Anuncie

Que tal morar na região do Prado Velho, em Curitiba?

O Bairro Prado Velho faz divisa com os bairros Guabirotuba, Hauer, Jardim Botânico, Parolin e Rebouças e é famoso pelo Teatro Paiol. Saiba mais aqui.

Que tal morar na região do Prado Velho, em Curitiba?

O Bairro Prado Velho faz divisa com os bairros Guabirotuba, Hauer, Jardim Botânico, Parolin e Rebouças e é famoso principalmente pela PUCPontifícia Universidade Católica do Paraná, que ocupa boa parte do terreno, onde antes funcionava o Jockey Club de Curitiba.

Delimitado pela Linha Verde, pela Av. Marechal Floriano Peixoto, pela Rua Chile e pela Avenida Comendador Franco, é em sua maioria residencial, mas com importantes centros comerciais, como o da Marechal.

Localizado na divisa do Rebouças, o Teatro Paiol é o local mais famoso do bairro, que foi construído para servir como estoque de pólvora e desde 1971 é um teatro de arena.

Outros destaques do bairro são, ainda, o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, o Tribunal Regional Eleitoral, o Colégio Medianeira, a Praça Guido Viaro e a Avenida das Torres.

Em 1693, quando Curitiba foi fundada, a região do Prado Velho era apenas um grande campo aberto, que começou a receber seus primeiros habitantes apenas no século seguinte.

O terreno, às margens do antigo Caminho do Arraial, foi recebendo sua população até o final do século XIX, mas pouca coisa mudou na região durante esse período.

O principal acontecimento da época foi em 1874, quando a Câmara Municipal recebeu um pedido de concessão de um terreno para a construção do Prado de Corridas e, em junho do ano seguinte, onde atualmente funciona o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, um terreno foi destinado à construção do Jockey.

A inauguração oficial aconteceu em 1899 e, posteriormente, o terreno foi doado à Irmandade da Santa Casa, e o jockey foi transferido para um novo terreno, às margens do Rio Belém.

Atualmente, essa nova área é ocupada pela PUC-PR, e o terceiro terreno do Jockey Club do Paraná fica no bairro Tarumã.

No começo do século XX, foi inaugurado o Paiol, espaço para abrigar pólvora, o que deixava a população apavorada com o risco de um incêndio no local.

Em 1913, um grande evento marcou a região, no Jockey Club, unindo turfe, futebol e cultura: a Festa da Primavera, festa que lotou o local, totalizando aproximadamente 3 mil pessoas.

O evento começou com uma corrida de cavalos, seguida por uma partida de futebol entre o Coritiba e Internacional, terminando com corrida de archotes e jogo de disco. O espetáculo já era tradição entre os curitibanos.

No ano seguinte, um fato histórico marcou o Prado Velho: o primeiro voo e pouso de um avião na cidade.

O piloto Cícero Marques usou o Prado do Guabirotuba como palco de sua façanha e, por isso, foi presenteado com um prêmio de mil réis, oferecido pelo então prefeito da cidade, Cândido de Abreu.

Em 1947, ainda, época em que a Sociedade Beneficente Operária Universal já oferecia grandes bailes noturnos, o bairro recebeu o Grande Prêmio Carlos Dietzsch, que tinha como prêmio a quantia de 10 mil réis.

O vencedor da disputa foi Ary Gainnini e sua égua Azupira. Nessa época, a região recebeu água e esgoto, e em 1949 a Rua Chile passou por importantes obras de infraestrutura.

Na década de 50, foram inauguradas duas importantes instituições de ensino da cidade: em 24 de fevereiro de 1957, o Colégio Medianeira abriu suas portas para a entrada de seus primeiros 188 alunos e, pouco tempo depois, no dia 14 de março de 1959, foi a vez da Universidade Católica do Paraná entrar em funcionamento, fundada pelo então Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Manuel da Silveira D’Elboux.

O terreno escolhido foi o do antigo Jockey, o mesmo que recebeu o primeiro voo de avião da cidade. Em 1985, o local foi elevado à condição de Pontifícia.

Em 1971, Curitiba ganhou um novo espaço cultural, no prédio que funcionava como depósito de pólvora.

O Teatro Paiol foi inaugurado por Vinícius de Moraes, Toquinho e Maria Medalha e foi o primeiro teatro de arena do país e um exemplo na manutenção de prédios antigos da cidade.

Atualmente, o Prado Velho se divide em algumas realidades, com o entorno da universidade, a vila das torres, uma parte residencial e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, que conta com uma série de concessionárias de veículos e outras empresas.

Seu nome tem origem no antigo Prado Curitibano, como era chamado o Jockey Club. De origem grega, o termo pratum significa lugar plano, planície ou campina e, com a mudança do Jockey para o Tarumã, o terreno onde foi instalada a PUC-PR ficou conhecido como Prado Velho, por abrigar o antigo Prado do Guabirotuba.

Hoje o bairro tem aproximadamente 6 mil habitantes e uma área total de 2,43 km². Há no bairro 2 praças, 1 largo – o Guido Viaro – e 4 jardinetes.

