Conheça o nobre Bairro do Morumbi

    Vamos conhecer mais sobre o Bairro do Morumbi? Saiba tudo sobre um dos lugares mais cobiçados de São Paulo. Continue lendo!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 mes atrás

    Entre seus significados, encontramos “que se destaca por ser majestoso”. Falamos da palavra “nobre”, contudo, se estivéssemos nos referindo ao famoso Bairro do Morumbi, em São Paulo, nossa menção estaria correta. Localizado na região Sudoeste, é um dos bairros mais nobres da capital paulista.

    Por sua infraestrutura invejável, qualidade de vida, valorização imobiliária, além dos baixos índices de criminalidade, o Morumbi é o desejo de muitas famílias. Os atributos seduzem ainda diversos artistas, celebridades e atletas reconhecidos que, ao se mudarem para São Paulo, buscam um lugar perfeito para morar.

    Apesar de seus grandes e luxuosos edifícios, o bairro conserva diversas ruas arborizadas e áreas verdes para aquela caminhada ou passeio de bike no final do dia. Pelo Morumbi, não faltam ótimas opções de lazer e entretenimento, além de excelente estrutura nos setores de educação, saúde, comércio e outros.

    Vamos conhecer mais sobre o Bairro do Morumbi? Saiba tudo sobre um dos lugares mais cobiçados de São Paulo. Continue lendo!

    História do bairro Morumbi

    Foto: Estadão

    O Morumbi, bairro urbano da maior cidade da América Latina, já foi uma grande fazenda. Como na época a área teve muitos proprietários, suas terras foram divididas, o que ocasionou a formação de diversas chácaras.

    A origem de seu nome vem do Tupi-Guarani, no entanto, historiadores divergem sobre o seu significado. Acredita-se que Morumbi significa “colina verde” ou ainda, “rio de peixes grandes”. O nome foi dado pelo inglês John Rudge, que em 1815 construiu a Fazenda Morumby.

    Em 1940, com o desenvolvimento da cidade de São Paulo a Sudoeste, o bairro, rural até este momento, começou a chamar a atenção de famílias de alto poder aquisitivo, as quais adquiriam terrenos para construírem suas novas moradias. O Morumbi foi crescendo e, com o passar dos tempos, se transformou no bairro nobre que conhecemos hoje.

    Na história do Morumbi, dois fatos são marcantes: o início das obras do Estádio Cícero Pompeu de Toledo em 1952, pertencente ao São Paulo Futebol Clube, e a transferência da sede do governo estadual para a Avenida Morumbi, no ano de 1964.

    Localização

    Localizado na região Sudoeste da capital, está há apenas 15 km do Centro. O Morumbi fica próximo aos bairros Pinheiros, Butantã, Vila Sônia, Itaim Bibi, Real Parque, Campo Limpo, entre outros.

    Pertinho do Morumbi está o Aeroporto de Congonhas, que fica há apenas 10 km. Já o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Congonhas, fica localizado a 45 km. Portanto, na hora de pegar o avião, seja a negócios ou lazer, os aeroportos estão próximos.

    Trânsito

    O Morumbi possui acessos pelas principais vias de São Paulo. Para chegar e sair do bairro, as avenidas Morumbi, Giovanni Gronchi, Chucri Zaidan e Hebe Camargo, são boas alternativas. Podemos citar ainda, a Marginal Pinheiros e a Ponte Estaiada.

    As opções de transporte público ficam por conta das várias linhas de ônibus e de duas estações da Companhia de Trens Metropolitanos (CTPM) – Cidade Jardim e Morumbi.

    Segurança no Morumbi

    Como citamos no início do artigo, o Bairro do Morumbi possui baixos índices de violência, se comparados a outros bairros nobres da capital paulista. A “Operação Morumbi Mais Seguro”, envolvendo a Polícia Militar do Estado de São Paulo, é um dos exemplos recentes da ação que geraram mais segurança ao bairro.

    Para se ter uma ideia, segundo dados da Operação, os casos de roubos caíram 10,16%, e os de furtos de veículos 26,19%, nos primeiros meses de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior.

