Anuncie

Veja a diferença entre fiador, seguro-fiança e garantia de aluguel

Tenha a certeza de que não vai sair no prejuízo se o inquilino não pagar o aluguel. Para isso, há três opções: garantia de aluguel, fiador e seguro-fiança.

Veja a diferença entre fiador, seguro-fiança e garantia de aluguel

Na hora de alugar um imóvel, normalmente são exigidas algumas garantias para que o proprietário tenha a certeza de que não vai sair no prejuízo se o inquilino não pagar o aluguel, alguma despesa ou reforma.

Para isso, há três opções, entre as quais o inquilino e o proprietário podem escolher: garantia de aluguel, fiador e seguro-fiança.

A opção mais comum que se conhece é ter um fiador. Porém, ela exige alguns itens que, hoje em dia, são mais difíceis de atender.

Um desses requisitos, por exemplo, é de o fiador ser da mesma cidade do imóvel a ser alugado.

O problema é que nem sempre a mudança acontece dentro da mesma cidade.

A questão é que, hoje, não é possível encontrar um imóvel que não exija uma forma de garantia — ainda mais em cidades maiores e com proprietários que você não conhece.

Por isso, é importante saber sobre todas as formas de garantia e poder conversar com o dono sobre qual é a melhor para os dois.

Para isso, é preciso saber as características de cada uma.

Portanto, para que todas as dúvidas sejam sanadas sobre os meios de garantia existentes na hora de alugar um imóvel, veremos as características e quais vantagens e desvantagens cada modalidade traz para inquilino e proprietário.

Fiador

Vamos começar pela prática mais antiga e comum que pode ser encontrada em contratos de aluguel.

Nesse caso, é preciso que haja uma terceira pessoa envolvida na negociação, que é o fiador.

Ele vai se comprometer a assumir o aluguel ou alguma outra despesa, caso o inquilino fique inadimplente.

Para isso, é preciso que o fiador atenda a alguns requisitos, como morar na mesma cidade em que o imóvel vai ser alugado, comprovar renda e ter um imóvel com valor igual ou superior ao que vai ser alugado.

Porém, a facilidade é que o fiador não precisa ter nenhum grau de parentesco com o inquilino.

Essa costuma ser uma forma mais demorada para poder fechar o contrato, já que será preciso fazer a análise de todos os documentos para comprovar a renda do fiador.

Além disso, se o inquilino está mudando de cidade, usar esse método pode se tornar inviável, já que ele precisa conhecer uma pessoa no novo local que aceite ser a sua fiadora.

Outro ponto é que, hoje em dia, poucas são as pessoas que aceitam esse papel, pois isso pode render uma dívida que não é a sua e, ainda, comprometer a amizade.

Seguro-fiança

Para os casos em que não é possível ter um fiador, o seguro-fiança pode ser uma boa opção de garantia para fechar o contrato de locação.

Nesse caso, o inquilino precisa pagar mensalmente um valor a mais no aluguel para o seguro-fiança.

Esse serviço é feito por seguradoras e, para isso, é necessário pagar mensalmente.

Nesse caso, se houver inadimplência, o proprietário do imóvel pode entrar com um pedido para receber o seguro.

Então, a seguradora começa a pagar o aluguel imediatamente após a confirmação da falta de pagamento por parte do inquilino.

Dessa forma, essa opção é ótima para o proprietário do imóvel, que tem o seu dinheiro garantido.

Já para o locatário, porém, não é tão vantajosa, pois ele precisará desembolsar um valor um pouco mais alto do que o aluguel todo mês.

Em média, esse valor pode variar entre um aluguel até um aluguel e meio por ano.

Ao final do contrato, o valor não é devolvido, mesmo que não tenha sido usado para arcar com a inadimplência do inquilino.

Garantia de aluguel

A garantia de aluguel também é conhecida como caução. Ela é um valor pago com o primeiro aluguel.

Por lei, o valor da caução pode chegar a até três aluguéis. Essa é uma forma de garantia do proprietário do imóvel para os casos em que o inquilino saia antes de fechar o contrato, não pague o aluguel ou vá embora sem dar um aviso prévio.

O valor precisa estar descrito no contrato, e o ideal é que a garantia do aluguel seja depositada em uma conta conjunta entre o proprietário e o locatário.

Ao final do contrato, caso não precise fazer nenhuma reforma ou os aluguéis tenham sido todos pagos, o inquilino pode sacar o dinheiro da caução.

Porém, se o proprietário não tiver recebido algum aluguel ou se for necessário fazer uma reforma no imóvel, ele pode sacar o dinheiro.

Nesse caso, o inquilino tem uma vantagem maior do que quando é feito um seguro-fiança, pois, ao final do contrato, ele pode pegar o dinheiro de volta.

Porém, na hora de alugar, essa modalidade é um pouco complicada, já que exige o valor do primeiro aluguel mais o valor da caução, que pode chegar a três vezes o valor pago por mês.

Para o proprietário do imóvel, essa é uma boa forma de garantia, pois, mesmo que o inquilino não venha a pagar alguma coisa, ele já tem o dinheiro disponível para sacar e ressarcir o prejuízo.

Em relação à conta conjunta, essa é a forma indicada para se depositar o dinheiro, pois um dos membros só pode sacar o dinheiro com a autorização do outro ou por sentença judicial.

A escolha

Como se pode ver, cada forma de garantia traz benefícios e desvantagens para ambas as partes.

É preciso analisar a sua situação e saber qual delas é a melhor para o seu caso, pois, se não está dispondo de muito dinheiro no momento, a caução não é uma boa opção, por exemplo.

Como foi dito no inicio, a dica é conversar com o proprietário, para tentarem entrar em um acordo sobre qual modalidade escolher entre garantia de aluguel, fiador e seguro-fiança.

