As escadas no imóvel também fazem parte da arquitetura

    Com tantos formatos e materiais existentes, é possível utilizar a escada como um item de decoração em sobrados e apartamentos (duplex ou triplex).

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Escadas no imóvel

    Com tantos formatos e materiais existentes, é possível utilizar a escada como um item de decoração em sobrados e apartamentos (duplex ou triplex).

    Além de serem essenciais, as escadas representam as características da arquitetura do seu imóvel, portanto, deve se pensar no modelo que mais combina com o ambiente, o formato dos degraus, o material utilizado e não podemos esquecer-nos do corrimão em alguns casos.

    Mas antes, precisamos saber alguns termos  para entender um pouco mais sobre os tipos de escadas, então dá uma olhadinha neste desenho:

    O 1º lance e a base/piso estão presentes em qualquer modelo. Já o patamar, o 2º lance e o corrimão não são obrigatórios na arquitetura da escada.

    Para planejar uma escada, é essencial pensarmos no modelo, tipo de degrau, acabamento e revestimento, e para te dar uma mãozinha vamos explicar alguns desses conceitos. Veja:

    Formatos diferenciados

    Escadas em U

    A escada em formato de U possui três direções diferentes, e essa mudança de direção pode acontecer no meio, no início ou no fim dos degraus.

    Este modelo de escada pode ser construído no meio da casa para separar dois ambientes ou bem próximo a parede.

    Uma grande vantagem de se ter uma escada em U é que o espaço que sobra sob ela pode ser aproveitado com um pequeno jardim de inverno, ou dependendo da altura, um lavabo pode ser instalado.

    Dá uma olhada nestes modelos:

    Escadas em L

    Em modelos com formato em L, assim como acontece na escada em U, pode haver um patamar para mudar de direção ou podem ser usados degraus triangulares.

    Este tipo de escada ocupa menos espaço no ambiente e é perfeito para sobrados e ambientes pequenos. Não é uma regra, mas normalmente se faz necessário construí-la próximo a uma parede mais larga.

    Foto: Casa e Jardim

    Escadas com um lance

    Este é o modelo de escada mais tradicional e simples de projetar.

    É mais utilizado em ambientes pequenos que possuem uma parede larga, pois, por ser uma escada reta, precisa de mais espaço para ligar um andar ao outro.

    Dica: Caso a parede seja bem larga e sobre algum espaço, é possível projetar patamares ao longo da escada para sair do tradicional e criar uma estrutura diferenciada.

    Escadas circular

    Este estilo possui pequenas curvas, criando um ambiente sofisticado.

    Foto: Roberto Migotto

    A escada curva é indicada para ambientes maiores por ocupar mais espaço por conta da sua estrutura. Além disso, para proporcionar mais segurança, é essencial que este modelo de escada seja acompanhado por um corrimão.

    Para o corrimão, também existem diversos tipos de materiais que podem ser utilizados, é só escolher o que mais se adequa ao estilo do ambiente e à sua personalidade.

    Foto: Construindo Decor

    Degraus simples ou sofisticados

    Agora que escolheu o formato da escada que deseja e o mais indicado para o seu ambiente, é hora de pensar no estilo dos degraus que irá utilizar.

    Comum

    Este é um estilo tradicional e o mais usado. É formado por uma base reta e com o comprimento fechado pelo material que foi construída.

    Por ser muito tradicional é necessário investir na estilização deste modelo, seja com adesivos, aplicações ou cores diferenciadas.

    Veja essas ideias super divertidas para dar um toque especial no ambiente:

    Para colorir a escada, é necessário procurar por uma tinta especial para o material que a compõe.

    Para que a pintura dure bastante, uma dica é aplicar algumas camadas de verniz em cada degrau.

    Caso a escada seja feita de concreto, é necessário aplicar um primer antes da tinta.

    Assim, a tinta fixará melhor no material. Mas se for feita de madeira, é preciso de um pouco mais de cuidado.

    Lixe e remova todas as imperfeições antes de aplicar a tinta.

    Escada vazada

    Este modelo não possui a parte chamada espelho, que é a parte da altura do degrau. Para sustentá-los, ela é fixada na parede e no corrimão.

    Foto: Casa e Jardim

    Caso o material utilizado seja o concreto, é necessário uma estrutura mais rígida na parede, como as vigas. Caso contrário, com o tempo ela não aguentará o peso e pode acabar cedendo.

    Foto: Casa Abril

    Este estilo de escada não é indicado para quem tem crianças em casa. Além de ser perigosa, pode acabar machucando os pequenos.

    Flutuante

    Esse é o modelo mais moderno e curioso para um projeto de escada. É chamado assim por não possuir espelhos  e nem vigas.

    Foto: Limaonagua

    Ela é fixada diretamente na parede e assim como no modelo anterior, precisa que seja mais resistente.

    Portanto converse com os engenheiros e pedreiros para prestarem atenção nestes quesitos para que você não corra riscos ao longo do tempo.

    Para dar a sensação de que a escada está realmente flutuando, aposte em um corrimão de vidro. Assim você mantêm o design e aprimora a segurança.

    Foto: Limaonagua

    Caso não tenha crianças nem animais de estimação, você  pode deixar sem corrimão, para valorizar este modelo.

    Em estilos de escadas que não possuem espelhos e corrimão, uma boa pedida é instalar um sistema de iluminação específico para os degraus ou para a escada como um todo, aprimorando a sensação de segurança.

    Com uma única viga

    Esta escada utiliza o mesmo estilo do formato vazado mas contém uma viga central para sustentação abaixo ou na lateral dos degraus, podendo ou não ter corrimão, fica ao seu critério.

    É um projeto bem moderno e garante um estilo diferenciado ao ambiente.

    Escada plissada

    O degrau neste estilo, é bem uniforme e em formato zig-zag, ou seja, o formato é igual para quem olha do andar de cima ou de baixo e não precisa de sustentação sob os degraus.

    Este modelo tem um custo mais elevado por precisar de um trabalho mais minucioso e precisar de um planejamento adequado.

    Se você deseja ter um ambiente clean ou descolado e moderninho, este estilo de escada é o mais indicado! Além disso, combina com variados modelos de projetos arquitetônicos.

    Gostou do artigo? Continue com a gente e confira nosso blog de decoração.