Anuncie

Veja o que deve ser verificado em uma compra de moto usada

Elaboramos uma checklist que descomplica e aponta os fatores para a compra de moto usada. Confira todos abaixo e feche negócio sem dor de cabeça!

Veja o que deve ser verificado em uma compra de moto usada

Assim como a aquisição de um carro, a compra de moto usada exige uma atenção diferenciada. Não basta entrar na concessionária e acreditar na confiabilidade da marca ao escolher um produto.

Por isso, elaboramos uma checklist que descomplica e aponta os fatores que merecem atenção nesse momento — documentação, consertos, histórico de acidentes, entre outros. Confira todos abaixo e feche negócio sem dor de cabeça!

Documentação 

Essa é uma parte muito importante da compra. Estar desatento aqui pode render a você um produto sinistrado — envolvido em acidente, roubo ou leilão — na garagem.

Informações do proprietário e do bem

No site do DETRAN do estado no qual a moto está registrada, é possível conferir informações sobre o bem gratuitamente.

Logo, é possível saber se a moto está alienada em financiamento, se tem multas pendentes, o nome e endereço do antigo dono etc. Para tanto, basta informar a numeração do Renavam.

Nome de “fulano” 

Isso é uma furada. Geralmente acontece na compra com particulares, que pegaram a moto de um proprietário anterior e assumiram as prestações sem fazer a transferência para o próprio nome.

Pode ser impossível rastrear o primeiro dono para fazer a transferência, então, lembre-se: a moto tem de estar licenciada no CPF do vendedor ou CNPJ do lojista. Caso contrário, procure outro modelo para comprar.

Olho atento e “cara-crachá”

Verifique o estado de conservação do decalque do chassi. Você pode encontrá-lo sob a coluna da direção da moto.

Qualquer sinal de adulteração ou raspagem é motivação para questionar o vendedor. Também analise se a placa está com o lacre e se a data impressa nela coincide com a data de fabricação da moto.

Observe, ainda, se a numeração presente na documentação e na moto coincidem. Em caso de divergência, é um alerta de que a moto teve peças trocadas.

Provavelmente, por envolvimento em uma batida ou pelo fato de ser produto fruto de roubo. Alerta aceso? Questione o vendedor. Continua achando suspeito? Procure outra moto.

Pesquisando a fundo 

Uma maneira muito eficiente de fazer um pente fino em todas as informações é recorrer a serviços, como o prestado pela Checkauto — a partir de R$48,90. Este permite consultar se o veículo teve ofertas em leilões e mostra todos os seus débitos estaduais, além de outros dados importantes.

Vistoria estética

Aqui, vale o uso do olhômetro. Inspecione minuciosamente a aparência da moto. Isso é importante não só para notar os sinais de desgaste, mas também a presença de possíveis adulterações.

Acessórios

A adição de equipamentos extras, seja por funcionalidade ou customização, costuma ser um a mais na hora de escolher a moto certa.

Mas fique de olho na qualidade dessas instalações. Afinal, adaptações e “maracutaias” que coloquem em risco o funcionamento da moto e a segurança do motociclista são motivos para descartar um modelo.

Banco

Esse é um ponto um tanto subjetivo, já que em motos maiores e de estilo chopper, é bastante tradicional a troca de bancos — seja por estética, cuidado ou conforto.

Portanto, cabe ser sensato e analisar que uma moto com muitos quilômetros de estrada percorreu longos trajetos com um motociclista em cima. Logo, o banco deve mostrar sinal de desgaste.

Do contrário, entender o banco como uma peça substituída pode indicar que a moto esteve em um acidente um tanto grave — pequenos acidentes refletem apenas em arranhões e danos superficiais, e a troca do banco é feita em choques que distorcem a carenagem — ou pode apontar o apreço do dono em substituir uma peça por conservação.

Desmontagem

É bastante simples perceber indícios de que a moto foi desmontada, por dois motivos. O primeiro porque a grande maioria das motos tem a carenagem exposta.

Dessa forma, você consegue facilmente visualizar os parafusos e porcas, que representam o segundo motivo.

Essas pecinhas acusam facilmente uma desmontagem. Basta observar marcas nelas ou identificar se estão muito mais novas do que o restante do motor, indicando que houve a substituição.

