Vantagens de morar em um condomínio fechado

    Praticar esportes, relaxar e receber amigos, sem precisar sair de casa, são apenas algumas das vantagens dos condomínios fechados. Confira as principais.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Poder praticar esportes, relaxar e receber amigos, tudo isso sem precisar sair de casa, são apenas algumas das vantagens dos condomínios fechados. O modelo de moradia, vindo de grandes metrópoles São Paulo e Rio de Janeiro, na década de 70, tornou-se uma das maiores tendência imobiliária de Curitiba nos últimos anos, onde o trânsito desanima qualquer um na hora de cumprir grandes distâncias para ir até o clube ou às aulas de esportes dos filhos.

    Imagens: Condomínio Aspen Hills, da CGL Condomínios Fechados

    Entre as principais razões para essa tendência estão o aumento da violência na cidade, a maior participação das mulheres no mercado de trabalho – e a consequente falta de ter com quem deixar os filhos –, o maior número de pessoas idosas e a elevação das taxas de condomínio.

    Hoje em dia, sair de casa para ir à academia não faz mais parte da rotina de muitos, que agora podem morar em conjuntos residenciais com estrutura de clube, inclusive, com piscinas, quadras esportivas, academia, spa, sala de massagem, salões de festa, churrasqueiras, etc.

    As principais vantagens dos condomínios fechados são a segurança e a facilidade de acesso a todos os serviços que o edifício oferece, com um valor de condomínio acessível. Entre as desvantagens, a grande concentração de moradores, o que requer cordialidade e tolerância para conviver em um espaço coletivo, pois os problemas de vizinhança aumentam com mais pessoas residindo no mesmo local.

    E, se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de morar em um condomínio fechado, nós separamos algumas delas pra você tomar a decisão final. Confira!

    Segurança em condomínios fechados

    O principal benefício de morar em um condomínio fechado é a segurança de poder contar com muros, cercas elétricas, guaritas, portaria 24h e câmeras. Tudo isso, aliado à saídas e entradas controladas, garante a tranquilidade dos moradores, evitando riscos e dores de cabeça.

    Imagens: Condomínio Aspen Hills, da CGL Condomínios Fechados – www.condominioaspenhills.com.br

    Estrutura dos condomínios fechados

    Um condomínio fechado se caracteriza por sua estrutura privilegiada, com bosques nativos, praças, lagos, áreas verdes e inúmeras áreas de lazer, que aproveitam terrenos de áreas superiores a 8.000 m², com equipamentos comuns funcionando como extensões das áreas privativas que, nesse caso, são bem menores do que as de edifícios comuns. Com planejamento e administração regular, ainda, o cuidado com essas áreas é redobrado e a manutenção é periódica.

    Imagens: Residencial Parati, Alphaville Graciosa

    Lazer em condomínios fechados

    Em um condomínio fechado, os moradores contam com atividades e opções de entretenimento para todas as idades, com piscinas, saunas, brinquedotecas, playgrounds, quadras poliesportivas, salões de festas, espaços gourmet, churrasqueiras, academias, salões de jogos e até mesmo cinemas. Tudo isso é feito para trazer mais bem-estar, descanso e diversão a qualquer momento, especialmente para as crianças, que podem brincar com liberdade e deixam os pais despreocupados.

    Imagens: Vantagens e desvantagens de um condomínio-clube 

    Silêncio e privacidade em condomínios fechados

    Situados em áreas mais reservadas e afastadas do caos central, condomínios fechados proporcionam mais tranquilidade ao dia a dia. Seja em casas ou apartamentos, eles tendem a ser a melhor opção para quem busca paz e sossego.

    Imagem: Bigstock

    Vizinhança e convivência em condomínios fechados

    Através de suas inúmeras áreas de convivência, os condomínios fechados incentivam a interação e convivência entre os moradores. Por serem mais exclusivos e reservados, esses tipos de edifícios tornam o relacionamento entre vizinhos melhor, sendo assim, é mais fácil e agradável tratar de assuntos de interesse coletivo, como os referentes ao dia-a-dia do condomínio.

    Imagem: Corbis Images

    Localização de condomínios fechados

    Apesar do ambiente calmo e mais afastado dos grandes centros – o que nem sempre é uma realidade, no atual cenário do mercado imobiliário de Curitiba –, os condomínios fechados buscam estar sempre próximos às necessidades essenciais dos moradores, tornando sua rotina mais prática e cômoda. Por isso estão sempre localizados a poucos minutos de supermercados, farmácias, escolas, lojas, parques e shoppings. Os bairros também são selecionados estrategicamente, buscando sempre pelo máximo de conforto e segurança.

    E agora, está convencido de que morar em um condomínio fechado é uma boa alternativa?

    Confira em nosso site as melhores ofertas de casas em condomínio à venda.