Anuncie

Como fazer uma preparação financeira para comprar uma moto?

A aquisição de bens de alto valor agregado, como uma moto, exige um bom planejamento. Saiba como fazer uma preparação financeira para comprar uma moto.

Como fazer uma preparação financeira para comprar uma moto?

A aquisição de bens de alto valor agregado, como uma moto, exige um bom e detalhado planejamento. Evidentemente, essa preparação financeira varia de acordo com o modo de pagamento pretendido.

Via de regra, as compras efetuadas na base do impulso costumam gerar profundos prejuízos. Você não vai querer ser a próxima vítima, vai?

Pensando nisso, nós elaboramos os principais aspectos que envolvem o processo de compra de uma moto. Continue a leitura e saiba como comprar uma moto sem sustos e com a certeza de ter feito o melhor negócio!

Defina a moto desejada e o seu valor no mercado

Definitivamente, a primeira etapa consiste na escolha da moto. Trata-se de uma parte delicada do processo, afinal, essa definição está diretamente ligada ao total de dinheiro necessário para concretizar a compra.

Como você já deve saber, há mais de uma montadora e existem diversos modelos de motocicletas disponíveis no mercado.

Diante disso, não adianta tomar decisões apressadas e emocionais, pautadas no calor do momento. Por mais que você se apaixone por uma determinada moto, saiba que essa paixão material tem um preço. Além disso, vale a pena se atentar às suas reais necessidades.

Por sinal, você precisa se decidir entre uma moto nova ou usada. As opções usadas possibilitam a aquisição de um veículo teoricamente melhor e por um preço mais acessível.

Por outro lado, jamais desconsidere as vantagens de uma moto nova — recém-saída da fábrica e com a parte mecânica intacta.

Durante esse processo de escolha da moto é recomendável conversar com amigos e mecânicos (preferencialmente de confiança ou indicados por familiares ou outras pessoas próximas).

A internet também é um bom lugar para descobrir quais são os detalhes técnicos e referências de várias motos.

Por fim, você deve observar o valor de mercado da moto escolhida. Repare que o mesmo modelo pode apresentar preços diferentes, conforme o local de venda ou revenda. Saber negociar é fundamental.

Conheça as formas de pagamento disponíveis

Você também precisa determinar qual é a forma de pagamento mais atrativa para aquele negócio. Dentre as alternativas de pagamento mais comuns, três delas ganham destaque e são normalmente praticadas:

  • à vista;
  • via financiamento;
  • via consórcio.

Pagamento à vista

Não há dúvida de que a melhor opção é o pagamento à vista. Nessa modalidade de negócio você já quita a moto e, como de praxe, pode obter ótimos descontos.

Em contrapartida, é bem possível que você ainda não tenha o dinheiro necessário para comprar uma moto à vista. Nesse caso, é imprescindível iniciar um planejamento financeiro eficaz.

Financiamento

O financiamento é um modo de pagamento concluído a médio ou longo prazo. Porém, a entrada de boa parte do valor total da moto diminui consideravelmente o tempo de financiamento. Essa é, inclusive, uma boa prática — muito utilizada.

Consórcio

O consórcio também é um pagamento realizado a médio ou longo prazo. As vantagens dessa modalidade em comparação ao financiamento são as taxas reduzidas, o que diminui o preço final da moto.

Por outro lado, essa só é uma opção viável para quem não precisa ter a moto imediatamente. Vale lembrar que, pelo consórcio, você só terá sua moto caso seja sorteado, efetue um lance por ela ou quando finalizar o pagamento de todas as parcelas.

Saiba como economizar para comprar sua moto

Se o pagamento for a prazo (via financiamento ou consórcio), será preciso reservar certa quantia mensal para esse fim.

Diante disso, é fundamental efetuar um levantamento de todo o gasto mensal e compará-lo com a remuneração acessível no mesmo período. Com isso, você enxergará o que sobra.

Nesse momento, muitas pessoas se deparam com a triste realidade de não ter dinheiro suficiente para adquirir um carro, moto ou qualquer outro veículo.

