Anuncie

As escadas no imóvel também fazem parte da arquitetura

Com tantos formatos e materiais existentes, é possível utilizar a escada como um item de decoração em sobrados e apartamentos (duplex ou triplex).

As escadas no imóvel também fazem parte da arquitetura

Escadas no imóvel

Com tantos formatos e materiais existentes, é possível utilizar a escada como um item de decoração em sobrados e apartamentos (duplex ou triplex).

Além de serem essenciais, as escadas representam as características da arquitetura do seu imóvel, portanto, deve se pensar no modelo que mais combina com o ambiente, o formato dos degraus, o material utilizado e não podemos esquecer-nos do corrimão em alguns casos.

Mas antes, precisamos saber alguns termos  para entender um pouco mais sobre os tipos de escadas, então dá uma olhadinha neste desenho:

O 1º lance e a base/piso estão presentes em qualquer modelo. Já o patamar, o 2º lance e o corrimão não são obrigatórios na arquitetura da escada.

Para planejar uma escada, é essencial pensarmos no modelo, tipo de degrau, acabamento e revestimento, e para te dar uma mãozinha vamos explicar alguns desses conceitos. Veja:

Formatos diferenciados

Escadas em U

A escada em formato de U possui três direções diferentes, e essa mudança de direção pode acontecer no meio, no início ou no fim dos degraus.

Este modelo de escada pode ser construído no meio da casa para separar dois ambientes ou bem próximo a parede.

Uma grande vantagem de se ter uma escada em U é que o espaço que sobra sob ela pode ser aproveitado com um pequeno jardim de inverno, ou dependendo da altura, um lavabo pode ser instalado.

Dá uma olhada nestes modelos:

Escadas em L

Em modelos com formato em L, assim como acontece na escada em U, pode haver um patamar para mudar de direção ou podem ser usados degraus triangulares.

Este tipo de escada ocupa menos espaço no ambiente e é perfeito para sobrados e ambientes pequenos. Não é uma regra, mas normalmente se faz necessário construí-la próximo a uma parede mais larga.

Escadas com um lance

Este é o modelo de escada mais tradicional e simples de projetar.

É mais utilizado em ambientes pequenos que possuem uma parede larga, pois, por ser uma escada reta, precisa de mais espaço para ligar um andar ao outro.

Dica: Caso a parede seja bem larga e sobre algum espaço, é possível projetar patamares ao longo da escada para sair do tradicional e criar uma estrutura diferenciada.

Escadas circular

Este estilo possui pequenas curvas, criando um ambiente sofisticado.

A escada curva é indicada para ambientes maiores por ocupar mais espaço por conta da sua estrutura. Além disso, para proporcionar mais segurança, é essencial que este modelo de escada seja acompanhado por um corrimão.

Para o corrimão, também existem diversos tipos de materiais que podem ser utilizados, é só escolher o que mais se adequa ao estilo do ambiente e à sua personalidade.

Degraus simples ou sofisticados

Agora que escolheu o formato da escada que deseja e o mais indicado para o seu ambiente, é hora de pensar no estilo dos degraus que irá utilizar.

Comum

Este é um estilo tradicional e o mais usado. É formado por uma base reta e com o comprimento fechado pelo material que foi construída.

Por ser muito tradicional é necessário investir na estilização deste modelo, seja com adesivos, aplicações ou cores diferenciadas.

Veja essas ideias super divertidas para dar um toque especial no ambiente:

Para colorir a escada, é necessário procurar por uma tinta especial para o material que a compõe.

Para que a pintura dure bastante, uma dica é aplicar algumas camadas de verniz em cada degrau.

Caso a escada seja feita de concreto, é necessário aplicar um primer antes da tinta.

Assim, a tinta fixará melhor no material. Mas se for feita de madeira, é preciso de um pouco mais de cuidado.

Lixe e remova todas as imperfeições antes de aplicar a tinta.

Escada vazada

Este modelo não possui a parte chamada espelho, que é a parte da altura do degrau. Para sustentá-los, ela é fixada na parede e no corrimão.

Caso o material utilizado seja o concreto, é necessário uma estrutura mais rígida na parede, como as vigas. Caso contrário, com o tempo ela não aguentará o peso e pode acabar cedendo.

Este estilo de escada não é indicado para quem tem crianças em casa. Além de ser perigosa, pode acabar machucando os pequenos.

Flutuante

Esse é o modelo mais moderno e curioso para um projeto de escada. É chamado assim por não possuir espelhos  e nem vigas.

Ela é fixada diretamente na parede e assim como no modelo anterior, precisa que seja mais resistente.

Portanto converse com os engenheiros e pedreiros para prestarem atenção nestes quesitos para que você não corra riscos ao longo do tempo.

Para dar a sensação de que a escada está realmente flutuando, aposte em um corrimão de vidro. Assim você mantêm o design e aprimora a segurança.

Caso não tenha crianças nem animais de estimação, você  pode deixar sem corrimão, para valorizar este modelo.

Em estilos de escadas que não possuem espelhos e corrimão, uma boa pedida é instalar um sistema de iluminação específico para os degraus ou para a escada como um todo, aprimorando a sensação de segurança.

Com uma única viga

Esta escada utiliza o mesmo estilo do formato vazado mas contém uma viga central para sustentação abaixo ou na lateral dos degraus, podendo ou não ter corrimão, fica ao seu critério.

É um projeto bem moderno e garante um estilo diferenciado ao ambiente.

Escada plissada

O degrau neste estilo, é bem uniforme e em formato zig-zag, ou seja, o formato é igual para quem olha do andar de cima ou de baixo e não precisa de sustentação sob os degraus.