Pintura

Aqui também é um ponto subjetivo, já que uma pintura nova em uma moto com muitos anos pode justificar um antigo dono cuidadoso ou o trabalho de pintura em uma moto que sofreu acidente e arrastou a carenagem na estrada. Use o bom senso e conclua:

  • se a moto é recente (até dois anos), é comum estar com uma pintura bonita e bem conservada;
  • se a moto tem alguns anos, é natural que tenha risquinhos e sinais de uso;
  • se a pintura estiver impecável, questione o vendedor. 

Superfícies de contato com o motorista

Elas são: as pedaleiras, manetes e manoplas. Novamente, aqui cabe o uso do bom senso e do olhômetro: motos com alguns anos de estrada naturalmente vão apresentar desgastes naturais do uso, como pequenos risquinhos, ralados e arranhões.

Mas atenção aos seguintes sinais de tombo: 

  • manopla extremamente ralada e gasta;
  • pedaleira tortas;
  • ponta de uma manete torta e/ou limada.

Aqui, cabe perguntar ao vendedor se notar esses sinais ou não perceber nenhum deles. Afinal de contas, também é questionável a razão de uma moto de longa data com esses componentes sem nenhum sinal de uso.

Vistoria mecânica

Essa é a razão de levar um mecânico de confiança com você na visita à moto. Mesmo que você entenda superficialmente do assunto, é importante uma opinião profissional para fundamentar sua decisão. Sendo assim, observem, juntos, a situação dos seguintes componentes:

  • acelerador duro: evidência de desmontagem mal feita e/ou problema no cabeamento;
  • embreagem dura: temido sinal de fim de carreira para a moto;
  • freios;
  • sistema de câmbio: devem oferecer engates precisos e macios, marchas não podem escapar, indicando folga e desgaste severo do componente;
  • suspensão dianteira e traseira.

Test-drive na compra de moto usada

A hora da verdade. É quando você finalmente ligará a moto e poderá pilotá-la para entender o seu funcionamento. Observe se:

  • a moto depois de ligada estiver exalando fumaça azulada, indicando óleo queimado e um motor fadado ao fim;
  • alguma luz de advertência do painel indicar algum problema; 
  • cheiro de óleo queimando durante a rodagem;
  • os comandos elétricos funcionam todos e plenamente;
  • os freios apresentam funcionamento seguro e sem engasgos ou ruídos;
  • vazamento de água ou óleo durante a rodagem.

É fato de que a compra de moto usada não é tão simples quanto a retirada de uma zero, mas uma coisa é certa: seguindo este checklist sem medo de soar um cliente chato renderá a você um excelente negócio!

Curtiu essa lista? Então não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ser avisado sempre que lançarmos outro conteúdo bacana como este. 

Acerte na escolha da sua primeira moto com essas dicas incríveis

Normalmente, a escolha da primeira moto é imersa em emoção e alegria. Afinal de contas, esse veículo costuma representar um passe livre para a autonomia e independência. Apesar disso, essa decisão precisa ser levada a sério, considerando as principais qualidades das motos para iniciantes. Como você perceberá nesta leitura, essa compra não pode ser feita […]

Continuar lendo
Acerte na escolha da sua primeira moto com essas dicas incríveis

Veja o que deve ser verificado em uma compra de moto usada

Assim como a aquisição de um carro, a compra de moto usada exige uma atenção diferenciada. Não basta entrar na concessionária e acreditar na confiabilidade da marca ao escolher um produto. Por isso, elaboramos uma checklist que descomplica e aponta os fatores que merecem atenção nesse momento — documentação, consertos, histórico de acidentes, entre outros. Confira todos abaixo e feche negócio sem dor […]

Continuar lendo
Veja o que deve ser verificado em uma compra de moto usada

Saiba como fazer um anúncio de moto eficiente

Atualmente, vender um bem não é uma tarefa difícil e morosa, como era antigamente. Por meio de ferramentas promovidas pela Internet, é possível construir um anúncio forte e coerente, que impacte diretamente seu público de interesse. Se você quer saber como fazer um anúncio de moto, esteja atento ao seu primeiro aprendizado: um bom anúncio é objetivo e […]

Continuar lendo
Saiba como fazer um anúncio de moto eficiente

Quais são os documentos necessários para transferência de moto?

