Projeto De Reforma — Por Que E Como Fazer?

Entender suas necessidades e estabelecer um orçamento são fases importantes de um projeto de reforma. Saiba como fazer o seu no artigo!

Projeto De Reforma — Por Que E Como Fazer?

Está precisando fazer alguns reparos no seu imóvel, mas não tem ideia de por onde começar? Então, preparar um projeto de reforma vai te ajudar muito nisso!

Neste artigo, entenda o que é isso, por que você deve fazer e como ele funciona.

O que é o projeto de reforma?

Pensar em reformar o seu lar te deixa entusiasmado, mas também ansioso com a possibilidade de quebra-quebra e gastos inesperados?

Fazer reparos em casa, por menores que sejam, quase sempre traz uma dor de cabeça, seja para encontrar o profissional ideal, comparar preços ou obter as autorizações necessárias para as mudanças. 

Mas, apesar disso, é preciso ter em mente que essas modificações são necessárias para tornar o seu canto mais confortável e prático para o seu dia a dia. Por isso, não tem para onde fugir: em algum momento, você vai precisar encarar uma obra.

Quando chegar o dia em que for necessário fazer reestruturações no seu espaço, a melhor forma de evitar problemas é esboçar um projeto de reforma, que é, basicamente, um planejamento para guiar os reparos. Isso ajuda a ter uma previsão de orçamento e de tempo de entrega, além de auxiliar na priorização.

Como elaborar um projeto de reforma?

Elaborar um projeto de reforma não é complexo. Mas você vai precisar ser paciente, ter atenção aos detalhes e ser bastante realista. 

Veja o passo a passo a seguir.

1. Entenda as suas necessidades

Ninguém faz uma reforma sem motivo. Inclusive, mesmo quando necessário, a maioria das pessoas tenta “empurrar com a barriga” o máximo que der. Por isso, se você está sentindo a vontade ou o desejo de fazer reestruturações, tenha em mente o motivo disso. 

Esse é o primeiro passo para que as coisas saiam do jeito que você deseja.

Portanto, nesse primeiro momento, pense na sua rotina e no dia a dia das pessoas que moram com você. Imagine como o espaço poderia ser melhor aproveitado e se existe algo que cada um dos moradores sente falta no ambiente. 

Reflita também sobre qual sensação você quer ter em cada cantinho da casa e qual experiência deseja ter, por exemplo, na sua sala, ao assistir seu filme favorito; na cozinha, ao preparar um jantar para receber os amigos, e assim por diante. 

 2. Reúna referências

Temos certeza de que, no primeiro momento que a ideia de uma reforma surgiu na sua cabeça, você já foi logo montar pastinhas de referências no Pinterest, certo? Isso é ótimo! E, agora, com as suas necessidades mais bem definidas, você vai poder voltar lá e selecionar as que mais fazem sentido para você. 

Mas, atenção! Nesse momento, você precisa ter muito cuidado com as expectativas.

Às vezes, não é possível que a sua obra fique exatamente igual à referência, seja pelo alto custo de replicá-lo ou porque a estrutura do seu imóvel não permite. 

Portanto, esteja aberto a novas ideias que atendam igualmente aos seus gostos e necessidades.

 3. Faça um orçamento

Outro ponto muito importante no seu projeto de reforma é estabelecer o orçamento destinado a essas mudanças. 

Nessa hora, é preciso ser realista quanto aos custos médios envolvidos na obra (contratação de profissionais, compra de materiais, quantidade e qualidade dos elementos escolhidos, entre outros) e também quanto ao montante que você tem disponível para isso.

Além disso, vale ter uma reserva prevista para possíveis imprevistos.

 4. Contrate bons profissionais

Hoje, por conta da Internet e da facilidade de acesso à informação, muita gente decide se aventurar pelo DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo). Porém, é preciso considerar alguns pontos antes de ir por esse caminho. Afinal, esse é um típico exemplo do barato que sai caro. 

Isso porque, quando você, que não tem experiência alguma, tenta fazer algo por conta própria, as chances de cometer pequenos e grandes deslizes são grandes. 

Por exemplo, na melhor das hipóteses, você pode desperdiçar materiais e dinheiro comprando elementos além do que precisaria, e, na pior delas, furar uma parede errada que dá numa tubulação de água, por exemplo. 

Por isso, antes de optar por fazer você mesmo ou contratar um profissional, entenda a complexidade do seu projeto de reforma e seja humilde o suficiente para reconhecer que não consegue fazer sozinho. 

É muito comum precisar de:

Diferente do que você pode imaginar, a contratação de especialistas pode gerar uma economia de até 60% nos projetos e 25% no final da execução das reformas.

5. Seja realista

Com o auxílio profissional, apresente as suas referências e necessidades e seja realista quanto às possibilidades. 

Para isso, tenha em mãos os projetos de estruturação do imóvel, que indicam onde estão os sistemas elétricos, tubulações de água e esgoto, além das pilastras de sustentação. A partir dessas informações, será mais fácil entender o que pode ou não ser feito no seu espaço. 

Essas são as principais dicas para fazer um projeto de reforma que vai te dar mais confiança e segurança e menos dores de cabeça. Então, se tivéssemos que fazer uma lista com os principais pontos para se atentar, seriam:

Agora vai ficar muito mais fácil fazer as mudanças que você deseja, não? 

Então, se está se sentindo inspirado para começar o seu projeto de reforma, veja o nosso guia completo sobre como começar uma obra em casa!

Aprenda Como Limpar Colchão a Seco de Forma Eficiente!

Para termos uma boa noite de sono é sempre importante que nosso colchão esteja limpo, mas você sabe como limpar o colchão a seco? Além de eliminar, bactérias e ácaros, fazer uma limpeza a seco no colchão te ajuda a economizar tempo e trabalho. Aliás, existem várias formas de fazer isso, que vão desde a […]

Continuar lendo
Aprenda Como Limpar Colchão a Seco de Forma Eficiente!

