Quais os dez melhores bairros para se morar em Curitiba?

Vindo de outra cidade ou de um bairro para outro, sempre surge a dúvida de quais são os melhores bairros para se morar em Curitiba.

Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 anos atrás

Os 10 melhores bairros para se morar em Curitiba

Ah, a capital paranaense! Apesar do recente destaque nacional como coadjuvante na história política do país, Curitiba garante inúmeros encantos aos seus habitantes e turistas.

A metrópole é o núcleo produtivo do estado paranaense e também um grande polo estudantil, já que sedia a principal unidade da Universidade Federal do Paraná, munida de seu excelente reconhecimento acadêmico.

Foto: MundoGEO

Seja por motivos estudantis ou profissionais, inúmeras pessoas buscam não somente a moradia, mas também a construção de um novo futuro em Curitiba. Por isso, ao mudar-se para essa capital, muitas pessoas são acometidas pela dúvida: qual é o melhor bairro para morar?

Pensando nisso, nós, do Portal Chaves na Mão, elaboramos esta lista elencando os 10 melhores bairros para se viver na capital paranaense, sendo as melhores regiões para a aquisição ou locação de imóveis em Curitiba. Sem mais delongas, acompanhe!

1. Água Verde

É um bairro carregado de tradicionalismo histórico. Também é válido notar o seu excelente posicionamento, sendo vizinho de outros cinco bairros importantes da cidade: Batel, Portão, Rebouças, Vila Izabel e Centro.

Esteticamente, esse bairro se destaca pela sua beleza, mesclando a arquitetura clássica de algumas casas antigas — pertencentes a moradores que vivem há anos no bairro — com ruas integralmente arborizadas.

Além do forte núcleo residencial, o Água Verde proporciona uma vívida variedade para o consumo, sendo permeado de supermercados e demais comércios.

Existem dois empreendimentos protagonistas no bairro, o Shopping Água Verde e a Arena da Baixada, sede esportiva do clube Atlético Paranaense — também funcionando como centro de eventos nacionais e internacionais.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal aferido em 0,866. Expectativa de vida em 78 anos.

2. Batel

O Batel é um dos bairros mais nobres de Curitiba, cercado por sofisticação imobiliária e comercial. Adicione a essa receita inúmeras opções gastronômicas, entre bares, restaurantes e dois shoppings: o Shopping Pátio Batel e o Shopping Crystal. O bairro é consagrado por agradar a extremos, desde quem busca a tranquilidade da Praça do Japão até quem busca morar perto das baladas de Curitiba.

Em suma, o Batel é um dos melhores bairros para se morar ao casar as preferências dos mais variados habitantes — não sendo demasiadamente residencial, nem predominantemente universitário.

Isso confere uma população mista que encontra no local a satisfação dos seus anseios, seja no agito, seja na tranquilidade.

Por esse motivo, é considerado um dos bairros de maior valorização em toda a metrópole sendo, portanto, uma região consideravelmente nobre.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal aferido em 0,928. Expectativa de vida em 80 anos.

3. Bigorrilho

Outra opção que prioriza a sofisticação e nobreza residencial, o Bigorrilho é um bairro relativamente pequeno, considerando a extensão regional de outros bairros mais distantes da matriz.

No entanto, esse pequeno cosmos curitibano garante todo o requinte e funcionalidade urbana para quem opte morar ali.

O bairro não tem um teor histórico, sendo em realidade um terreno fértil para os empreendimentos residenciais de luxo, que erguem imponentes torres habitacionais que fazem daquele pequeno núcleo uma curiosa versão do que Higienópolis é em São Paulo.

Todo o Bigorrilho tem excelente pavimentação, apresentando um bom fluxo de trânsito.

Ainda ressaltamos o excesso bem-vindo de arborização, garantindo um charme imediato do casamento dos empreendimentos com a natureza. É válido dizer que o bairro dispõe de muitos parques e praças, igualmente impecáveis.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal aferido em 0,948. Expectativa de vida em 81 anos.

4. Cabral

A sua procura objetiva imóveis sofisticados e elevada qualidade de vida? Acreditamos que este pode ser o bairro ideal para você, sendo uma das melhores escolhas tratando-se de diferenciação e comodidade urbana.

Esteticamente, o Cabral é característico pela arquitetura neoclássica na maioria de suas construções históricas. Destaques especiais do bairro — e de toda Curitiba — são a Igreja Bom Jesus e o Graciosa Country Club, baluartes da história da metrópole há mais de 70 anos.

Para além disso, considere o Cabral como uma garantia de boa moradia, em função da grande oferta de estabelecimentos comerciais, como lojas, bancos, supermercados, lotéricas, entre outros. Outro grande trunfo desse bairro é ser considerado um polo gastronômico, sediando desde restaurantes, pizzarias e cantinas clássicas até novos estabelecimentos franqueados ou autênticos.

Vale dizer que para famílias o bairro também é uma forte opção, com muitos estabelecimentos educacionais.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal aferido em 0,928. Expectativa de vida em 80 anos.

