Conheça os 5 Melhores Bairros para Morar em SP

    Pensando em morar em SP? Confira aqui quais os melhores bairros para você que busca segurança e qualidade de vida em São Paulo

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 meses atrás

    Descubra agora mesmo as melhores regiões para se viver na capital paulista!

    Encontrar uma casa nunca é fácil. Em uma cidade do tamanho de São Paulo, o desafio fica ainda mais difícil. 

    Tanto para paulistas como para pessoas de outros estados, escolher o imóvel certo na área certa de São Paulo é essencial para ter uma vida de qualidade.

    Nesta cidade em constante expansão, todo mundo certamente encontrará um local e uma acomodação que atendam a seus orçamentos e necessidades. 

    Mas será que você sabe quais são os melhores bairros de São Paulo para morar?

    Estudo revela melhores bairros de São Paulo para morar

    Para quem busca saber quais são os melhores bairros de São Paulo para morar, uma interessante pesquisa responde a isso.

    O estudo chama-se Mapa da Desigualdade e é feito todos os anos. A última edição foi divulgada no fim de 2020.

    A Rede Nossa São Paulo foi a responsável pelo trabalho, no qual foram analisados indicadores de todos os 96 distritos da capital de SP.

    Os critérios para a escolha dos melhores bairros de São Paulo incluem direitos humanos, meio ambiente, habitação, mobilidade, educação, saúde, esporte, cultura, renda e trabalho.

    5 Melhores bairros para morar em SP

    De acordo com o Mapa da Desigualdade 2020, Alto de Pinheiros é a melhor região de São Paulo para morar.

    A região assume a liderança quanto à renda média familiar mensal. O valor médio de renda em Alto de Pinheiros é de R$ 9.591,93

    A expectativa de vida também surpreende com uma taxa de 81,1. Em São Paulo, a média é de 68 anos.

    Quanto à mobilidade, também aparece como acima da média da capital. 

    Em Alto de Pinheiros, 22% dos moradores residem a um raio de até um quilômetro de estações de transporte público. Em toda a capital paulista, a média é de 18,1%.

    O local também é um dos mais seguros de São Paulo. 

    No Alto de Pinheiro, o coeficiente é zero tanto de vítimas de feminicídio como de pessoas da comunidade LGBTQIA+.

    Confira mais detalhes sobre esse local campeão em qualidade de vida em SP e veja também as outras regiões que elencam a lista dos 5 melhores bairros de São Paulo para morar.

    1. Alto de Pinheiros

    Alto de Pinheiros é um dos melhores bairros nobres de São Paulo. Localiza-se na Zona Oeste da cidade. É considerado um bairro-jardim por ter muitas áreas verdes.

    A área faz parte do distrito do Alto de Pinheiros. Dentro dele insere-se ainda os bairros de Vila Ida, Vila Madalena e Vila Beatriz. O famoso parque Vila Lobos também fica aqui.

    A origem do Alto de Pinheiros remonta ao século XVIII, com a colonização dos portugueses. O urbanismo de classe média alta iniciou-se um século depois.

    Por que morar em Alto de Pinheiros?

    O Alto de Pinheiros tem tudo o que alguém pode querer em um local para morar. É arborizado, bem localizado e tranquilo, com poucos empreendimentos na região.

    A mobilidade também é excelente, com largas ruas e acesso fácil às avenidas principais da capital paulista.

    Como foi projetado com base em um conceito horizontal verde de viver, o Alto de Pinheiros garante vistas bonitas para as janelas dos seus moradores.

    O Alto de Pinheiros tem ainda uma das melhores infraestruturas de comércios, serviços educacionais, gastronômicos e de lazer da cidade de SP.​

    Como morador do Alto de Pinheiros, você nem precisa se preocupar se a área irá mudar seu jeito tranquilo de ser com o aumento de casas para comprar na região.

    A lei de zoneamento urbano impede a construção de altos prédios, o que garante que o cenário bucólico e tranquilo da região será sempre preservado.

    2. Consolação

    A Consolação fica na região central da capital paulista. É considerada uma das mais importantes regiões culturais e históricas da cidade.

    A Consolação compreende parte de Vila Buarque, de Cerqueira César e também dos bairros nobres de São Paulo do Pacaembu e de Higienópolis.

    A área da Consolação tem origem religiosa. Seus primeiros moradores foram devotos de Nossa Senhora. Há, inclusive, uma igreja dedicada à santa na região.

    Por que morar em Consolação?

    A Consolação é um dos mais tradicionais regiões da capital paulista. Construções modernas marcam o cenário da região, bem como a variedade de imóveis para morar.

    O local pode ser considerada uma região completa. Os moradores têm acesso fácil a todas as zonas de SP e moram perto da famosas avenida Paulista e Rua Augusta.