Assim, ambos podem ser beneficiados e não ficam no prejuízo.

Então, você gostou do nosso artigo? Pois saiba que, além da garantia, é necessário pesquisar quais documentos são exigidos para cada caso — e também entre compra e aluguel.

Se você também tem dúvidas sobre isso, confira este post e saiba tudo de que precisa para que o processo de aluguel se torne mais rápido!

Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

8 atitudes inteligentes a ser tomadas antes de alugar uma casa ou um apartamento. Quando o assunto é imóveis para alugar, você sempre precisa estar atento, principalmente porque o verdadeiro dono do local não é você.  É por isso que, além de ter que poder garantir que nenhum dano irá acontecer à propriedade, você também […]

Continuar lendo
Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

6 dicas simples para alugar um imóvel sem dor de cabeça

Quem nunca lidou com as transações e a burocracia do mercado imobiliário pode ficar em dúvida quando chega a hora de procurar uma propriedade. A boa notícia é que, com algumas dicas para alugar um imóvel, fica mais fácil garantir uma boa negociação com preço justo, sem perrengues financeiros e fazendo a escolha do imóvel […]

Continuar lendo
6 dicas simples para alugar um imóvel sem dor de cabeça

Tire suas dúvidas sobre depósito caução

Alugar um imóvel pode ser um momento repleto de burocracias e pequenos detalhes. Apesar disso, é importante notar que essas tecnicalidades servem para proteger os envolvidos. Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer como funciona o depósito caução. Afinal de contas, não são todos os consumidores que estão familiarizados com essa modalidade de garantia e, […]

Continuar lendo
Tire suas dúvidas sobre depósito caução

Como fazer um planejamento financeiro para alugar um imóvel?

O cotidiano da vida adulta traz uma realidade constante: o pagamento de contas. E uma das despesas recorrentes é o aluguel. Segundo levantamento feito pelo IBGE em 2011, mais de 31 milhões de brasileiros moram em imóveis alugados. De fato, o aluguel é um meio viável de estabelecer moradia sem ter uma propriedade. Porém, para alugar um […]

Continuar lendo
Como fazer um planejamento financeiro para alugar um imóvel?

Veja a diferença entre fiador, seguro-fiança e garantia de aluguel

Na hora de alugar um imóvel, normalmente são exigidas algumas garantias para que o proprietário tenha a certeza de que não vai sair no prejuízo se o inquilino não pagar o aluguel, alguma despesa ou reforma. Para isso, há três opções, entre as quais o inquilino e o proprietário podem escolher: garantia de aluguel, fiador […]

Continuar lendo
Veja a diferença entre fiador, seguro-fiança e garantia de aluguel

Saiba como realizar uma proposta para alugar um imóvel

Você sabia que, em algumas circunstâncias, alugar um imóvel é mais responsável financeiramente do que comprar? Seja pelo perfil expansivo e nômade dos novos adultos ou pelo fato de que nem sempre comprar é a melhor opção, a cada dia, mais consumidores optam pelo aluguel. Durante as pesquisas sobre o tema, você encontra o termo proposta e questiona: o que é e […]

Continuar lendo
Saiba como realizar uma proposta para alugar um imóvel

Saiba aqui como fazer um checklist para vistoria de imóvel

Geralmente, as mudanças costumam ser um tanto estressantes. Isso se deve a transporte dos itens, transtornos documentais e outras dificuldades e situações passadas nesses momentos. No entanto, você tem dado a atenção necessária à etapa que antecede a mudança? Seja na compra, seja no aluguel: você sabe quais critérios considerar na elaboração de um checklist […]

Continuar lendo
Saiba aqui como fazer um checklist para vistoria de imóvel

Contrato de locação residencial: entenda os direitos e deveres da locação

Segundo levantamento realizado pelo IBGE em 2010, mais de 31 milhões de brasileiros moram de aluguel. Por opção ou necessidade, são inúmeras as razões que compõem essa estatística, uma vez que cada vez mais pessoas acham atraente um contrato de locação residencial. A relação inquilino-proprietário é uma das mais exploradas na cultura pop. Quem não lembra do Seu Madruga e sua onerosa […]

Continuar lendo
Contrato de locação residencial: entenda os direitos e deveres da locação

Confira qual a documentação para alugar um imóvel

Atualmente, o aluguel é o tipo  de moradia correspondente a realidade de grande parte dos brasileiros, e não há nada de condenável nisso. Até mesmo porque, do ponto de vista financeiro, a locação pode ser uma alternativa coerente. No entanto, uma coisa que se estende à grande maioria dos serviços prestados no Brasil, também se faz presente aqui: a grande e […]

Continuar lendo
Confira qual a documentação para alugar um imóvel

Acerte na escolha! Veja como fazer uma pesquisa de imóvel para aluguel

A não ser que você já tenha um imóvel próprio, cedo ou tarde você precisará escolher um espaço para morar. A solução mais comum é a locação imobiliária. Mas, diante de tantas opções, muitas pessoas simplesmente não sabem o que fazer. Felizmente, estamos aqui para mostrar como você pode efetuar uma pesquisa de imóvel para […]

Continuar lendo
Acerte na escolha! Veja como fazer uma pesquisa de imóvel para aluguel

6 dicas para realizar uma mudança organizada

A mudança costuma ser um momento de bagunça e caos. A organização das bugigangas, utensílios, mobília e todos os itens que compõe o estilo de uma casa pode ser uma tarefa bastante estressante. Para não deixar que isso aconteça, o ideal é desenvolver um planejamento cuidadoso. Por isso, elaboramos este mini guia com seis dicas para você fazer uma mudança organizada […]

Continuar lendo
6 dicas para realizar uma mudança organizada
Mais notícias de Guia de Aluguel