Anuncie

O melhor do Bacacheri e o que tem para fazer

Bacacheri em Curitiba: parque para caminhar ou pedalar, ruas arborizadas, museu egípcio, aeroclube, arquitetura e vida noturna, saiba mais sobre o bairro!

O melhor do Bacacheri e o que tem para fazer

O bairro Bacacheri, distribuído numa área de 6,98 km², está localizado na subprefeitura do Boa Vista.

Além disso, abriga uma população de mais de 23 mil habitantes, cujo valor representa 1,4% do total do município, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010.

É famoso por abrigar o Aeroporto do Bacacheri, que realiza diariamente voos para diversos estados brasileiros.

A origem do bairro

A origem do nome Bacacheri tem muitas versões.

Alguns estudos contam que a atribuição do nome foi dada por um certo produtor rural francês, dono de uma vaca, a qual chamava carinhosamente de “baca cherri”.

O sotaque francês quando misturado com os sons dessas palavras, emitia o nome Bacacheri.

Entretanto outros acreditam na versão de um relato escrito pelo naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que dizia: “… e parei num pequeno sítio denominado Bacacheri, nome derivado das palavras guaranis vaca e ciri, vaca que escorregou”.

Apesar das discórdias entre as diferentes histórias, a reprodução delas passou de geração em geração.

No entanto, de acordo com documentação, o nome Bacacheri teve criação de maneira prática um século antes de chegarem esses imigrantes.

Por isso, acreditam que o que pode ter levado a estas hipóteses, foi justamente o afrancesado do termo “vacaciri” para Bacacheri, já que a colonização do bairro foi feita por imigrantes franceses.

O crescimento do bairro ao longo da sua história teve ligação, primordialmente, com os meios de transporte que transitavam pela estrada da Graciosa como caminho para o litoral do Paraná.

Este movimento originou as lojas da zona comercial e os serviços públicos, o que contribuiu para o desenvolvimento do bairro.

Transporte no Bacacheri

Por estar localizado na região do Boa Vista, o Bacacheri está próximo de bairros importantes da cidade, como o Bairro Alto, Ahú, Cristo Rei, Cabral, Tingui, Atuba, Juvevê e Tarumã.

Para quem é usuário do transporte público, as linhas Santa Cândida/Capão Raso, Solar, Bairro Alto/ Boa Vista, São João e Tingui são algumas que passam nas principais ruas do bairro.

Para quem utiliza veículo próprio, pode ficar tranquilo!

Pois as ruas do Bacacheri são pavimentadas e sinalizadas, deixando o trânsito muito mais seguro.

Dados

  • Área 6,98 km²
  • População 23.106 hab.
  • Densidade 33,10 hab/km²

Bairros limítrofes

  • Bairro Alto
  • Boa Vista
  • Cabral
  • Hugo Lange
  • Jardim Social
  • Santa Cândida
  • Tingui

Principais vias

  • Avenida Prefeito Erasto Gaertner
  • Avenida Francisco Albizu
  • Rua Cláudio Chatagnier
  • Rua Fagundes Varela
  • Rua Paulo Ildefonso Assumpção
  • Rua México
  • Rua Nicarágua
  • Rua Marcelino Nogueira
  • Rodovia Régis Bittencourt

Pontos de referência

  • Aeroporto do Bacacheri
  • Parque General Iberê de Mattos
  • Cindacta II
  • Ordem Rosa Cruz 

Cultura e Lazer no Bacacheri

As ruas são bastante arborizadas e, graças às sombras das árvores nas calçadas, os passeios a pé são mais agradáveis.

A Praça Edward M. Caldas, entre as ruas João Angely, José Mário de Oliveira e Dr. Oswaldo Vieira, é a opção para as famílias com filhos.

Certamente o local conta com muitas árvores e brinquedos para as crianças.

Além disso, para quem gosta de passear depois do trabalho ou é adepto dos exercícios físicos, o Parque Bacacheri é uma excelente opção.

Parque Bcacheri

O Parque foi inaugurado em 1988 e possui área de 152 mil m² e é a atração principal do bairro.

Um ponto de diversão frequentado por todos da região para práticas de esportes, atividades culturais e lazer, especialmente nos fins de semana.  

Sua ampla área verde oferece lagos, canchas de futebol e de vôlei de areia, equipamentos de ginásticas, churrasqueiras e playground.

Além disso, conta com um lago artificial de 22 mil m² com carpas, gansos e patos.

