Como fazer uma preparação financeira para comprar uma moto?

    A aquisição de bens de alto valor agregado, como uma moto, exige um bom planejamento. Saiba como fazer uma preparação financeira para comprar uma moto.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 ano atrás

    A aquisição de bens de alto valor agregado, como uma moto, exige um bom e detalhado planejamento. Evidentemente, essa preparação financeira varia de acordo com o modo de pagamento pretendido.

    Via de regra, as compras efetuadas na base do impulso costumam gerar profundos prejuízos. Você não vai querer ser a próxima vítima, vai?

    Pensando nisso, nós elaboramos os principais aspectos que envolvem o processo de compra de uma moto. Continue a leitura e saiba como comprar uma moto sem sustos e com a certeza de ter feito o melhor negócio!

    Defina a moto desejada e o seu valor no mercado

    Definitivamente, a primeira etapa consiste na escolha da moto. Trata-se de uma parte delicada do processo, afinal, essa definição está diretamente ligada ao total de dinheiro necessário para concretizar a compra.

    Como você já deve saber, há mais de uma montadora e existem diversos modelos de motocicletas disponíveis no mercado.

    Diante disso, não adianta tomar decisões apressadas e emocionais, pautadas no calor do momento. Por mais que você se apaixone por uma determinada moto, saiba que essa paixão material tem um preço. Além disso, vale a pena se atentar às suas reais necessidades.

    Por sinal, você precisa se decidir entre uma moto nova ou usada. As opções usadas possibilitam a aquisição de um veículo teoricamente melhor e por um preço mais acessível.

    Por outro lado, jamais desconsidere as vantagens de uma moto nova — recém-saída da fábrica e com a parte mecânica intacta.

    Durante esse processo de escolha da moto é recomendável conversar com amigos e mecânicos (preferencialmente de confiança ou indicados por familiares ou outras pessoas próximas).

    A internet também é um bom lugar para descobrir quais são os detalhes técnicos e referências de várias motos.

    Por fim, você deve observar o valor de mercado da moto escolhida. Repare que o mesmo modelo pode apresentar preços diferentes, conforme o local de venda ou revenda. Saber negociar é fundamental.

    Conheça as formas de pagamento disponíveis

    Foto: Fotolia

    Você também precisa determinar qual é a forma de pagamento mais atrativa para aquele negócio. Dentre as alternativas de pagamento mais comuns, três delas ganham destaque e são normalmente praticadas:

    • à vista;
    • via financiamento;
    • via consórcio.

    Pagamento à vista

    Não há dúvida de que a melhor opção é o pagamento à vista. Nessa modalidade de negócio você já quita a moto e, como de praxe, pode obter ótimos descontos.

    Em contrapartida, é bem possível que você ainda não tenha o dinheiro necessário para comprar uma moto à vista. Nesse caso, é imprescindível iniciar um planejamento financeiro eficaz.

    Financiamento

    O financiamento é um modo de pagamento concluído a médio ou longo prazo. Porém, a entrada de boa parte do valor total da moto diminui consideravelmente o tempo de financiamento. Essa é, inclusive, uma boa prática — muito utilizada.

    Consórcio

    O consórcio também é um pagamento realizado a médio ou longo prazo. As vantagens dessa modalidade em comparação ao financiamento são as taxas reduzidas, o que diminui o preço final da moto.

    Por outro lado, essa só é uma opção viável para quem não precisa ter a moto imediatamente. Vale lembrar que, pelo consórcio, você só terá sua moto caso seja sorteado, efetue um lance por ela ou quando finalizar o pagamento de todas as parcelas.

    Saiba como economizar para comprar sua moto

    Se o pagamento for a prazo (via financiamento ou consórcio), será preciso reservar certa quantia mensal para esse fim.

    Diante disso, é fundamental efetuar um levantamento de todo o gasto mensal e compará-lo com a remuneração acessível no mesmo período. Com isso, você enxergará o que sobra.

    Nesse momento, muitas pessoas se deparam com a triste realidade de não ter dinheiro suficiente para adquirir um carro, moto ou qualquer outro veículo.

    A compra da moto está condicionada à capacidade de poupar o dinheiro necessário. A solução mais eficiente depende de uma organização financeira exemplar e da adoção de algumas medidas.

    Renegocie o valor do aluguel

    Partindo do princípio de que a maioria das pessoas não mora em uma residência própria, o aluguel é uma realidade.

    Assim, sempre vale a pena tentar obter alguma redução da mensalidade. Em alguns casos, esse desconto está condicionado à extensão do tempo de locação.

    Como última possibilidade, deve-se avaliar a possível mudança temporária para uma região mais afastada do centro urbano. Poupar envolve um ou mais sacrifícios.

    Tenha em mente que as metas precisam ser cumpridas para que o objetivo final seja alcançado.

    Renegocie a mensalidade escolar

    A mensalidade escolar também costuma pesar no orçamento. Caso você tenha mais de um filho matriculado na mesma escola, é aconselhável solicitar algum desconto.

    Vale frisar que um número razoável de unidades concede abatimentos para os pais que nunca atrasam o pagamento das mensalidades.

    Reveja os gastos com pacotes de TV fechada e de celulares

    Desde que seja acordado com a família, é perfeitamente possível rever aquele pacote completo da TV fechada.

    Para fazer isso, basta analisar quais são, de fato, os canais assistidos. Você pode até se surpreender com a quantidade de canais que nunca viu, mas paga por ela.

    Os planos pós-pagos de telefones celulares também merecem uma revisão minuciosa. Embora sejam bem práticos, esses planos podem afetar bastante o orçamento.

    Além disso, existe o risco de você estar com um plano totalmente inapropriado com o seu perfil de uso. Evite qualquer desperdício que possa comprometer seu planejamento de compra da moto dos seus sonhos.

    Em relação ao planejamento financeiro para comprar uma moto, a expressão de ordem é: revisão de gastos. Depois de uma readequação bem conduzida, muitas pessoas se surpreendem com a facilidade de se preparar para comprar uma moto.

    Uma boa preparação financeira é essencial para que você consiga comprar aquela moto realmente desejada. Siga todos os passos descritos e tenha a certeza de efetuar o processo de forma tranquila e no ritmo certo!

    Agora que você já sabe como se preparar financeiramente para comprar sua moto, siga-nos no FacebookTwitter e YouTube!