Cozinha americana pequena e simples: dicas e inspirações para ter a sua!

A cozinha americana é um sinônimo de ambiente funcional e moderno. Veja dicas para ter a sua cozinha americana pequena e simples!

Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 ano atrás

A cozinha americana é um sinônimo de ambiente funcional e moderno. Veja dicas para ter a sua cozinha americana pequena e simples!

Cozinha americana pequena e simples: O projeto de uma cozinha americana tem como foco principal a sua funcionalidade.

Os moradores prezam por um espaço aconchegante e adaptado às suas necessidades e isto vai desde os tamanhos dos móveis, até os itens essenciais que ficarão à mostra.

A cozinha pode ser conjugada à sala ou ser um cômodo independente. Estes dois modelos comportam super bem o estilo americano.

Na média, boa parte das cozinhas americanas pequenas contam com bancada para refeições.

Uma sugestão é apostar em uma bancada mais alta com banquetas altas para inovar no estilo e sair das características de uma cozinha tradicional.

A cozinha americana é conhecida pela sua praticidade e sofisticação, por proporcionar um espaço mais agradável, com integração e leveza.

Alguns imóveis já oferecem essa opção na planta, mas se esse não é o seu caso, isso não impede que você a insira no seu lar.

Mas, antes de tomar uma decisão, é importante avaliar as vantagens e as desvantagens para, depois, começar a planejar o espaço.

Antes de contar com a ajuda de um profissional qualificado para projetar a sua cozinha americana pequena e simples, já tenha em mente quais são as suas necessidades ao cozinhar e utilizar a cozinha!

São elas que definirão algumas características básicas da sua nova cozinha.

Cozinha americana pequena e simples

Depois de ter tudo em mente, o profissional já terá uma base do que precisará inserir no projeto e a cozinha ficará perfeitamente funcional.

Quer entender de vez quais as funcionalidades desse tipo de cozinha e tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto? Então continue acompanhando esse texto e inspire-se!

O que é uma cozinha americana?

A principal característica é a integração. Em vez de ficar separada com portas e paredes, a cozinha passa a integrar a área social.

Ela pode unir-se à sala de jantar e/ou à sala de estar, por exemplo. Essa conexão torna o espaço mais funcional, moderno e dinâmico.

Além disso, o lugar é beneficiado com a sensação de amplitude e melhor aproveitamento da luz natural.

Outra característica da cozinha americana é a bancada alongada para realizar refeições. Ela otimiza o espaço e funciona como um limite entre a área social e a cozinha.

Normalmente, a bancada é linear, mas também é possível obtê-la em formatos orgânicos. Durante o planejamento, define-se a localização, material e formato.

Para quem possui imóveis pequenos e deseja aproveitar melhor o espaço, a bancada pode acompanhar um corredor, ser acoplada a outros móveis ou mesmo estar embutida, como uma mesa suspensa.

Já quem desfruta de espaços maiores, pode investir em uma bancada em formato de ilha, design que vem ganhando muito espaço na decoração de interiores. Se desejar otimizar o espaço, planeje-a integrada a outros itens, como pia e cooktop.

Entre os materiais para essas bancadas, o mercado oferece diversas opções. Confira algumas:

  • revestimento cerâmico;
  • cimento ou concreto;
  • materiais sintéticos;
  • pedras naturais;
  • porcelanato;
  • aço inox;
  • madeira;
  • vidro;

Usar o mesmo piso da sala, caso o ambiente seja conjugado, pode ser uma sacada perfeita para não limitar os espaços e ainda dar a sensação de amplitude. Porcelanatos, pedras e até madeira podem ser utilizados nestes casos!

Cozinha americana pequena e simples

Dentre os móveis que podem ser usados, a coifa e o cooktop são essenciais. Além disso, eletrodomésticos e utensílios ficam super bem quando à mostra. Mas cuidado para não poluir a cozinha visualmente!

Cozinha americana pequena e simples

Como descobrir o modelo ideal?

projeto de uma cozinha americana pequena e simples tem como foco principal a sua funcionalidade. Os moradores prezam por um espaço aconchegante e adaptado às suas necessidades e isso vai desde os tamanhos dos móveis até os itens essenciais que ficarão à mostra.