Este modelo tem um custo mais elevado por precisar de um trabalho mais minucioso e precisar de um planejamento adequado.

Se você deseja ter um ambiente clean ou descolado e moderninho, este estilo de escada é o mais indicado! Além disso, combina com variados modelos de projetos arquitetônicos.

Gostou do artigo? Continue com a gente e confira nosso blog de decoração.

Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

A escolha de piso para calçada não costuma ser uma prioridade em projetos arquitetônicos, mas é muito importante. Entenda melhor neste artigo e veja quais são os materiais mais recomendados.

Continuar lendo
Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item. Sim, decoradas! Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em […]

Continuar lendo
Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Uma nova tendência tem se estabelecido em meio aos anseios mundiais. Estamos falando das condutas ambientalmente responsáveis. Essa preocupação tem se intensificado com a divulgação de mais fatos incontestáveis em relação às alterações climáticas. Geleiras monumentais desaparecendo, falhas geológicas gerando fendas e demais eventos climáticos igualmente catastróficos. Apesar de soarem como a sinopse de um blockbuster […]

Continuar lendo
Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Decoração para salão de beleza: truques e inspirações!

Confira alguns truques e inspirações de decoração para salão de beleza para deixar os clientes mais confortáveis. A decoração para salão de beleza precisa refletir a excelência dos serviços prestados, afinal, é onde as pessoas vão para se sentirem mais belas e confortáveis. É preciso criar algumas estratégias para decorar o espaço, deixar os clientes […]

Continuar lendo
Decoração para salão de beleza: truques e inspirações!

Saiba como construir um sobrado funcional

Existem algumas estratégias e táticas que podem ser seguidas durante o projeto de sobrado para torná-lo funcional. Ter uma casa própria, ou mais especificamente um sobrado, pode ser um dos maiores sonhos dos brasileiros. Para isto, é fundamental contar com a ajuda de um arquiteto profissional bem capacitado e de confiança, para que o projeto de […]

Continuar lendo
Saiba como construir um sobrado funcional

Casa de esquina: confira as vantagens e desvantagens

Casa de esquina É possível elaborar um projeto de casa de esquina incrível! Confira algumas dicas e se inspire com este estilo de arquitetura Os terrenos de esquinas contam com seus prós e contras. Antes de investir em um projeto para a construção de uma casa de esquina, você precisa saber quais são os seus […]

Continuar lendo
Casa de esquina: confira as vantagens e desvantagens

Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Construir uma casa de madeira com alvenaria A madeira pode ser associada ao uso da alvenaria, dando um ar de modernidade à fachada do sobrado. Com o passar dos anos, a construção de sobrados de madeira com alvenaria tem se tornado muito popular, principalmente por quem tem sobrados à venda. O sobrado de madeira e […]

Continuar lendo
Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Confira dicas de decoração para otimizar o flat

Decoração para otimizar o flat Como o flat tem espaços reduzidos e ambientes integrados, é preciso ter atenção na hora de planejar a decoração. Confira dicas e se inspire! Como tudo na vida, antes de realizar algum projeto, é preciso se planejar. Não basta ter tudo em mente, é necessário colocar na ponta do lápis […]

Continuar lendo
Confira dicas de decoração para otimizar o flat

Piso para sala comercial: atente-se para escolher o piso ideal

Além da estética, é preciso avaliar as facilidades que o piso proporciona para a sala comercial. Confira dicas! Piso para sala comercial: O piso escolhido para sala comercial a ser instalado e compor a decoração, diz muito sobre o ambiente e até sobre a sua empresa! Por este motivo, é necessário dar uma atenção especial […]

Continuar lendo
Piso para sala comercial: atente-se para escolher o piso ideal

Cobertura com pergolado: item que valoriza o espaço

Cobertura com pergolado O pergolado cria um ambiente agradável para instalar mesas e cadeiras, e ainda dá um up na decoração da cobertura. A cobertura com pergolado é uma tendência na decoração dos ambientes. Na cobertura do apartamento, por exemplo, o pergolado pode ser utilizado não somente como uma solução estética, mas também funcional. Além […]

Continuar lendo
Cobertura com pergolado: item que valoriza o espaço

Conheça as vantagens de construir um galpão pré-moldado

Construir um galpão pré-moldado Além de contribuir com o meio-ambiente, o galpão pré-moldado oferece vantagens para o financeiro da empresa Com o cenário atual do mercado, todas as questões industriais precisam ser resolvidas com a maior rapidez possível, utilizando o mínimo de verba disponível. Em casos que a empresa precisa de um local para armazenamento […]

Continuar lendo
Conheça as vantagens de construir um galpão pré-moldado

Sala comercial mais receptiva

Uma sala comercial receptiva pode contribuir para o bom relacionamento com os seus clientes! Sala comercial mais receptiva: Aposto que você já ouviu que “a primeira impressão é a que fica”, não é? Não tem nada melhor do que ter uma sala comercial bem organizada, decorada e aconchegante para receber os seus clientes. Receber um […]

Continuar lendo
Sala comercial mais receptiva

Cores que mais valorizam a kitnet na decoração

A escolha da cor correta para a decoração da kitnet faz toda a diferença O nosso humor é muito influenciado pelas cores que nos cercam. Sabendo disso, é possível usá-las ao nosso favor nos ambientes que mais frequentamos, como o escritório ou a mesa de trabalho em casa ou no apartamento. Se você mora em […]

Continuar lendo
Cores que mais valorizam a kitnet na decoração
Mais notícias de Arquitetura