Anuncie

Quais São As Diferenças Entre Chácara E Sítio?

Saiba aqui no Chaves Na Mão as diferenças entre chácara e sítio e qual o melhor modelo de imóvel para você!!

Quais São As Diferenças Entre Chácara E Sítio?

Saiba de uma vez por todas o significado desses conceitos e aprimore os seus conhecimentos gerais sobre o assunto!

Por acaso está pensando em adquirir imóveis no campo? Pois saiba que entender a diferença entre chácara e sítio é crucial para ter sucesso nessa empreitada.

É importante compreender determinados aspectos específicos das chácaras e sítios, principalmente as informações relacionadas aos significados e nomenclaturas delas.

Saber a diferença entre sítios e chácaras também é importante, pois é pelas diferenças que muitos pontos ficam mais claros quanto às características de cada uma.

Compreender os aspectos de imóveis rurais é fundamental, ainda, para ajuda a criar um assertivo planejamento de investimentos.

Além disso, no mundo rural, o lote de uma propriedade habitacional deve servir, antes de qualquer coisa, com o intuito de produção pecuária ou agrícola.

E chácaras e sítios não diferem apenas no tamanho, mas na finalidade, inclusive, também.

Então, sem mais delongas, confira nas próximas linhas as principais características de cada um desses tipos de propriedade.

Como são realizadas as medidas de imóveis rurais?

A fim de entender a diferença de sítio para chácara, é preciso conhecer, primeiramente, alguns fatores específicos dos imóveis rurais.

A principal se refere ao método como é medido a terra ou, em outras palavras, a unidade específica de medida usada no campo.

A medida oficial do Brasil para medir propriedades rurais é o hectare, porém não é só ela a utilizada em território brasileiro.

É normal se deparar com metragens a envolver a utilização do termo “alqueire” como medida em anúncios de chácaras a venda, por exemplo.

E, a fim de compreender a relação entre as medidas utilizadas para se chegar ao tamanho das propriedades rurais, é necessário saber avaliar as medidas agrárias usadas no país.

Uma das mais aplicadas, como o próprio senso comum já deve ter noção, é o hectare, que representa 10 mil metros quadrados de terra.

Tem, ainda, o alqueire do Norte/Nordeste, que representa 27.255 metros quadrados de terra e, também, o alqueire mineiro, cuja unidade mede 48.400 metros quadrados.

O alqueire paulista é outra medida muito utilizada, tendo cada unidade o tamanho de 24.200 metros quadrados de terra. A Quadra Quadrada, por sua vez, mede 17.424 m².

Mais algumas medidas usadas no Brasil são a Braça de Sesmaria, cuja unidade mede 14.520 metros quadrados, e a Légua de Sesmaria, de 43.560.000 metros quadrados.

De todas as medidas citadas, a mais usual é o alqueire e o hectare.

No entanto, caso precise saber do tamanho de um imóvel rural no caso de estar vendo anúncios em locais diferentes de casas com quintal em áreas rurais, é só fazer a conversão.

Afinal, como já deve ter sido possível perceber, a medida de alqueire varia de acordo com a região em que se encontra a propriedade rural.

Agora que você já sabe as diferentes formas como se se mede uma propriedade no campo, vai ficar mais fácil entender nos próximos parágrafos a diferença entre chácara e sítio.

Lembrando que estilo, tamanho e a finalidade do imóvel sempre são importantes também para definir os mais diferentes padrões de propriedades rurais.

O que define uma chácara?

A diferença principal entre chácara e sítio dá-se pela metragem dos lotes.

Entre os tamanhos disponibilizados de terra no âmbito rural, as chácaras destacam-se como as de tamanho menor – pelo menos comparando com a fazenda e o sítio.

O rancho, por sua vez, é um local ainda menor que a chácara.

Para ter a chance de ser denominada uma chácara, a propriedade rural precisa respeitar o limite de medida especificado por determinação legal.

A residência rural precisa medir entre dois hectares e até cinco alqueires equivalentes a 2,42 hectares.

O que define um sítio?

Diferente das chácaras, por outro lado, o sítio define-se pelas limitações métricas.

