O melhor do Orleans e o que tem para fazer

O melhor do Orleans em Curitiba e o que tem para fazer de cultura e lazer, educação e saúde, comércio e serviços e muito mais!

O melhor do Orleans e o que tem para fazer

Pertencente à subprefeitura de Santa Felicidade, o Orleans é um bairro de Curitiba cercado de história e charme.

Antigamente, era formado por colônias, que foram reunidas e transformadas em um bairro oficial da capital paranaense em 1875.

Atualmente, constitui um dos pontos mais privilegiados da cidade quando o assunto é localização, pois se liga a diferentes regiões de Curitiba e, ao mesmo, tempo, a outras partes do estado.

A BR-277, a PR-148, também chamada de Contorno Norte, e a Avenida Vereador Toaldo Túlio são as principais vias do local.

Dados gerais

De acordo com documento do Instituo de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o bairro Orleans é um dos maiores bairros de Curitiba, com 5,12km² de extensão, o que representa 1,18% da área total de Curitiba, que é de 436,67m².

Possui cerca de 8.105 habitantes (o que também o torna um dos bairros mais populosos da capital), 2.740 domicílios e sua economia é gerida, principalmente, pelo setor de comércio (48,76%).

Mas a média de idade dos moradores do local é de 34 anos, o que indica o perfil mais tranquilo dos habitantes do bairro, composto, na sua maioria, por famílias.

Além disso, para completar, comporta 1,68 milhão m² de áreas verdes (um dos maiores números da cidade), o que representa 32,81% de todo o espaço ocupado pelo bairro e 1,65% do total dos espaços ecológicos de Curitiba.

O Orleans faz divisa com os bairros Butiatuvinha, Campo Comprido, Cidade Industrial, Mossunguê, Riviera, Santo Inácio e São Braz.

História

A história do bairro Orleans teve início em 1875, quando foi criada a Colônia Orleans a partir de pequenas colônias nos arredores da região.

A ação foi promovida pelo então governo provincial de Lamenha Lins, que fixou a Colônia Orleans à margem direita da antiga Estrada Mato Grosso.

Mas no começo, a população do local era de apenas 249 pessoas que, em sua maioria, eram imigrantes poloneses prussianos e galicianos.

Em 1878, a colônia foi emancipada e renomeada apenas como “Orleans”, em homenagem ao então Conde d’EU, Luís Filipe de Orleans.

Em 1880, o imperador  Dom Pedro II visitou a região e doou uma imagem do Padroeiro Santo Antônio, que passou a ficar presente nos atos religiosos da igreja local, a Igreja Santo Antônio de Orleans.

A instituição religiosa seguia o estilo polonês e, na época, reunia os habitantes das colônias vizinhas (Santo Inácio, Dom Pedro, Dom Augusto, Riviére e Lamenha) para eventos religiosos e reuniões de organização social.

Transporte

Mas como apontamos no início do texto, o Orleans é um bairro privilegiado quando o assunto é localização.

Por isso, no quesito transporte, ele também apresenta opções interessantes e fáceis para quem utiliza o transporte público ou transporte particular.

Confira algumas das estações de ônibus mais próximas da região:

Os ônibus mais fáceis para chegar até o bairro Orleans são:

  • 040 INTERBAIRROS IV
  • 821 FERNÃO DIAS
  • J62 CTBA / CAMPO LARGO

Além disso, para quem usa transporte particular, o bairro apresenta três vias principais e amplamente conhecidas para encontrá-lo: A BR-277, a PR-148, também chamada de Contorno Norte, e a Avenida Vereador Toaldo Túlio.  

Cultura e lazer

O principal símbolo do bairro Orleans é a Paróquia de Santo Antônio de Orleans, que existe desde 1875, com a criação da colônia Orleans.

É mesma Paróquia visitada pelo imperador português Dom Pedro II em 1880, quando, na ocasião, o governante doou ao local uma imagem do Padroeiro Santo Antônio e um sino.

O segundo item permanece na instituição até hoje, funcionando e atraindo fiéis locais.

Mas também é possível encontrar ótimas opções de cultura e lazer nos bairros vizinhos.

No Mossunguê, por exemplo, há o Parque Barigui, um dos maiores e, talvez, mais emblemático parque de Curitiba, e o Park Shopping Barigui, um dos shoppings mais modernos da cidade, com lojas renomadas, praça de alimentação ampla e salas de cinema Cinemark.

