6 vantagens e desvantagens de comprar uma cobertura

Está pensando em comprar uma cobertura, mas não sabe se a vida nesse imóvel é para você? Há, obviamente, vantagens e desvantagens. Confira.

Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

Vantagens e desvantagens de comprar uma cobertura

Quem pensa em comprar uma cobertura, pensa em glamour! Paredes tomadas por janelões, com uma ampla vista da cidade, mais espaço, uma grande varanda com piscina… O sonho que muita gente tem de viver em uma não é sem motivo!

Contudo, como tudo na vida, isso tem seu preço: coberturas são mais caras que apartamentos convencionais em andares mais baixos. Entre 8 e 10%, para sermos exatos.

Entretanto, morar bem não é um gasto: é um investimento! Ter o lar dos seus sonhos interfere muito em sua qualidade de vida, bem como na construção de um bom patrimônio para deixar a seus filhos.

Está pensando em comprar uma cobertura, mas não sabe se a vida nesse imóvel é para você? Há, obviamente, vantagens e desvantagens.

Preparamos este guia, apresentando os prós e contras de viver neste tipo de imóvel, para facilitar a sua escolha. Confira:

Vantagem 1: maior área útil

Um dos fatores mais avaliados por compradores em potencial de um imóvel é, sem dúvida, a área.

Os gostos variam: enquanto casais com filhos preferem imóveis mais espaçosos, pessoas que moram sozinhas podem preferir viver em um local mais compacto, mesmo que seja uma kitinete.

Se você faz parte do grupo que está em busca de um lar mais amplo, comprar uma cobertura é uma excelente opção.

A maior parte dos prédios oferece coberturas diferentes dos apartamentos padrão. A maioria é duplex, com praticamente o dobro da metragem das demais unidades.

Caso você esteja disposto a fazer um investimento maior, saiba que as coberturas triplex estão começando a aparecer em empreendimentos de alto padrão.

Neste caso, a área útil é praticamente o triplo dos demais apartamentos.

cobertura-duplex Foto: Shutterstock

Vantagem 2: sem stress com o barulho dos vizinhos (ou o seu)

Muitas pessoas que optam por viver em apartamento têm uma queixa em comum: vizinhos barulhentos.

Pessoas que andam de salto em casa de madrugada, crianças que brincam até altas horas da noite, som alto… As reclamações são muitas!

Comprar uma cobertura te dá a vantagem de riscar o barulho das unidades próximas de sua lista de fontes de stress. Acima de você, há apenas o céu!

Caso a sua cobertura seja duplex ou triplex, você tampouco terá que se preocupar com os vizinhos de baixo quando estiver no pavimento superior.

Deixe as crianças brincarem à vontade, sem se preocupar com o ruído!

Vantagem 3: ter a cidade a seus pés

Vista da cobertura Foto: Shutterstock

É inegável que chegar em casa e ver o horizonte da cidade é um privilégio, uma sensação de plenitude sem igual.

Com a vida estressante que a maioria de nós leva, é, também, uma maneira de relaxar após um dia estressante no trabalho.

Já imaginou ver um pôr do sol inesquecível, acompanhado por uma boa taça de vinho, depois daquele feedback matador do chefe?

Isso é algo que a vida em uma cobertura te proporciona.

A cidade estará a seus pés! A junção de todos os seus elementos (ruas, edifícios, parques, etc) te proporcionarão uma vista sem igual!

Vantagem 4: ficar bem longe do barulho

Viver nas alturas significa – além de uma vista maravilhosa – que você vai manter distância das fontes de ruído da cidade. As sirenes das ambulâncias estarão bem longe, bem como as buzinas dos carros, o movimento das ruas e o barulho do motor dos ônibus.

Isso são ótimas notícias se você tem sono leve ou quer viver com mais tranquilidade!

comprar uma cobertura Foto: Shutterstock

Contudo, a comodidade não é a única coisa que isso traz. Os ruídos que o morador escuta são um dos muitos fatores que contribuem com a valorização do imóvel, agregando valor a ele.

Se você decidir vendê-lo, isso significa que o valor que você conseguirá por ele será mais alto.

Vantagem 5: planta flexível e diferenciada

O melhor geralmente fica para o final. E isso se aplica às coberturas: as construtoras geralmente elaboram plantas diferenciadas para eles, com mais quartos, banheiros, espaços mais amplos e, muitas vezes, grandes varandas. Elas são a cereja do bolo dos condomínios!

Além disso, os moradores de coberturas normalmente têm mais flexibilidade para fazer alterações na planta. Isso significa que você terá mais liberdade para derrubar e erguer paredes, mudar janelas e portas de lugar, entre outras coisas. Deixe a sua casa com a sua cara!