Uma residência desse estilo deve limitar o tamanho a quarenta alqueires, sendo, de fato, bem mais ampla que as chácaras.

A fazenda, por sua vez, é caracterizada por abranger metragens além desse limite.

Dessa forma, a fim de escolher a alternativa melhor de lote no campo, você vai precisar avaliar outras informações além da diferença entre sítios e chácaras.

Algumas dessas informações extras que podem ser citadas são a mão de obra, a manutenção da terra e os custos da propriedade, por exemplo.

Além disso, por possuir uma medida maior se comparados à chácara, os sítios tendem a ser usados por pequenas empresas, cooperativas e organizações de pesquisa.

Mas não é só isso! Esteja, ainda, atento às pluralidades culturais e diferenças regionais!

Mesmo que agora você já saiba a diferença entre chácara e sítio, importa ter a consciência de que cada região pode apresentar uma posição diferente em relação a esses conceitos.

A cultura de um povo e o costume antigo de denominar determinada propriedade também contribui para essas definições.

No dia a dia, muito se ouve falar de rancho, roça, casa do campo e de entre outras variações e possibilidades que cada zona do Brasil pode atribuir a uma residência no meio rural.

Contudo, no sentido da lei, as pluralidades culturais são convergentes.

Assim, ainda que determinada propriedade seja chamada de sítio, e, na realidade, seja uma chácara, os documentos do imóvel vão estar registrados na correta denominação.

É por isso que, se na sua cidade denominam propriedades rurais de maneira diferente e que não se encaixam em quaisquer das citadas neste artigo, não é preciso pânico.

Basta se informar em relação à possibilidade de existir uma classificação que possa se encaixar na que você mais deseja.

Você pode, por exemplo, dizer a um corretor da sua região que deseja ter um rancho por ser perto de um rio, mas as características do imóvel serem de uma chácara.

Por esse motivo que, ao realizar a busca de imóveis rurais para comprar, o melhor é usar o máximo de denominações e, pelos anúncios, descobrir qual é o melhor para você.

É por conta desse motivo, também, que é importante ficar por dentro das classificações de propriedades e terras rurais, assim sua compra vai ser a mais assertiva possível sempre.

E aí, curtiu o nosso artigo sobre a diferença entre chácara e sítio?

Aproveite que está navegando pela internet em busca de informação útil e relevante e nos siga nas redes sociais para ter mais acesso a outros artigos tão interessantes quanto esse!

Doação De Bens Em Vida — Como Funciona

Confira tudo o que precisa saber sobre o assunto! Seja para evitar conflitos ou para reduzir a extensa burocracia que envolve a transferência de bens, muitas são as pessoas que buscam saber sobre a doação de bens em vida. O processo oferece vantagens, porém também possui desvantagens e muitas regras que precisam ser respeitadas. Por […]

Continuar lendo
Doação De Bens Em Vida — Como Funciona

Quais São As Diferenças Entre Chácara E Sítio?

Saiba de uma vez por todas o significado desses conceitos e aprimore os seus conhecimentos gerais sobre o assunto! Por acaso está pensando em adquirir imóveis no campo? Pois saiba que entender a diferença entre chácara e sítio é crucial para ter sucesso nessa empreitada. É importante compreender determinados aspectos específicos das chácaras e sítios, […]

Continuar lendo
Quais São As Diferenças Entre Chácara E Sítio?

Corretor De Imóveis — Veja Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre A Profissão

Veja quais são os requisitos básicos para se tornar um corretor de imóveis de sucesso!

Continuar lendo
Corretor De Imóveis — Veja Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre A Profissão

Laudo De Vistoria De Imóvel — Confira Um Checklist Para Avaliar A Propriedade

Fazer o laudo de vistoria de imóvel é fundamental para garantir a sua segurança durante um contrato de aluguel ou compra de propriedade. Entenda mais sobre o assunto neste artigo.