No Cidade Industrial, outro bairro vizinho, ainda existe o Teatro Positivo, lar de diversos shows e espetáculos, e o Bosque Getúlio Vargas, para passeios mais verdes e familiares.

Gastronomia e vida noturna

Na área de gastronomia, o bairro é contemplado com opções limitadas, mais variadas.

Mas por lá, pratos mais simples e lanches são os carros chefe e podem ser encontrados em locais como o SK Marmitex, o restaurante Fortuna e Ercole e o restaurante Divino Chef.

Porém, o leque se expande se considerarmos os estabelecimentos presentes nos bairros vizinhos, como o Cidade Industrial e o São Braz.

No quesito vida noturna, não há opções no bairro.

O que condiz com o teor mais histórico do Orleans e o público mais velho e familiar que habita a região.

Entretanto, há alternativas nos bairros vizinhos, que não apresentam grandes distâncias.

No São Braz, por exemplo, há Aquariu’s Bar, o Delitos Bar e o Bar e Restaurante Namite.

Todas alternativas para quem quer apreciar bons petiscos, drinks e papos com os amigos ou família.

Educação e saúde

Quando o assunto é saúde, o bairro Orleans apresenta algumas poucas opções.

Destacam-se a Unidade de Saúde Nova, que fica na Avenida Vereador Toaldo Túlio, e o Hospital Curitibano de Otorrinolaringologia, que fica na Rua Edmundo Kaminski.

Nos bairros vizinhos, também há alternativas, como a Unidade Municipal de Saúde União das Vilas (São Braz) e a Unidade Municipal de Saúde Atenas (Cidade Industrial).

Na parte de educação, o bairro se mostra mais unilateral, com escolas que abrangem mais a educação infantil.

Alguns exemplos disso são a Pré-Escola Jardim Feliz e a Creche Municipal Vila Real.

O Orleans também conta com a Escola CEI Pedro Dallabona.

Comércio e serviços

Por abrigar um número razoável de residência e habitantes, o bairro Orleans possui uma economia muito ativa por meio, principalmente, da indústria (17,08%), do comércio (48,76%) e do setor de serviços (34,04%).

Também dispõe de pontos essenciais para o dia a dia, como mercados (menores) e postos de combustíveis, por exemplo.

O bairro é, portanto, ideal para quem procura comodidade, sossego e diferentes opções de comércio.

Porém, seu perfil se encaixa mais para famílias e casais que buscam tranquilidade e boa localização de acesso a outros bairros e rodovias.

Porém, devido a todas essas vantagens, os preços para moradias no Orleans podem variar um pouco.

Pesquise com bastante antecedência antes de realizar a sua escolha.

O Chaves na Mão possui diversas opções de imóveis para alugar ou vender no bairro.

5 Parques para andar de bicicleta em Curitiba

A capital paranaense é uma cidade muito conhecida por contar com inúmeros pontos turísticos e um dos atrativos da cidade, sem dúvida, são os parques para andar de bicicleta em Curitiba. Só para exemplificar, o município conta com mais de 200 km de ciclovias distribuídas por toda a cidade. e além do mais, a meta […]

Continuar lendo
5 Parques para andar de bicicleta em Curitiba

O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Capital Parananense oferece diversas atrações culturais e pontos turísticos para toda a família! Curitiba é certamente conhecida como uma cidade que possui diversos pontos turísticos, museus e lugares para se divertir, independente do dia da semana. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para você que procura o que fazer em Curitiba. Parques e Zoológicos Jardim Botânico […]

Continuar lendo
O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Conheça o bairro Centro Cívico

Bairro Centro Cívico. O Centro Cívico, conhecido por concentrar os três poderes do Paraná – Legislativo, Executivo e Judiciário –, surgiu como proposta no Plano Agache, na década de 1940, planejada pelo urbanista francês Alfred Agache, convocado para dar à cidade os mesmos ares de evolução que outros municípios vinham recebendo. Idealizada como uma área […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Centro Cívico