Para quem gosta de usufruir dos benefícios de uma boa corrida ou pedalada, pode aproveitar a pista de cooper e a ciclovia em volta do lago artificial.

Os animais de estimação serem bem-vindos. Mas os cachorrinhos devem estar com coleiras e devem ser conduzidos pelos seus donos.

Museu Egípcio

Próximo ao parque, no complexo de prédios Ordem da Rosa Cruz, está localizado o Museu Egípcio, que conta com cerca de 150 peças de uma das civilizações mais antigas e importantes do mundo.

Apesar de existir há muitos anos, o museu não é super conhecido pois não se encontra na região turísitica tradicional.

A grande estrela da exposição é uma múmia legítima de uma dama da sociedade egípcia, chamada Tothmea, doada por um museu da Ordem localizado no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Em suma, se você gosta de arte e de história, este lugar é para você.

Serviços

  • Telefones: 041-3351-3000/3351-3024
  • E-mail: museu@amorc.org.br
  • Endereço: Rua Nicarágua 2620 – Bacacheri – Curitiba – PR
  • Realiza visitas monitoradas para grupos mediante agendamento.

Para os moradores que se interessam pela aviação, o Aeroporto do Bacacheri, também sede do Aeroclube do Paraná, é uma ótima atração.

A movimentação de pequenas e médias aeronaves é diária e, anualmente, acontecem apresentações e eventos liberados para o público, como exposições de aeronaves, organizados pela Esquadrilha da Fumaça.

Além disso, o aeroporto conta com um parquinho muito legal para as crianças. A entrada é gratuita.

Já para quem tem curiosidade sobre arquiteturas antigas, pode visitar a Cerâmica Colle, uma antiga fábrica de refratórios, tubos e conexões, fundada em 1871 e que deixou de funcionar há mais ou menos dez anos.

Partes da construção ainda resistem ao tempo e hoje servem como elementos principais de uma linda paisagem, localizada ao lado do Conjunto Solar, no Bacacheri.

Educação e Saúde no Bacacheri

O bairro Bacacheri dispõe de diversas escolas e colégios que atendem desde o ensino primário até o ensino médio.

Mas você também encontra opções de cursos de línguas estrangeiras, entre outras opções curriculares.

Entre as opções de escolas públicas, têm-se a Escola Municipal Eny Caldeira, localizada na Rua Guilherme Ihlenfeldt, 51.

Em caso de emergências, a população tem ao seu dispor diversas unidades de saúde, bem como hospitais e clínicas particulares, como o Hospital Vita, US 24 Horas do Boa Vista e Unidade Municipal de Saúde.

Informações: (41) 3256-2084.

Comércio e Serviços no Bacacheri

O Bacacheri é considerado um dos bairros mais incríveis de Curitiba para morar, pois oferece opções de lazer para todos os públicos, comércio diversificado a qualidade de vida.

Além disso, dispõe de diversas oportunidades de emprego aos seus moradores, que não precisam se retirar do bairro para encontrar uma boa oportunidade.

Muitas empresas do ramo gastronômico e novos centros comerciais estão se instalando no bairro.

Certamente isso valoriza ainda mais a região, pois oferece uma ampla variedade de comércios para todos os públicos.

Em conclusão, o bairro é uma ótima opção de moradia.

Encontre ofertas de imóveis no Bacacheri.

O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Capital Parananense oferece diversas atrações culturais e pontos turísticos para toda a família! Curitiba é certamente conhecida como uma cidade que possui diversos pontos turísticos, museus e lugares para se divertir, independente do dia da semana. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para você que procura o que fazer em Curitiba. Parques e Zoológicos Jardim Botânico […]

Continuar lendo
O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Os 7 pontos turísticos mais visitados de Curitiba

Toda cidade tem aqueles pontos turísticos que todo mundo deve visitar pelo menos uma vez na vida. Em Curitiba, isso não é diferente, e são várias as paradas obrigatórias para aqueles que vêm à capital para passear ou que já têm um imóvel na cidade. Uma dica é você embarcar na Linha Turismo, uma linha […]

Continuar lendo
Os 7 pontos turísticos mais visitados de Curitiba

Os 7 melhores parques para passear com a família em Curitiba

Melhores parques para passear em Curitiba De acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba, a cidade conta com incríveis 17 milhões de metros quadrados de parques e praças. É área verde que não acaba mais! Com tantas opções, fica difícil eleger o preferido para um fim de semana ensolarado. Se preferir, você pode utilizar a […]