Seja pela liberdade do ato de guiar, seja pelo preço da tabela, o fato é que muitos brasileiros têm optado pela compra de uma moto. Devido ao caos cada vez mais frequente do transporte público, a liberdade de se deslocar de forma independente — e mais rápida — se torna ainda mais valiosa. Contudo, é […]

Continuar lendo
Quais são os documentos necessários para transferência de moto?

O que você deve observar para fazer financiamento de moto?

Semelhantemente ao que acontece com os carros, o financiamento é uma das opções mais cômodas e acessíveis de se adquirir uma moto. Todas as vantagens já conhecidas do financiamento veicular valem aqui também. Você pode retirar o bem imediatamente, sem a necessidade de esperar (como acontece nos consórcios). Há, ainda, a opção — que varia conforme a situação […]

Continuar lendo
O que você deve observar para fazer financiamento de moto?

Moto nova ou usada: qual é a melhor opção? Veja os prós e contras

Pilotar uma moto nova pela vastidão das rodovias é uma experiência empoderadora. Apesar dos receios a respeito da segurança do veículo, nenhuma outra forma de transporte confere tanta liberdade ao motorista. Esse é um dos principais motivos que fazem os pilotos de motos serem adeptos ferrenhos a essa forma de transporte. Isso posto, elaboramos um […]

Continuar lendo
Moto nova ou usada: qual é a melhor opção? Veja os prós e contras

Guia básico sobre como escolher a categoria da moto ideal para você

Pilotar uma moto traz uma indescritível sensação de liberdade: qualquer trajeto rodoviário transforma-se em uma experiência de desbravamento e independência. Você é um amante do motociclismo ou precisa da mobilidade de uma motoca? Então, não deixe de acompanhar este guia! Sabia que a variação de categoria da moto é refletida não apenas no desenho, mas também no […]

Continuar lendo
Guia básico sobre como escolher a categoria da moto ideal para você

É motoqueiro? Confira dicas de pilotagem segura de moto!

Se pilotar um veículo de duas rodas é algo incrível, o número de acidentes que acometem motociclistas também é. De acordo com dados do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), o índice de acidentes com motos em janeiro de 2018 cresceu cerca de 29% na capital paulista […]

Continuar lendo
É motoqueiro? Confira dicas de pilotagem segura de moto!

Como vender sua moto com 7 dicas incríveis!

Para sorte da maior parte dos proprietários de veículos, o Brasil possui um mercado de usados aquecido e com muitas possibilidades para quem deseja vender seu carro ou moto. Se você decidiu que chegou a hora de fazer um novo negócio mas ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo. Neste post, […]

Continuar lendo
Como vender sua moto com 7 dicas incríveis!

Como pesquisar motos para comprar? Veja 5 dicas de segurança para compras

Não importa se estamos comprando uma roupa, um carro ou uma moto: fazer um negócio seguro é um tema que merece cautela. Na internet, a atenção deve ser redobrada, já que o anonimato pode garantir perfis fraudulentos, sedentos por clientes desavisados — a presa perfeita para um golpe. Por isso, neste post explicamos como pesquisar motos para […]

Continuar lendo
Como pesquisar motos para comprar? Veja 5 dicas de segurança para compras

Como identificar o momento certo para fazer a troca de óleo da moto?

Todo motociclista já deve ter ouvido diferentes tipos de resposta para a pergunta: “quando fazer a troca de óleo da moto?”. Independentemente das respostas, esse é um assunto que deve ser tratado com seriedade, pois, se ela não for feita no período certo, pode trazer consequências ruins para o motor. Por isso, hoje vamos responder […]

Continuar lendo
Como identificar o momento certo para fazer a troca de óleo da moto?

Como fazer uma preparação financeira para comprar uma moto?

A aquisição de bens de alto valor agregado, como uma moto, exige um bom e detalhado planejamento. Evidentemente, essa preparação financeira varia de acordo com o modo de pagamento pretendido. Via de regra, as compras efetuadas na base do impulso costumam gerar profundos prejuízos. Você não vai querer ser a próxima vítima, vai? Pensando nisso, […]

Continuar lendo
Como fazer uma preparação financeira para comprar uma moto?
Mais notícias de Guia de Motos