Dicas para alugar um imóvel

Listamos algumas dicas e cuidados a serem tomados na hora de escolher um imóvel para alugar. Confira e evite dores de cabeça na hora de alugar um imóvel!

Dicas para alugar um imóvel

Dicas para alugar um imóvel

Em meio à ansiedade que envolve o processo de aluguel de um imóvel, alguns detalhes importantes acabam passando despercebidos por quem busca um novo local para morar.

E então, o que inicialmente parecia insignificante, mais tarde pode tirar o seu sono e até mesmo acabar com as possíveis negociações.

Pensando nisso, nós, do Portal Chaves na Mão, listamos algumas dicas e cuidados a serem tomados na hora da escolha do melhor imóvel para alugar. Confira!

Procure pelo imóvel perfeito com calma e paciência

A crise econômica pela qual o Brasil está passando, aliada à instabilidade do setor imobiliário, tem garantido boas ofertas no ramo.

Por isso, deixe a pressa de lado na hora de escolher o imóvel perfeito para você e sua família, até mesmo porque pesquisas mais minuciosas garantem maiores possibilidades de negociações quanto ao valor do aluguel.

Tenha bem claro em mente qual é a sua condição financeira

Antes de fechar qualquer negócio e assinar qualquer contrato, faça as contas de qual a sua renda mensal e confirme se o valor do aluguel do imóvel, somado ao IPTU e ao condomínio – no caso de apartamentos –, não ultrapassa 30% do valor de seu rendimento familiar.

Analise a situação legal do imóvel

Pesquise se o locador é realmente o titular do imóvel, solicitando a matrícula do imóvel a ser alugado ou o contrato de compromisso de compra e venda do mesmo.

Preocupe-se com toda a documentação necessária

Para alugar um imóvel, o locatário precisa ser maior de idade e apresentar na imobiliária, além de RG e CPF, comprovantes de residência e de renda.

Escolha o imóvel que possuir a melhor garantia

Durante o processo de locação de um imóvel, o proprietário pode exigir apenas uma forma de garantia. Entre as mais comuns estão o uso do fiador, depósito caução e seguro fiança.

No caso do fiador, o mesmo deve ser maior de 18 anos, não possuir restrição cadastral, possuir renda, no mínimo, três vezes maior que o valor do aluguel e ser proprietário de algum imóvel.

Quanto ao depósito caução, o locatário deve depositar na conta do proprietário do imóvel um valor equivalente a três meses de aluguel, a ser reembolsado no caso de encerramento do contrato.

E o seguro fiança é feito diretamente com uma seguradora especializada, pagando-se por ano um valor que varia entre um e dois aluguéis, o qual não é reembolsado ao final do contrato.

Não deixe de fazer vistorias antes de pegar as chaves do imóvel

As imobiliárias costumam realizar uma vistoria no imóvel antes de colocá-lo para locação, porém é importante que você, acompanhado pelo proprietário ou corretor, também visite o imóvel e preste bastante atenção a todos os detalhes que constam no documento da vistoria – onde constam a descrição do imóvel e seus defeitos.

Tire fotos de cada cômodo, assim como dos móveis que porventura estejam no imóvel e da quantidade de buracos que existem nas paredes. O resultado final dessa vistoria deve ser anexado ao contrato.

Todo imóvel alugado precisa ser devolvido ao dono no mesmo estado de conservação de quando você entrou nele.

Portanto, todos os problemas estruturais que você puder apontar antes da locação do imóvel, faça em até dez dias após o recebimento do contrato.

Problemas estruturais causados por mau uso são de responsabilidade do locatário, já aqueles ocultos – os chamados vícios redibitórios –, que já existiam no imóvel antes da entrega das chaves e foram percebidos só depois, devem ser corrigidos pelo próprio locador.

Leia o contrato de locação do início ao fim

O contrato deve descrever em detalhes todo o processo de negociação do imóvel, incluindo o tempo de permanência no imóvel e os laudos das vistorias. Locador e locatário devem, ainda, reconhecer firma no contrato.

Fique de olho nas cobranças e reajustes

Por lei, o aluguel só poderá sofrer reajuste anual, a fim de corrigir a inflação. Caso o aluguel esteja defasado, o locador e o locatário podem pedir a revisão do valor a cada três anos, sendo ideal que haja consenso entre ambas.

No caso de apartamentos, preste atenção também ao valor do condomínio, e saiba que é proibido por lei ser repassado ao locatário despesas de condomínio relacionadas à construção de benfeitorias no edifício, tais como ampliação da garagem, piscina ou áreas de lazer.

O inquilino só é obrigado a arcar com despesas relacionadas à conservação, como pintura e manutenção dos elevadores.

E agora que você já está ciente de nossas dicas e cuidados a serem tomados na hora da escolha do melhor imóvel para alugar, lembre-se de procurar o imóvel perfeito aqui no Portal Chaves na Mão.

Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Imagina que você está vendo o anúncio de um produto caro e que fará total diferença na sua vida, porém, a página não oferece muitos dados, ou pior: possui informações erradas. Com toda a certeza, isso é bem frustrante, certo? Mas você já parou para pensar que isso é ruim tanto para quem compra quanto […]

Continuar lendo
Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Se você mora de aluguel ou é um locatário, é importantíssimo entender o que é e como funciona uma quebra do contrato de aluguel. Afinal, é neste documento que estarão especificadas todas as regras, tempos de locação, direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do locatário. Caso alguma das regras sejam descumpridas, é necessário fazer […]

Continuar lendo
Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Com toda a certeza, o Minha Casa Minha Vida é um dos projetos de habitação mais importantes já implementados no Brasil. O seu principal objetivo é garantir o acesso a compra de imóveis para famílias de baixa e média renda. Com isso, ganha o consumidor, que realizará o sonho da casa própria, e ganha o […]

Continuar lendo
Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

Com o início do segundo trimestre do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com o temido leão do IR, mas afinal, você sabe como declarar o aluguel no seu imposto de renda? Pode até não parecer, mas muitos não sabem que o aluguel deve sim ser declarado no imposto de renda, e, além disso, […]

Continuar lendo
Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Se você acompanha o mercado imobiliário, provavelmente já deve ter ouvido falar no INCC, mas você sabe o que ele é? O INCC nada mais é do que a sigla para “Índice Nacional de Custo da Construção”, usado para medir os gastos totais de uma obra que ainda está na planta. Por conta disto, este […]

Continuar lendo
INCC: Entenda seu Impacto no Mercado Imobiliário Brasileiro

Casa Verde e Amarela: Mudanças, Vantagens e Como Funcionava!

Apesar de já ter mudado de nome, o programa federal “Casa Verde e Amarela” ainda é muito comentado e algumas pessoas têm dúvida sobre ele. Por ser um projeto que ajudava e facilitava o acesso de financiamento para moradia, muitas pessoas procuraram e conseguiram acesso a esse benefício. Esse é um dos motivos que faz […]

Continuar lendo

Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Escolher um imóvel não é como escolher uma peça de roupa, uma refeição diferente ou trocar de aparelho celular. Sem dúvida, é um processo de tomada de decisão bem mais complexo. Além de ser um investimento de custo alto, o imóvel é uma aquisição muito importante, pois estamos falando de um lugar que se tornará […]

Continuar lendo
Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Você sabe quais são os maiores prédios de Curitiba? Como você já deve saber, a capital do Paraná é muito conhecida por suas belezas, tanto naturais quanto arquitetônicas. Por conta disso, alguns prédios de Curitiba têm a fama de serem bem maiores do que os convencionais e tendo um design muito interessante. Quer conhecer mais […]

Continuar lendo
Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Se você está pensando em investir em imóveis, é importante ter em mente que a gestão imobiliária é fundamental para o sucesso desse investimento. Ela envolve a administração de propriedades, sejam elas comerciais ou residenciais, com o objetivo de mantê-las em boas condições e gerar lucro por meio do aluguel ou venda. Neste artigo, você […]

Continuar lendo
Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

Se você está procurando comprar ou vender uma casa ou apartamento, é extremamente importante fazer uma avaliação de imóveis. Essa ação tem como objetivo avaliar e descobrir o valor real de um imóvel, e, com isso, nenhuma das partes envolvidas na negociação sairá perdendo. Alguns pontos devem ser considerados na hora de fazer uma boa […]

Continuar lendo
Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

A internet tem um papel importantíssimo na nossa vida, e quando falamos sobre o mercado imobiliário, o marketing digital se tornou algo essencial para aqueles que querem melhorar os seus negócios. Tendo em vista que grande parte das pessoas procura imóveis ou até mesmo investimentos na internet, ter uma boa presença online pode fazer todo […]

Continuar lendo
O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

Golpes imobiliários: Como Evitá-los

Hoje em dia os golpes virtuais são cada vez mais comuns, principalmente quando falamos sobre investimentos de alto valor, com isso, os golpes imobiliários se tornam algo cada vez mais comuns. Se você está para comprar um imóvel, é extremamente importante estar sempre atento a diversos pontos, como, por exemplo, a documentação, quem está vendendo […]

Continuar lendo
Golpes imobiliários: Como Evitá-los

Confira Quais São as 31 Maiores Imobiliárias do Mundo

Sempre teve interesse em conhecer algumas das maiores imobiliárias do mundo? Então você está no lugar certo! O setor imobiliário movimenta trilhões de dólares todo o ano, seja com a negociação de imóveis de alto padrão até os mais simples. Além disso, com a globalização e a urbanização crescendo a cada dia, essas empresas estão […]

Continuar lendo
Confira Quais São as 31 Maiores Imobiliárias do Mundo
Mais notícias de Mercado Imobiliário