5. Centro

Não há como elaborar uma lista de melhores bairros de uma metrópole sem elencar o núcleo dela, onde tudo acontece. O Centro concentra tudo o que Curitiba representa ao estado, a unificação e existência de todos os serviços inerentes a uma cidade grande.

No Centro, todas as ofertas são em demasia: muitos apartamentos, muitas escolas, muito entretenimento, comércio e por aí vai.

Definitivamente, não existe nenhum tipo de entretenimento ou serviço que você não possa encontrar no Centro de Curitiba.

Além de tudo, enquanto região central, o valor para aquisição ou locação de imóveis nessa região é menor do que nas vizinhas mais nobres.

Quem gosta de atividades culturais não passará vontade no Centro de Curitiba, seja pela extensa oferta de teatros e museus ou pela história viva que pode se testemunhar no centro histórico da cidade, considerado um dos mais bem preservados de todo o país.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal aferido em 0,928. Expectativa de vida em 80 anos.

6. Cristo Rei

O Cristo Rei é um bairro que prioriza a tranquilidade habitacional e funcionalidade urbana.

Os pontos altos do bairro estão na divisa com o Alto da XV e Jardim Social, também sediando o mais belo ponto turístico de Curitiba: o Jardim Botânico.

Também precisamos ressaltar a acessibilidade às saídas ao litoral do estado, sem abandonar a comodidade de estar próximo a supermercados, bancos e farmácias.

Jardim Botânico de Curitiba

Devido ao caráter mais residencial e ordeiro, o bairro proporciona inúmeras opções de lazer gratuito, com vários parques propícios a caminhadas contemplativas, passeios de bicicleta, leitura ao ar livre, entre outras atividades de igual teor.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal aferido em 0,928. Expectativa de vida em 80 anos.

7. Portão

O nome curioso tem justificativa histórica: tropas transportadoras de gado passavam pela região do bairro, que na época brandava imponentes portões, locais para a fiscalização de toda caravana comercial que por ali passasse. O tempo e a função se foram, no entanto, o nome ficou: Portão.

É uma área que mescla a finalidade residencial com a comercial, também tendo uma população diversificada entre aposentados, estudantes e profissionais.

É bacana ressaltar que o bairro tem destaque municipal pelas feiras que sedia, seja de alimentos ou produtos manufaturados.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal aferido em 0,913. Expectativa de vida em 80 anos.

8. Santa Felicidade

Trata-se de um dos bairros mais tradicionais da capital paranaense, sendo considerada uma excelente opção à moradia. A região é marcada pelas fortes influências culturais dos imigrantes italianos. Portanto, o comércio gastronômico da região é bastante valorizado, reunindo inúmeras comodidades comerciais e culturais naquele distrito, isentando o habitante da necessidade de se deslocar à matriz em busca de algum serviço.

Aos residentes do Santa Felicidade, poupam-se esforços para encontrar presença cultural, uma vez que o bairro está repleto de cantinas e cafés coloniais, carregados de história. Para além disso, vale notar que o bairro hospeda um evento tradicionalíssimo em Curitiba, que no ano de 2018 alcançava sua 36ª Edição, a Festa do Frango, Polenta e Vinho.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal aferido em 0,855. Expectativa de vida em 79 anos.

9. Santo Inácio

O bairro Santo Inácio proporciona aos seus habitantes a proximidade com o maior parque verde de toda Curitiba, o Parque Barigui.

Além disso, ressaltamos a comodidade de residir ao lado de um dos maiores e mais tradicionais shoppings de Curitiba, com fácil acesso à BR 277.

O bairro Santo Inácio oferece tudo isso e é ideal para quem busca tranquilidade e qualidade de vida a um preço mais acessível do que as opções na matriz.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal aferido em 0,855. Expectativa de vida em 79 anos.

10. Vila Izabel

Esse bairro também tem forte teor histórico, sendo originado por cerca de 1890. Tradicionalmente reconhecido por alguns vestígios de sua arquitetura histórica, sobretudo, é uma das melhores opções para aquelas famílias que buscam a tranquilidade de viver em uma metrópole, em uma casa tradicional, sem recorrer aos apartamentos.

Portanto, o Vila Izabel garante aos seus habitantes viver em um pequeno núcleo arborizado e tranquilo, em uma espaçosa casa, mas sem abrir mão da proximidade com o centro de Curitiba.

Atualmente, é considerada uma opção de excelente custo-benefício, aliando praticidade, educação, comércio e boa convivência.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal aferido em 0,935. Expectativa de vida em 80 anos.

Sobretudo, entenda que os dez bairros que compõem esta lista não estão assim dispostos por ordem de destaque, seguindo uma ordenação apenas alfabética.

Em realidade, todas as opções listadas apresentam o melhor com relação a imóveis em Curitiba, com níveis de desenvolvimento humano que, infelizmente, são partilhados apenas por cidades no Sul e Sudeste do País.

Dessa forma, esses bairros não representam somente as melhores opções da cidade, mas também a nível nacional de habitação.

Gostou de conhecer alguns dos bairros residenciais da capital paranaense? Então não perca tempo e faça uma pesquisa em nosso portal, encontrando as melhores opções de imóveis em Curitiba!

Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.