Anuncie

Confira qual a documentação para alugar um imóvel

Pensando em todos os futuros inquilinos do país, descomplicamos o assunto criando este post, que lista toda a documentação para alugar um imóvel.

Confira qual a documentação para alugar um imóvel

Atualmente, o aluguel é o tipo  de moradia correspondente a realidade de grande parte dos brasileiros, e não há nada de condenável nisso.

Até mesmo porque, do ponto de vista financeiro, a locação pode ser uma alternativa coerente.

No entanto, uma coisa que se estende à grande maioria dos serviços prestados no Brasil, também se faz presente aqui: a grande e burocrata papelada! Mas não há necessidade de pânico.

Pensando em todos os futuros inquilinos do país, descomplicamos o assunto criando este post, que lista toda a documentação para aluguel de imóveis e demais informações sobre do tema.

Qual a importância de conhecer os documentos e procedimentos? 

A principal motivação para reunir a documentação com antecedência é agilizar o processo. Considere que tendo os documentos reunidos, basta que você os encaminhe ao intermediário, imobiliária ou advogado, para que o processo de locação se desenvolva.

Nos grandes centros urbanos, onde há muita gente e poucos imóveis, existem imobiliárias que reservam o imóvel por apenas 24 horas por cliente interessado.

Esse é o prazo para que você encaminhe a documentação ou perca o seu lugar na fila.

Ainda é importante reconhecer alguns termos comuns à prática imobiliária, entenda:

  • locador — proprietário do imóvel (ou representante legal deste) a ser locado;
  • locatário — indivíduo que está locando. Também pode ser representado por alguém munido de uma procuração;
  • fiador — é o indivíduo que se disponibiliza como responsável financeiro em caso de inadimplência do locatário;
  • caução — é uma medida recorrente na locação direta com o proprietário. Ao dispensar a necessidade de um fiador, o locador pede uma caução (no valor de um a três aluguéis, antecipadamente);
  • seguro-fiança — já essa é uma medida corriqueira em imobiliárias. Dispensa-se a figura do fiador se o locatário adquirir uma apólice de seguro no valor de X aluguéis +  X condomínios. No findar do contrato e inexistindo situações de inadimplência, o locatário pode resgatar esse valor. 

Qual é a documentação para aluguel de imóveis? 

Existem diferenças entre o exigido de Pessoas Físicas para as Jurídicas. Entenda nos quadros abaixo: 

Locatário Pessoa FísicaLocatário Pessoa Jurídica
CPFCPF e RG dos representantes legais
RGBalanço patrimonial dos últimos dois anos
Comprovante residencialBalanço orçamentário mais recente
Comprovante¹ de rendimento que supere em três vezes² o valor do aluguel Contrato Social atualizado
¹contracheques, holerites, declaração do Imposto de RendaCartão do Cadastro Geral dos Contribuintes
²visa comprovar sua suficiência financeira para honrar o contratoInscrição Municipal

Além dos documentos acima, é de obrigação do locatário o preenchimento da ficha cadastral disponibilizada pela imobiliária.

Agora, confira a documentação exigida do fiador, que pode ser uma peça fundamental no sucesso da sua locação.

Fiador
CPF e RG¹
Certidão de casamento, óbito (viuvez), divórcio ou nascimento (solteiro) conforme adequado
Comprovante residencial
Comprovante de rendimento que supere em três vezes o valor do aluguel
Matrícula emitida nos últimos 30 dias do Registro de Imóveis e IPTU do ano corrente, livre de pendências fiscais e tributárias
Declaração integral do Imposto de Renda
¹caso o fiador seja casado, precisará apresentar os documentos identificatórios do cônjuge

O preenchimento de ficha cadastral também será exigido do fiador e, não podendo entregar pessoalmente à imobiliária, deverá autenticar a folha em cartório e enviar pelo Correio.

Ainda é importante ressaltar que caso o fiador seja a figura de uma Pessoa Jurídica, é fundamental que esteja no Contrato Social a autorização para a concessão de fiança a terceiros.

O fiador PJ deve apresentar além da documentação acima toda aquela requisitada do locatário PJ.

