Conheça o Bairro Fazendinha

    O Fazendinha está situado na região sudoeste da cidade e faz divisão com os bairros Cidade Industrial, Campo Comprido, Santa Quitéria, Portão e Novo Mundo.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Bairro Fazendinha

    O bairro Fazendinha foi originado como uma área de passagem dos antigos tropeiros que viajavam dos Campos Gerais para o litoral, conhecida como “atalho da Fazendinha”.

    Havia uma trilha, muito utilizada, que unia a estrada de São José à dos Campos Gerais e facilitava a trajetória do gado e das tropas que, naquela época, desciam para o litoral, vindos dos campos gerais.

    Ao chegarem em Curitiba, as tropas serviam-se do caminho de São José do Arraial para prosseguirem viagem. Essa trilha era chamada de “Atalho da Fazendinha” ou do “Rodeio”, por fazer a ligação entre o Campo Comprido e o Portão, reduzindo em algumas léguas a viagem.

    O nome pegou e hoje denomina um dos 75 bairros de Curitiba.

    O Fazendinha está situado na região sudoeste da cidade e faz divisão com os bairros Cidade Industrial, Campo Comprido, Santa Quitéria, Portão e Novo Mundo.

    De acordo com os dados do censo 2010 disponíveis no site do IPPUC (instituto de pesquisa e planejamento urbano de Curitiba) possui 28.074 habitantes. Seu território é de 3,725 km².

    Muitas residências antigas ainda são preservadas no bairro, como a da família Klemtz, responsável pelas olarias da região.

    No local que correspondia à família está localizado o Bosque Fazendinha que possui vasta área ecológica com muito verde.

    O Fazendinha é de fácil acesso, já que possui Terminal de Transporte Coletivo e conta com muitas linhas de ônibus.

    O bairro está situado a sudoeste da cidade, sendo limitado pelos bairros Novo Mundo, Portão, Campo Comprido e Cidade Industrial.

    Em função de seu desenvolvimento e do aumento populacional, o bairro apresenta inúmeros conjuntos habitacionais e de condomínios horizontais (sendo alguns de alto padrão).

    O bairro Fazendinha abriga também o Cemitério Jardim da Saudade, situado na Avenida João Bettega, uma das vias mais importantes do bairro.

    Ao longo dela, podem ser encontradas empresas e indústrias.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis Curitiba.