A compra da moto está condicionada à capacidade de poupar o dinheiro necessário. A solução mais eficiente depende de uma organização financeira exemplar e da adoção de algumas medidas.

Renegocie o valor do aluguel

Partindo do princípio de que a maioria das pessoas não mora em uma residência própria, o aluguel é uma realidade.

Assim, sempre vale a pena tentar obter alguma redução da mensalidade. Em alguns casos, esse desconto está condicionado à extensão do tempo de locação.

Como última possibilidade, deve-se avaliar a possível mudança temporária para uma região mais afastada do centro urbano. Poupar envolve um ou mais sacrifícios.

Tenha em mente que as metas precisam ser cumpridas para que o objetivo final seja alcançado.

Renegocie a mensalidade escolar

A mensalidade escolar também costuma pesar no orçamento. Caso você tenha mais de um filho matriculado na mesma escola, é aconselhável solicitar algum desconto.

Vale frisar que um número razoável de unidades concede abatimentos para os pais que nunca atrasam o pagamento das mensalidades.

Reveja os gastos com pacotes de TV fechada e de celulares

Desde que seja acordado com a família, é perfeitamente possível rever aquele pacote completo da TV fechada.

Para fazer isso, basta analisar quais são, de fato, os canais assistidos. Você pode até se surpreender com a quantidade de canais que nunca viu, mas paga por ela.

Os planos pós-pagos de telefones celulares também merecem uma revisão minuciosa. Embora sejam bem práticos, esses planos podem afetar bastante o orçamento.

Além disso, existe o risco de você estar com um plano totalmente inapropriado com o seu perfil de uso. Evite qualquer desperdício que possa comprometer seu planejamento de compra da moto dos seus sonhos.

Em relação ao planejamento financeiro para comprar uma moto, a expressão de ordem é: revisão de gastos. Depois de uma readequação bem conduzida, muitas pessoas se surpreendem com a facilidade de se preparar para comprar uma moto.

Uma boa preparação financeira é essencial para que você consiga comprar aquela moto realmente desejada. Siga todos os passos descritos e tenha a certeza de efetuar o processo de forma tranquila e no ritmo certo!

Agora que você já sabe como se preparar financeiramente para comprar sua moto, siga-nos no Facebook e Instagram!

Acerte na escolha da sua primeira moto com essas dicas incríveis

Normalmente, a escolha da primeira moto é imersa em emoção e alegria. Afinal de contas, esse veículo costuma representar um passe livre para a autonomia e independência. Apesar disso, essa decisão precisa ser levada a sério, considerando as principais qualidades das motos para iniciantes. Como você perceberá nesta leitura, essa compra não pode ser feita […]

Continuar lendo
Acerte na escolha da sua primeira moto com essas dicas incríveis

Veja o que deve ser verificado em uma compra de moto usada

Assim como a aquisição de um carro, a compra de moto usada exige uma atenção diferenciada. Não basta entrar na concessionária e acreditar na confiabilidade da marca ao escolher um produto. Por isso, elaboramos uma checklist que descomplica e aponta os fatores que merecem atenção nesse momento — documentação, consertos, histórico de acidentes, entre outros. Confira todos abaixo e feche negócio sem dor […]

Continuar lendo
Veja o que deve ser verificado em uma compra de moto usada

Saiba como fazer um anúncio de moto eficiente

Atualmente, vender um bem não é uma tarefa difícil e morosa, como era antigamente. Por meio de ferramentas promovidas pela Internet, é possível construir um anúncio forte e coerente, que impacte diretamente seu público de interesse. Se você quer saber como fazer um anúncio de moto, esteja atento ao seu primeiro aprendizado: um bom anúncio é objetivo e […]

Continuar lendo
Saiba como fazer um anúncio de moto eficiente

Quais são os documentos necessários para transferência de moto?