Curitiba, a capital da qualidade de vida

Curitiba, graças à sua grande rede hoteleira e gastronômica, é conhecida como a capital brasileira do turismo de negócios. Contando com novos e numerosos centros de exposições, Curitiba também atrai muitos turistas que vêm para apenas visitar a cidade ou participar de eventos, assim como gente que busca assinar contratos de negócios e estabelecer moradia […]

Continuar lendo
Curitiba, a capital da qualidade de vida

Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Arquitetura em Curitiba A cidade conta com uma diversidade incrível de estilos arquitetônicos, antigos e modernos, enriquecendo sua paisagem urbana e representando um patrimônio cultural muito amplo. A arquitetura encontrada em Curitiba é reflexo da forte influência trazida pelos imigrantes, oriundos de diversos países, principalmente europeus. São prédios com arquitetura eclética, neoclássica, colonial, bizantina, oriental e […]

Continuar lendo
Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Conheça o bairro Pinheirinho

Bairro Pinheirinho O bairro Pinheirinho é um dos maiores bairros de Curitiba, localizado na região Sul da cidade – fazendo divisa com os bairros Capão Raso, Xaxim, Sítio Cercado, Tatuquara e Cidade Industrial – e considerado um dos principais centros de comércio popular, concentrado especialmente na Av. Winston Churchill, principal via do bairro. Localizado próximo […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Pinheirinho

Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

Linha de turismo em Curitiba Turisticamente falando, em Curitiba, os bairros não possuem identidade própria, exceto Santa Felicidade, por isso, é difícil fazer um roteiro bairro a bairro, a fim de explorar cada região da cidade, como é possível fazer em São Paulo, por exemplo. Portanto, quando estiver na cidade, o seu itinerário turístico será […]

Continuar lendo
Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

TOP 10: Hamburguerias em Curitiba

Pelo fato do hambúrguer ser um lanche popular entre muitos moradores de Curitiba, o número de hamburguerias na cidade é grande e a cada ano são abertos novos estabelecimentos desse segmento. Por ser um dos lanches mais famosos do mundo, o hambúrguer tem um lugar muito especial no coração dos curitibanos. Além disso, outro ponto […]

Continuar lendo
TOP 10: Hamburguerias em Curitiba

Conheça o Bairro Ecoville

Bairro Ecoville Até algum tempo atrás, pouco se ouvia falar no nome Ecoville, em Curitiba. Porém, com o superaquecimento do mercado imobiliário e do setor da construção civil, desde 2006, o nome tornou-se sinônimo de bom lugar para se morar. E não é para menos, afinal, a região – que engloba parte dos bairros Mossunguê, […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Ecoville

Bairros de Curitiba crescem com a chegada de grandes condomínios

Depois do sul e do oeste de Curitiba, agora é a vez da região norte da cidade despontar como o novo setor de crescimento imobiliário de Curitiba. O grande número de lançamentos verticais e a ampliação na oferta de serviços, demonstram que bairros como o Boa Vista, Atuba e Santa Cândida passam por uma nova […]

Continuar lendo
Bairros de Curitiba crescem com a chegada de grandes condomínios

Aluguel social em Curitiba, pode fazer prédios abandonados voltarem à vida

Aluguel social em Curitiba Você já se perguntou por que os imóveis abandonados em Curitiba não são utilizados para abrigar famílias que estão nas ruas, em condições de risco? Pois saiba que muitos também já se questionaram sobre isso, e a realidade atual da cidade confirma que esse projeto tem tudo para dar certo, já […]

Continuar lendo
Aluguel social em Curitiba, pode fazer prédios abandonados voltarem à vida

Conheça o Bairro Santo Inácio

Bairro Santo Inácio. Quem visita o Parque Barigui, o mais famoso e frequentado parque de Curitiba, pode não fazer nem ideia de que está no bairro Santo Inácio. Localizado a 5,5 km do marco zero de Curitiba – na Praça Tiradentes –, o Santo Inácio é um bairro residencial de terreno íngreme e que faz […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Santo Inácio

Conheça o Bairro Atuba

Bairro Atuba O Bairro Atuba faz divisa com os bairros Santa Cândida, Tingui e Bairro Alto. Localizado na região nordeste da capital paranaense, com área total de 4,27 km² e população de cerca de 12.632 habitantes, seus principais pontos de referencia são o Parque Atuba e o Rio, de mesmo nome. Segundo historiadores, a região […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Atuba
Mais notícias de Curitiba