Vantagem 6: maior valorização do imóvel

Todas as vantagens de comprar uma cobertura têm uma consequência bastante interessante para os moradores: esse imóvel tende a se valorizar mais rápido. Com maior valor agregado e metragem, a tendência é que você venda sua cobertura por um preço bastante superior ao que comprou.

Para garantir um bom preço na venda, basta cuidar bem dela. Retoque a pintura periodicamente, mantenha o piso e os armários em bom estado e não descuide da manutenção.

Imóveis com um bom estado geral de conservação valem mais!

Entretanto, nada na vida é perfeito. A vida em cobertura tem, sim, algumas desvantagens. Veja:

Desvantagem 1: problemas de infiltração

É comum que prédios, em geral, tenham problemas de infiltração. Contudo, as coberturas são especialmente vulneráveis a este problema.

Além disso, há uma questão importante quanto à manutenção: se a infiltração for no telhado e o prédio tiver uma cobertura no último andar, a manutenção do local e a resolução do problema é responsabilidade exclusiva dos moradores desta unidade.

Porém, isso é facilmente solucionável com um bom serviço de impermeabilização, principalmente junto a áreas úmidas, como as piscinas. Isso te livra de preocupação por alguns anos!

Desvantagem 2: conforto térmico

Outro fator a se levar em conta antes de comprar uma cobertura é que este imóvel é mais suscetível às variações climáticas. Isso significa mais calor no verão e mais frio no inverno.

Entretanto, essa não é uma questão sem solução. Consulte um arquiteto de interiores: esse profissional pode projetar uma decoração bonita, funcional e com materiais que atenuem a grande variação térmica.

Desvantagem 3: baixa pressão da água

Você é fã de chuveiros em que água sai com bastante força? Pois saiba que, em coberturas, a pressão será sempre mais baixa que nos andares inferiores.

É uma questão de física: a caixa d’água fica no topo do edifício. Quanto maior o caminho que ela percorre para sair pelo chuveiro, mais força ela adquire. Consequentemente, a pressão da água é maior.

Para resolver o problema, invista em uma ducha com pressurizador, que fará com que a água saia com mais força. Ainda assim, saiba que, mesmo assim, pode ser que a pressão não seja satisfatória. Não há como contornar as leis da física!

Desvantagem 4: distância das áreas comuns do condomínio

Ao comprar uma cobertura, a distância das áreas comuns do condomínio é uma faca de dois gumes: pode ser uma vantagem para um e uma desvantagem para outros.

Para pessoas com filhos, pode ser um fator negativo. Há quem prefira as unidades em andares mais baixos para poder ficar de olho nos pequenos sem sair de casa.

Contudo, quem prefere um estilo de vida mais calmo e não faz questão de estar perto do agito das áreas comuns pode ver isso como uma vantagem: é mais tranquilidade e menos barulho.

Desvantagem 5: privacidade

Comprar uma cobertura em um condomínio com vários prédios com a mesma altura pode significar uma pequena perda de privacidade.

Afinal, se todas as coberturas estão na mesma altura, você poderá ver seus vizinhos em casa, e vice-versa.

Porém, este é mais um problema facilmente solucionável: basta colocar cortinas e persianas em suas janelas. Além de te dar mais privacidade, elas ajudarão no conforto térmico da sua residência, ajudando a manter a casa mais quente durante o inverno.

predios-iguais Foto: Shutterstock

Desvantagem 6: o preço

Não existe almoço grátis! Comprar uma cobertura, devido a todas as vantagens que mostramos aqui, sai mais caro que uma casa ou um apartamento regular.

São muitos os fatores que tornam o preço mais salgado: a maior metragem, a ausência de vizinhos de cima, o silêncio, a vista… Se o imóvel for em um bairro nobre, então, esteja preparado para investir uma pequena fortuna em seu novo lar.

Contudo, ressaltamos que não é um mero gasto, é um investimento que trará retorno. E ele não é só financeiro: acertar na escolha do imóvel é sinônimo de mais qualidade de vida, algo difícil de obter na vida estressante das grandes cidades.

A precificação de imóveis é complexa: há diversos fatores, que interagem entre si, que são usados para definir o valor de uma casa ou apartamento.

Todos esses fatores puxam o preço cobrado por coberturas para o alto. As vantagens de viver em uma delas são muitas, além de as desvantagens serem mínimas e facilmente contornáveis.

Depois de colocar tudo na balança, fica claro que comprar uma cobertura ainda é um excelente investimento. Que tal começar a procurar já?

Se você gostou das dicas, acesse o nosso catálogo para conferir os principais destaques entre as coberturas à venda na sua região!

Relacionadas

Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.