As Projeções para o Mercado Imobiliário em 2023

O mercado imobiliário em 2023 deve bater novos recordes de vendas e lançamentos, apesar da alta inflação e da lenta recuperação econômica do país.

As Projeções para o Mercado Imobiliário em 2023

Com o final do ano, cresce a expectativa para saber como vão se comportar as tendências de vendas e lançamentos do mercado imobiliário em 2023.

O segmento brasileiro, que se mostrou sólido nos últimos anos, apresentando recordes de crescimento mesmo durante a pandemia, tende a repetir os ganhos dos anos anteriores.

No entanto, as projeções para o mercado imobiliário em 2023 precisam considerar as particularidades do ano que está ficando para trás, como o resultado das eleições em 2022 e o cenário de recuperação econômica que o país ainda enfrenta no pós-pandemia.

Se você quer entender mais sobre o que esperar do mercado imobiliário brasileiro em 2023, continue a leitura e acompanhe nosso artigo.

Recapitulando: o mercado imobiliário nos últimos anos

As tendências que estarão em alta em 2023 são resultados do comportamento do mercado imobiliário nos últimos anos. A seguir, confira uma retrospectiva de alguns dos principais dados sobre o mercado imobiliário brasileiro em 2020 e 2021.

Recorde de vendas e lançamentos na pandemia

Ao contrário do que aconteceu em outros segmentos, a crise provocada pela pandemia da COVID 19 em 2020 não trouxe prejuízos para o mercado imobiliário.

As métricas do período registraram um recorde no número de vendas e lançamentos de unidades.

De acordo com dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), houve uma alta de 1,1% nos lançamentos e de 23,6% nas vendas. Os resultados do mercado imobiliário no período foram os maiores registrados desde 2014.

Queda e aumento da Taxa Selic

Em agosto de 2020, durante a pandemia da COVID 19, a Taxa Selic alcançou o patamar mais baixo da sua história: 2% ao ano.

Assim, aquele se tornou um excelente período para o crescimento do mercado imobiliário, que registrou recordes de vendas.

Mas a tendência de crescimento começou a se inverter a partir de abril de 2021, quando começou a sequência de aumentos da Taxa Selic. O ano fechou com um aumento da Selic para 9,25% ao ano, até então o maior patamar desde 2017.

Como consequência, o custo do financiamento imobiliário passou a ficar mais caro, mas isso não impediu que o mercado na totalidade batesse recorde de vendas e lançamentos.

A estimativa é de que os lançamentos de imóveis cresceram 27% em 2021 na comparação com 2020, totalizando 153,7 mil unidades, segundo levantamento da Abrainc. Já as vendas líquidas subiram 4,5%, chegando à soma de 126,7 mil unidades.

Sucesso dos imóveis de alto padrão

O mercado de imóveis de luxo não sofreu com a pandemia. Ao contrário, o setor bateu recordes de vendas em 2021. Segundo dados da Abrainc, as vendas de imóveis de alto padrão registraram um crescimento de 32% no período em comparação a 2020.

A venda de imóveis populares não ficou atrás. Em 2021, os lançamentos de imóveis residenciais cresceram 27%, totalizando 153.726 novas unidades, de acordo com levantamento da Abrainc/Fip.

Cenário atual: o mercado imobiliário brasileiro em 2022

Apesar das consecutivas altas da Taxa Selic, o mercado imobiliário brasileiro se mostrou aquecido durante o ano de 2022.

O número de novos imóveis vendidos no Brasil aumentou em 18% durante o primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. No total, a soma foi de 87.655 unidades vendidas nos primeiros 6 meses do ano.

Quando o assunto são os imóveis residenciais de alto e médio padrão, as vendas registraram um aumento de 103% entre janeiro e junho de 2020, em comparação ao primeiro semestre de 2021 (os dados são do Indicador Abrainc-Fipe).

No período verificado, foram vendidas 87.655 unidades residenciais por meio das 18 empresas vinculadas à Abrainc.

Além disso, 62.414 unidades foram lançadas no mercado, o que representa um aumento de 3% em comparação com o ano passado. É um cenário que aponta na direção de uma tendência em que as vendas das unidades superam o número de lançamentos.

Projeções para o mercado imobiliário em 2023

Agora que você sabe como se construiu o cenário do mercado imobiliário nos últimos anos, confira as projeções para o ano que está por vir. 

O impacto da eleição de 2022

As eleições de 2022, principalmente a disputa para o Governo Federal, possui um grande impacto no mercado imobiliário. 

Ainda assim, não há como prever de forma exata como o mercado reagirá ao resultado do pleito, que deu a Luiz Inácio Lula da Silva a conquista do cargo de Presidente da República.

Tudo dependerá das propostas, dos planos e das ações iniciais do novo Governo Federal a partir de 1 de janeiro de 2023.

Por outro lado, independentemente das novas políticas, a expectativa é a de que o mercado imobiliário brasileiro continue sólido e, muito provavelmente, mantenha o ritmo de crescimento visto nos anos anteriores.

Cresce a intenção de compra de imóveis

Mesmo com a lenta recuperação da crise econômica no país, 31% dos brasileiros de classes média e alta estão buscando um novo imóvel, seja para investimento, seja para aumentar o patrimônio ou apenas para sair do aluguel.

Os dados são do levantamento da Brain Inteligência Estratégica em parceria com a ABRAINC sobre o comportamento do consumidor do mercado imobiliário, que ouviu os consumidores sobre a intenção de compra de imóveis e da relação deles com o imóvel.

