Conheça o Bairro Guabirotuba

    Situado entre os bairros Prado Velho, Jardim das Américas, Uberaba e Hauer, o Guabirotuba é um bairro da regional do Cajuru em Curitiba. Conheça a região!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Bairro Guabirotuba

    Situado entre os bairros Prado Velho, Jardim das Américas, Uberaba e Hauer, o bairro Guabirotuba é um bairro da regional do Cajuru em Curitiba.

    Segundo o Censo 2010, tem uma população de 11.461 pessoas distribuídas em uma área de 2,631 km².

    A área residencial do bairro se destaca por ser um oásis de tranquilidade em meio à cidade grande.

    O bairro até conta com algumas ruas movimentadas, como a Avenida Senador Salgado Filho, que atravessa toda a extensão do bairro.

    Mas também há áreas residenciais, onde a maioria das ruas não tem saída e algumas são calçadas com paralelepípedos.

    Um dos lugares mais frequentados do bairro, a Praça Abílio de Abreu é bastante conhecida não só entre os moradores, mas muitas pessoas vêm de outros bairros e da região metropolitana de Curitiba para praticar esportes como skate e rolimã no local.

    Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o bairro Guabirotuba se desenvolveu a partir do primeiro matadouro de Curitiba, o Matadouro Municipal, inaugurado em 1899.

    Na época a região do Guabirotuba foi a escolhida pois os vereadores pensaram em um local que deveria ser um pouco afastado do centro, que tivesse um rio e uma estrada em suas proximidades.

    Antes disso, em 1736, a região onde se encontra o bairro era propriedade particular do vigário D. Ignácio Lopes.

    Alguns anos mais tarde, com o crescimento da população, bondes elétricos começaram a chegar até a região, vindos da Praça Tiradentes, os quais deixaram a marca dos seus trilhos nas ruas até hoje.

    Em 1964, o Matadouro foi fechado pela prefeitura e o prédio passou a sediar a Associação dos Meninos de Curitiba (Assoma), que encerrou suas atividades em 2008.

    Desde então o local é utilizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).

    Hoje, o bairro Guabirotuba conta com duas escolas públicas – a Escola Estadual Professora Paulina Passífico Borsari e Elysio Viana –, com ensino particular – Colégio Nossa Senhora da Assunção – e também com a sede do Grupo Escoteiro São Félix.

    Abriga, ainda, a unidade paranaense da Escola Técnica Tupy – Sociesc – Sociedade Educacional de Santa Catarina.

    Com mais de oito hectares, o bairro Guabirotuba, abriga também o Horto Municipal do Guabirotuba, um departamento da Secretária Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, administrada pelo Departamento de Produção Vegetal e a Gerência de Arborização Pública responsável pela plantação de flores e plantas ornamentais de pequeno porte para então serem utilizadas pelo Departamento de Parques e Praças, Jardim Botânico e outras áreas que a prefeitura necessite manter com flores.

    Em 2008 o Horto recebeu uma pista de caminhada compartilhada com ciclovia e um bosque com equipamentos de recreação para moradores do bairro Guabirotuba e visitantes possam usufruir.

    O bairro Guabirotuba possui área de 2,63 km², população de 10.678 habitantes e faz divisa com os bairros: Hauer, Jardim das Américas, Prado Velho e Uberaba.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis no Guabirotuba.