Anuncie

Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

Veja, neste artigo, quais são as melhores opções de material de piso para calçada e entenda como escolher o ideal para o seu projeto.

Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

Escolher um piso para calçada é uma das últimas preocupações que alguém tem na hora de construir ou reformar uma casa, não é? Mas de forma alguma esse ponto deve ser esquecido ou negligenciado.

A calçada, apesar de ser uma área pública, é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Caso ela não esteja dentro das normas estaduais ou municipais de construção, o dono do terreno pode ter alguns prejuízos, como multas e outras penalidades. 

Sendo assim, optar pelo revestimento correto é importante não só para valorizar a fachada do projeto, mas também para evitar problemas e garantir a segurança dos moradores e pedestres. 

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, nós, da Chaves na Mão, fizemos um levantamento dos melhores materiais para piso para calçada externa. Confira a seguir!

Como escolher piso para calçada?

Antes de conhecer os melhores materiais de piso para calçada, vale entender quais fatores devem ser levados em consideração durante a sua decisão. A estética é importante, mas não é o aspecto principal nesse momento. Você deve considerar:

  • durabilidade e resistência do material, pensando no fluxo de pessoas e cargas que calçada receberá diariamente;
  • aderência e o grau de atrito, a fim de evitar escorregões;
  • capacidade de absorção de água;
  • resistência às dilatações térmicas, pois ficará exposto ao tempo;
  • acessibilidade.

Agora, tendo em mente esses requisitos, você pode tomar uma decisão mais consciente sobre qual material escolher. 

Melhores materiais para revestimento para calçada

Hoje, muitos materiais para a construção da calçada estão disponíveis no mercado. Com isso, é possível criar diferentes modelos que dão um toque especial e personalizado ao seu projeto e à fachada da sua casa.

Os modelos podem estar diversificados por pedras, texturas, cores e até iluminação. Basta escolher o revestimento para calçadas que mais combina com o seu projeto e soltar a criatividade!

Veja os materiais mais usados a seguir.

1. Pedra Miracema

Este é um revestimento bem resistente e dá um acabamento super interessante para a fachada da casa. Possui uma diversidade de cores e é um dos materiais mais baratos, depois do contrapiso.

A Miracema-madeira é amarelada por conta da presença de óxido de ferro, enquanto a miracema tradicional pode ser encontrada nas cores cinza, bege e até rosa.

Contudo, é um material que precisa de alguns cuidados, principalmente com a limpeza para não acumular sujeira, já que acaba ficando encardida. Por ser assentada no cimento, é necessária muita atenção para não se soltar com o passar do tempo. Mesmo assim, tudo é uma questão de cuidado na hora da colocação para que haja bons resultados finais.

2. Pedra granito

É um dos materiais mais resistentes, portanto, é usado em garagens e outros espaços de trânsito frequente. É um revestimento para calçadas barato e possui um charme especial, que valoriza a fachada.

Contudo, como desvantagem, o material absorve a temperatura do ambiente, ou seja, é muito frio em dias gelados e muito quente em dias de calor.

O modelo mais usado é o granito em cubo, mas isso não tira o mérito das pedras quadradas ou retangulares. Em alguns armazéns é possível pedir um corte personalizado, o que valoriza ainda mais o visual da calçada.

3. Arenito

É um material usado em estado bruto e pode ser encontrado no mercado em diversos formatos e tipos de corte. Normalmente, é utilizado junto com o basalto e o mármore para a construção do chamado mosaico português

O mosaico português é formado por pedras irregulares que são instaladas individualmente numa mistura de cimento e areia. O calceteiro escolhe as peças que se encaixam melhor e a posicionam nesta mistura para daí fazer o rejuntamento com uma nata de cimento.

É um modelo muito utilizado em praças públicas por ser muito resistente. Sua manutenção é fácil e é possível encontrá-lo em quatro cores: mostarda, branco, preto e vermelho.

4. Pedras Drenantes

Caso a sua cidade seja muito chuvosa, a pedra drenante é uma opção de revestimento perfeita! Ela é capaz de absorver água e tem o poder anti derrapante. Outra vantagem é que são atérmicas, ou seja, mantêm a temperatura, além de dar um charme para a calçada.

5. Blocos intertravados

É o piso mais ecológico do mercado por ser feito de concreto rígido. É um pavimento semi rígido e possui blocos pré-moldados de concreto, o que permite repará-los sem deixar marcas.

É uma excelente escolha para quem quer economizar e ter uma calçada super bonita e resistente em casa.

Na hora de fazer a sua construção, além de optar pelo melhor piso para calçada para o seu projeto, é importante se atentar às normas e diretrizes públicas. Elas podem variar de acordo com o estado e município, mas sempre trazem determinações sobre:

  • tamanho; 
  • altura;
  • rebaixamento;
  • superfície antiderrapante;
  • entre outras especificações.

Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

A escolha de piso para calçada não costuma ser uma prioridade em projetos arquitetônicos, mas é muito importante. Entenda melhor neste artigo e veja quais são os materiais mais recomendados.

