O verde e o Green Building na realidade brasileira

Partindo da premissa de regionalização do edifício verde, precisamos atentar mais em como ele pode minimizar os problemas ambientais de nossas cidades.

O verde e o Green Building na realidade brasileira

O verde nos prédios

No século passado o Brasil passou de um país rural para urbano.

Muitas cidades incharam e receberam milhões de novos habitantes, resultando em fenômenos como São Paulo, que se tornou uma das maiores metrópoles do mundo.

Infelizmente, para a maioria das cidades brasileiras, não foi possível que a infraestrutura urbana acompanhasse essa velocidade e surgiram diversos problemas crônicos que acarretaram em prejuízos para a qualidade de vida da população.

Exemplo comum são as áreas verdes ou mesmo de lazer na malha urbana. Historicamente, as políticas públicas sempre colocaram essa questão como secundária.

Assim foram com os terrenos deixados em loteamentos reservados para praças e parques e que receberam equipamentos públicos como escolas e hospitais, que poderiam ter tido terrenos específicos para esse uso sem tal sacrifício.

Outro exemplo foi o aumento expressivo do número de veículos automotores privados a partir dos anos 1950, com intensos investimentos em novas vias que ocupavam preferencialmente as áreas verdes mais fáceis de apropriação pelo Poder Público – e o escasso investimento em transporte público de massa, como o metrô.

O resultado nas primeiras décadas desse século são metrópoles áridas e com sérios problemas ambientais.

A maior cidade brasileira, São Paulo, conta atualmente com apenas 2,6m² de áreas verdes por habitante, quando o preconizado pela ONU são 12 m².

Essa falta de vegetação tem sua principal consequência na saúde publica, principalmente no que se refere à qualidade do ar, que costuma atingir limites críticos de poluição nos meses mais secos do ano, como junho, julho e agosto.

Mas frente a essa complexa realidade ambiental urbana, como estão posicionados os edifícios sustentáveis, os denominados green buildings? A impressão é que ainda não conseguimos valorizar e integrar o potencial de incremento de áreas verdes de um edifício sustentável para o benefício das metrópoles e sua urbanização caótica na realidade brasileira.

Para o Brasil, prever a funcionalidade, quantidade e composição das áreas verdes de um empreendimento devem ser premissas tão importantes como a eficiência energética ou consumo de água pelo edifício.

Primeiramente, o terreno original onde se assentam parte importante das capitais brasileiras era, no passado, locais de grande biodiversidade de fauna e flora, que ao longo da história foram sendo suprimidas sem maiores preocupações.

Para piorar, o pouco verde aplicado na arborização urbana e paisagismo era e está sendo realizado principalmente com espécies de origem estrangeira por motivações culturais.

Atualmente pode-se estimar que cerca de 80% da vegetação urbana no Brasil é exótica, fato grave que culminou em extinções em massa de fauna e flora no país com a maior biodiversidade do mundo.

Além de considerarmos o patrimônio da biodiversidade, outra questão importante é a falta histórica de espaço disponível para receber novas e necessárias áreas verdes.

Nossas calçadas são normalmente muito estreitas, e geram uma constante briga entre as poucas árvores, fiação aérea em postes, pedestres e demais equipamentos urbanos, colaborando para problemas como as famigeradas “ilhas de calor”.

Esse problema é tão drásticos que estudos mostram uma diferença de temperatura de até 12º entre um bairro bem arborizado e outro no mesmo dia e horário, nas capitais. Outra questão é a dificuldade em transitar nas calcadas, o que agrava o problema da mobilidade urbana.

Partindo da premissa de regionalização do edifício verde, precisamos atentar mais ao que esse edifício pode oferecer para minimizar esses problemas ambientais crônicos de nossas cidades. Nesse sentido, são duas as diretrizes fundamentais: o aproveitamento das áreas verdes em potencial e a biodiversidade nativa regional.

A boa notícia é que temos no Brasil ferramentas e tecnologias para recobrir superfícies edificadas com vegetação. São os telhados e paredes verdes, sistemas que permitem jardins leves, pouco espessos e duráveis em diferentes situações construtivas.

Tais sistemas, se bem adaptados para a vegetação nativa regional e utilizados com máxima densidade, podem proporcionar serviços ambientais muito eficientes, indo além de apenas reduzir a temperatura ambiente, como é o caso das tintas refletivas.

Umidificação do ar, filtragem de poeiras e poluentes, redução de barulho, formação de nichos ecológicos e novos espaços de lazer são alguns dos benefícios.

Outro tema importante para os green buildings brasileiros é o projeto de paisagismo.

Além de ocupar a maior área possível do empreendimento ele deve ajudar no reestabelecimento das funções ecológicas. Isso é obtido com a pesquisa bibliográfica e de campo da vegetação nativa original do terreno e região, para uma especificação e desenho cuidadosos visando à funcionalidade ambiental, e não apenas a estética.

E se possível, os jardins no térreo devem se tornar em praças franqueadas ao desfrute público.

Também não se deve esquecer dos cuidados com as calçadas em frente ao edifício.

Esses espaços precisam ser readequados normalmente nas cidades brasileiras, auxiliando eficientemente na drenagem e recebendo uma boa arborização com árvores do maior porte possível em harmonia com as estruturas próximas, de forma a permitir um sombreamento que traga maior conforto ao pedestre conciliando a necessidade de vegetação urbana e acessibilidade.

