Como o Setor Imobiliário se Comporta durante a Estagflação?

Descubra como o setor imobiliário se sai durante a estagflação e use nossas dicas para driblar os prejuízos!

Como o Setor Imobiliário se Comporta durante a Estagflação?

Sem dúvidas, grande parte das pessoas que trabalham com imóveis sabem como o setor imobiliário se sai durante a estagflação.

Apesar de parecer um termo extremamente complexo, a estagflação nada mais é do que a junção das palavras “inflação” e “estagnação”.

Ela ocorre quando um determinado país está passando por uma aceleração alta dos preços, com a queda da atividade econômica.

Pelo fato da estagflação impactar diretamente as atividades econômicas, o mercado imobiliário também sofre as consequências.

Com ela, o custo de vida das pessoas aumenta ao mesmo tempo, em que as oportunidades de aumento de renda diminuem, e dessa forma, o poder de compra da população é menor.

Sendo assim, grande parte das pessoas deixam de comprar coisas que tenham preços mais elevados, como carros e principalmente imóveis.

Entenda um pouco mais sobre como o mercado imobiliário é afetado com a estagflação.

Acompanhe esse artigo que fizemos e tire suas dúvidas!

O mercado imobiliário brasileiro e a estagflação

Vale ressaltar que um dos primeiros setores que sofre com a estagflação é o imobiliário e com isso, a produção de imóveis novos não atende a demanda.

Como consequência disso, o valor dos imóveis sofre um aumento considerável e essa é a tão chamada inflação.

No momento, a situação do mercado imobiliário não é a das melhores.

Tudo isso por conta da instabilidade da nossa economia e pela inflação que se encontra maior do que os valores previstos.

Além disso, outros fatores como o aumento do valor da concessão de créditos para adquirir um imóvel e o aumento no preço de alguns insumos também afetam a construção civil.

E não foi só isso, o Bacen (Banco Central do Brasil) aumentou consideravelmente a taxa SELIC.

Portanto, o mercado imobiliário brasileiro acaba sofrendo um duro golpe, pois os imóveis estão mais caros e a economia não apresenta um bom crescimento.

Corretores de imóveis devem se preocupar com a estagflação?

É importante que os corretores de imóveis estejam sempre atentos a estagflação e, com certeza, devem, sim, ficar preocupados com ela.

Como o crescimento econômico de médio e longo prazo não tem perspectivas de crescimento, a venda de imóveis diminuirá.

Por consequência disso, alguns corretores de imóveis podem passar por dificuldades nesse período.

Porém, é durante a estagflação que os corretores devem procurar por inovações e soluções criativas para trabalhar dentro do mercado.

Por isso, procure por novas estratégias e tecnologias que possam ajudar na hora das vendas e até mesmo na geração de leads.

Outra dica muito importante é nunca parar de estudar, principalmente nos momentos difíceis, pois só assim você conhecerá quais são as limitações e as possibilidades do mercado imobiliário.

Um ponto importante é não correr riscos desnecessários.

Portanto, é interessante buscar estratégias e soluções que estão dando certo no momento.

Também procure por formas eficientes de vender.

Com a venda baixa e os preços altos, por vezes é interessante trabalhar com preços mais baixos, ao invés de aumentar o valor dos imóveis para obter um lucro maior.

Tecnologia como saída para vendar mais durante a estagflação

Certamente, a estagflação não desacelera o mercado imobiliário por inteiro e por isso, muitas pessoas ainda procuram comprar imóveis, independente dos valores.

Atualmente, muitos procuram por imóveis na internet e em muitos casos, ficam até indecisos na hora de escolher uma opção.

Pensando nisso, é interessante investir em tecnologia, tanto novas quanto as mais “clássicas” para vender mais imóveis.

Apesar de ainda não ser tão comum, o metaverso já é bem usado no mercado imobiliário, principalmente na hora de apresentar imóveis.

Com ele, é possível fazer visitar guiadas por alguns empreendimentos sem sair de casa e, por conta disso, o metaverso pode ajudar clientes em potencial a escolherem um imóvel.

Outra saída para vender mais durante a estagflação são as redes sociais, muito utilizadas hoje em dia.

Aliás, muitos corretores brasileiros fazem um ótimo trabalho nas redes sociais e são considerados grandes influencers do mercado imobiliário.

Através do Instagram, Tiktok e YouTube, eles mostram alguns dos imóveis que estão disponíveis para venda.

Com isso, acabam aumentando o leque de clientes em potencial, o que certamente ajuda muito durante os períodos mais difíceis.

Portanto, como já dito acima, procure sempre por novas tecnologias e alternativas nesses momentos.

Por fim, se você gostou do artigo, compartilhe ele nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como o setor imobiliário se sai durante a estagflação.

Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Imagina que você está vendo o anúncio de um produto caro e que fará total diferença na sua vida, porém, a página não oferece muitos dados, ou pior: possui informações erradas. Com toda a certeza, isso é bem frustrante, certo? Mas você já parou para pensar que isso é ruim tanto para quem compra quanto […]

Continuar lendo
Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Se você mora de aluguel ou é um locatário, é importantíssimo entender o que é e como funciona uma quebra do contrato de aluguel. Afinal, é neste documento que estarão especificadas todas as regras, tempos de locação, direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do locatário. Caso alguma das regras sejam descumpridas, é necessário fazer […]

Continuar lendo
Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Com toda a certeza, o Minha Casa Minha Vida é um dos projetos de habitação mais importantes já implementados no Brasil. O seu principal objetivo é garantir o acesso a compra de imóveis para famílias de baixa e média renda. Com isso, ganha o consumidor, que realizará o sonho da casa própria, e ganha o […]

Continuar lendo
Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

Com o início do segundo trimestre do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com o temido leão do IR, mas afinal, você sabe como declarar o aluguel no seu imposto de renda? Pode até não parecer, mas muitos não sabem que o aluguel deve sim ser declarado no imposto de renda, e, além disso, […]

Continuar lendo
Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Se você acompanha o mercado imobiliário, provavelmente já deve ter ouvido falar no INCC, mas você sabe o que ele é? O INCC nada mais é do que a sigla para “Índice Nacional de Custo da Construção”, usado para medir os gastos totais de uma obra que ainda está na planta. Por conta disto, este […]

Continuar lendo
INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Casa Verde e Amarela: Mudanças, Vantagens e Como Funcionava!

Apesar de já ter mudado de nome, o programa federal “Casa Verde e Amarela” ainda é muito comentado e algumas pessoas têm dúvida sobre ele. Por ser um projeto que ajudava e facilitava o acesso de financiamento para moradia, muitas pessoas procuraram e conseguiram acesso a esse benefício. Esse é um dos motivos que faz […]

Continuar lendo

Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Escolher um imóvel não é como escolher uma peça de roupa, uma refeição diferente ou trocar de aparelho celular. Sem dúvida, é um processo de tomada de decisão bem mais complexo. Além de ser um investimento de custo alto, o imóvel é uma aquisição muito importante, pois estamos falando de um lugar que se tornará […]

Continuar lendo
Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Você sabe quais são os maiores prédios de Curitiba? Como você já deve saber, a capital do Paraná é muito conhecida por suas belezas, tanto naturais quanto arquitetônicas. Por conta disso, alguns prédios de Curitiba têm a fama de serem bem maiores do que os convencionais e tendo um design muito interessante. Quer conhecer mais […]

Continuar lendo
Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Se você está pensando em investir em imóveis, é importante ter em mente que a gestão imobiliária é fundamental para o sucesso desse investimento. Ela envolve a administração de propriedades, sejam elas comerciais ou residenciais, com o objetivo de mantê-las em boas condições e gerar lucro por meio do aluguel ou venda. Neste artigo, você […]

Continuar lendo
Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

Se você está procurando comprar ou vender uma casa ou apartamento, é extremamente importante fazer uma avaliação de imóveis. Essa ação tem como objetivo avaliar e descobrir o valor real de um imóvel, e, com isso, nenhuma das partes envolvidas na negociação sairá perdendo. Alguns pontos devem ser considerados na hora de fazer uma boa […]

Continuar lendo
Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

A internet tem um papel importantíssimo na nossa vida, e quando falamos sobre o mercado imobiliário, o marketing digital se tornou algo essencial para aqueles que querem melhorar os seus negócios. Tendo em vista que grande parte das pessoas procura imóveis ou até mesmo investimentos na internet, ter uma boa presença online pode fazer todo […]

Continuar lendo
O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

Golpes imobiliários: Como Evitá-los

Hoje em dia os golpes virtuais são cada vez mais comuns, principalmente quando falamos sobre investimentos de alto valor, com isso, os golpes imobiliários se tornam algo cada vez mais comuns. Se você está para comprar um imóvel, é extremamente importante estar sempre atento a diversos pontos, como, por exemplo, a documentação, quem está vendendo […]

Continuar lendo
Golpes imobiliários: Como Evitá-los

Confira Quais São as 31 Maiores Imobiliárias do Mundo

Sempre teve interesse em conhecer algumas das maiores imobiliárias do mundo? Então você está no lugar certo! O setor imobiliário movimenta trilhões de dólares todo o ano, seja com a negociação de imóveis de alto padrão até os mais simples. Além disso, com a globalização e a urbanização crescendo a cada dia, essas empresas estão […]

Continuar lendo
Confira Quais São as 31 Maiores Imobiliárias do Mundo
Mais notícias de Mercado Imobiliário