Entre as razões utilizadas pelos entrevistados da pesquisa sobre a compra de um imóvel, aparecem as pretensões de:

Os dados projetam resultados otimistas para o mercado mobiliário em 2023. Na contramão da lenta recuperação econômica do mais e alta inflação para o ano, cada vez mais imóveis tendem a ser lançados e vendidos nos próximos semestres.

Agora que você está por dentro das principais projeções para o mercado imobiliário em 2023, aproveite para aprender mais sobre o segmento com nosso glossário do mercado imobiliário.

É sua chance de se atualizar no universo da compra e venda de imóveis!

Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Imagina que você está vendo o anúncio de um produto caro e que fará total diferença na sua vida, porém, a página não oferece muitos dados, ou pior: possui informações erradas. Com toda a certeza, isso é bem frustrante, certo? Mas você já parou para pensar que isso é ruim tanto para quem compra quanto […]

Continuar lendo
Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Se você mora de aluguel ou é um locatário, é importantíssimo entender o que é e como funciona uma quebra do contrato de aluguel. Afinal, é neste documento que estarão especificadas todas as regras, tempos de locação, direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do locatário. Caso alguma das regras sejam descumpridas, é necessário fazer […]

Continuar lendo
Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Com toda a certeza, o Minha Casa Minha Vida é um dos projetos de habitação mais importantes já implementados no Brasil. O seu principal objetivo é garantir o acesso a compra de imóveis para famílias de baixa e média renda. Com isso, ganha o consumidor, que realizará o sonho da casa própria, e ganha o […]

Continuar lendo
Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

Com o início do segundo trimestre do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com o temido leão do IR, mas afinal, você sabe como declarar o aluguel no seu imposto de renda? Pode até não parecer, mas muitos não sabem que o aluguel deve sim ser declarado no imposto de renda, e, além disso, […]

Continuar lendo
Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Se você acompanha o mercado imobiliário, provavelmente já deve ter ouvido falar no INCC, mas você sabe o que ele é? O INCC nada mais é do que a sigla para “Índice Nacional de Custo da Construção”, usado para medir os gastos totais de uma obra que ainda está na planta. Por conta disto, este […]

Continuar lendo
INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Casa Verde e Amarela: Mudanças, Vantagens e Como Funcionava!

Apesar de já ter mudado de nome, o programa federal “Casa Verde e Amarela” ainda é muito comentado e algumas pessoas têm dúvida sobre ele. Por ser um projeto que ajudava e facilitava o acesso de financiamento para moradia, muitas pessoas procuraram e conseguiram acesso a esse benefício. Esse é um dos motivos que faz […]

Continuar lendo

Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Escolher um imóvel não é como escolher uma peça de roupa, uma refeição diferente ou trocar de aparelho celular. Sem dúvida, é um processo de tomada de decisão bem mais complexo. Além de ser um investimento de custo alto, o imóvel é uma aquisição muito importante, pois estamos falando de um lugar que se tornará […]

Continuar lendo
Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Você sabe quais são os maiores prédios de Curitiba? Como você já deve saber, a capital do Paraná é muito conhecida por suas belezas, tanto naturais quanto arquitetônicas. Por conta disso, alguns prédios de Curitiba têm a fama de serem bem maiores do que os convencionais e tendo um design muito interessante. Quer conhecer mais […]

Continuar lendo
Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Se você está pensando em investir em imóveis, é importante ter em mente que a gestão imobiliária é fundamental para o sucesso desse investimento. Ela envolve a administração de propriedades, sejam elas comerciais ou residenciais, com o objetivo de mantê-las em boas condições e gerar lucro por meio do aluguel ou venda. Neste artigo, você […]

Continuar lendo
Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

Se você está procurando comprar ou vender uma casa ou apartamento, é extremamente importante fazer uma avaliação de imóveis. Essa ação tem como objetivo avaliar e descobrir o valor real de um imóvel, e, com isso, nenhuma das partes envolvidas na negociação sairá perdendo. Alguns pontos devem ser considerados na hora de fazer uma boa […]

Continuar lendo
Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

A internet tem um papel importantíssimo na nossa vida, e quando falamos sobre o mercado imobiliário, o marketing digital se tornou algo essencial para aqueles que querem melhorar os seus negócios. Tendo em vista que grande parte das pessoas procura imóveis ou até mesmo investimentos na internet, ter uma boa presença online pode fazer todo […]

Continuar lendo
O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

Golpes imobiliários: Como Evitá-los

Hoje em dia os golpes virtuais são cada vez mais comuns, principalmente quando falamos sobre investimentos de alto valor, com isso, os golpes imobiliários se tornam algo cada vez mais comuns. Se você está para comprar um imóvel, é extremamente importante estar sempre atento a diversos pontos, como, por exemplo, a documentação, quem está vendendo […]

Continuar lendo
Golpes imobiliários: Como Evitá-los

Confira Quais São as 31 Maiores Imobiliárias do Mundo

Sempre teve interesse em conhecer algumas das maiores imobiliárias do mundo? Então você está no lugar certo! O setor imobiliário movimenta trilhões de dólares todo o ano, seja com a negociação de imóveis de alto padrão até os mais simples. Além disso, com a globalização e a urbanização crescendo a cada dia, essas empresas estão […]

Continuar lendo
Confira Quais São as 31 Maiores Imobiliárias do Mundo
Mais notícias de Mercado Imobiliário