Como Desentupir a Pia da Cozinha com Soluções Caseiras

Com toda a certeza, um dos piores problemas que pode acontecer em casa é ter uma pia que não funciona, mas você sabe como desentupir a pia da cozinha ? Além de impedir o fluxo da água, uma pia entupida pode trazer outros problemas, como o mau cheiro, inundações e até mesmo problemas no encanamento. […]

Continuar lendo
Como Desentupir a Pia da Cozinha com Soluções Caseiras

Como Calcular a Área do Terreno do seu Imóvel

Se você está pensando em construir, vender ou apenas saber o tamanho da propriedade, é necessário calcular a área do terreno. Além de ter uma noção do espaço total, você também pode ter uma noção do preço que o seu imóvel vale. E não para por aí: é essencial saber o tamanho do seu imóvel […]

Continuar lendo
Como Calcular a Área do Terreno do seu Imóvel

Como Tirar o Cupim dos Móveis de Forma Simples

Definitivamente o cupim é um dos grandes vilões da casa, pois eles destroem diversos móveis de madeira e outros objetos do lar. Apesar de serem pequenos, eles causam muito estrago e dores de cabeça e por isso é necessário saber como evitá-los. O ideal é sempre prevenir a entrada do cupim na sua casa, porém, […]

Continuar lendo
Como Tirar o Cupim dos Móveis de Forma Simples

Guia Completo: Como Tirar Mofo da Parede

Se você vive em uma região mais úmida, com toda a certeza, é essencial saber como tirar o mofo da parede. Além de deixar a casa feia e manchar as paredes de casa, o mofo também é prejudicial à saúde, e por isso, ele deve ser retirado com rapidez. Apesar de muitas pessoas não saberem […]

Continuar lendo
Guia Completo: Como Tirar Mofo da Parede

O Que é Compostagem e Como Fazê-la?

Você sabe o que é compostagem? Essa ação é uma prática sustentável que transforma resíduos orgânicos em um valioso recurso para o solo. Além de reduzir o volume de resíduos enviados para aterros sanitários, a compostagem enriquece o solo com nutrientes essenciais. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando esse artigo! Aqui, vamos […]

Continuar lendo
O Que é Compostagem e Como Fazê-la?

Hortas Urbanas: Como Cultivar seus Próprios Vegetais

No mundo moderno, cada vez mais pessoas buscam maneiras de viver de forma mais sustentável, saudável e consciente, e uma das formas de alcançar esses objetivos é através das hortas urbanas. Elas permitem a qualquer pessoa cultivar seus próprios vegetais em casa, mesmo que viva em um apartamento na cidade. portanto, neste artigo, exploraremos o […]

Continuar lendo
Hortas Urbanas: Como Cultivar seus Próprios Vegetais

Manutenção Preventiva: Dicas para Preservar sua Reforma

Fazer uma reforma pode ser algo bem trabalhoso e caro, porém, uma manutenção preventiva pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Sem dúvida, a empolgação de concluir uma reforma em sua casa pode ser irresistível, afinal, quem não gosta de ver um espaço renovado e mais aconchegante, não é mesmo? Porém, após todo esse […]

Continuar lendo
Manutenção Preventiva: Dicas para Preservar sua Reforma

Os Melhores Incensos para Cada Cômodo da Casa

Com toda a certeza, os aromas desempenham um papel significativo em nossas vidas, afetando nosso humor, relaxamento e até mesmo nossa produtividade e uma maneira eficaz de incorporar fragrâncias agradáveis em sua casa é através do uso de incensos. Cada cômodo da casa tem suas próprias características e propósitos, portanto, escolher o incenso certo pode […]

Continuar lendo
Os Melhores Incensos para Cada Cômodo da Casa

Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Apesar de ser uma técnica milenar, a aromaterapia está muito em alta nos dias de hoje e, com isso, é interessante saber quais são os melhores óleos essenciais para usar em casa. Lembrando que esses óleos possuem qualidades que podem auxiliar em terapias e, além disso, cada uma possui um efeito diferente. Por isso, é […]

Continuar lendo
Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Dicas para Fazer uma Mudança Residencial sem Estresse

Sem dúvidas, fazer uma mudança residencial é algo emocionante e empolgante, mas também pode ser um momento de muito estresse e ansiedade. Afinal, há uma tonelada de coisas a serem feitas e organizadas antes, durante e depois da mudança. Desde encaixotar os itens até levar os móveis para a nova residência, quase todas as etapas […]

Continuar lendo
Dicas para Fazer uma Mudança Residencial sem Estresse

10 Dicas Indispensáveis Para Deixar a Sala Aconchegante

A sala de estar é um dos ambientes mais importantes de uma casa ou apartamento, portanto, manter esse ambiente aconchegante é essencial para qualquer pessoa. Como a sala é uma área onde passamos grande parte do tempo relaxando, assistindo televisão, recebendo visitas e até mesmo trabalhando, a bagunça pode atrapalhar muito os nossos momentos de […]

Continuar lendo
10 Dicas Indispensáveis Para Deixar a Sala Aconchegante

6 Lugares Para Esconder os Ovos de Páscoa na Sua Casa!

Sem dúvida, a Páscoa é uma época muito especial para as crianças, e uma das tradições mais populares nesta época é a busca pelos ovos de Páscoa. Além de ser uma data religiosa, é um momento de renovação e celebração, onde a família se reúne para compartilhar momentos de alegria e diversão. Esconder os ovos […]

Continuar lendo
6 Lugares Para Esconder os Ovos de Páscoa na Sua Casa!
Mais notícias de Dicas e Reformas