 75 bairros, a maioria nascido de núcleos coloniais formados por famílias de imigrantes europeus e asiáticos. Conheça!
Bairros de Curitiba
O município de Curitiba é dividido em nove Regiões Administrativas – Centro, Centro Cívico, Batel, Bigorrilho, Mercês, Bom Retiro, Ahú (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Juvevê (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Cabral (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), São Francisco (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Hugo Lange, Jardim Botânico, Jardim Social, Alto da XV, Alto da Glória, Cristo Rei (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Prado Velho (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui) e Rebouças – que abrangem seus 75 bairros, todos atendidos pelo Sistema Integrado de Transporte Urbano.
Grande parte desses bairros nasceu de núcleos coloniais formados por famílias de imigrantes europeus e asiáticos, que começaram a chegar na cidade a partir da segunda metade do século 19.
Os bairros mais antigos datam da época da colonização portuguesa, que mantinham escravos africanos para os trabalhos domésticos, e cujos descendentes integram hoje a população de Curitiba.
A principal região de Curitiba, a chamada Matriz, localiza-se na área central da cidade e engloba o Centro Histórico, o Centro Cívico – com os prédios administrativos da cidade –, muitos hotéis e a maioria dos pontos turísticos de Curitiba.
A Praça Garibaldi, localizada no Centro Histórico de Curitiba, é um bom lugar para se conhecer alguns dos patrimônios da cidade.
O local também possui vários bares e bastante movimento à noite.
O Centro é uma das áreas mais movimentadas de Curitiba e onde se concentra a maior parte das instalações comerciais, culturais e históricas da cidade, que teve início a partir da Praça Tiradentes. Confira quais as vantagens de morar no Centro de Curitiba, clicando aqui.
Santa Felicidade é a região que concentra o maior número de bairros, atualmente, incluindo o próprio Santa Felicidade, que concentra vários restaurantes famosos de Curitiba.
Os bairros que compõe a Região Administrativa de Santa Felicidade são: Santa Felicidade (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Lamenha Pequena, Butiatuvinha, São João, Vista Alegre, Cascatinha, São Brás, Santo Inácio, Orleans, Mossunguê, Campina do Siqueira, Seminário e Campo Comprido.
A região do Portão, que também é central, conta também com diversos restaurantes e provedores de serviço para Curitiba.
Seus bairros são: Portão (saiba mais sobre obairro, clicando aqui), Fazendinha, Santa Quitéria, Vila Izabel, Água Verde, Parolin (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Guaíra, Lindóia, Fanny, Novo Mundo e parte de Campo Comprido.
A Cidade Industrial de Curitiba ainda concentra boa parte das indústrias de Curitiba, mesmo que grande parte delas têm preferido migrar para a cidade vizinha – São José dos Pinhais. Seus bairros: Cidade Industrial de Curitiba, Riviera, Augusta e São Miguel.
Demais regiões e respectivos bairros:
Boa Vista: Boa Vista (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Bacacheri, Bairro Alto (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Tarumã, Tingui, Atuba, Santa Cândida (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Cachoeira, Barreirinha, Abranches (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Taboão, Pilarzinho e São Lourenço.
Cajuru: Cajuru, Uberaba, Jardim das Américas, Guabirotuba e Capão da Imbuia (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui).
Boqueirão: Boqueirão, Xaxim (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Hauer e Alto Boqueirão.
Pinheirinho: Pinheirinho, Capão Raso, Tatuquara (saiba mais sobre o bairro, clicando aqui), Campo de Santana e Caximba.
Bairro Novo: Sítio Cercado, Ganchinho, e Umbará.
Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis Curitiba.