    Opções culturais não faltam, como o cine Caixa Belas Artes, o espaço Itaú de Cinema e o Museu de Arte Moderna, o Masp. 

    A área também abriga restaurantes de vários cantos do mundo e centros de ensino de renome, como o colégio Rio Branco e a Universidade Mackenzie.

    Some-se a isso diversas opções de mercados, lojas, lanchonetes, bancos, farmácias e muito mais. 

    As ruas também são ótimas para caminhar com pets e são muito bem iluminadas, o que fortalece a segurança dos moradores.

    3. Pinheiros

    Artistas e estudantes começaram a ocupar em terrenos à venda essa que é a região mais antigo de SP no final dos anos 1970.

    Agulha do Celeiro

    Esse público foi atraído por aluguéis baratos e pela proximidade com a Universidade de São Paulo. Foi assim o início de sua transformação em um local boêmio.  

    Hoje, Pinheiros é uma das regiões mais animadas da cidade e um dos melhores pontos turísticos para se hospedar em São Paulo também.

    Por que morar em Pinheiros?

    Pinheiros é um dos melhores bairros nobres de São Paulo por ter muitas casas à venda de alto padrão, movimentando o mercado imobiliário de luxo em São Paulo.

    Com localização e infraestrutura excelentes, tem ainda uma extensa pista de ciclismo que incentiva as pessoas a deixar o carro em casa e diminuir a poluição do ar.

    Isso é muito bom para a região, que já tem um forte apelo à natureza com as suas ruas arborizadas.

    Na Rua dos Pinheiros, muitos restaurantes e bares satisfazem todos os paladares, sendo a área inclusive excelente para se fazer compras

    A Feira de Artesanato da Praça Benedito Calixto e a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, com seus artigos de design e decoração, são excelentes para comprar itens legais.

    Agradável e seguro de se viver, Pinheiros parece mesmo perfeito com suas ruas residenciais tranquilas e a badalação de bares à noite

    4. Santo Amaro

    Situado na zona centro-sul da capital paulista, Santo Amaro é hoje o mais importante centro da região sudoeste da cidade. Há tantas casas para comprar bonitas por aqui!

    Um fato interessante é que Santo Amaro se originou de uma aldeia indígena, além de ter tido a maior concentração de imigrantes alemães em SP a partir de 1829.

    Por que morar em Santo Amaro?

    Como a maioria dos melhores bairros para morar em SP, Santo Amaro fica perto das vias principais da zona sul e oferece fácil acesso a pontos de interesse de SP.

    Entre esses pontos, destacam-se comércios, empresas e opções de universidades e entretenimento.

    Por falar em entretenimento, Santo Amaro fica a poucos minutos do Parque Ibirapuera e do autódromo de Interlagos, além do shopping Morumbi.

    A região abriga ainda seis escolas públicas, três particulares, uma escola infantil, um berçário, vários centros de idiomas e universidades como a Uninove e UniItalo.

    Na área da saúde, conta com clinicas e hospitais bem próximos a casas em condomínio, o que torna a área excelente para idosos e quem precisa de cuidados. 

    Apesar de ser uma região muito tranquila e com tudo o que os moradores precisam por perto, não para de crescer.

    5. Butantã

    O Butantã se destaca por ser um dos melhores bairros para alugar um flat em SP devido à tranquilidade da região.

    Referência na zona oeste de SP, o Butantã é marcado pela heterogeneidade socioeconômica

    O bairro-jardim com imóveis à venda de alto padrão fica às margens do rio Pinheiros. O Butantã já foi rota dos jesuítas e bandeirantes que se dirigiam ao interior do Brasil. 

    Por que morar no Butantã?

    Seguindo o mesmo padrão dos melhores bairros para morar em SP citados neste artigo, o Butantã conta com ruas arborizadas e muitas opções culturais e de lazer ao ar livre.

    Entre as opções de entretenimento importa citar a Casa do Bandeirante, o Instituto Butantan, a Casa da Cultura Japonesa e o Parque Jardim Previdência.

    Com boa localização e fácil acesso a outras áreas importantes de SP, o Butantã abriga a Universidade de São Paulo e tem até uma estação própria de metrô.

    É integrada ainda a um terminal metropolitano com acesso a cidades como Embu das Artes, Osasco, Barueri, Cotia e Itapevi.

    Passeios gastronômicos incluem o Vila Butantã, espaço superagradável que reúne vários restaurantes, food trucks, lojas e bares, bem pertinho do metrô.

    E o Butantã é conhecido como o centro dos museus. A região abriga mais de 10, a exemplo do Museu da Arqueologia e da Etnologia e o Museu Oceanográfico.

    Ficou com vontade de ver apartamentos à venda em alguma dessas regiões? Siga-nos nas redes sociais e confira mais dicas de imóveis e regiões excelentes para se viver!