Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Neste post, você terá a oportunidade de conferir os principais motivos para instalar uma escada de madeira no seu imóvel. Acompanhe!

Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item.

Sim, decoradas!

Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em grande parte, são mais caros.

Para além disso, observamos um retorno desse material nos projetos de hoje. Isso acontece, talvez, por uma necessidade crescente dos clientes de aconchego.

Os últimos estilos em voga tinham o minimalismo como uma máxima, como observado nos projetos de arquitetura escandinava ou industrial. Porém, o aconchego rústico e cabanal da madeira voltou com tudo!

Neste post, você terá a oportunidade de conferir os principais motivos para instalar uma escada de madeira no seu imóvel. Acompanhe!

Quais são os principais motivos para optar pela escada de madeira?

Primeiro, é preciso reconhecer que, para ter um belo exemplar desses no seu imóvel, as finanças não podem ser um problema, considerando que os custos envolvem a aquisição do material e a contratação da mão de obra especializada, garantindo que tudo saia como projetado.

Só assim as escadas de madeira dão um ar rústico, nobre e minimalista às casas em que são aplicadas.

Além disso, deve-se levar em conta a versatilidade desse material. Mesmo que, em grande parte, ela represente um contraponto aos estilos modernos, o uso da madeira é tão flexível, que, se bem pensado, poderá ser o destaque até mesmo em um apartamento com decoração industrial.

É inevitável: a cor, a textura e o contraste com os demais materiais fazem da madeira um coringa, tanto na arquitetura, quanto na decoração de interiores.

Portanto, além das vantagens que você vai conferir logo abaixo, considere que a madeira pode ser compatível com qualquer ambiente, desde que bem utilizada.

Chegou o momento. Confira agora as principais razões para instalar uma escada de madeira no seu imóvel!

1. Artigo de decoração

Além de exercer a função de escada, ela pode ter o mesmo protagonismo estético que um quadro brilhante.

Isso acontece por dois grandes motivos: a nobreza do material e a variação estética da madeira.

Você tanto pode recorrer ao lado rústico, utilizando da madeira de demolição — visual bruto, inacabado e até rural — , ou buscar madeiras com acabamentos de superfície, garantindo uma sensação lisa ao toque e um visual polido, possibilitando combinações com materiais frios, como o vidro e o aço, o que resulta em sofisticação e refinamento.

2. Resistência do material

Outro argumento favorável a esse insumo natural é a sua resistência impressionante.

Ao longo de toda a historiografia da construção e arquitetura, foi observado o uso indiscriminado da madeira, ressaltando atributos como flexibilidade, durabilidade, turgidez e facilidade de acabamento.

Além de um material “coringa” na decoração, historicamente, a madeira é uma “coringa” na construção civil.

Em relação à estrutura, ela tem muita resistência anatômica, resistindo a esforços de compressão e torção, podendo ser utilizada sem receio em alguns dos mais mirabolantes e psicodélicos projetos de decoração, desde que se trate de madeira pura, de qualidade atestada e não compensada.

3. Conforto térmico

Você já se perguntou por que algumas daquelas cabanas fantásticas e utópicas, localizadas no coração das florestas, são de madeira? Pelo conforto térmico! A utilização de pedras na construção civil é menos eficaz do que a da madeira, que, muito mais maleável e confortável, ganhou espaço.

A madeira consegue blindar-se da frieza externa, conservando muita temperatura no seu interior, ainda mais quando próxima a uma fonte de calor, como uma lareira.

Já as pedras — como aplicadas nas construções de inúmeros castelos — têm uma capacidade irrisória de conservação do calor. Na realidade, o que acontecia era o inverso, pois a pedra captava e conservava as gélidas temperaturas do inverno, transformando os castelos em grandes câmaras de frio.

Com isso, passou a ser necessária a utilização de tapeçaria nas paredes dos castelos, que, além da funcionalidade decorativa, tinham o intento de conservar o pouco calor existente no interior das construções.

4. Versatilidade estrutural

Outra razão fenomenal para escolher a madeira para a sua casa está na maleabilidade desse material.