Continuar lendo
Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item. Sim, decoradas! Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em […]

Continuar lendo
Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Uma nova tendência tem se estabelecido em meio aos anseios mundiais. Estamos falando das condutas ambientalmente responsáveis. Essa preocupação tem se intensificado com a divulgação de mais fatos incontestáveis em relação às alterações climáticas. Geleiras monumentais desaparecendo, falhas geológicas gerando fendas e demais eventos climáticos igualmente catastróficos. Apesar de soarem como a sinopse de um blockbuster […]

Continuar lendo
Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Decoração para salão de beleza: truques e inspirações!

Confira alguns truques e inspirações de decoração para salão de beleza para deixar os clientes mais confortáveis. A decoração para salão de beleza precisa refletir a excelência dos serviços prestados, afinal, é onde as pessoas vão para se sentirem mais belas e confortáveis. É preciso criar algumas estratégias para decorar o espaço, deixar os clientes […]

Continuar lendo
Decoração para salão de beleza: truques e inspirações!

Saiba como construir um sobrado funcional

Existem algumas estratégias e táticas que podem ser seguidas durante o projeto de sobrado para torná-lo funcional. Ter uma casa própria, ou mais especificamente um sobrado, pode ser um dos maiores sonhos dos brasileiros. Para isto, é fundamental contar com a ajuda de um arquiteto profissional bem capacitado e de confiança, para que o projeto de […]

Continuar lendo
Saiba como construir um sobrado funcional

Casa de esquina: confira as vantagens e desvantagens

Casa de esquina É possível elaborar um projeto de casa de esquina incrível! Confira algumas dicas e se inspire com este estilo de arquitetura Os terrenos de esquinas contam com seus prós e contras. Antes de investir em um projeto para a construção de uma casa de esquina, você precisa saber quais são os seus […]

Continuar lendo
Casa de esquina: confira as vantagens e desvantagens

Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Construir uma casa de madeira com alvenaria A madeira pode ser associada ao uso da alvenaria, dando um ar de modernidade à fachada do sobrado. Com o passar dos anos, a construção de sobrados de madeira com alvenaria tem se tornado muito popular, principalmente por quem tem sobrados à venda. O sobrado de madeira e […]

Continuar lendo
Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Confira dicas de decoração para otimizar o flat

Decoração para otimizar o flat Como o flat tem espaços reduzidos e ambientes integrados, é preciso ter atenção na hora de planejar a decoração. Confira dicas e se inspire! Como tudo na vida, antes de realizar algum projeto, é preciso se planejar. Não basta ter tudo em mente, é necessário colocar na ponta do lápis […]

Continuar lendo
Confira dicas de decoração para otimizar o flat

Piso para sala comercial: atente-se para escolher o piso ideal

Além da estética, é preciso avaliar as facilidades que o piso proporciona para a sala comercial. Confira dicas! Piso para sala comercial: O piso escolhido para sala comercial a ser instalado e compor a decoração, diz muito sobre o ambiente e até sobre a sua empresa! Por este motivo, é necessário dar uma atenção especial […]

Continuar lendo
Piso para sala comercial: atente-se para escolher o piso ideal

Cobertura com pergolado: item que valoriza o espaço

Cobertura com pergolado O pergolado cria um ambiente agradável para instalar mesas e cadeiras, e ainda dá um up na decoração da cobertura. A cobertura com pergolado é uma tendência na decoração dos ambientes. Na cobertura do apartamento, por exemplo, o pergolado pode ser utilizado não somente como uma solução estética, mas também funcional. Além […]

Continuar lendo
Cobertura com pergolado: item que valoriza o espaço

Conheça as vantagens de construir um galpão pré-moldado

Construir um galpão pré-moldado Além de contribuir com o meio-ambiente, o galpão pré-moldado oferece vantagens para o financeiro da empresa Com o cenário atual do mercado, todas as questões industriais precisam ser resolvidas com a maior rapidez possível, utilizando o mínimo de verba disponível. Em casos que a empresa precisa de um local para armazenamento […]

Continuar lendo
Conheça as vantagens de construir um galpão pré-moldado

Sala comercial mais receptiva

Uma sala comercial receptiva pode contribuir para o bom relacionamento com os seus clientes! Sala comercial mais receptiva: Aposto que você já ouviu que “a primeira impressão é a que fica”, não é? Não tem nada melhor do que ter uma sala comercial bem organizada, decorada e aconchegante para receber os seus clientes. Receber um […]

Continuar lendo
Sala comercial mais receptiva

Cores que mais valorizam a kitnet na decoração

A escolha da cor correta para a decoração da kitnet faz toda a diferença O nosso humor é muito influenciado pelas cores que nos cercam. Sabendo disso, é possível usá-las ao nosso favor nos ambientes que mais frequentamos, como o escritório ou a mesa de trabalho em casa ou no apartamento. Se você mora em […]

Continuar lendo
Cores que mais valorizam a kitnet na decoração
Mais notícias de Arquitetura