No Brasil, diferente de cidades em países desenvolvidos, é muitas vezes a iniciativa privada que faz a função do Poder Público, tanto para minimizar os impactos como para auxiliar na sustentabilidade da malha urbana.

Esse investimento na maior riqueza do país, nossa biodiversidade, é o que realmente diferenciará um edifício green building daqueles que se preocupam apenas em pontuar.

Demonstrará a real intenção de promover cidades mais humanas, mais verdes e com as estratégias de sustentabilidade realmente necessárias para nossas cidades.

Fonte: revistagbcbrasil.com.br

Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.

Como Evitar Enchentes nas Grandes Cidades

Saber como evitar enchentes nas grandes cidades é algo essencial e este trabalho pode ser feito tanto pelo governo quanto pela população. Em maio de 2024, fortes chuvas inundaram diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul. Além de destruir estruturas urbanas, casas, comércios e carros, a tragédia deixou mais de meio milhão de […]

Continuar lendo
Como Evitar Enchentes nas Grandes Cidades

Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

As inteligências artificiais já são uma realidade e estão bombando e automatizando vários processos no dia a dia das empresas de todo o mundo. Apesar de ser uma tendência, nós do Chaves na Mão estamos nadando contra a correnteza e ao invés da automatização, oferecemos um dos melhores atendimentos humanizados do Brasil! Apesar de terem […]

Continuar lendo
Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Imagina que você está vendo o anúncio de um produto caro e que fará total diferença na sua vida, porém, a página não oferece muitos dados, ou pior: possui informações erradas. Com toda a certeza, isso é bem frustrante, certo? Mas você já parou para pensar que isso é ruim tanto para quem compra quanto […]

Continuar lendo
Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Se você mora de aluguel ou é um locatário, é importantíssimo entender o que é e como funciona uma quebra do contrato de aluguel. Afinal, é neste documento que estarão especificadas todas as regras, tempos de locação, direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do locatário. Caso alguma das regras sejam descumpridas, é necessário fazer […]

Continuar lendo
Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Com toda a certeza, o Minha Casa Minha Vida é um dos projetos de habitação mais importantes já implementados no Brasil. O seu principal objetivo é garantir o acesso a compra de imóveis para famílias de baixa e média renda. Com isso, ganha o consumidor, que realizará o sonho da casa própria, e ganha o […]

Continuar lendo
Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

Com o início do segundo trimestre do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com o temido leão do IR, mas afinal, você sabe como declarar o aluguel no seu imposto de renda? Pode até não parecer, mas muitos não sabem que o aluguel deve sim ser declarado no imposto de renda, e, além disso, […]

Continuar lendo
Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Se você acompanha o mercado imobiliário, provavelmente já deve ter ouvido falar no INCC, mas você sabe o que ele é? O INCC nada mais é do que a sigla para “Índice Nacional de Custo da Construção”, usado para medir os gastos totais de uma obra que ainda está na planta. Por conta disto, este […]

Continuar lendo
INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Casa Verde e Amarela: Mudanças, Vantagens e Como Funcionava!

Apesar de já ter mudado de nome, o programa federal “Casa Verde e Amarela” ainda é muito comentado e algumas pessoas têm dúvida sobre ele. Por ser um projeto que ajudava e facilitava o acesso de financiamento para moradia, muitas pessoas procuraram e conseguiram acesso a esse benefício. Esse é um dos motivos que faz […]

Continuar lendo

Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Escolher um imóvel não é como escolher uma peça de roupa, uma refeição diferente ou trocar de aparelho celular. Sem dúvida, é um processo de tomada de decisão bem mais complexo. Além de ser um investimento de custo alto, o imóvel é uma aquisição muito importante, pois estamos falando de um lugar que se tornará […]

Continuar lendo
Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Você sabe quais são os maiores prédios de Curitiba? Como você já deve saber, a capital do Paraná é muito conhecida por suas belezas, tanto naturais quanto arquitetônicas. Por conta disso, alguns prédios de Curitiba têm a fama de serem bem maiores do que os convencionais e tendo um design muito interessante. Quer conhecer mais […]

Continuar lendo
Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Se você está pensando em investir em imóveis, é importante ter em mente que a gestão imobiliária é fundamental para o sucesso desse investimento. Ela envolve a administração de propriedades, sejam elas comerciais ou residenciais, com o objetivo de mantê-las em boas condições e gerar lucro por meio do aluguel ou venda. Neste artigo, você […]

Continuar lendo
Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

Se você está procurando comprar ou vender uma casa ou apartamento, é extremamente importante fazer uma avaliação de imóveis. Essa ação tem como objetivo avaliar e descobrir o valor real de um imóvel, e, com isso, nenhuma das partes envolvidas na negociação sairá perdendo. Alguns pontos devem ser considerados na hora de fazer uma boa […]

Continuar lendo
Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

A internet tem um papel importantíssimo na nossa vida, e quando falamos sobre o mercado imobiliário, o marketing digital se tornou algo essencial para aqueles que querem melhorar os seus negócios. Tendo em vista que grande parte das pessoas procura imóveis ou até mesmo investimentos na internet, ter uma boa presença online pode fazer todo […]

Continuar lendo
O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?
Mais notícias de Mercado Imobiliário