Precisamos frisar também as peculiaridades na Comprovação de Renda, visto a enormidade de exercícios profissionais e a dificuldade em declará-los. Entenda: 

  • possuindo, valem: contracheque, holerite, declaração do imposto de renda;
  • autônomos ou profissionais liberais: Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) assinado por contador licenciado pelo Conselho Regional de Contadores, com o número de identificação;
  • aposentados ou pensionistas: comprovação do recebimento desses benefícios;
  • trabalhador da economia informal: declaração comprobatória da relação com o sindicato da classe;
  • comerciantes, empreendedores, industriais: Cartão CNPJ, Contrato Social e DECORE assinado por contador licenciado pelo CRC com a respectiva numeração.

O locador não fica de fora nessa dança dos papéis. No entanto, por ele provavelmente já possuir cadastro na imobiliária — visto a disponibilidade do imóvel — o procedimento será simplificado. Dele é exigido apenas:

  • sendo Pessoa Física: CPF, RG e Comprovante de Propriedade do Imóvel;
  • sendo Pessoa Jurídica: Cartão CGC, Contrato Social, RG e CPF dos representantes legais e Comprovante de Propriedade do Imóvel.

Em tempo, é preciso que você observe outra coisa. De imobiliária para imobiliária, de locador para locador, as exigências podem ser diferentes.

Como exposto lá em cima, existem proprietários que dispensam o locador pelo caução.

Existem imobiliárias que dispensam o fiador por um Seguro-Fiança.

Existem imobiliárias que exigem mais comprovações e outras menos. Isso é natural, por isso, além de reunir a documentação obrigatória e tradicional que apontamos, verifique as exigências da imobiliária ou locador com o qual você está negociando.

Quanto ao procedimento de locação, não há nada de complicado, salvo casos excepcionais. De maneira geral acontece da seguinte forma:

  • você se interessa pelo imóvel e solicita as chaves para fazer uma visita;
  • feita a visita e gostando do imóvel, você o reserva prontamente ou entra na lista de espera (caso tenha);
  • chegou a sua vez na fila? Tradicionalmente, você terá 24 horas para encaminhar toda a documentação exigida e as fichas cadastrais assinadas;
  • a imobiliária redige o contrato respeitando as pautas previamente acordadas entre as partes (valores, multas, alíquotas, reajustes, condições);
  • você lê cuidadosamente o contrato, e então o assina;
  • sai dali com as chaves na mão

Quanta coisa, não? É fato que o excesso de burocracia seja algo que incomoda o brasileiro. Mas há de se enxergar o lado positivo, por mais difícil que seja.

Toda essa documentação para aluguel de imóveis contribui para a diminuição do índice de inadimplência e impossibilita que as pessoas tomem atitudes financeiramente perigosas — como comprometer acima de 33% da renda com a moradia.

Você gostou deste texto sobre a documentação exigida na locação de imóveis? Então aproveita para compartilhar este post nas suas redes sociais. Assim você ajuda os seus colegas a driblarem o estresse na hora de alugar um imóvel!

Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

8 atitudes inteligentes a ser tomadas antes de alugar uma casa ou um apartamento. Quando o assunto é imóveis para alugar, você sempre precisa estar atento, principalmente porque o verdadeiro dono do local não é você.  É por isso que, além de ter que poder garantir que nenhum dano irá acontecer à propriedade, você também […]

Continuar lendo
Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

6 dicas simples para alugar um imóvel sem dor de cabeça

Quem nunca lidou com as transações e a burocracia do mercado imobiliário pode ficar em dúvida quando chega a hora de procurar uma propriedade. A boa notícia é que, com algumas dicas para alugar um imóvel, fica mais fácil garantir uma boa negociação com preço justo, sem perrengues financeiros e fazendo a escolha do imóvel […]

Continuar lendo
6 dicas simples para alugar um imóvel sem dor de cabeça

Tire suas dúvidas sobre depósito caução

Alugar um imóvel pode ser um momento repleto de burocracias e pequenos detalhes. Apesar disso, é importante notar que essas tecnicalidades servem para proteger os envolvidos. Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer como funciona o depósito caução. Afinal de contas, não são todos os consumidores que estão familiarizados com essa modalidade de garantia e, […]

Continuar lendo
Tire suas dúvidas sobre depósito caução

Como fazer um planejamento financeiro para alugar um imóvel?

