Quais as vantagens do uso de madeira certificada?

    A madeira é uma excelente opção para quem se preocupa com o meio ambiente. Porém, é importante verificar a origem da que entra em sua casa. Saiba mais aqui.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Madeira certificada

    Por ser uma matéria-prima natural, a madeira é uma excelente opção para quem se preocupa com o meio ambiente, além de garantir praticidade e conforto aos ambientes, estando presente em pisos, móveis e itens de decoração. Porém, associado ao seu uso, podem surgir atos ilegais, como o desmatamento e até mesmo o trabalho escravo. Daí a importância de verificar a origem e procedência da madeira que entra em sua casa.

    Para diferenciar o processo pelo qual a madeira é submetida até a transformação dela em produto final, foram estabelecidos termos: madeira legal, madeira certificada e madeira ilegal. No Brasil o Conselho de Manejo Florestal (FSC – Forest Stewardship Council) é uma das principais entidades envolvidas no processo de certificação das empresas e dos processos, que devem seguir critérios de sustentabilidade. O selo do FSC é um comprovante oficial de que o produto que o possui é correto do ponto de vista ambiental, social e econômico, e pode ser visto desde em caixas longa vida de produtos industrializados até em móveis.

    Confira, abaixo, os critérios de classificação de cada uma delas:

    Madeira Ilegal

    A madeira ilegal é extraída de forma irregular, desrespeitando áreas de preservação, as comunidades ao seu redor e o ecossistema dependente. Todo o processo ocorre de forma indevida, com sonegação de impostos, transporte inseguro e risco à saúde dos trabalhadores envolvidos.

    Madeira legal

    A madeira legal possui todas as licenças ambientais, porém elas só regulam a extração no sentido ambiental, deixando de lado questões sociais, trabalhistas e econômicas. Ainda há a possibilidade de práticas ilegais por parte de empresas licenciadas, e a extração dessa madeira pode degradar a floresta, não garantindo um bom desenvolvimento socioambiental da mesma.

    Madeira certificada

    Além das licenças ambientais, a madeira certificada segue critérios que garantem a saúde da floresta, das comunidades, dos trabalhadores e da economia do setor. Nesse caso, o manejo florestal é pensado de forma a seguir o ciclo natural da floresta e possui fiscalização frequente por parte das certificadoras.

    Optar por produtos com certificação do FSC significa incentivar a preservação da natureza em todos os sentidos, garantindo consciência limpa para o consumidor, já que ele terá a certeza de que não há nenhuma comunidade ou trabalhador sendo explorado e escravizado.

    Para consultar a validade e os dados de um selo de certificação do FSC ou saber onde encontrar produtos certificados, acesse info.fsc.org.

    E você, se preocupa em comprar somente produtos com o certificado do FSC?

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.