Continuar lendo
Laudo De Vistoria De Imóvel — Confira Um Checklist Para Avaliar A Propriedade

7 Passos para Se Tornar um Corretor de Imóveis. (O #3 vai te surpreender)

Siga o nosso guia de como ser um agente imobiliário e tenha sucesso na área! Uma carreira no mercado imobiliário pode ser altamente gratificante. E há vários motivos para isso. O crescimento da população é um deles.  O aumento da demanda por propriedades residenciais e comerciais nas grandes e pequenas cidades é outro.  Portanto, atuar […]

Continuar lendo
7 Passos para Se Tornar um Corretor de Imóveis. (O #3 vai te surpreender)

Home Staging: Saiba como acelerar a venda do seu imóvel

Um guia completo sobre o assunto feito especialmente para a sua casa à venda! Se você quer vender uma casa rapidamente ou alugar um apartamento pelo melhor preço possível, o home staging é uma das maneiras mais fáceis de fazer isso acontecer. Organizar um espaço garante que os compradores ou locatários o vejam da melhor […]

Continuar lendo
Home Staging: Saiba como acelerar a venda do seu imóvel

Dicas para uma mudança organizada

Confira as dicas do Chaves na Mão para realizar uma mudança segura e tranquila, além de orientações importantes sobre manutenção e conservação do novo imóvel. Dicas para uma mudança organizada e eficaz A mudança não precisa ser uma tarefa estressante: basta se planejar com antecedência e prestar atenção em alguns detalhes importantes. 1 MÊS Faça […]

Continuar lendo
Dicas para uma mudança organizada

Glossário do mercado imobiliário

Consulte no Glossário imobiliário Chaves na Mão as definições de termos importantes utilizados no universo da compra e venda de imóveis. Acabamento É a etapa de finalização de uma construção. Os chamados “acabamentos” são os materiais utilizados nessa etapa. O tipo e qualidade dos acabamentos influenciam no valor de mercado do imóvel. Administradora de imóveis […]

Continuar lendo
Glossário do mercado imobiliário

Documentação para compra e aluguel de imóveis

O contrato de aluguel ou de compra e venda não precisa ser demorado. Tenha a documentação completa em mãos com antecedência e agilize o processo! Para evitar idas e vindas desnecessárias, digitalize seus documentos e envie por e-mail para a imobiliária para que faça a verificação. Entregue os originais na hora de assinar o contrato! […]

Continuar lendo
Documentação para compra e aluguel de imóveis

Dicas de como fazer uma proposta para um imóvel

Agora que você já tem o imóvel favorito, até quanto consegue ganhar em descontos no aluguel ou na compra? Preparamos algumas orientações para não se levar pela emoção e conseguir um contrato financeiramente vantajoso! Até quanto de desconto posso pedir? A negociação é a busca por um equilíbrio entre o que você deseja pagar e […]

Continuar lendo
Dicas de como fazer uma proposta para um imóvel

Dicas para viver em condomínio

Morar em condomínio tem suas vantagens: acesso a bens comuns como salão de festas, piscina, academia e garagem. Mas exige dos moradores o respeito às regras e o conhecimento dos seus direitos. Antes de escolher morar em um condomínio, verifique se favorece seu estilo de vida! O condomínio Segundo a legislação brasileira, o condomínio acontece […]

Continuar lendo
Dicas para viver em condomínio

Saiba como escolher o imóvel certo

Agora que você já sabe quais imóveis visitar, precisa de critérios de avaliação para saber identificar os bons imóveis. Aprenda a analisar cada empreendimento segundo suas prioridades e tenha a certeza de tomar a melhor decisão possível! Escolhendo o tipo certo de imóvel O tipo de imóvel tem o poder de impactar na sua qualidade […]

Continuar lendo
Saiba como escolher o imóvel certo

Dicas para escolher um imóvel

Além de apresentar dicas valiosas para fazer buscas de imóveis pela internet, vamos avaliar também alguns critérios de escolha para determinar o seu novo bairro, especialmente pelo custo de vida. Como escolher o bairro e cidade para morar? Muitas pessoas, quando se mudam para um lugar melhor, calculam apenas o aumento de gastos que terão […]

Continuar lendo
Dicas para escolher um imóvel
Mais notícias de Mercado Imobiliário