O cotidiano da vida adulta traz uma realidade constante: o pagamento de contas. E uma das despesas recorrentes é o aluguel. Segundo levantamento feito pelo IBGE em 2011, mais de 31 milhões de brasileiros moram em imóveis alugados. De fato, o aluguel é um meio viável de estabelecer moradia sem ter uma propriedade. Porém, para alugar um […]

Continuar lendo
Como fazer um planejamento financeiro para alugar um imóvel?

Veja a diferença entre fiador, seguro-fiança e garantia de aluguel

Na hora de alugar um imóvel, normalmente são exigidas algumas garantias para que o proprietário tenha a certeza de que não vai sair no prejuízo se o inquilino não pagar o aluguel, alguma despesa ou reforma. Para isso, há três opções, entre as quais o inquilino e o proprietário podem escolher: garantia de aluguel, fiador […]

Continuar lendo
Veja a diferença entre fiador, seguro-fiança e garantia de aluguel

Saiba como realizar uma proposta para alugar um imóvel

Você sabia que, em algumas circunstâncias, alugar um imóvel é mais responsável financeiramente do que comprar? Seja pelo perfil expansivo e nômade dos novos adultos ou pelo fato de que nem sempre comprar é a melhor opção, a cada dia, mais consumidores optam pelo aluguel. Durante as pesquisas sobre o tema, você encontra o termo proposta e questiona: o que é e […]

Continuar lendo
Saiba como realizar uma proposta para alugar um imóvel

Saiba aqui como fazer um checklist para vistoria de imóvel

Geralmente, as mudanças costumam ser um tanto estressantes. Isso se deve a transporte dos itens, transtornos documentais e outras dificuldades e situações passadas nesses momentos. No entanto, você tem dado a atenção necessária à etapa que antecede a mudança? Seja na compra, seja no aluguel: você sabe quais critérios considerar na elaboração de um checklist […]

Continuar lendo
Saiba aqui como fazer um checklist para vistoria de imóvel

Contrato de locação residencial: entenda os direitos e deveres da locação

Segundo levantamento realizado pelo IBGE em 2010, mais de 31 milhões de brasileiros moram de aluguel. Por opção ou necessidade, são inúmeras as razões que compõem essa estatística, uma vez que cada vez mais pessoas acham atraente um contrato de locação residencial. A relação inquilino-proprietário é uma das mais exploradas na cultura pop. Quem não lembra do Seu Madruga e sua onerosa […]

Continuar lendo
Contrato de locação residencial: entenda os direitos e deveres da locação

Confira qual a documentação para alugar um imóvel

Atualmente, o aluguel é o tipo  de moradia correspondente a realidade de grande parte dos brasileiros, e não há nada de condenável nisso. Até mesmo porque, do ponto de vista financeiro, a locação pode ser uma alternativa coerente. No entanto, uma coisa que se estende à grande maioria dos serviços prestados no Brasil, também se faz presente aqui: a grande e […]

Continuar lendo
Confira qual a documentação para alugar um imóvel

Acerte na escolha! Veja como fazer uma pesquisa de imóvel para aluguel

A não ser que você já tenha um imóvel próprio, cedo ou tarde você precisará escolher um espaço para morar. A solução mais comum é a locação imobiliária. Mas, diante de tantas opções, muitas pessoas simplesmente não sabem o que fazer. Felizmente, estamos aqui para mostrar como você pode efetuar uma pesquisa de imóvel para […]

Continuar lendo
Acerte na escolha! Veja como fazer uma pesquisa de imóvel para aluguel

6 dicas para realizar uma mudança organizada

A mudança costuma ser um momento de bagunça e caos. A organização das bugigangas, utensílios, mobília e todos os itens que compõe o estilo de uma casa pode ser uma tarefa bastante estressante. Para não deixar que isso aconteça, o ideal é desenvolver um planejamento cuidadoso. Por isso, elaboramos este mini guia com seis dicas para você fazer uma mudança organizada […]

Continuar lendo
6 dicas para realizar uma mudança organizada
Mais notícias de Guia de Aluguel