Continuar lendo
Os 7 melhores parques para passear com a família em Curitiba

Confira o ranking dos bairros mais seguros de Curitiba

Escolher o bairro certo para a compra ou aluguel de um imóvel em Curitiba exige cautela, planejamento e algum estudo. Além de ser necessário adequar a localização às suas necessidades, é imprescindível que você se informe a respeito de aspectos que impactam diretamente na sua qualidade de vida, como a segurança. Para ajudar você, preparamos […]

Continuar lendo
Confira o ranking dos bairros mais seguros de Curitiba

Portas que contam histórias de Curitiba

Portas que contam histórias: Arquitetura que encanta em Curitiba Portas que contam histórias: Se você parar e observar, muitas casas de Curitiba contam com uma arquitetura histórica que encantam com a beleza e sofisticação. Um elemento da arquitetura que chama a atenção são as portas, sendo a maioria feita de madeira ou de metal, com […]

Continuar lendo
Portas que contam histórias de Curitiba

Comer fora de casa com as crianças em Curitiba

Comer fora de casa com as crianças Comer fora de casa com as crianças nem sempre é uma experiência positiva. “O que meu filho vai comer?”, pensa a mãe, que logo trata de colocar na bolsa uma papinha industrializada, uma banana, um biscoito – só para garantir. Também há a opção de ceder ao menu […]

Continuar lendo
Comer fora de casa com as crianças em Curitiba

Conheça o bairro Centro Cívico

Bairro Centro Cívico. O Centro Cívico, conhecido por concentrar os três poderes do Paraná – Legislativo, Executivo e Judiciário –, surgiu como proposta no Plano Agache, na década de 1940, planejada pelo urbanista francês Alfred Agache, convocado para dar à cidade os mesmos ares de evolução que outros municípios vinham recebendo. Idealizada como uma área […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Centro Cívico

Curitiba, a capital da qualidade de vida

Curitiba, graças à sua grande rede hoteleira e gastronômica, é conhecida como a capital brasileira do turismo de negócios. Contando com novos e numerosos centros de exposições, Curitiba também atrai muitos turistas que vêm para apenas visitar a cidade ou participar de eventos, assim como gente que busca assinar contratos de negócios e estabelecer moradia […]

Continuar lendo
Curitiba, a capital da qualidade de vida

Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Arquitetura em Curitiba A cidade conta com uma diversidade incrível de estilos arquitetônicos, antigos e modernos, enriquecendo sua paisagem urbana e representando um patrimônio cultural muito amplo. A arquitetura encontrada em Curitiba é reflexo da forte influência trazida pelos imigrantes, oriundos de diversos países, principalmente europeus. São prédios com arquitetura eclética, neoclássica, colonial, bizantina, oriental e […]

Continuar lendo
Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Conheça o bairro Pinheirinho

Bairro Pinheirinho O bairro Pinheirinho é um dos maiores bairros de Curitiba, localizado na região Sul da cidade – fazendo divisa com os bairros Capão Raso, Xaxim, Sítio Cercado, Tatuquara e Cidade Industrial – e considerado um dos principais centros de comércio popular, concentrado especialmente na Av. Winston Churchill, principal via do bairro. Localizado próximo […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Pinheirinho

Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

Linha de turismo em Curitiba Turisticamente falando, em Curitiba, os bairros não possuem identidade própria, exceto Santa Felicidade, por isso, é difícil fazer um roteiro bairro a bairro, a fim de explorar cada região da cidade, como é possível fazer em São Paulo, por exemplo. Portanto, quando estiver na cidade, o seu itinerário turístico será […]

Continuar lendo
Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

Conheça o Bairro Jardim das Américas

Bairro Jardim das Américas Localizado entre os bairros Jardim Botânico, Guabirotuba e Uberaba, o Jardim das Américas é um bairro de Curitiba, onde se encontram o Centro Politécnico – importante campus da Universidade Federal do Paraná – e a Escola Técnica da UFPR. O nome do bairro se deve à intenção dos vereadores municipais de […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Jardim das Américas

TOP 5: Hamburguerias em Curitiba

Hamburguerias em Curitiba Hamburguerias em Curitiba: O hambúrguer é uma carne temperada de acordo com a sua imaginação – normalmente com cebola, salsa, mostarda, etc –, moldada em formato circular e frita, para então formar sanduíches incríveis, onde vêm acompanhadas de outros ingredientes. Um dos sanduíches mais populares do mundo, o hambúrguer tem um lugar […]

Continuar lendo
TOP 5: Hamburguerias em Curitiba
Mais notícias de Curitiba