A cozinha pode ser conjugada à sala ou ser um cômodo independente. Estes dois modelos comportam superbem o estilo americano. Confira as variações:

Cozinha totalmente integrada

Nessa opção, não há nenhuma parede dividindo os cômodos e o piso é o mesmo nos dois ambientes. Porcelanatos, pedras e até madeira podem ser utilizados nesses casos.

Os móveis seguem a mesma tonalidade e estilo decorativo, para que o ambiente não fique visualmente poluído.

Cozinha americana pequena e simples

Essa é também uma sacada perfeita para não limitar os espaços e ainda dar a sensação de amplitude. Ambientes conjugados são muito comuns em apartamentos, flats ou casas menores, pois dá a ideia de que o espaço é maior.

Cozinha parcialmente integrada

Esta é parecida com o modelo anterior, mas possui um móvel para delimitar os cômodos.

Não se trata de uma divisão propriamente dita, mas do uso de um elemento decorativo com o objetivo de identificar os espaços.

Normalmente, o item que faz essa integração é a mesa de jantar, mas a bancada também pode ter essa função. Esse modelo é mais indicado para imóveis espaçosos, que podem explorar melhor os cômodos.

Quais as vantagens da cozinha americana?

Quando a cozinha está incorporada à área social, ela promove maior interação. Ou seja, quem está cozinhando ou fazendo uma refeição pode conversar livremente com quem está na sala.

Durante a preparação de uma receita, é possível usufruir do entretenimento, que normalmente está localizado na sala, como ouvir música ou assistir à televisão.

O aproveitamento da luz natural é outro benefício, pois, geralmente, a sala é o cômodo que é melhor servido nesse aspecto.

Trazer essa iluminação para a cozinha torna a casa mais ampla e também auxilia na economia de energia.

Para melhorar ainda mais, você pode usar espelhos na decoração: ao lado da mesa de jantar ou perto da bancada, por exemplo.

E as desvantagens?

Ambientes integrados pedem cuidados especiais. Fumaça, odores e gordura são comuns na cozinha, mas não são bem-vindos nas áreas sociais e podem prejudicar móveis e estofados. Portanto, um sistema de exaustão é fundamental: coifas, depuradores e exaustores.

Além disso, para evitar que o barulho da cozinha interfira na área social , invista em equipamentos silenciosos.

Outro cuidado que você precisa ter em uma cozinha americana pequena e simples é a organização.

Como os ambientes estão integrados, tudo o que é feito na cozinha fica exposto para quem está na sala. Ou seja, nada de deixar a mesa desarrumada ou a louça para o dia seguinte.

Afinal, você não quer causar uma má impressão para seus convidados, não é mesmo?

Como eu posso decorar a minha cozinha americana?

A decoração é semelhante à de uma cozinha tradicional, mas alguns itens devem ser padronizados para garantir a integração visual dos espaços. Os armários, por exemplo, devem ser planejados.

Normalmente, eles possuem a mesma cor, mas também é possível usar tonalidades diferentes, desde que conversem entre si. O mesmo vale para o acabamento dos móveis.

Os eletrodomésticos também podem ser usados como peças decorativas, caso fiquem expostos.

Se apenas um ficar à vista, você pode usá-lo como ponto de cor e dar mais alegria ao lugar. Mas se for mais de um, o ideal é que eles sigam a mesma tonalidade.

cozinha-utensilhos

Para aumentar a sensação de espaço e dar fluidez aos ambientes, você pode padronizar o piso, escolher cores claras, utilizar uma bancada vazada e garantir um projeto de iluminação integrado.

Como há o aproveitamento da luz natural, invista em luz direcionada para espaços importantes da cozinha, como a bancada e o local de preparo da comida.

Se desejar inovar no estilo, aposte em uma bancada mais alta com banquetas altas.

Todo esse planejamento deve ser acompanhado por um profissional. Tenha em mente quais são as suas necessidades e problemas atuais, para que ele crie um projeto personalizado para a sua casa. Isso dará segurança e ampliará as possibilidades decorativas.

Gostou dessas dicas para ter uma cozinha americana pequena e simples? Compartilhe!

Relacionadas

Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.