Conheça o Bairro Bacacheri

    Conhecido por ser uma região que alia segurança e diversão, o bairro Bacacheri é um lugar prático, com atrativos para os mais variados públicos e gostos.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Bairro Bacacheri

    O Bacacheri é um bairro de Curitiba e localiza-se na região nordeste da cidade, incluído na subprefeitura do Boa Vista.

    De acordo com o IBGE, em 2010 a população do bairro representava cerca de 1,4% do total do município, totalizando 23.734 habitantes, distribuídos em uma área de aproximadamente 7 km².

    Conhecido por ser uma região que alia segurança e diversão, o bairro Bacacheri  é um lugar prático, residencial e também muito comercial, e repleto de pontos turísticos, como a Ordem Rosa Cruz e o museu egípcio.

    Com uma diversidade de pontos, parques e praças, o bairro agrada não apenas aos moradores, mas também seus visitantes, sendo um atrativo para os mais variados públicos e gostos.

    E quem nunca ouvir falar dos shows feitos pela Esquadrilha da Fumaça, em Curitiba?

    Pois é no Aeroporto do Bacacheri que as apresentações são feitas.

    O famoso Aeroporto do Bacacheri, destinado apenas para voos da força aérea militar, não atende voos tradicionais, nem opera com linhas áreas regulares, mas é um dos pontos de referência do bairro.

    O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, mais conhecido também como CINDACTA, também fica localizado nessa região e é ponto de parada certo para quem quer conhecer, de fato, a cidade de Curitiba.

    Outro ponto bastante conhecido e querido por quem mora e visita o bairro Bacacheri, é o Parque General Iberê de Mattos, ou simplesmente Parque Bacacheri.

    De verdade é o principal local do bairro para atender qualquer tipo de gostos e vontades, oferecendo desde uma bela pista de caminhada à churrasqueiras, tendo também canchas de vôlei e futebol de areia, um lago e lanchonetes para matar aquela fome e um playground para a criançada.

    No bairro também está localizada a Ordem Rosa Cruz, a Loja de Jurisdição da Língua Portuguesa e também o museu egípcio, outro ponto de parada essencial para quem deseja conhecer Curitiba, no museu se encontra de registros da época, utensílios da cultura egípcia e até mesmo uma múmia de verdade.

    O porque do bairro ter o nome “Bacacheri” não é muito conhecido por seus moradores, e até os que arriscam alguma resposta se perdem no meio de tantas versões.

    Alguns contam uma história de que o bairro ganhou esse nome graças a uma vaca, que um do criadores do bairro chamava de Cherri, e que um dia simplesmente sumiu das terras dele.

    O mais impressionante dessa história é que ela é a mais aceita pelos moradores, porém não é a única.

    Ideias de que na realidade é o significado em tupi para “rio pequeno”, fazendo assim uma referência ou rio Bacacheri; as palavras guaranis “vaca e ciri” que significam “vaca que escorregou” e depois se transformou em Bacacheri pela forma de pronúncia.

    Independente da origem ou motivo do nome, sabemos apenas que o bairro Bacacheri é muito querido pela maioria de seus moradores, que demonstram muito afeto quando questionados sobre se pretendem algum dia sair dali e procurar um outro canto.

    Conheça melhor o bairro Bacacheri.