O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Capital Parananense oferece diversas atrações culturais e pontos turísticos para toda a família! Curitiba é certamente conhecida como uma cidade que possui diversos pontos turísticos, museus e lugares para se divertir, independente do dia da semana. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para você que procura o que fazer em Curitiba. Parques e Zoológicos Jardim Botânico […]

Continuar lendo
O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Os 7 pontos turísticos mais visitados de Curitiba

Toda cidade tem aqueles pontos turísticos que todo mundo deve visitar pelo menos uma vez na vida. Em Curitiba, isso não é diferente, e são várias as paradas obrigatórias para aqueles que vêm à capital para passear ou que já têm um imóvel na cidade. Uma dica é você embarcar na Linha Turismo, uma linha […]

Continuar lendo
Os 7 pontos turísticos mais visitados de Curitiba

Os 7 melhores parques para passear com a família em Curitiba

Melhores parques para passear em Curitiba De acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba, a cidade conta com incríveis 17 milhões de metros quadrados de parques e praças. É área verde que não acaba mais! Com tantas opções, fica difícil eleger o preferido para um fim de semana ensolarado. Se preferir, você pode utilizar a […]

Continuar lendo
Os 7 melhores parques para passear com a família em Curitiba

Confira o ranking dos bairros mais seguros de Curitiba

Escolher o bairro certo para a compra ou aluguel de um imóvel em Curitiba exige cautela, planejamento e algum estudo. Além de ser necessário adequar a localização às suas necessidades, é imprescindível que você se informe a respeito de aspectos que impactam diretamente na sua qualidade de vida, como a segurança. Para ajudar você, preparamos […]

Continuar lendo
Confira o ranking dos bairros mais seguros de Curitiba

Portas que contam histórias de Curitiba

Portas que contam histórias: Arquitetura que encanta em Curitiba Portas que contam histórias: Se você parar e observar, muitas casas de Curitiba contam com uma arquitetura histórica que encantam com a beleza e sofisticação. Um elemento da arquitetura que chama a atenção são as portas, sendo a maioria feita de madeira ou de metal, com […]

Continuar lendo
Portas que contam histórias de Curitiba

Comer fora de casa com as crianças em Curitiba

Comer fora de casa com as crianças Comer fora de casa com as crianças nem sempre é uma experiência positiva. “O que meu filho vai comer?”, pensa a mãe, que logo trata de colocar na bolsa uma papinha industrializada, uma banana, um biscoito – só para garantir. Também há a opção de ceder ao menu […]

Continuar lendo
Comer fora de casa com as crianças em Curitiba

Conheça o bairro Centro Cívico

Bairro Centro Cívico. O Centro Cívico, conhecido por concentrar os três poderes do Paraná – Legislativo, Executivo e Judiciário –, surgiu como proposta no Plano Agache, na década de 1940, planejada pelo urbanista francês Alfred Agache, convocado para dar à cidade os mesmos ares de evolução que outros municípios vinham recebendo. Idealizada como uma área […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Centro Cívico

Curitiba, a capital da qualidade de vida

Curitiba, graças à sua grande rede hoteleira e gastronômica, é conhecida como a capital brasileira do turismo de negócios. Contando com novos e numerosos centros de exposições, Curitiba também atrai muitos turistas que vêm para apenas visitar a cidade ou participar de eventos, assim como gente que busca assinar contratos de negócios e estabelecer moradia […]

Continuar lendo
Curitiba, a capital da qualidade de vida

Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Arquitetura em Curitiba A cidade conta com uma diversidade incrível de estilos arquitetônicos, antigos e modernos, enriquecendo sua paisagem urbana e representando um patrimônio cultural muito amplo. A arquitetura encontrada em Curitiba é reflexo da forte influência trazida pelos imigrantes, oriundos de diversos países, principalmente europeus. São prédios com arquitetura eclética, neoclássica, colonial, bizantina, oriental e […]

Continuar lendo
Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Conheça o bairro Pinheirinho

Bairro Pinheirinho O bairro Pinheirinho é um dos maiores bairros de Curitiba, localizado na região Sul da cidade – fazendo divisa com os bairros Capão Raso, Xaxim, Sítio Cercado, Tatuquara e Cidade Industrial – e considerado um dos principais centros de comércio popular, concentrado especialmente na Av. Winston Churchill, principal via do bairro. Localizado próximo […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Pinheirinho

Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

Linha de turismo em Curitiba Turisticamente falando, em Curitiba, os bairros não possuem identidade própria, exceto Santa Felicidade, por isso, é difícil fazer um roteiro bairro a bairro, a fim de explorar cada região da cidade, como é possível fazer em São Paulo, por exemplo. Portanto, quando estiver na cidade, o seu itinerário turístico será […]

Continuar lendo
Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

Conheça o Bairro Jardim das Américas

Bairro Jardim das Américas Localizado entre os bairros Jardim Botânico, Guabirotuba e Uberaba, o Jardim das Américas é um bairro de Curitiba, onde se encontram o Centro Politécnico – importante campus da Universidade Federal do Paraná – e a Escola Técnica da UFPR. O nome do bairro se deve à intenção dos vereadores municipais de […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Jardim das Américas

TOP 5: Hamburguerias em Curitiba

Hamburguerias em Curitiba Hamburguerias em Curitiba: O hambúrguer é uma carne temperada de acordo com a sua imaginação – normalmente com cebola, salsa, mostarda, etc –, moldada em formato circular e frita, para então formar sanduíches incríveis, onde vêm acompanhadas de outros ingredientes. Um dos sanduíches mais populares do mundo, o hambúrguer tem um lugar […]

Continuar lendo
TOP 5: Hamburguerias em Curitiba
Mais notícias de Curitiba