Qual a diferença entre área privativa, útil, comum e total de um imóvel?

    Comprar ou alugar um imóvel não é tarefa fácil, por isso preparamos pra você detalhes sobre a diferença entre área privativa, útil, comum e total.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Comprar ou alugar um imóvel não é uma tarefa fácil e, mesmo quando o comprador busca incansavelmente as informações do mesmo, sempre acaba faltando alguma, e as vezes aquela que definiria o fechamento do negócio. Um exemplo disso é a metragem do imóvel, que raramente separa área útil das comuns, privativas e totais.

    Tais termos costumam confundir qualquer um que esteja em busca de um imóvel, e foi por isso que nós, do Portal Chaves na Mão, decidimos explicar de maneira geral, nesse post, como essas medidas funcionam e como você pode realizar um negócio com mais confiança a partir desses dados.

    Muitos empreendimentos que são lançados diariamente possuem medidas de áreas comuns bem elevadas, dando ao comprador a ilusão de que o apartamento a ser comprado/alugado é muito maior do que realmente é, então o primeiro ponto que você precisa ter em mente é: área comum é todo espaço de uso compartilhado com os outros moradores do condomínio, como Salão de Festas, Área Fitness e Hall de entrada. É a área privativa que se refere ao espaço de uso exclusivo seu e de sua família.

    A seguir, confira mais detalhes sobre cada tipo de medida e, se precisar de mais orientações, não hesite em nos procurar. Aqui no Chaves na Mão nós contamos com uma equipe qualificada e especializada para te ajudar a realizar negócios imobiliários.

    Área Privativa

    A área privativa de um imóvel corresponde à somatória das medidas das superfícies limitadas pelas paredes externas de uma unidade autônoma, coberta ou descoberta, aberta ou fechada. Área privativa representa o espaço interno do imóvel, incluindo as garagens.

    Área Útil

    Também chamada de “área de vassoura”, a área útil de um imóvel é a soma das áreas de cada cômodo. É bom lembrar que área útil é menor que área privativa, que por sua vez é menor que a área total.

    Área Comum

    A Área Comum de um imóvel se baseia na divisão de espaços como áreas de lazer e circulação pelo número de condôminos.

    Área Total

    A Área Total de um imóvel contabiliza a área privativa mais a área de uso comum, o espaço existente dentro dos prédios. Inclui garagem, varandas, áreas de lazer, hall de entrada, jardim e outras áreas disponíveis no imóvel.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.