A versatilidade da madeira permite que você libere a sua imaginação durante o projeto, desenhando escadas curvas, tortas, retas, regulares ou irregulares.

A madeira permite formatos inimagináveis ou bastante complexos de serem alcançados se for utilizado o concreto.

Portanto, se você deseja uma escada de desenho único e fluido, mas sem abandonar a elegância, opte pela madeira! Você não vai se decepcionar.

5. Material ambientalmente sustentável

Por mais contraditório que possa soar, lembre-se de que a madeira reflorestada e oriunda de uma extração coerente ambientalmente é muito mais amigável ao ecossistema do que a vasta maioria de materiais comercializados no mercado.

Assim, se você tem ideais ambientalistas, poderá conduzir uma boa pesquisa de mercado, encontrando extratoras comprometidas ambientalmente e garantindo que a sua casa tenha um toque da natureza da maneira menos agressiva possível.

6. Durabilidade comprovada

Diferente da resistência, o fator durabilidade é a comprovação contínua de resistência ao uso, exposição e manutenção.

A madeira, mesmo sendo um insumo natural, tem uma durabilidade de longo prazo, desde que conservada com prudência.

Além disso, sempre que um reparo for necessário, ele não será tão caro quanto a reposição integral de uma peça industrializada.

Um fato que não pode ser contornado é: as escadas de madeira têm um alto custo inicial, tanto pela aquisição do material devidamente certificado, quanto pela contratação da mão de obra competente.

Inclusive, é importante ressaltar o valor de uma boa equipe de marcenaria, que conseguirá manusear o material sem causar danos, respeitando tanto o projeto, quanto a madeira e atingindo, por fim, o resultado ideal.

Gostou dos motivos para instalar uma escada de madeira no seu imóvel? Quer mais conteúdos como este?

Então, não deixe de assinar a nossa newsletter. Desse modo, você receberá mais posts interessantes diretamente na sua caixa de entrada!

Como Montar uma Sala de Cinema em Casa

Se você é um grande apreciador dos filmes, uma ótima ideia para aproveitar o melhor da sétima arte é criar uma sala de cinema em casa. Além de assistir aos seus filmes e séries favoritos, você também pode relaxar ou aproveitar bons momentos com sua família e amigos neste cômodo. Vale ressaltar que o investimento […]

Continuar lendo
Como Montar uma Sala de Cinema em Casa

Jardim Zen: O Ambiente Perfeito para Relaxar em Casa

Se você gosta de meditar e aproveitar bons momentos de relaxamento em sua casa, uma ótima opção para você é criar um jardim zen. Também conhecido como jardim japonês, esse espaço surpreende pela versatilidade e pode ser adicionado em qualquer tipo de imóvel, desde apartamentos pequenos até casas grandes. Aliás, existem diversas cidades ao redor […]

Continuar lendo
Jardim Zen: O Ambiente Perfeito para Relaxar em Casa

Sala de Jogos: Criando um Ambiente Para se Divertir em casa

Se você é uma pessoa que gosta de se divertir sem sair de casa, uma ótima opção para o seu lar é criar uma sala de jogos. Além de ser um ótimo passatempo, você pode fazer festas, chamar os amigos e decorar a sua casa de uma maneira diferente. Apesar de algumas dificuldades, como por […]

Continuar lendo
Sala de Jogos: Criando um Ambiente Para se Divertir em casa

Pôsteres na Decoração: Ideias Criativas e Acessíveis para Todos os Ambientes

Fazer uma boa decoração em casa pode ser uma tarefa desafiadora e, ao mesmo tempo, divertida, apesar disso, é possível criar um bom design usando itens simples, como os pôsteres. Afinal, as paredes são uma tela em branco que podem ser preenchidas de formas criativas e expressivas. Os pôsteres são uma opção de decoração acessível […]

Continuar lendo
Pôsteres na Decoração: Ideias Criativas e Acessíveis para Todos os Ambientes