    Cultura e Lazer

    As praças e os parques arborizados, são alternativas bem atraentes para quem gosta de momentos de lazer com a família, fazer caminhadas, cooper, trilhas ou exercícios nas academias ao ar livre, em meio a paisagens com lagos. Entre os parques e praça, destacamos: Parque Burle Marx; Parque Alfredo Volpi; Praça Vinícius de Moraes.

    Para quem gosta de um passeio no shopping, o Morumbi conta com ótimas opções, como Shopping Jardim Sul e Shopping Morumbi. Já para os amantes dos passeios de bike, o bairro oferece uma ciclovia com 21 km de extensão, ligando o bairro a outros pontos da cidade.

    Na área cultural, o Palácio dos Bandeirantes, aberto ao público, dispõe de um acervo de arte invejável, com obras de artistas consagrados, como Portinari e Djanira. Ainda, no Estádio do Morumbi, além dos jogos de futebol, são realizados grandes shows nacionais e internacionais.

    Por aqui, também está o Jockey Club de São Paulo.

    Vida noturna

    A aptidão para uma vida noturna de qualidade é outro ponto forte do Morumbi. Boa parte das casas de espetáculos e shows mais badaladas de São Paulo, se localizam no bairro.

    Os bares e restaurantes também são diferenciados. Existem opções que, além do almoço e do jantar, os frequentadores podem curtir o seu happy hour, que não tem hora para acabar.

    No Estádio do Morumbi, como mencionamos no item anterior, acontecem shows gigantes, como o da banda irlandesa U2.

    Gastronomia

    Um bairro deste porte, com o perdão do trocadilho, é um prato cheio aos amantes da boa gastronomia. As diversas opções de restaurantes apresentam desde as tradicionais massas e os deliciosos fondues, até os pratos orientais.

    No Morumbi, você encontra uma concentração enorme de bares e restaurantes, que oferecem rodízios, refeições com preço fixo ou à quilo, sopas, lanches, comidinhas e comidas típicas.

    Barbolla Foto: Sérgio Israel
    Bar Nossa Senhora
    Santo Paulo bar Foto: Mario Rodrigues
    Cervejaria Õ Fio Foto: Mario Rodrigues

    Educação

    O bairro abriga escolas particulares e públicas. Na rede privada, estão o Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Miguel de Cervantes e a Escola Morumbi, uma unidade da Escola da Vila. Na rede pública, a Escola Mary Moraes, Escola Adalgiza Segurado da Silveira e a Escola Senador Adolfo Gordo.

    Colégio Visconde de Porto Seguro

    No ensino superior, encontramos várias instituições, como a Universidade Anhembi Morumbi, a FMU, a UNINOVE, entre outras.

    Saúde

    A saúde é outro ponto positivo no Morumbi. A região abriga uma unidade de um dos melhores hospitais do país, o Hospital Israelita Albert Einstein, o Leforte Morumbi, além do Hospital Infantil Darcy Vargas.

    Hospital Israelita Albert Einstein

    O bairro conta ainda com vários centros e clínicas especializadas em diferentes áreas da saúde, como Centro de Apoio Psicossocial Adulto III Paraisópolis.

    Comércio e Economia

    Lugar de pequenos, médios e grandes negócios, o Morumbi tem tudo! O comércio é vasto, com supermercados, casas de carnes, padarias, farmácias, centros comerciais e shoppings. A presença de diversas agências bancárias de bancos públicos e privados, é outro um indicativo de que a economia é forte no bairro.

    O mercado imobiliário é bastante ativo pelos lados da região. Imóveis de luxo, que chegam a custar menos do que em outros bairros nobres da capital, mantêm os negócios do setor aquecidos. Casas à venda no Morumbi, apartamentos em belos condomínios, além de terrenos, despertam a atenção.

    O Bairro do Morumbi, onde está o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista, fica numa região privilegiada em muitos aspectos, como você acabou de ler. Para quem deseja morar em um bairro nobre, ou fazer um investimento, a região é fantástica. 

    Gostou de conhecer mais sobre o nobre Bairro do Morumbi? Compartilhe com quem você acredita que deveria conhecer também.

    Relacionadas

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.