Sobrado ou casa térrea qual a melhor opção de imóvel?

Chegou a hora de realizar o sonho de construir a casa própria, mas bateu aquela dúvida: casa ou sobrado? Qual será a opção ideal de imóvel?

Chaves na MãoPor : Chaves na Mão2 anos atrás

Sobrado ou casa térrea?

Chegou a hora de realizar o sonho de construir a casa própria, mas bateu aquela dúvida: casa ou sobrado? Qual será a opção ideal de imóvel?

Como os terrenos para construção têm ficado cada vez mais caros e com o espaço mais reduzido, o céu se torna o limite para que a arquitetura se adapte às necessidades de todos os moradores. Porém as duas possibilidades, casa térrea e sobrado, acabam gerando muitas dúvidas na hora de escolher o modelo ideal de imóvel. Por isso, separamos algumas dicas e sugestões para você escolher a melhor opção para todos os moradores.

Antes de conhecer todas as vantagens e desvantagens de cada opção, lembre que a escolha vai muito além do gosto pessoal. Pensar em todos os investimentos necessários e colocá-los no papel é essencial para que você faça a escolha certa. De nada adianta construir um sobrado enorme, se o seu bolso não aguenta mantê-lo. Outro ponto: analise o número de pessoas que ocuparão a casa para então escolher o terreno ideal para o tamanho da sua construção. Mas isso vamos explicar mais detalhadamente neste post. Confira!

Casa térrea

 

casa-terrea

Muitas vezes, a construção da casa térrea sai mais em conta quando comparada à construção do sobrado, por não precisar de tantos materiais para sustentação e construção do imóvel.

Com esta opção você pode economizar não só nos materiais, mas também na mão de obra e no projeto em si.

A casa térrea é a melhor opção para quem conta com a presença de idosos, pessoas com deficiência e crianças no imóvel, pois dispensa escadas e possíveis obstáculos para chegar aos outros andares e cômodos. Ou seja, um ponto positivo para a acessibilidade!

Conheça as vantagens e desvantagens de construir e morar em uma casa térrea:

Vantagens de casa térrea

– O custo para a construção com certeza é um dos primeiros pontos atrativos! Isso se dá pelos métodos de construção serem mais simples e, consequentemente, o valor da mão de obra mais acessível;

– A acessibilidade é outro ponto positivo da casa térrea. Nesse caso, as escadas ficam de lado e a locomoção para as crianças, os idosos e as pessoas com deficiência se torna muito mais fácil;

– Como a casa térrea obviamente possui apenas um pavimento, o tempo para construção é muito reduzido. Portanto, se você precisa de agilidade e tem pressa de ir para o seu novo imóvel, a opção de casa térrea sai na frente.

Desvantagens de casa térrea

– O terreno limita o tamanho da sua casa térrea. Portanto, se você precisa de um imóvel maior e o terreno não é tão grande, a casa térrea não é uma opção perfeita para você.

– Muitas vezes, optar pela casa térrea não faz um bom aproveitamento do terreno, visto que boa parte é destinada à construção e acaba não sobrando muito espaço para o quintal, varanda, área verde ou recreação para os pequenos.

Sobrado

 

sobrado

O sobrado é indicado principalmente para as pessoas que precisam de um imóvel grande e possuem terreno com pouco espaço. Assim, você pode aproveitar o espaço em quantos andares precisar e ainda pode sobrar um espaço para o jardim, uma área de lazer ou até uma horta.

No sobrado também há a possibilidade de separar a área das visitas para o restante dos cômodos, o que na casa térrea acaba sendo um pouco inviável. Outro ponto positivo do sobrado é que você pode apostar em uma fachada mais elaborada e sofisticada. Porém, isso só é possível se você se programar e tiver um dinheirinho extra para investir na fachada do sobrado.

Falando em investimento, o sobrado tem um custo de construção muito mais elevado. Geralmente, por ser um imóvel maior e mais alto, a mão de obra acaba ficando mais cara, e as fundações, colunas, lajes e outras estruturas também pedem uma atenção especial.

Conheça as vantagens e desvantagens de construir e morar em um sobrado:

Vantagens do sobrado

– Ao construir um sobrado, é possível aproveitar melhor o espaço do terreno, visto que ele terá umaproveitamento maior na vertical. Mesmo que você não escolha ter um sobrado grande, é possível fazer uma construção maior, com mais cômodos e dependências, suprindo a necessidade de espaço.

– O sobrado é uma construção mais imponente e tem grande valorização no mercado. Isso é super importante para quem já planeja fazer negócios futuros.

– No sobrado é possível planejar melhor a separação dos cômodos. Normalmente as pessoas colocam os quartos ou dormitórios na parte superior e no piso térreo a área social, como sala, cozinha, banheiro e outros ambientes de uso geral. Esse é outro aspecto que valoriza o imóvel se for bem planejado!

Desvantagens do sobrado

– Uma das maiores desvantagens do sobrado é a acessibilidade. Este tipo de construção pede a presença de escadas e rampas para chegar aos pisos superiores e isso pode ser um grande obstáculo para as crianças, idosos e pessoas com deficiência.

– Outra desvantagem é o custo exigido para se construir um sobrado. Por precisar de uma estrutura maior, exige mais tempo para a construção, além de que serão necessários mais materiais e, consequentemente, o custo com a mão de obra acaba saindo mais cara.

– Quanto maior e mais complexa foi a estrutura do sobrado, maior será a sua manutenção. Por exemplo, a limpeza diária, as faxinas, manutenção estrutural e até do terreno.

Mas, se você tem um poder aquisitivo maior, isso não é um problema! Basta procurar por empresas especializadas nestes tipos de serviços e garantir o seu sobrado sempre em bom estado.

Ou seja, tanto o sobrado quanto a casa térrea possuem suas vantagens e desvantagens. Basta considerar as suas necessidades e ver qual opção mais se encaixa no seu orçamento!

Confira em nosso site as melhores ofertas de Sobrados à venda.

Leia mais em:

>> 3 dicas para quem quer construir a casa própria!

>> Veja dicas de decoração industrial para a sala

>> Como escolher o portão ideal para a arquitetura do imóvel

>> Revestimento para calçadas: qual o melhor material?

 

Relacionadas

Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.