Decoração Vintage: Como Transformar Sua Casa em um Ambiente Nostálgico

Você sabia que é possível transformar a sua casa em um ambiente nostálgico e cheio de personalidade usando uma boa decoração vintage? Com esse design, você pode resgatar elementos de décadas passadas e criar um espaço charmoso e acolhedor. Portanto, neste artigo, vamos explorar a história e os elementos da decoração vintage, além de trazer […]

Continuar lendo
Decoração Vintage: Como Transformar Sua Casa em um Ambiente Nostálgico

Decoração Brutalista: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre

A decoração brutalista é um estilo de design que se tornou popular nos últimos anos devido à sua simplicidade e minimalismo. Se você está procurando uma maneira única e moderna de decorar sua casa, certamente, a decoração brutalista pode ser a escolha certa. Este estilo é conhecido pelo seu uso extensivo de concreto e materiais […]

Continuar lendo
Decoração Brutalista: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre

Decoração Minimalista: Como Usar na Sua Casa

Sem dúvida, o estilo minimalista tem conquistado cada vez mais adeptos no mundo da decoração e isso não é segredo nenhum. Você, com toda a certeza, já ouviu falar no conceito de minimalismo, que, desde quando surgiu, na década de 60 nos Estados Unidos, ganhou preferência nas principais manifestações visuais. Ao longo do tempo, o […]

Continuar lendo
Decoração Minimalista: Como Usar na Sua Casa

Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Apesar de ser uma técnica milenar, a aromaterapia está muito em alta nos dias de hoje e, com isso, é interessante saber quais são os melhores óleos essenciais para usar em casa. Lembrando que esses óleos possuem qualidades que podem auxiliar em terapias e, além disso, cada uma possui um efeito diferente. Por isso, é […]

Continuar lendo
Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

O Que é e Quais as Vantagens de Morar em um Loft?

Apesar de ser um tipo de imóvel bem procurado, existem muitas pessoas que não sabem o que é um loft. Mesmo parecendo moderno, esse conceito de imóveis nasceu na década de 1950 e tem se popularizado muito nos últimos anos. Os lofts são ideais para casais ou solteiros, tendo em vista que são apartamentos práticos […]

Continuar lendo
O Que é e Quais as Vantagens de Morar em um Loft?

O Que São Ambientes Integrados e Quais os Seus Benefícios

Se você está pensando em transformar a sua casa em um lugar mais sofisticado e com maior flexibilidade, os ambientes integrados podem ser ótimas opções. Eles consistem na junção de algumas áreas do imóvel sem usar divisórias, como por exemplo, cozinha e sala, sala e quarto, cozinha com área externa, entre outros. Além da possibilidade […]

Continuar lendo
O Que São Ambientes Integrados e Quais os Seus Benefícios

Como Decorar a Estante de Casa

Apesar de ser um móvel que está presente na casa de diversos brasileiros, muitas pessoas ainda não sabem como decorar a estante de casa. Essa peça é muito conhecida por sua versatilidade, e pode ser usada de diversas formas, seja como suporte para a TV, para guardar livros, plantas, entre outros itens. Aliás, é essa […]

Continuar lendo
Como Decorar a Estante de Casa

Como Fazer um Cantinho de Leitura Perfeito na Sua Casa!

Se você tem o hábito de ler, provavelmente já deve ter pensando em fazer um cantinho de leitura em casa. Apesar de parecer algo complicado, montar um ambiente como esse pode ser mais simples do que você imagina. Para isso, você deve seguir algumas dicas básicas, como por exemplo, escolher móveis confortáveis, ter uma boa […]

Continuar lendo
Como Fazer um Cantinho de Leitura Perfeito na Sua Casa!

Como Escolher o Melhor Tipo de Imóvel para um Home Office

O home office se tornou uma realidade nos últimos anos e muitas pessoas querem escolher o imóvel perfeito para trabalhar nessa modalidade. Trabalhar em casa pode trazer muitas vantagens, como a flexibilidade de horários e a economia de tempo e dinheiro com deslocamentos. No entanto, para que o trabalho em casa seja produtivo e eficiente, […]

Continuar lendo
Como Escolher o Melhor Tipo de Imóvel para um Home Office
Mais notícias de Ambientes