Seja pela liberdade do ato de guiar, seja pelo preço da tabela, o fato é que muitos brasileiros têm optado pela compra de uma moto. Devido ao caos cada vez mais frequente do transporte público, a liberdade de se deslocar de forma independente — e mais rápida — se torna ainda mais valiosa. Contudo, é […]

Continuar lendo
Quais são os documentos necessários para transferência de moto?

O que você deve observar para fazer financiamento de moto?

Semelhantemente ao que acontece com os carros, o financiamento é uma das opções mais cômodas e acessíveis de se adquirir uma moto. Todas as vantagens já conhecidas do financiamento veicular valem aqui também. Você pode retirar o bem imediatamente, sem a necessidade de esperar (como acontece nos consórcios). Há, ainda, a opção — que varia conforme a situação […]

Continuar lendo
O que você deve observar para fazer financiamento de moto?

Moto nova ou usada: qual é a melhor opção? Veja os prós e contras

Pilotar uma moto nova pela vastidão das rodovias é uma experiência empoderadora. Apesar dos receios a respeito da segurança do veículo, nenhuma outra forma de transporte confere tanta liberdade ao motorista. Esse é um dos principais motivos que fazem os pilotos de motos serem adeptos ferrenhos a essa forma de transporte. Isso posto, elaboramos um […]

Continuar lendo
Moto nova ou usada: qual é a melhor opção? Veja os prós e contras

Guia básico sobre como escolher a categoria da moto ideal para você

Pilotar uma moto traz uma indescritível sensação de liberdade: qualquer trajeto rodoviário transforma-se em uma experiência de desbravamento e independência. Você é um amante do motociclismo ou precisa da mobilidade de uma motoca? Então, não deixe de acompanhar este guia! Sabia que a variação de categoria da moto é refletida não apenas no desenho, mas também no […]

Continuar lendo
Guia básico sobre como escolher a categoria da moto ideal para você

É motoqueiro? Confira dicas de pilotagem segura de moto!

Se pilotar um veículo de duas rodas é algo incrível, o número de acidentes que acometem motociclistas também é. De acordo com dados do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), o índice de acidentes com motos em janeiro de 2018 cresceu cerca de 29% na capital paulista […]

Continuar lendo
É motoqueiro? Confira dicas de pilotagem segura de moto!

Como vender sua moto com 7 dicas incríveis!

Para sorte da maior parte dos proprietários de veículos, o Brasil possui um mercado de usados aquecido e com muitas possibilidades para quem deseja vender seu carro ou moto. Se você decidiu que chegou a hora de fazer um novo negócio mas ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo. Neste post, […]

Continuar lendo
Como vender sua moto com 7 dicas incríveis!

Como pesquisar motos para comprar? Veja 5 dicas de segurança para compras

Não importa se estamos comprando uma roupa, um carro ou uma moto: fazer um negócio seguro é um tema que merece cautela. Na internet, a atenção deve ser redobrada, já que o anonimato pode garantir perfis fraudulentos, sedentos por clientes desavisados — a presa perfeita para um golpe. Por isso, neste post explicamos como pesquisar motos para […]

Continuar lendo
Como pesquisar motos para comprar? Veja 5 dicas de segurança para compras

Como identificar o momento certo para fazer a troca de óleo da moto?

Todo motociclista já deve ter ouvido diferentes tipos de resposta para a pergunta: “quando fazer a troca de óleo da moto?”. Independentemente das respostas, esse é um assunto que deve ser tratado com seriedade, pois, se ela não for feita no período certo, pode trazer consequências ruins para o motor. Por isso, hoje vamos responder […]

Continuar lendo
Como identificar o momento certo para fazer a troca de óleo da moto?

Como fazer uma preparação financeira para comprar uma moto?

A aquisição de bens de alto valor agregado, como uma moto, exige um bom e detalhado planejamento. Evidentemente, essa preparação financeira varia de acordo com o modo de pagamento pretendido. Via de regra, as compras efetuadas na base do impulso costumam gerar profundos prejuízos. Você não vai querer ser a próxima vítima, vai? Pensando nisso, […]

Continuar lendo
Como fazer uma preparação financeira para comprar uma moto?
Mais notícias de Guia de Motos